Tecladistas de bandas como Jota Quest sabem tocar

Autor Mensagem
sarpa
Veterano
# jun/05
· votar


Hehehe... fixação pelo tecladista do Jota Quest, essa é boa.

Como disse o amigo Leslie_Overdrive, cara é muito bom dentro do que se propõe.
Tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente e fazer amizade com o pessoal do Jota Quest, são todos muito bacanas... uns palhaços (no bom sentido) e, temos que reconhecer que, todos alí são excelentes músicos.
Nunca ví o Buzzelin tocando outra coisa sem ser os "hits" do Jota Quest, mas se você der uma "pesquisada" no site da banda e "vasculhar" as influências de cada um, dá pra se perceber que o bom gosto musical alí é bastante presente.

O que rola alí no Jota Quest é a mídia. Você percebe que são bons músicos e tem talento suficiente para fazer um bom som com muita qualidade, mas como infelizmente, aqui no Brasil a única coisa que "pega" e que realmente dá dinheiro no mercado é a música "pop", ou seja, a música que seja fácil de ouvir, seja fácil de entender, os caras se renderam à mídia.

Mudando um pouquinho do assunto (desculpem-me) mas eu tenho uma pequena crítica ao Jota Quest: Tá certo que tem tudo à ver com o som deles e com o que a mídia quer, mas eu acho que se a banda fosse um pouco menos "eletrônica" ficaria mais legal. Onde eu quero chegar?
Coloca um percussionista de verdade... use os samplers também, mas não deixe que eles subam à cabeça.

Tive a oportunidade de assistir à um show deles com percussionistas. Excelente! O Buzzelin nem usava Hammond em palco ainda... faz um bom tempo.

Também concordo plenamente com o que o amigo Anselmo Delfino citou em seu post, muito boa colocação.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

sarpa
Veterano
# jun/05 · Editado por: sarpa
· votar


Editado. Não precisa postar duas vezes o mesmo texto, né?

Abraços.

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Leslie_Overdrive
Caramba, tem gente com raiva de mim só pq eu sempre falo do tal do Márcio Jota-Quest.

Sugiro vc pesquisar "as fontes" de onde ele tirou o que ele faz
...todo mundo tem sua influência, e isso mostra o bom gosto dele por tais instrumentos, que mesmo apesar de serem técnicas simples, estão ricas e bem arranjadas.

Veja por exemplo outras bandas nacionais, qual delas tocam dessa forma? usam arranjos mais ousados e caprichados em hammond e teclado. Cara eu admiro pra caramba os arranjos, e hoje não há nada melhor pra se ouvir.

É claro que essas influências que vc falou, ou seja, os caras que usaram o o hammond, o Rhodes, o clavinet, mini moog, são os ferras e até hoje nos inspira, mas encontrar alguém que busque isso hoje, é muito raro, por isso curto pra caramba ouvir músicas como: Do seu lado, vou pra aí, Amor maior (hammond muito bom), Só hoje incrível, Fácil sem comentários...

Queria ouvir a banda tocando ao vivo, e está tão perfeito que se mexer em alguma coisa, estraga. Falo até, de todos os instumentos da banda.

E Não é fixação não, é uma admiração profissional, e me diga aqui no Brasil, algum outro músico que tem melhores fontes.

Fale que quero ouvir, uma música legal, com arranjos desse nível, acho difícil, no Brasil.

fernando tecladista
Veterano
# jun/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


pra cada estilo musical tem suas regras, seus conceitos, suas peculiaridades tem que parar de achar que todo mundo tem que ser virtuose, se é assim viva o progressivo, musicas com uns 20 min onde cada um da banda tinha um solo de 4 min pra detonar tudo o que sabe

Edrius
Veterano
# jun/05
· votar


aê, galera, na boa, tô começando agora com a minha banda,agora q eu digo é papo de 6 anos e me parece q finalmente um contrato vai sair, mas eu tô preocupado com essa questão de limites, eu sempre fui envolvido com música,toco de tudo,teclado violão,batera,baixo,guitar, mas minha (especialidade) é teclado,e a gente por jah estar tocando um tempo, temos um certo público, mas eu fiko me pergntando,será q já dá pra partir pra mídia?pq eu particularmente me axo mt fraquinho,apesar de tocar várias paradas tortas assim,e eu tenho mta facilidade pra criar arranjos,ataques, cortes essas coisas assim mas ler e escrever mesmo q é bom,nada,,q tipo de conselho vcs poderiam me dar com relação a isso,pq o contrato é coisa grande,tipo mk pra kem conhece e rádio melodia..
Edrius banda javé...

