Deve existir ética na música ou apenas estética?

    Autor Mensagem
    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05


    É algo que incomoda a humanidade desde que alguém começou a ganhar dinheiro com a música. Principalmente quando a Igreja católica, na idade média, tolhia todo pensamento considerado herege. A estética, por si só, apresenta ética na sua essência? A ética conduz à estética? O que acham?

    maggie
    Veterana
    # dez/05
    · votar


    Putz, é difícil...
    Acho que tem que ter um limite.
    Mas ao mesmo tempo a arte deve ser livre.


    Por exemplo, na Bienal do Mercosul no ano passado uma das exposições era com sangue de menstruação e restos de animais. Bizarro pacaraio.
    Isso é legal? E só porque não é legal tem que ser proibido?

    John Johns
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Deveriam fazer o Tribunal da Inquisição do Megadeth.

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    maggie

    Acho que vc não deu sua opinião. Está em cima do muro. Acho que o assunto realmente é complicado.

    Brunorocker
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    etica e estetica.

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Se consideramos a função musical existente no paleolítico, que era mais mística do que artística, ou seja mais ética do que estética, teríamos então suporte para dizer que a função ética predomina a estética. Porém, logo depois, no Neolítico, a função musical passou a exercer papéis mais abstrato ao sentimento humano. As canções entoadas não serviam apenas para divindades. O homem deixou de ser nômade e fixou-se na terra. A estética, então, começou a se impor. As cosntruções arquitetônicas de pedra que ainda existem como um retrato daquela época mostram que, bem mais do que simplemente morar, eles queriam ter padrões visuais agradáveis. Olha que isso faz milhares de anos. O homem contemporâneo, com certeza, tem outro sentimento. Ele deixou de ser nômade e ao mesmo tempo não está fixado em terra alguma. O efeito ético x estético varia de acordo com a necessidade de transmitir algo como difusão e assimilação de conhecimento, ou impor esta mesma coisa de maneira autoditária. Chegaremos em um ponto onde o ser humano ficou preso à própria liberdade.

    Stronb
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bero Vidal
    Se eu kiser gravar um CD com o barulho do meu peido, pegar uma gravadora grande e vender naum vou poder?
    A arte deve ser livre... Mas se ela vai ser apreciada ou não, problema de kem vai "consumi-la".

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Stronb

    Concordo plenamente. Mas existe coerência nisto? Que parâmetros cerceiam seu ato para definir se isto é arte ou um ato de repúdio? Não esqueça que os atos de repúdio utilizam a arte, mas a arte não repudia nada.

    Stronb
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bero Vidal

    Que parâmetros cerceiam seu ato para definir se isto é arte ou um ato de repúdio?

    Existe diferença?
    Isso depende de cada um... Veja, num sei em q lugar na África achu, arrotar dpois das refeições eh sinal de respeito e bons modos.
    Pra mim naum existe diferença entre o q vc definiu como arte e ato de repúdio. Depende do julgamento q kd um faz.

    wrath_child
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ñ necessariamente tem q ter ética, essa eh a minha opinião. Agora, os valores morais definirão o que é e o que ñ eh ético.

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Stronb
    Pra mim naum existe diferença entre o q vc definiu como arte e ato de repúdio. Depende do julgamento q kd um faz.

    Eis a questão. no momento em que se julga algo, seja você sozinho ou em um juri, certamente a ética será fator preponderante.

    Não acredito que a ética seja maior que a estética, nem a estética maior que a ética. Acho que a dose certa dos dois deve ser colacada de acordo com a necessidade e costumes.

    No país da África que vc não lembra o nome, arrotar após as refeições é cultural, não necessariamente ético.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Se nos anos 30 uma mulher aparecesse com um vestido ou uma blusa mostrando o braço (como uma camiseta sem mangas) seria considerada imoral e portanto anti-ética.
    Hoje tem família orgulhosa da filha modelo que aparece nua em revista masculina.
    O que mudou?
    A moral e a ética.
    Portanto moral e ética é algo temporal, relativo, situacional e até geográfico.
    Depende fundamentalmente de fatores culturais.

    O que é música ética e o que é música anti-ética? Eu não sei.

    Estética também é temporal, relativo, situacional, geográfico e cultural.

    Eu apenas acho que música deve ser apenas boa. Se ela conseguir ser boa sempre, ela será uma obra de arte.

    Kirk_Hammett
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O que é música ética e o que é música anti-ética?

    Se eu gosto é ético, se eu não gosto, não é.

    Thais Blanco
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Deveriam fazer o Tribunal da Inquisição do Megadeth.
    uhsauahsuhasuhas

    Aaah, Sei lá.. tanto a ética quanto os conceitos estéticos são fatores mutáveis, e que se apoiam direta ou indiretamente nos padrões e costumes de cada época... entao eu acho que o que deve predominar não é nem uma coisa nem outra, e sim o sentimento e a dedicação q vc emprega na arte que cria...

    mas enfim, cada um q priorize o q achar q deve, hehe

    ;*

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Etica e capitalismo não combinam.

    wrath_child
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    C tiver os 2, melhor...

