Roland System-8 - O novo Plug-Out com Jupiter e Juno

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: silvG8


    Galera, fazia tempo que a Roland não lançava nada que me interessasse no mundo dos sintetizadores. Dessa vez, fiquei realmente surpreso! O som me pareceu muito bom, pelo menos pelo que tenho visto nas demonstrações pela internet.

    Eu não sei se estou ficando louco, mas o som me pareceu muito bom, e embora não seja uma réplica exata dos modelos antigos em termos sonoros, diria que se aproxima muito. Na verdade, parece com os Boutique, mas com um som melhorado, mais limpo.

    Eu fiquei totalmente boquiaberto com essa demonstração:


    Engraçado ninguém ter comentado aqui até agora...

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Meu irmão tentou baixar a demo, mas não conseguiu.

    Casper
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Caro Synth-Men:

    Seu irmão tem um System-8?
    O senhor poderia colocar suas
    impressões sobre o equipamento.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Que demo incrível.

    Como sou um cara do software, acompanhei as coisas por esse lado, e vou resumir o que andei lendo e testando também.

    A Roland incluiu os dois synths como software no Roland Cloud - vc paga 20 dólares por mês e tem acesso aos VSTis da Roland.

    Eu fiz um teste nos softwares e assim: os dois requerem MUITA CPU. Meu computador não é tão recente, mas não me faz passar vergonha (Macbook Early 2013, i7) e SOFREU para rodar o Jupiter. O Juno rodou um pouquinho melhor.

    Como só tenho softwares, minhas comparações foram com outros softwares. Dei uma olhada mais no Juno-106 x o TAL-UNO-LX. No fórum kvr, tem um cara que andou comparando bem o Jupiter com o Jup da Arturia. Em ambos os casos, eu tive a impressão que as emulações da Roland soaram melhores. Os envelopes do TAL soaram meio diferentes, mas dá pra chegar a resultados próximos, mas não 100% iguais - mas também não sei o QUANTO o próprio software da Roland é fiel (eles parecem por exemplo ter modulação bipolar, negativa e negativa, enquanto os originais só tem modulação unipolar).

    Quanto a comparação com o Arturia, fiquei positivamente surpreso com o Arturia: decididamente falta algo ao Arturia, o high end do Jupiter da Roland é mais 'crisp', mais 'definido'. MAS... o Arturia não está TÃO longe quanto supus. MAS uma coisa: os presets de fabrica que vieram no Arturia estão simplesmente ERRADOS. (Putz, eu sei que é foda falar de presets em synths, mas acho que uns 80% das pessoas começa por eles e eu costumo usar bastante). Depois que um cara lá no forum pegou o Jupiter da Roland como referência para melhorar os presets da Arturia, o Arturia chega bem mais perto. Mais ainda falta esse brilho que mencionei. Eu senti falta nos meus testes aqui.

    Resumindo, eles são excelentes, mas na forma de software apenas (sem o plugout pro hardware) eles TORRAM CPU e nesse modelo de subscrição não parecem nada convidativos.

    Depois de uma chiadeira dos usuários, a Roland vai adotar um modelo parecido com o Rent-To-Own do Serum: a cada 12 meses de subscrição pago, um dos synths passa a ser seu, definitivamente. É ainda muito caro, mas se a Roland conseguir fazer umas otimizações de CPU e interface (as interfaces são horríveis) é um caso a se pensar no futuro, porque o som é muito bom.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Aliás, quem quiser, faça cadastro lá no Roland Cloud, dá pra testar tudo isso aí durante um mês.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Casper

    Não o possuímos meu caro. Só tentamos baixar a demo mesmo, mas parece que o site estava hiper-congestionado. Mesmo fazendo a inscrição.

    Aqui no RJ os synths da Roland sumiram das prateleiras. Só estão os arranjadores e o A49 que um dia eu fui testar-lo e preferi levar o Alesis A61.

    Testei o Promars anteriormente e fui na seca para ver Jupiter 8 Plug-Out é melhor que o Arturia JP8V sonoramente.

    Casper
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Caro Synth-Men:

    Eu achei que o DEMO só rodava
    no próprio System-8.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Casper

    Eu também pensava isto.

    Tem dois layouts, o do synth original e o do modelo System.

    Fomos na onda da demo do Promars, quando se baixa, tem a opção de instalar no formato VST2. Ao menos na demo.