Theo22
Veterano
# jun/05
· votar


Edrius

Uma dica: fica tranqüilo que tudo dará certo.

e boa sorte pra banda!

rickwakeman
Veterano
# jun/05
· votar


Eu não entendo como alguma pessoa possa falar bem ou mal do Fábio Laguna, se ele simplesmente reproduz arranjos do disco (que são 90% para orquestra e não teclado). Eu só pude ter alguma opinião sobre o Fábio Ribeiro quando ele saiu do Angra para fazer os teclados do Shaaman, que aí sim é ELE quem cria... E quando ouvi o álbum solo dele e ainda por cima vi um show dele com um cover do Pink Floyd. Aí dá pra ter uma boa base.
Tocar horrores e ter musicalidade são coisas distintas. O importante no pop é se policiar, ter boas idéias, saber em que momento cabe melhor o que, desenvolver bem a dinâmica da música.
O Marcio Buzzelin é um excelente tecladista de pop, pode tomá-lo como referência. O Schiaffon do RPM foi uma boa referência na década de 80, infelizmente seu estilo hoje é "datado". Henrique Portugal (Skank) tem arranjos muito mais fracos que o do Jota Quest e sempre teve.
A proposito, Do Seu Lado é do Jota Quest com letra de Nando Reis.

A função dos tecladistas de pop é tocar pop e não mozart. Será que se você pedisse pro Mozart criar um sweep pad num sintetizador ele faria isso da noite pro dia? Sobre o jazz... Se você pedir pro Fábio Laguna ele vai tocar!?

Renan Ramos
Veterano
# set/05
· votar


cheguei tarde mais vou postar!![b][/b]

po eu andei ouvindo o cd do j quest e o cara põe vozes muito boas.
pega o cd e escuta no fone pra vc ver que show!!

na minha opnião
cada tecladista tem um gosto... tem gente que abomina a sujeira de varias vozes de sinth fazendo uma musica quase eletronica (o j quest tem uma assim) e tem gente que curte mais um piano bem limpo e claro.

eu quero diser que existem tantas maneiras de tocar e fazer acordes e tantas vozes pra se usar e diferentes estilos pra se aprender que, pra mim, é mais valido ouvir as misturas e as gravações que esses "genios do pop" fazem do que dizer que um "deus dos hammond" toca piano melhor!!
Vamos apreciar as qualidades de cada um!!!

magnomusica
Veterano
# set/05
· votar


garanto que quem fez o topico de ser um metaleiro, pena hoje em dia o pesoal pensa que tocar rapido subindo e descendo escalas e arpejo sem nexo é tocar muito, peço pra esses caras tentarem tirar um bossa nova. mais com baixo harmonia e melodia tudo junto

Cordeiro Neto
Veterano
# out/05
· votar


tbm curto o estilo do tecladista do J - e aquele hammond dele deixa o cara na baba mesmo.. heheh! em n keria ter um... akele comecinho da musica DO SEU LADO com aquele efeito em hammond.. bem simples mas criativo e da uma vida a mais na musica em sua introdução... portanto concordo com os demais... velocidade não é tudo! não adianta vc debrulhar o key e n ter técnica de harmonização, arpejos e etc. e tbm o estilo n permite mt fritaç~
ao de key, mas o cara é bom, sinceramente é! pode num ser um JOHN LORD, mas é bom!

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# out/05
· votar


puta merda nunca vi um topico assim
os caras parecem q quer escrever um livro!
meu do que q adianta o cara ter um bom conhecimento tecnica e no final as musicas da banda soam horriveis como as do jota quest.
magnomusica
metaleiro de verdade sabem o quanto é dificil e complicado ALGUMAS musicas de bossa novae sabemos q eles sabem usar da velocidade bem mesmo considerando o estilo uma porcaria mas sabemos respeitar.
agora fazer arpejos sem nexo e subir e descer escalas é algo q faz parte do metal ,lógico(exeto os tecnicos)mas eu acredito q a musica é livre e q ninguem precisa ser genio da musica pra montar uma banda.

Theo22
Veterano
# out/05
· votar


edmilson bueno ribeiro
meu do que q adianta o cara ter um bom conhecimento tecnica e no final as musicas da banda soam horriveis como as do jota quest.

NEGATIVO!!!!!

Isso é pra vc, pq pra mim e pra mais gente, não são horríveis.

