Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Tocando com 2 teclados

      Autor Mensagem
      TecladistaHud
      Veterano
      # abr/05


      Olá, td galera?

      Bom, queria deixar a seguinte duvida:

      Quando se toca com mais de 1 teclado em uma banda (neste caso, 2 teclados), o que cada teclado deve fazer?. Jah ouvi falar que 1 teclado deve fazer a base (geralmente com strings, organs, etc...) e o outro deve ser mais arranjado, usando, talvez um som de piano...
      Mas e o teclado que faz base? se faz a base com acordes normais mesmo, ou geralmente se usa uma dissonância? E o teclado mais "arranjado"? Faz arranjos durante toda a musica ou soh em alguns momentos? e esse teclado ainda pode fazer ritmo dentro da musica?

      Bom, da pra ver que tô cheio de duvidas..hehe

      Valeu, alguém ae me dê uma dica

      E se alguem souber de bandas/musicas que dêem pra ver bem isso, por favor, recomendem!!

      T+

      Pianist
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      TecladistaHud
      Bem cara, é o seguinte, quem vai tocar é você né?
      Então! Você é que escolhe como você quer!
      Tipo pra deixar mais facil eu dexo um SEMPRE com PIANO!
      E o outro eu uso Strings, Orgãos, Metais!
      Saca?

      Falow,
      Caio César.
      Banda OPOST

      www.flogao.com.br/bandaopost

      TecladistaHud
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      Bom, na verdade eu tinha pensado em ter 2 teclados e 2 tecladistas mesmo, talvez, pra dar mais liberdade pra base e arranjos...

      Mas e quanto aos acorde? normalmente a base faz acordes de 3 notas mesmo? 1a 3a e 5a?

      Alguem dê uma luz! Hehehe

      V. Augusto
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      TecladistaHud
      2 tecladistas?

      Bom, um pode ficar com a parte de piano e órgão e o outro com sons de sintetizadores (lead e coisas do tipo)...

      Mas e quanto aos acorde? normalmente a base faz acordes de 3 notas mesmo? 1a 3a e 5a?
      Procure sempre arpejar!

      wernegher
      Veterano
      # abr/05 · Editado por: wernegher
      · votar


      TecladistaHud

      Cara, geralmente o que se vê é um tecladista fazendo a base (Piano no geral) e o outro colocando efeitos, tipo leads, synths e também órgãos e cordas (strings). Claro que isso vai depender muito do estilo.
      Quanto aos acordes que cada um vai fazer e o modo da execução dos mesmos, acredito que não exista uma regra que venha a abranger todas as músicas. Vai depender do arranjo de cada música.
      Por exemplo:

      * Numa determinada música, você começa a introdução só com piano. Logo no compasso 4, por exemplo, o cara que está no outro teclado começa a executar uma linha de cordas (strings). E você que está no piano, continua tocando da mesma maneira como na intro. Claro, ...seguindo o arranjo supostamente pré-determinado.

      Apenas para esclarecer e não gerar dúvidas nos conceitos:
      Essas coisas (cordas, leads, órgão, efeitos em geral,..) pelo menos aqui no RJ, nós chamamos de "cobertura". Base geralmente é o teclado executando timbres de piano em geral(acústico ou elétrico), também conhecido como Primeiros Teclados. Isso quando estamos falando só de teclado.
      Quando abrimos este conceito para uma banda, dizemos que base é formada pelo trio: Teclado, Baixo e Bateria.

      Espero ter ajudado

      wernegher

      mikemax2
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      Cara varia muito de música pra música, eu sempre uso dois teclados.

      Não so pra variar timbres de diferentes teclados, mas tambem pra fazer trocas rapidas, é um saco ter que ficar trocando timbres no meio da musica, se e tem 2 voce programa ta tudo pronto.

      Voce dividi o teclado um timbre na esqueda outro na direita mais uma combinação pra cima e ai vai.

      O fardo de nós tecladistas e fazer um monte de timbres diferente de varios instrumentistas tipo: cama de orgão depois rapidinho uma frase de metais, ou um efeitinho so na intro e etc.
      Espero ter ajudado

      sarpa
      Veterano
      # abr/05 · Editado por: sarpa
      · votar


      Em me set, uso 3 equipamentos... Mas por que tudo isso?

      Não, não sou mutante, não tenho 3 braços, mas cada instrumento tem sua particularidade, cada um tem seu timbre, por isso o setup numeroso e bem difícil de se transportar.

