Que timbres sãolegais pra um bom nipe de metais!

    Autor Mensagem
    mikemax2
    Veterano
    # abr/05


    Como sempre nos tecladistas, temos sempre que tocar no teclado o instrumento dos outros. O nipe de metais é um negocio meio complicado, no teclado parece que não adianta só colocar sax trompete e trombone sempre rola um brass junto.
    No meu korg eu uso oitavado e mais um trompete junto.
    "Afinal que instrumento é o brass"???
    Que seria ideal, qual teclado, o timbre que mais se aproxima num nipe mais realistico?
    Não sei se alguem conhece um pacote de sampler chama Phanton Horns, a demo dele é animal.

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá, boa pergunta, espero que os músicos postem aqui!

    É, temos que tocar quase de tudo mesmo!

    Eu tenho um Yamaha 1100, e uso somente duas combinações:
    Trombone ou trumpet com Brass Section ou Sax Tenor + Sax, que me esqueci o nome.

    Mas falta muito pra ficar ideal, esse tipo de som, por masi bom que seja o teclado, fica simples comparando o instrumento real.

    Nunca ouvi falar nesses samples, vc tem algum link?

    Até mais

    mikemax2
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    http://www.zero-g.co.uk/index.cfm?articleid=155
    Não da pra acreditar que da reproduzir no teclado uma qualidade de metais que nem essa. Pelo menos acho que nunca vi nada parecido, não tem korg roland yamaha e qualquer outro que tenha essa qualidade. Pelo menos é o que se passa na demo.

    Theo22
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    mikemax2

    Nossa, são samples de brass de alta qualidade, e realmente um teclado ainda não tem tanta fidelidade assim. Queria eu poder usufruir, tocar esses timbres em meu teclado.

    Bom, mas o preço é bem alto, $49.95, será que tem algum lugar pra baixar?

    Se tiver, deve ser vários megas

    _Vinícius_Augusto_
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    "Afinal que instrumento é o brass"???
    Os brass (Conhecido tbm como NIPES "NAIPES" e/ou PISTONS) na verdade são a junção de básicamente três combinações de timbres, divididos em vários tipos de combinações, abaixo citarei as mais comuns.

    1°Tipo
    -Trumpete
    -Trombone
    -Sax Tenor

    2°Tipo
    -Tumpete (-1 oitava)
    -Trombone (oitava central)
    -Sax Baritono (oitava central)

    3°Tipo
    -Trumpete (+1 oitava)
    -Trombone (-1 oitava)
    -Sax Tenor (oitava central)

    4°Tipo
    -Trumpete (+1 oitava)
    -Trombone (-1 oitava)
    -Sax Tenor (oitava central)
    -Tuba (tom grave)

    5°Tipo
    -Trumpete (Nota central)
    -Trombone (3° nota após a nota central)
    -Sax Tenor (5° nota após a nota central)
    -Tuba (tom grave)

    6°Tipo
    -Trumpete (Nota central)
    -Trombone (3° nota após a nota central)
    -Sax Tenor (5° nota após a nota central)
    -Tuba (oitava nota após a nota central)

    Estes são os padrões mais usados em trio elétricos e por bandas de grande porte, que em sua maioria não usam o timbre BRASS pronto do teclado, e sim os montam a partir de combinações identicas ou iguais aos citados acima.

    Nessas combinações podem ser acrescentados outros tipos de instrumentos de sopro ou até mesmo substituidos por: Honer, Sax Alto, Sax Soprano, Sax Section( Junção de um tipo de sax com outro tipo de sax no mesmo tom ou oitavando), entre outros instrumentos, em alguns casos vale até arriscar uma flauta!!!

    Mas é isso aí, basicamente o BRASS é a junção com duetos ou não dos instrumentos da família MADEIRA e/ou METAIS.

    Espero ter ajudado
    Abraços:
    Vinícius Augusto

    roggerss
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    _Vinícius_Augusto_
    Caramba!!!! Você é mestre mesmo hein cara!!!!! desculpa aí.... Parabéns...Adiantou um lado pra mim tb!!!
    valeu!

    Theo22
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vinícius_Augusto

    Espero ter ajudado.
    ...mas claro!

    Então o brass são combinações de instrumentos de sopro com ou sem dueto, e me parece que na maioria das músicas, há duetos, o que complica para tocar no teclado.

    Valeu pela ajuda!

    doidim
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    cai na dele nao.... haeuhaeuhaeu

    teh mais

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Theo22
    Então o brass são combinações de instrumentos de sopro com ou sem dueto, e me parece que na maioria das músicas, há duetos, o que complica para tocar no teclado.

    Na verdade são combinações de metais com instrumentos da familia madeira. Tipo, Naipes e saxofones, ou trumpetes e trombones... Etc!!!!!

    Boa Sorte e sucesso!!!!

    roggerss
    Vinícius_Augusto_
    Caramba!!!! Você é mestre mesmo hein cara!!!!! desculpa aí.... Parabéns...Adiantou um lado pra mim tb!!!
    valeu


    Cara, o q precisar é só pedir, se eu puder ajudar, não medirei esforços!!!!
    Abraços e suceso pra vc tbm!!!!