    O Promars rodou no Reaper numa boa. Mas já faz algum tempo que baixamos e só dura 10min. Não aplicamos em nenhum trabalho. Os sons são de outro mundo.

    Tem um botão azul de nome Settings, ele abre o midi input e output do programa, caso o controlador não pegue de primeira, selecione-o por ali.

    O JP não concluímos ainda para ver.

    silvG8
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    waltercruz
    Legal a sua resposta.

    Vou pesquisar sobre como funciona esse VST na nuvem pra ver se é realmente bom.

    A impressão que tive dos outros PlugOut que testei (SH-101 e o outro SH - 09/02?), é que sonoramente já se aproxima bastante do analogico, e numa mix é totalmente possível substituir o instrumento real.

    A minha maior curiosidade no momento é testar o Juno, que é o instrumento que parece mais fidedigno ao seu antepassado.

    Em relação a consumir CPU, parece que é a regra para bons softwares. O Diva é um absurdo comedor de performance do computador, e quase sempre meu iMac de 2015 é incapaz de processar muitas pistas... tem que ficar fazendo "bounce in place".


    Assim que eu conseguir testar coloco aqui pra vocês!

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    silvG8

    Já deu uma olhada no TAL-UNO-LX?

    Ele é um emulador de Juno-60, muito bom. É uma empresa pequena, e o preço do software é justo. Dei uma comparada muito por cima, e o da Roland soou melhor nas coisas que testei, mas gasta muito mais CPU e por enquanto está disponível apenas nesse modelo de assinatura, que não me interessa muito.

    O pad que acompanha quase toda essa track aqui é o TAL:

    https://soundcloud.com/solitudage/i-connected-to-you

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    silvG8

    Blind test, Juno-106 real x System 8.

    75% das pessoas preferiram o System 8.

    https://www.reddit.com/r/synthesizers/comments/5rpshx/juno_106_vs_syst em_8_ab_answer_followup/

    silvG8
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    waltercruz
    Cheguei a ver o TAL, mas não gostei muito dele. Talvez numa mix, mas pra simplesmente tocar e se divertir, não gostei.

    Eu sinceramente tenho considerado o System-8 pra mim. Só preciso testar as coisas antes de pensar em investir em algo assim. Gostaria muito de testar as teclas também.

    Uma pena que acho o bichinho feio igual a bater na mãe, mas gostei muito do que ouvi......

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    A Roland não tem deixado isto muito claro, mas o que se controla no System 8, poderá ser controlado também pelo System 1?

    O System 1 é bem acessível, $ falando.

    silvG8
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Synth-Men
    Não, a leva nova de plugouts não consegue ser processada pelo System-1... Vi isso em algum desses vídeos da Namm.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    silvG8

    Tratando-se de Roland, no momento o poder está com o System-8 mesmo.

    Tenho a impressão que foi o projeto dele que sumiu com o JP80 da mídia, parecendo que já ficou bem maior que este.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    silvG8

    Ah, legal, se vc tá planejando pegar o System-8, então acho que vale a pena mesmo.

    Se for comparar só o software, mesmo não tendo a mesma definição, o TAL ganha de goleada, como produto: interface melhor, preço acessível. Pra quem pretende trabalhar com os plugins, as interfaces da Roland são horríveis.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    waltercruz

    E como vale a pena.

    São 4 sintetizadores em 1, Gate, CV. Dando possibilidades de mais dois controles externos. É um central-synth e tanto.

    Cada oscilador tem um Tune, além de outras variações de forma de ondas.

    Nao sei se valeria a pena ter mais uma seção de envelope endereçavel.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Essa semana eu andei comparando o SH-101 da Roland com o LuSH-101, um plugin que tenho aqui que é uma emulação do mesmo synth (emulação mais coisas a mais). Converti um bocado de timbres do Roland pro LuSH, não sei um pouco de dificuldade, que eu descrevo aqui:

    https://github.com/waltercruz/lush-sh101-presets

    Bom, no geral, novamente, o synth da Roland me pareceu mais 'vivo', mais presente. E os envelopes me parecem mais... porrada, saca? Aliás, quase sempre em todos os soft-synths que eu mexo, eu acho os envelopes meio... fofos, macios. Me pareceu bastante difícil achar o 'sweep spot' pra conseguir os mesmos timbres no LuSH. O próprio plugin da Roland tem algumas liberdades em relação ao synth que emula: as modulações são bipolares (no caso do original são sempre unipolares).

