Teclado marginal

    Autor Mensagem
    Bico
    Veterano
    # jun/04


    Nas bandas de hj em dia (principalmente as de rock em geral) quase não se vê tecladistas. A galera meio q despreza a função de um teclado numa banda (metal melódico é excessão), acham um atraso, um instrumento "sem sal". Mas já repararam na quantidade de bandas famosas (sem tecaldistas oficiais) q têm tecladistas contratados? Seja pra gravar teclados no estúdio ou pra acompanhar em turnês. Eu particulamente acho q esses teclados camuflados em meio as músicas é q dão o "tempero" ao som! Quando eu toquei tecaldo numa banda é q comecei a reparar muito nisso.

    Alguns exemplos: Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Rancid, Blink 182, Silverchair, Iron Maiden, Led Zeppelin, Ramones até Alice In Chains tem música com teclado. Esses exemplos são só as primeiras bandas q me vieram à cabeça, pois era por aí q minha banda tocava.

    É por isso q eu acho q o tecaldo tem um grande espaço na música (digo, rock), pois piano é um dos mais versáteis instrumentos musicais (se não for "o mais") e o som de um bom orgão é muito marcante.

    O tecaldista tem q começar a se impor no cenário!

    Bico
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Bico
    · votar


    Apesar desse meu discurso épico, das minhas últimas bandas nenhuma teve tecladista! Hehe! A verdade é q é tá difícil achar um tecladista q tenha bom senso, saiba dar o "polimento" à música e q não seja das duas vertentes:

    1-metal (só quer saber de sair solando com strings)
    2-menino criado (só sabe usar os acordes q aprendeu na aula de teclado)

    Aí, eu pessoalmente acho q teclado vira um instrumento repugnante, hehe!

    Soulface
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O tecaldista tem q começar a se impor no cenário!
    Essa frase vai assanhar alguns por aki! aheuhaeuhaeuhaeuhauehauehuaehuaehaueha

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Soulface
    Hehe! Vc quer é ver o circo pegar fogo, né! Hehe!

    Soulface
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bico
    Eu até concordo com oq vc diz. Mas é q dentro da música em si, o atrito de egos é muito grande. Nem todos entendem q ao invés de se compararem, os instrumentos (e instrumentistas) devem se completar. Se uma banda conta com um tecladista em sua formação, por exemplo, ele vai ter o seu espaço para criar e mostrar a sua cara nas músicas. Mas quando uma banda decide contratar músicos, estes terõ q fazer exatamente oq a banda qr (independente do instrumento). Afinal de contas são contratados pra isso.
    Ou seja, às vezes é melhor vc ganhar à parte pra fazer algumas participações doq ficar em uma banda sem ter direito a opiniões.
    E é claro q existe o contrário tb. Existem músicos q não são "considerados" como integrantes, mas tem participação ativa na banda. Um exemplo disso é o baixista do Bon Jovi.

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Soulface
    Tá certo. Mas eu não acho q teclado tem q se destacar na música naum. Não fui muito feliz ao dizer q o tecaldista tem q "se impor no cenário". Eu quis dizer q deveria ser mais valorizado, mas ainda atuando eu seu devido lugar, cumprindo seu papel na "massa sonora", sem competições. Por isso na outra mensagem eu me referi ao tecaldo como o responsável por dar um "polimento" à música.

    Eu só criei esse tópico pois tava reparando q são poucas as bandas mais atuais contando com teclados, pianos ou órgãos realmente legais. Pois sempre se vê (ou melhor, ouve) bandas em q em algum momento, vc para pra apreciar um instrumento em especial (baixo, bateria, etc...). Mas algo com teclados interessantes como Deep Purple ou até Guns N' Roses (opnião pessoal, hehe), tá em falta. Digo q falta uma certa motivação pros tecaldistas.

    maxwell3
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Por outro lado, as que tem teclasdista, o tecladista muita vezes é chamado de MAESTRO pelo apresentador ou pelo mestre de cerimônia do evento. Aí o líder da banda "que difícilmente é o tecladista" fica uma féra. ! ![i][/i]

    Soulface
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Bico
    Como diria uma amigo meu... "Concordo em gênero e número igual!" aheuhauehauehuaea

    Não acho q nenhum instrumento seja executado com o intuito de se destacar mais q os outros (por mais q isso acabe acontecendo às vezes). Ainda priorizo o conjunto e o balanço da obra em si!

    fathertime
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Ah, deixa o Iron Maiden, Red hot chilli peppers, e outras bandas sem teclado mesmo. Não vejo problema algum nessas bandas em apenas contratar tecladistas nos shows.

