Recomendação de Curso / Livro / Aula para um iniciante

    Autor Mensagem
    JamisGordo
    Membro Novato
    # 21/set/23 22:10


    Boa noite! Resolvi comprar um piano digital depois de anos sonhando com um, sou fascinado pro trilhas sonoras e sempre quis aprender a reproduzir elas no teclado/piano, alguém poderia me recomendar um curso / livro para estudo?

    Fiz aulas com um senhor que tocava na igreja do meu bairro há alguns anos mas na época eu não tinha instrumento para estudar, até tenho o caderno guardado.

    sereanes
    Membro Novato
    # 25/set/23 16:02
    · votar


    JamisGordo

    O primeiro conselho que te daria é: emagreça.

    O segundo é, se você tiver condições, mantenha o piano digital mas compre um sintetizador, já que você é fascinado pro trilhas sonoras e sempre quis aprender a reproduzir elas no teclado.

    Terceiro conselho: se o seu senhor professor toca sintetizador? Gosta de trilhas sonoras ou só toca músicas clássicas/ eruditas e worship?

    No caso dele só tocar worship e eruditas, agradeça-o por ter feito um bom trabalho mantendo a chama acesa dentro de você, mas, troque por um professor que tenha a mesma identidade musical que você.

    Quanto à cursos e livros, seu novo professor é a melhor pessoa para indicar. É muito importante que suas leituras e seu professor estejam em sintonia.

    Mas, para não dizer que eu não indiquei nenhum, sugiro "Teoria da Música" de Bohumil Med. Tem em PDF na internet.

    Abraços.

    JamisGordo
    Membro Novato
    # 27/set/23 10:32 · Editado por: JamisGordo
    · votar


    sereanes

    O segundo é, se você tiver condições, mantenha o piano digital mas compre um sintetizador, já que você é fascinado pro trilhas sonoras e sempre quis aprender a reproduzir elas no teclado.

    Peguei um piano digital pelas teclas, estou esperando terminar de pagar esse daqui para pegar um sintetizador.

    Terceiro conselho: se o seu senhor professor toca sintetizador? Gosta de trilhas sonoras ou só toca músicas clássicas/ eruditas e worship?

    Se eu me lembro bem ele tinha um arranjador que era até bem caro na época, não conheço os grupos de música religiosa mas acho que ele só acompanhava com strings na igreja, estudei com ele teoria musical já que eu não tinha um teclado em casa (meia verdade, eu tinha um yamaha pss 480 que meus pais acharam no lixo mas ele era meio maluco)

    Mas, para não dizer que eu não indiquei nenhum, sugiro "Teoria da Música" de Bohumil Med. Tem em PDF na internet.


    Obrigado pela dica!

    LeandroP
    Moderador
    # 27/set/23 13:11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    JamisGordo

    Eu recomendo o livro Harmonia & Improvisação, do Almir Chediak.

    Não é um livro que trata de trilhas propriamente, mas que apresenta a teoria musical elementar e a harmonia funcional, o que abre inúmeras janelas para diversas aplicações.

    sereanes
    O primeiro conselho que te daria é: emagreça.

    Desnecessário!

    sereanes
    Membro Novato
    # 27/set/23 17:51
    · votar


    LeandroP

    Três observações:

    1) O livro do Almir Chediak não é de muita valia para um tecladista iniciante.

    2) Não aceito monitoria. Guarde as suas opiniões para quem as pedir.

    3) Como moderador, certifique-se de que todos os membros do Forum estão cumprindo, religiosamente, as regras do FCC.

    Abraços.

    LeandroP
    Moderador
    # 27/set/23 18:24
    · votar


    sereanes

    1- Não é para você!
    2- Aqui tem que aceitar
    3- Eu sei o meu papel de moderador. E tenho a minha própria monitoria.

    sereanes
    Membro Novato
    # 27/set/23 18:36
    · votar


    JamisGordo

    Você disse: "Peguei um piano digital pelas teclas,".

    Você pode tocar todo e qualquer tipo ou estilo de música num piano de madeira, num piano digital, num arranjador ou num sintetizador.

    Mas, o fato de existirem tantos teclados diferentes é que cada um deles é mais adequado para alguns estilos de música, senão vejamos: música clássica ou erudita é melhor executada num piano digital; músicas eletrônicas ou trilhas sonoras, num sintetizador. Basta observar as características dos instrumentos que os fabricantes produzem.

    Vamos pegar como exemplo o Yamaha CP. Só existem 2 modelos: CP 73 com teclas leves e o CP 88 com teclas pesadas.

    O que a Yamaha entende: quem vai tocar músicas clássicas precisa de 88 teclas pesadas e quem vai tocar "trilhas sonoras" precisa de 6/8 e teclas leves.

    Como você gosta de "trilhas sonoras" e músicas "modernas", o ideal para você, segundo a Yamaha, é um instrumento com 5/8 ou 6/8 e teclas leves ou "semi-pesadas".

    O piano de madeira só veio a ter 88 teclas em meados do século XIX. E o mundo viveu muito bem, até então, sem as tais 88 teclas.

    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 14/out/23 23:33
    · votar


    sou fascinado pro trilhas sonoras e sempre quis aprender a reproduzir elas no teclado/piano

    ha diferença entre tocar o "tema do ghost" e tocar o tema de "piratas do caribe" ou de um interstelar

    então cada para chegar nelas há uma forma diferente, e nenhum livro vai ter dar tudo pronto para chegar nisso
    teremos livros de teoria ensinando a parte de leitura, elementos da música, formula de compasso e tudo mais
    como também teremos outra linha de teoria que são os livros falando de escalas, harmonia, improvisos....
    e , teremos livros de piano ensinando técnica pura, para vc mexer dedos e ir progredindo na técnica, na coordenação...

    então não adianta vc ter um super livro de harmonia se vc ainda não consegue tocar brilha brilha estrelinha e não consegue ler os exemplos que estão no livro
    não adianta ter um livro de técnica pianistíca que vai fazer vc tocar sonatinas, exercicios de coordenação se a sua cabeça quer fazer uma trilha de filme orquestral para amanhã

    então a ideia é ter aula de verdade com professor de verdade, procurar uma escola que se escute falar bem dos professores, professores particular de pianos são vons também para isso
    e fazer ali alguns anos de aula
    e com o passar do tempo vc ir notando seu progresso
    e não ter pressa
    "música não é miojo"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Recomendação de Curso / Livro / Aula para um iniciante