    Novamente, se fosse apenas o plugin, acho que o TAL Bass 101 entrega muito mais no geral e custa menos da metade do preço. A interface de todos esses plugins da Roland é bem ruim.

    Pelo que eu estou vendo no mercado como um todo, as empresas estão passando de emular COMPONENTES de um sintetizador (filtro, oscilador) para emular a parada INTEIRA. Ora, mas já não temos emulações de synths há bastante tempo? Sim, já. E se observadas dentro de alguns parâmetros conservadores, muitas delas são bem boas e entregam bastante, mas o foco foi emular partes do synth: como fazemos para ter um bom filtro do moog, como obtemos bons osciladores do JP-8000 (supersaw). Agora o foco parece ser em emular o circuito inteiro (é o que a U-He fez com o Pro1). A U-He está trabalhando num Prophet-5, vamos ver como farão para colocar isso de uma forma que seja executável nos nossos computadores, haha

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    O mundo digital oferece facilidades, mas não é fácil faze-lo ficar fácil e eficiente.

    Mas no passado, algumas ferramentas pareciam ajudar. O CMU 810 da própria Roland parecia contribuir com algo a mais para para o SH101 e o MC202. Principalmente na parte de envelopes.





    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    silvG8

    https://soundcloud.com/walteraudio/roland-juno-106-vs-tal-uno-lx

    Roland vs TAL. Peguei um pack de timbres do Juno 106 que alguém programou pro TAL. Primeira execução sempre o Roland, segunda sempre o TAL.

    Sei que não é muito científico, mas dá pra sacar as diferenças de ....personalidade.

    silvG8
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    waltercruz
    Ouvi a sua demo agora, e realmente é o que eu pensava. O TAL não consegue pegar muito bem a característica da ressonância e menos ainda dos envelopes. Acho que isso foi exatamente o que eu não gostei quando usei o TAL.

    Na verdade, uma coisa que provavelmente me faz gostar do Diva são os bons envelopes e filtros. Os oscilador não são grandes coisas, mas o conjunto é excelente e me lembra um analógico de verdade.

    Esses VSTs da Roland estão me parecendo muito mais agradáveis de ouvir do que os outros. Eles conseguiram simular alguma instabilidade no sistema todo, bem como velocidades exponenciais nos envelopes que dão uma sonoridade muito superior ao meu ver.

    Como já disse, assim que eu conseguir testar direitinho eu vou colocar o que penso.

    Aliás, obrigado por colocar a demonstração. Curti ouvir! Muito Pink Floyd!! ;)

    Casper
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Roland tem uma sonoridade mais agradável.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Pois é, concordo que a sonoridade do Roland é mais agradável mesmo, mas tem um custo: rodando com 4 vozes, com o Juno 106, minha CPU fica em torno de 60% o tempo todo, MESMO quando não estou tocando. Se eu aumento para 6 vozes, começa a dar uns estalos e chiados.

    Com o TAL, dá uns 50% de CPU apenas quando estou tocando.

    Por isso que digo, se for levar em consideração só o software, o TAL ainda tem custo benefício maior, mesmo que o som não seja 100%. Para valer a pena o da Roland, acho que apenas com o system-8 mesmo (ou eu vou precisar de um computador melhor ainda que esse aqui, que embora não seja ótimo, ainda é bastante bom). Mas quem sabe a Roland otimiza isso aí pro futuro? o SH-101 já é bem usável (mas é monofônico né, os requerimentos são bem mais simples).

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    A Roland acabou de criar uma página chamada "Anthology 90s"

    Relembrando: Anthology são os instrumentos sampleados.

    Mas ainda não deram mis detalhes de qual instrumento será o sample.

    waltercruz
    Veterano
    # mar/17
    · votar




    silvG8
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    waltercruz
    Vi os presets do vídeo... achei que se aproxima muito do 106, mas o áudio não tem a mesma qualidade que o System-8 ou Boutiques. Pode ser por causa da compressão do vídeo no YouTube.

    Cara, do que eu vi até agora, acho a Roland finalmente acertou em som nesses instrumentos. Pelo que testei até agora, achei incrível. Não é exatamente um analógico, mas é um VA muito acima da média - eu diria que é bem similar ao Diva, mas puxando pro lado de soar mais parecido com os antepassados. O Chorus do 106 foi modelado quase que perfeitamente ao meu ver.

    Assim que eu concluir meus testes envio aqui...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland System-8 - O novo Plug-Out com Jupiter e Juno