    Vinícius Augusto

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    _Vinícius Augusto

    Mas é isso aí, basicamente o BRASS é a junção com duetos ou não dos instrumentos da família MADEIRA e/ou METAIS

    brass é so metais
    familia das madeiras vem no teclado como woodwind - geralmente um nipe de madeiras está com o nome de "woodwind ensemble"

    o unico bicão de metal que esta nas madeiras é a flauta devido as suas origens

    Luis Felipe Miranda
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    mikemax2
    Meu Deus!!!! Que maravilha de metais!
    tenho um triton le, é possivel ter esses timbres?

    Luis Felipe Miranda
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Existe alguma maneira de reproduzi-los no meu triton le?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o unico bicão de metal que esta nas madeiras é a flauta devido as suas origens

    acho q não... tem outros... o Sax por exemplo... é do Naipe das Madeiras.. pela sua origem também...

    se eu estiver errado, algum Saxofonista me corrija.. (tow falando de boa mesmo... num eh por arrogancia!)

    O Sax foi construido por um clarinetista belga, Adolph Sax (ou Adolf Sax... ou Adolfo... ah! Sei lah), o qual baseou a construção do mesmo no seu instrumento, o CLARINETE, ou clarineta, como diz o Lula Molusco...

    é feito de metal, mas baseado quase q em sua totalidade na construção do clarinete, inclusive a produção de som: PALHETADO!!!! e isso é o q habilita o sax a estar nas "madeiras"...

    O clarinete, o Oboé, o Corne Inglês, e a família dos Saxofones tem som produzido através de uma coluna de ar, assim como os outros instrumentos de sopro... mas eles usam uma palheta, dupla ou simples, dependendo do instrumento, feita geralmente de bambu... não me perguntem pq tem a palheta pq naum sei responder... só sei q tem...

    espero ter ajudado...

    mil desculpas pelo fato de meu post não ter nada a ver ao título do tópico... mas vi a necessidade de explanar isso...

    um abraço a todos... suuuuuuuuuuuuuucesso!

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    fernando tecladista
    brass é so metais
    familia das madeiras vem no teclado como woodwind - geralmente um nipe de madeiras está com o nome de "woodwind ensemble"


    É pq, uma certa feita, professores de faculdade (UFBA) q gravara aqui no meu estúdio, me falaram q os Saxofones são originalmente da família das madeiras... Assim como o piano, não é classificado como um instrumento de cordas e sim como um instrumento harmonico percussivo. Mas eu concordo mais com a sua teoria, porém a explicação deles me convederam muito e ainda me mostraram um livro q mostrava está teoria.

    Valeu pela observação.
    Grande abraço e sucesso pra vc fernando tecladista.
    Vinícius Augusto

    _Vinícius Augusto
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Jonathas Lacerda
    acho q não... tem outros... o Sax por exemplo... é do Naipe das Madeiras.. pela sua origem também...

    se eu estiver errado, algum Saxofonista me corrija.. (tow falando de boa mesmo... num eh por arrogancia!)

    O Sax foi construido por um clarinetista belga, Adolph Sax (ou Adolf Sax... ou Adolfo... ah! Sei lah), o qual baseou a construção do mesmo no seu instrumento, o CLARINETE, ou clarineta, como diz o Lula Molusco...

    é feito de metal, mas baseado quase q em sua totalidade na construção do clarinete, inclusive a produção de som: PALHETADO!!!! e isso é o q habilita o sax a estar nas "madeiras"...


    Isso q eu quis dizer no tópico acima... Vc ta corretissimo!!!! Parabéns!!!!!
    Cada dia q passa me surpreendo com vc!!!! Ah, e o seu portal cara!!!! Q porra é aquela????? Ta shooooooooooooooow!!!!!!


    O clarinete, o Oboé, o Corne Inglês, e a família dos Saxofones tem som produzido através de uma coluna de ar, assim como os outros instrumentos de sopro... mas eles usam uma palheta, dupla ou simples, dependendo do instrumento, feita geralmente de bambu... não me perguntem pq tem a palheta pq naum sei responder... só sei q tem...

    espero ter ajudado...

    mil desculpas pelo fato de meu post não ter nada a ver ao título do tópico... mas vi a necessidade de explanar isso...


    Mas uma explicação muito boa, e sua explicação tem haver sim com o tópico, pois se desvirtuou a esse conhecimento!!!!!
    Muito bom mesmo!!!!!

    Boa Sorte e sucesso pra vc amigo!!!!!
    Vinícius Augusto

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    _Vinícius Augusto
    Jonathas Lacerda - tá certo cara
    é que esta divisão de madeiras/metais vem de orquestra sinfonica e sinfonica raramente usa saxofone devido por ser um instrumento novo, e a maioria das composições classicas serem de antes do intrumento (ex musicas de beethoveen, mozert e bach)
    como pensei na ideia de sinfonica, não considerei o sax, quando ha alguma musica que usa sax ele tb fica ao lado das madeiras, resumindo é a mesma ideia que te disse da flauta


    se já partir para big band onde se tem a ideia de que é um grupo só de "metais" a ideia já e outra, a divisão acima já não se aplica já vi uma big band com clarineta e tb os famosos trios de "metais" de banda pop ou de carnaval - trumpet, trombone e sax

    Jonathas Lacerda mil desculpas pelo fato de meu post não ter nada a ver ao título do tópico - fugiu não, a melhor forma de se ter um timbre sintetizado em um teclado é saber como funciona um acustico

    elektrodisco
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    vou perguntar aos mestres deste topico....apos conseguir um bom timbre com todas as dicas, como se toca ? qual a melhor tecnica.. oq eu faço fica muito artifical !!

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que timbres sãolegais pra um bom nipe de metais!