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ética em que sentido? De um exemplo.

    ROTTA
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Bero Vidal

    Mesmo que não tenha ficado totalmente clara a relação da música com a ética (no sentido artístico, e não comercial), eu acho que ela é fundamental em qualquer coisa que se faça. Quem não é ético, não pode cobrar ética. Que o Lula não me ouça!

    Abraços.

    RobertSmith
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ambos

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mesmo que não tenha ficado totalmente clara a relação da música com a ética (no sentido artístico, e não comercial), eu acho que ela é fundamental em qualquer coisa que se faça

    bom, acho que a musica hj em dia nao tem ética!! hj em dia pode se fazer o caralho a 4 com ela!! imagina vc sendo professor e chamando o aluno assim" seu filho da puta, tu fez a porra do exercicio seu viado infeliz??"isso seria TOTALMENTE ANTI ÈTICO, mas na musica rola o tempo todo, antigamente nao rolava!! estética é gosto!!! a musica é uma arte livre, escuta quem, quer, toca quem quer, fala o q quer!! entao pra mim esse lance de ética e estética na musica nao existe!! isso é minha opiniao!! opiniao de musico claro hehehe

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Jabijirous
    bom, acho que a musica hj em dia nao tem ética!!

    Não confunda: A música está acima da ética e da estética. As pessoas que a utilizam é que, em certos casos, são anti-éticos e de mal gosto.

    Marco Alan Rotta
    Mesmo que não tenha ficado totalmente clara a relação da música com a ética (no sentido artístico, e não comercial)

    Eu prefiro acreditar que você não compreendeu o que eu disse. Eu falei assim:

    Não acredito que a ética seja maior que a estética, nem a estética maior que a ética. Acho que a dose certa dos dois deve ser colacada de acordo com a necessidade e costumes.

    Minha posição está clara.

    Fritz_mkvl
    Ética em que sentido? De um exemplo.

    No século XVIII, Mozart utilizava no início de suas sinfonias a Forma sonata, onde havia haviam três temas melódicos básicos no início das composições, sendo que .

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fritz_mkvl
    Ética em que sentido? De um exemplo.

    No século XVIII, Mozart utilizava no início de suas sinfonias a Forma sonata. Forma Sonata é o seguinte: Eram apresentados três temas melódicos básicos no início deste tipo de composição, sendo que o tema A estava na tonalidade da tônica e o tema B e C estavam na dominante, ou seja, a música modulava pro V grau sem necessariamente mudar a armação da clave, já que a distância entre a tônica e a dominante é somente um acidente. Depois estes três temas se desenvolviam na segunda parte da composição para os tons vizinhos. O que é um tom vizinho? Considere Ré maior. Tem dois sustenidos. Então seus tons vizinhos são quem tem um sustenido (Sol maior e mi menor) e três sustenidos (Lá maior e Fá sustenido Menor), Mais a sua relativa, Si menor. Pois bem, Os três temas do início passeavam por esses tons, depois estes temas regressavam para a tônica, só que agora o tema B e C não vão mais para a dominante. Eles continuam na tônica até o final da composição, que às vezes era acrescido de uma coda, ou seja, um material temático Novo. Isto é a pura estética do século XIX Diferente da estética da possa nova que empregou acordes mais complexos para o acompanhamente. O Jazz que utilizou ritmo sincopado. O blue, com aques eterno I-IV-I-V-IV-I (todos com sétima), o ritimo caribenho, etc. Isto é estética. A música da Bahia é estética, a de Parintins, o Forró do Nordeste também da mesma forma. O ritmo, os acordes, a estrutura musical, a melodia fazem parte do que costuma-se chamar estética musical. Os homens a utilizam de acordo com o seu tempo, tradição ou cultura.

    E um exemplo de ética (ou anti-ética), para que você entenda.
    Tocar "Camisa de Vênus" numa missa para Santa Joana D´arc.

    (Se é que me entende...)

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Dentro da música instrumental acho que esse tipo de questionamento não cabe, porque você não percebe o posicionamento do autor em uma música intrumental.
    Agora no exemplo que você deu na minha opinião deve haver ética sim.

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Fritz_mkvl

    Música instrumental tb. Toque (a melodia) do Hino dos Estados Unidos em Cuba, na frente de Fidel, em rede de televisão, para ver que efeito esta música (somente a música sem letra), causará naquele povo. Não precisa nem pagar pra ver.

    Thio
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Música está realmente acima de tudo isso, ou o conceito de música já está além disso... mas, dependendo do ponto de vista, a ética conduz à estética. Esta pode ser sutil ou ornamentada, ou os dois.

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Thio
    Música está realmente acima de tudo isso, ou o conceito de música já está além disso... mas, dependendo do ponto de vista, a ética conduz à estética. Esta pode ser sutil ou ornamentada, ou os dois.

    É isso aí...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Deve existir ética na música ou apenas estética?