Os arranjos do Jota Quest que papo pau, foram os tocados na gravação MTV, com o hammond, música fácil, e outras muito boas.

O engraçado que a banda do Nando Reis MTV tocou "Do Seu Lado", mas basta ouvir pra sentir a diferença. Esta bom também, mas está bagunçado, som misturado.

Então se quiser falar mal, tudo bem, eu admiro e curto muito o som do Jota Quest (simples e criativos), assim com do D.T (complicado e cheios de tecnicas).

Então estou super feliz com o que gosto, pq sei que é bom. Azar de quem não tem o prazer, não sabe apreciar uma boa música.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# out/05
· votar


Pra mim a versão do Nando Reis é muito mais interessante e organica do que o lance pasteurizadinho do Jota Quest, principalmente se formos coniderar só os teclados da musica. Mas gosto é gosto.

Theo22
Veterano
# out/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Num falei do som do teclado hammond que o cara toca pro Nando Reis, Nord, nem muito menos do tecladista, que pra mim é outro cara bom.

Falei de modo geral, ALL, a qualidade final do som de um e de outro. E não é comparando tecladista, comparando tudo, tudo que se ouve.

lance pasteurizadinho do Jota Quest, principalmente se formos coniderar só os teclados da musica.
Cof cof cof... Oh now, vc falando isso cara!! hehe

Pasteurizados e lembrando, bem tocado!!!!!!!!!!!!! Realmente som mais limpo, mas fala sério, o cara tem uma criatividade de gênio..hehehe

Falow Sujim..hauhauha

Packo
Veterano
# jul/09
· votar


Eu concordo que o Márcio Buzelin não é o Jordan Rudess, mais isso não desmerece o trabalho dele.

Voce tirar um arranjo de alguem não a coisa mais dificil do mundo, tanto que muitos .... muitos mesmo...tocam erudito e executam arranjos super rapidos. Eu sei que tecnica é tecnica e custa muito para obtela.

Agora manda um musico classico tocar no jota quest. Dá um moog na mão dele! Cara é o mesmo que as análises sobre o Malmist (guitarrista) julgado e criticado por subir e descer escala... tudo bem que essa é a base dele. Agora qual guitarrista que nunca tirou um solo dele? Porque? Porque o cara é um icone.. não pela dificuldade, mas sim pela musicalidade do cara.

Pra mim! gosto não se discute.. mas musicalidade sim e o Márcio Buzelin tem. O que garante que ele não vá criar um arranjo melhor que do Jordan Rudess na musica do Jota. Po o cara faz toda a criação. E não sou defensor dele não, só acho que eu como muitos aqui temos que ralar muito pra serem reconhecidos. E quando eu chegasse no sucesso do cara, fazendo o que ele faz, com os 30 teclados dele, home studio e mais um monte de coisa, ficaria descepcionado em jungado simplesmente por não tocar erudito. Só to me colocando no lugar dele.

O jota é sucesso pelo que?? o que faz a diferença? Sampler, efeitos analogicos e musicalidade, som diferentes (timbres) Quem é um dos principais responsaveis por isso? Pra mim ele tem que ser bom no que ele faz. Bom galera essa é só minha opnião, espero que seja uma critica construtiva, não tenho intensão de ofender ninguem. Abraço.

Packo
Veterano
# jul/09
· votar


antes que debulhem criticas em mim...
me referi a musicalidade no contexto do que é proposto pelo musico.. pela obra. E não disse em momento algum que o Marcio é melhor do Jordan, ele não é e ponto final.

JEFF_SAN
Veterano
# mai/10
· votar


Tecladista bom: Rick Wakeman, Ray Manzareck (The Doors), Alan Price (The Animals), Jon Lord (Deep Purple), esses no caso, tocando órgãos. Esses caras sim, são grandes. Hoje, eu destacaria o Jim Alfredson, do Organissimo e antigo membro do Root Doctor. Esse cara é monstro !!!

apaixonados por teclado
Veterano
# dez/12
· votar


Ressuscitando o assunto, o tecladista do J.Quest toca muito bem, entende muito de timbres, ele consegue colocar o timbre certo na hora certa, pra mim o q menos toca no J.quest é o Guitarrista e é o que mais a parece, tem muitos guitarrista ai pelo Brasil q toca muuito mais do que ele.

waltercruz
Veterano
# dez/12
· votar


Cara, é um bom tecladista sim pra música pop. Não excelente como o Greg Philiganes ou o David Paich, mas é um bom músico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecladistas de bandas como Jota Quest sabem tocar