    Mas que a "the evil that men do" do iron ficou muuito melhor com teclado, isso sim!!!!

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    fathertime
    Eu não acho q as bandas q mencionei precisam de colocar tecaldistas oficiais, naum. Foram só exemplos para demonstrar q teclado tem mais presença do q parece.

    V. Augusto
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O tecladista deveria se impor, aparecer mais. Aqueles "efeitos" nas músicas somos, muitas vezes nós que fazemos.

    Peter Rocks
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    é foda dizer isso (principalmente pq eu sou baixista num forum de teclado) mas eu naum sou muito fã de teclado em rock naum... com algumas exceções, tipo The Doors e outras bandas de metal e rock progressivo.

    Bico
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Peter Rocks
    Cara, "rock" é um estilo extremamente amplo, e em muitos casos eu tb acho melhor sem teclado. Mas se tivesse mais bandas atuais com bons tecladistas, pianistas, etc., talvez sua opnião fosse outra. Por isso q eu sinto falta de bons teclados hj em dia.

    Tem q ver tb q é um instrumento delicado de se usar. Geralmente ou o tecaldo contribui valorizando muito a música, ou caga com ela de vez! Hehe.

    Priscila Suzuki
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Olá amigos, se puderem visitar meu site e baixar as MP3 que o Fábio gravou comigo cantando poderão apreciar como ele trabalha bem com os timbres do samplers e sintetizadores virtuais. É fantástico o que ele consegue fazer. Precisam ouvir. Agradeço quem puder mandar sua opinião. Obrigada.

    Priscila Suzuki Chinen - Cantora
    http://planeta.terra.com.br/arte/priscilasuzuki
    Baixem meus MP3 e ouçam a vontade.
    e-mail : voyagermusicshow@bol.com.br

    edutoejam
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    eu acho o teclado fica interessande dependendo do que a banda se propoe a tocar. por exemplo nao da pra tocar rock'n'roll rockabilli sem piano, fica totalmente sem graça.



    quanto aao iron maiden... sabe o ego de cada integrante lá é tao grande que acho q nenhum tecladista iria aguentar hehehe, sem falar q o steve haris toca um pouco, até compos as partes com strings de algumas musicas

    nil
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Eu considero que o teclado/piano, deveria ter mais espaço no Rock, já que os precussores do rock foram pianistas, com por ex o rockbilly. O que ocorreu foi que as guitarras acaram tirando um pouco o espaço dos pianistas/tecladistas, até porque a guitarra em madeira maciça é uma invenção moderna da Fender, para os caros violões da Gibson.
    Eu acho, que nem tanto a guitarra mas sim a distorção marcam o rock atual, tire esses efeito das guitarras, saíra somente um sou tosco.

    CIERAIS
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: CIERAIS
    · votar


    fala pessoal...
    ao meu ver, isso só cabe a bandas de rock internacionais antigas.....
    Mas mesmo assim podemos citar varias influentes (Yes, Van Halen ,INXS , DreamTheater , Tears For Fears ,Genesis ,WhiteSnake,Pink Floyd e outras....)

    referindo ao nacional: Los Hermanos, Skank, jota Peste, RPM, Herois da Resistencia, Legião, Paralamas , Titãs ,etc)

    Sem contar a Bossa Nova,Reggae,New Age,Romantica,Sertaneja,Boys Band, Pagode,Goticos que usam o teclado a exaustão....

    Então não é justo dizer q não existam bons tecladista ou que mereçam segundo plano...

    depende do estilo q se ouve...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Teclado marginal