      Atualmente estou com um Rhodes VK-1000, o Roland XP-30 e uma cópia nacional do Fender Rhodes, um Suette 73 fabricado em 1980. Show de bola!
      Agora, estou "cogitando" uma Leslie portátil... vamos ver onde isso tudo vai parar.

      Enfim, pra mim, ter mais de um instrumento no set é devido à particularidade de cada um, e a comodidade de se poder trabalhar no próximo timbre à ser usado em teclas diferentes.

      Este mês de Abril, eu e minha banda (Banda Ápice) tocaremos numa festa de casamento bem "badalado" aqui no interior de SP.
      Estarei lá com meu set atual, uma Leslie e ainda, vou ver se consigo levar um Kurzweil SP76. (ainda bem que temos ônibus, hehehe). Funk, soul, jazz, etc... ainda contaremos com a participação de um vocalista de BlackMusic Gospel (não o conheço), mas dizem ser muito bom. Estou bem ancioso.

      Um abraço,
      Juninho Sarpa.
      www.bandaapice.com.br

      TecladistaHud
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      wernegher:
      Hmm, valeu cara, era mais ou menos isso que queria saber...

      Bom, eu sei que têm varias e varias musicas q sao tocadas com 2 teclados ao mesmo tempo.
      Mas eu queria uma dica de vocês, uma musica que vcs conheçam, onde dê pra perceber bem os pianos e os otros timbres, e se for possivel ainda, uma musica onde os teclados aparecam bastante, nao soh fazendo pequenos arranjos em alguns lugares da musica.

      Valeu pelas dicas!

      CIRO
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      sarpa
      Nossa. Seu setup tá muito bom e com a Leslie, vai ficar animal!Parabéns!

      yanni540
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      TecladistaHud
      Cara, se vc é católico ouca o CD ~>um só coracäo~> da banda Anjos de Resgate. Vc ouvirá em uma determinada música, os sons de piano, leads, strings...é massa.

      TecladistaHud
      Veterano
      # abr/05
      · votar


      yanni540

      Humm, ja ouvi algumas musicas dessa banda, blz... vo dá uma olhada, valeu, yanni540

      24levita
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      TecladistaHud , Eu chequei nesse top , porque estou pensando em tocar com dois teclados , dai eu tenho umas duvidas , tipo tenho o Mox8 e quero colocar um outro teclado para fazer as bases ,mim esplica uma coisa , se agente toca num teclado piano e em outro uma String ,como fica pedal , você usa dois pedais de sustem ?

      Piano ON GRACE
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      TecladistaHud

      É isso mesmo que voce falou

      waltercruz
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      24levita
      sim, quando eu toco com 2 teclados acabo usando 2 pedais de sustain.

      24levita
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Nossa tocar com dois pedais de sustain , vai ser foda controlar os dois , como vocês fazem , toca sentado ? um pedal no pé esquerdo outro no direito ? rsssssssssssssss.

      24levita
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Eu até dou conta de controlar bem um pedal , essa introdução dessa música com piano e um string eu fasso ela sem deixar o string misturar , agora um pedal no pé e outro outro , sei não ..........

      http://www.youtube.com/watch?v=ryR1SrSLD9E

      waltercruz
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      mas no caso de piano e strings vc mistura os timbres no mesmo key. 2 pedais de sustain ao mesmo tempo acho que seria impossível de usar.

      Tiago Teclas
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Eu uso Piano e Orgãos no de Baixo...
      Em cima uso Leads, Strings, Pads e efeitos
      ou
      Piano no de Baixo...
      No de cima Orgãos, Strings e Leads !

      j_-_hetfield
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Eu não toco teclado, e provavelmente já devem ter respondido sua pergunta, mas eu quero me sentir "experiente" kkkkkkkkkk'.

      O rapaz que toca comigo, usou na gravação de um DVD da gente, o teclado dele, e um teclado transformador (acho que é esse o nome), ligado em um notebook. Eu acho que ele tava usando o Sample de sanfona no transformador, e o piano, ou até mesmo outro timbre, não sei, no teclado dele.

      fernandodi
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      j_-_hetfield
      Um teclado controlador.

      Acho que entendi, ele tem um teclado que usa um piano, e um controlador com o timbre de sanfona.

      Edson Caetano
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      24levita
      waltercruz
      Se os teclados tiverem ligados via midi. Por exemplo, com um controlando o outro, o pedal de Sustain é valido para os dois Keys

      Mas para facilitar, no caso de terem timbres independentes, coloque os dois pedais próximos, caso precise acionar os dois juntos

      Quando o set vai aumentando, os pedais vão junto Hehe, estou com 5 pedais, (expressão, 2 switch, 2 damper)

      Se toca com mais de um teclado por um único motivo, criar uma seleção de timbres para uma musica mais complexa e facilitar a sua execução... Portanto nao tem regras, é a sua criatividade que manda o que fazer

      Artref
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Deram uma ressucitada no tópico, hahaha.

      Ultimamente tenho usado só um teclado, mas sinto falta de usar dois, pela praticidade. E quando uso 2, o esquema básico é: teclado de baixo = harmonia e teclado de cima = solos, efeitos e etc.

      manasses.ss
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Eu admiro muito o musico que tem essa capacidade de tocar com dois teclados, incluse quando tiver dinheiro vou comprar um 2º teclado para tocar junto com meu so3. O tecladista Mito da banda gospel Novo Som faz isso muito bem tem vários vídeos da banda no youtube.

      Thallyz
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Pessoal, aproveitando o tópico, compartilho a ideia de 2 keys.
      Tenho um key de 61 teclas e pretendo adquirir um controller de 88 Hammer Action (ou semipesadas mesmo) para facilitar o uso ao vivo.

      Basicamente usarei como o amigo Artref postou: No de cima vai os arranjos, efeitos etc... e no de baixo a base.

      Penso eu que todo músico de banda acaba um dia no mínimo namorando a ideia de 2 keys.

      Edson Caetano
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Thallyz
      E a GAS ajuda heim Hehe...
      Cara eu uso o SP88x que é um controlador de teclas pesadas com o K, é excelente a sua idéia, a gente fica com a mobilidade das 61 e o peso das 88, acaba sendo um set muito versátil

      Mas as teclas pesadas acabam fazendo a maior parte do trabalho, as 61 eu acabo usando mesmo para os solos e efeitos

      24levita
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Edson Caetano , qual a vantagem ou desvantagem de colocar o teclado em Mid com 1 pedal , sendo que o Mox8 ele programa até 16 timbres para tocar de uma só vez . agente que toca música gospel . se usa muito Piano com Str Pad . violino um, Brass Ensemble isso é fácil de chamar na hora que agente esta tocando , é só apertar o botão a Luizinha acende , informando que aquele timbre esta ligado , dai eu programei um banco no Mox8 e as vesses eu uso até , 5 timbres.

      Agora tem outra coisa também o pedal que muda de timbre nunca toquei , quem já tocou ? como é , se eu tiver com um Piano e Str . e quiser passar para o Orgon , depois voltar rapidamente , para o Piano e Str . você Edson Caetano que toca com 5 pedais o que você mim fala disso .

      24levita
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      e também a programação desses pedal de mudança de timbre , ele tem que ser feita para cada música ? .

      fernandodi
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Olha o que eu achei do Edson Caetano, só pode ser ele, tudo bate com ele. To assistindo agora


      Edson Caetano
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      24levita
      A vantagem de usar em midi, é se quiser usar apenas um pedal de Sustain, por exemplo no vídeo vai ver que tem 6 teclados todos ligados por midi, imagina colocar 6 pedais de Sustain, loucura, apenas um aciona o Sustain para todos...

      Sobre as configs dos pedais, tudo vai depender do seu equipamento, mas o mox garante muita coisa, com o pedal switch Voce pode atribuir qualquer função para ele, inclusive avançar timbres

      Cada performance é feita individualmente, no caso pode montar varias situações possíveis...

      fernandodi
      É eu mesmo no vídeo Hehe, estou dando um upgrade nele neste momento...

      24levita
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Edson , kkkkkkkk nossa cara , coisa de doido em ! ....... se eu tive dinheiro , mesmo que eu não usasse tudo isso , mais eu compraria para mim ,,,,,,,,,,, nossa sou apaixonado por teclados , instrumentos , agora tem uma coisa ai que você , mostrou haaaaaa ....... esse eu vou comprar ,se Deus quiser. Para mim é de muita importância , para muitos não, mais para mim é . kkkkkkkk eu nem sabia que existia isso , vou comprar essa campanha que acende. aqui em casa eu estou tocando , chega gente aqui , os cachorros começa a latir , dai eu vou no portão tem gente , e as vesses ele começa a latir , vou lá . não é gente , mais quase sempre que eles late é pessoas que toca a campanha e eu não escuto . muito joia esse seu estúdio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocando com 2 teclados

      303.709 tópicos 7.859.258 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital