Novo Roland System-1

    Autor Mensagem
    Richmiranda
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Richmiranda


    A Roland lançou mais este synth totalmente analógico. É esperar pra ver o desempenho desta máquina, mas pelo que eu vi tem ótimos timbres e inúmeras possibilidades de edição e criação.


    Keyboard
    25 keys (without velocity)
    Sound Generator Section
    Maximum Polyphony
    4 voices (SYSTEM-1 Mode)
    User Memory
    8
    Structure Elements (SYSTEM-1 Mode)
    [Oscillator Section]
    Wave Form: SAW、SQUARE、TRIANGLE、SAW2、SQUARE2、TRIANGLE2
    Knobs: COLOR、MODULATION Source (MANUAL, LFO, P.ENV, F.ENV, A.ENV、SUB OSC), OCTAVE, TUNE
    Envelope: ATTACK Time, DECAY Time, ENVELOPE Depth
    Modulation: CROSS Modulator, RING Modulator, Oscillator SYNC
    Sub Oscillator: -1oct/-2oct
    Noise: WHITE Noise/PINK Noise
    Key Mode: MONO/UNISON/POLY

    [Filter Section]
    Type: LPF (-12dB/-24dB), HPF
    Knobs: LPF CUTOFF, RESONANCE, HPF CUTOFF, KEY Follow
    Envelope: ATTACK Time, DECAY Time, SUSTAIN Level, RELEASE Time, ENVELOPE Depth

    [Amplifier Section]
    Envelope: ATTACK Time, DECAY Time, SUSTAIN Level, RELEASE Time

    [LFO Section]
    Waveform: SINE, TRIANGLE, SAW, SQUARE, Sample&Hold, Random
    Knobs: FADE TIME, RATE, PITCH, FILTER, AMP
    Controller: LFO KEY TRIGER, TEMPO SYNC

    [Mixer Section]
    Level: OSC 1, OCS 2, SUB OSC, NOISE

    [Effecter Section]
    TONE, CRUSHER, REVERB, DELAY, DELAY TIME
    Structure Elements (PLUG-OUT Mode)
    Depend on PLUG-OUT software
    Other
    ARPEGGIO
    Type: 6
    Step: 6
    SCATTER
    Type: 10
    Depth: 10
    Controllers
    VOLUME knob
    TEMPO knob
    PORTAMENTO knob
    LEGATO button
    PITCH BEND/SCATTER jog dial
    SCATTER TYPE dial
    KEY HOLD button
    OCTAVE UP/DOWN buttons
    MOD button
    Power Switch (Rear)
    Connectors
    PHONES jack: Stereo 1/4-inch phone type
    OUT (L/MONO, R) jacks: 1/4-inch phone type
    PEDAL (HOLD) jack: 1/4-inch phone type
    PEDAL (CONTROL) jack: 1/4-inch TRS phone type
    MIDI (IN, OUT) connectors
    USB port: USB type B (Audio/MIDI)
    DC IN jack
    Power Supply
    AC Adaptor
    Current draw
    850 mA
    Accessories
    Owner's manual
    AC adaptor
    Leaflet "USING THE UNIT SAFELY"
    Options (sold separately)
    Pedal switch: DP Series, Footswitch: BOSS FS-5U
    Expression pedal: EV-5
    Size and Weight
    Width
    472 mm
    18-10/16 inches
    Depth
    283 mm
    11-3/16 inches
    Height
    70 mm
    2-13/16 inches
    Weight
    2.4 kg
    5 lbs. 5 oz.

    Fonte: https://www.rolandus.com/products/details/1312/457/features/

    SIDIM
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Olá, boa tarde, bom, na verdade o System-1 faz parte do lançamento AIRA, ele é parte do conjunto, neste site tem mais informações :

    http://www.roland.com/aira/

    vadimVladimir
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Mas não é analógico não !!!

    Do site da Roland:
    "At its heart is Roland’s new Analog Circuit Behavior (ACB) technology"
    "Tecnologia de Comportamento de Circuito Analógico"

    Do link: http://goo.gl/QlSS1m
    "In other words, it’s Roland’s take on what is presently state of the art in emulating analog gear"
    "Emulação analógica"

    Mas pelos vídeos o som é muito bacana e os módulos são muito bonitos :)

    silvG8
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Porqueria..........

    Tem muita coisa no mercado atual com um preço melhor e com a sonoridade MUITO melhor. Pensa no Bass Station 2 da Novation... esse digital com 4 notas de polifonia é muito fraquinho.

    Richmiranda
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Como o SIDIM falou, é apenas um dos produtos AIRA. Pensei que fosse um lançamento bem recente mesmo. Só me confundi porque no site da Roland EUA, no link Products/Keyboards/Synthesizers constam apenas este teclado e um TB-3, sendo que há um link específico para os produtos AIRA no site americano. Neste caso, deu-me uma impressão de que fosse mais um lançamento da Roland propriamente dito. Culpa deles também, rsrsrs

    Richmiranda
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Agora gostei dos timbres dele pelo que eu vi nos vídeos.

    Greenwood
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Tem uma demo legal aqui:



    silvG8
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Richmiranda
    Greenwood
    Ouvi até um negócio engraçado em uma das demonstrações que vi...

    "The fastest LFO of all times"... foi de rir. É engraçado que eles não conseguem fazer o LFO chegar na frequencia audível, como acontece com outros instrumentos (Moog, DSI), sendo que o controle também é digital nestes outros.

    Isso nada mais é do que um Gaia disfarçado..... na boa.

    Tentei ouvir/ver o vídeo acima, mas não rola... o "color" por exemplo altera ou o comprimento do pulso de onda ou a desafinação dos "supersaw" da vida. É tudo reaproveitamento dos instrumentos mais antigos.

    No final enfiaram uns efeitos marromeno pra completar o projeto.

    Desses ARIA, acho que o único que promete alguma coisa é o TR-8... o resto é resto.


    Vejam os vídeos abaixo e vejam se esses novos AIRA chegam perto... especialmente no filtro. Sem efeito pra disfarçar os defeitos... no caso do Bass Station 2, ele até tem efeitos, mas são relacionados ao filtro (overdrive de verdade do filtro e modulação em alta frequência com o OSC1 controlando o filtro como um LFO).
    https://www.youtube.com/watch?v=zNTnBK96zvY
    https://www.youtube.com/watch?v=5NiCFI8rvjU

    Casper
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    No início, quando apareceu essa série eu imaginei que seria
    algo diferente, uma recriação mesmo dos circuitos originais,
    algo que seria realmente atrativo. Mas não é isso que a Roland fez.

    Nem essa TR-8 eu achei interessante. Como é digital, deveria
    ter muito mais parâmetros, mas muito mesmo, que o equivalente
    analógico para ser atrativo.

    Na faixa de preço dos AIRA, eu consigo encontrar, para cada um deles,
    um equivalente MUITO mais interessante.

    Por exemplo:

    AIRA TR-8 - Nord Drum 2
    AIRA TB-3 - Ladyada x0xb0x (se comprar o kit sai o mesmo preço)
    AIRA VT-3 - Digitech Vocalist Live Fx
    AIRA System 1 - Korg MicroKorg XL+

    vadimVladimir
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Isso nada mais é do que um Gaia disfarçado..... na boa.
    Cara, desde que eu comecei a frequentar o fórum eu aprendi muito com vocês. Mas pra mim parece que o Gaia é um Juno Di com botões físicos que há no software editor e esse Aria é exatamente o mesmo coração deles com mais botões físicos do software.

    Parece que criaram apenas um controlador. (E se fosse essa a ideia seria ótimo, era só ausentar o teclado e rechear de botões, pois o layout ficou muito bom).

    Esse papo de que levaram muito tempo estudando pra chegar em um simulador de comportamento analógico parece muito furado...

    silvG8
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Casper
    Cara, com toda certeza... se avaliarmos o preço (absurdos $600), tem muita coisa melhor. Todos os seus exemplos são algumas das possibilidades. :)

    vadimVladimir
    Cara, o foda é que essas empresas grandes (Roland, Korg e Yamaha) fazem qualquer coisa pra vender instrumentos. O pior de tudo é que vendem pra cacete única e exclusivamente devido à boa propaganda.

    Na moral, eu não falei antes porque sei que temos um representante da marca aqui no fórum e etc. , mas não me aguento: esse troço é um lixo.

    Porque alguém em sã consciência compraria algo baseado em coisas que ainda estão por vir????? (pelo que entendi, a idéia é que essa parada verde seja um controlador para instrumentos virtuais que a Roland vai lançar baseado nos seus clássicos, sendo que se pode importar esse VST pra dentro do teclado)

    Aí eu pergunto: por quê já não fizeram a merda do instrumento com tudo dentro?? É iludir o comprador, na boa... Lembro do meu G8... SUPERNATURAL, placas, etc. Ficou somente em 3 e ainda assim eram extremamente superfaturadas.

    Para todos que se interessaram pelo AIRA System 1:
    Por favor, vamos tentar algo diferente. Não dê seu dinheiro num instrumento digital com uma limitação ridícula de 4 vozes (ainda se fossem excelentes, coisa que claramente não são) e todas as outras embromações e vejam a pequena lista abaixo com sintetizadores que cabem dentro do orçamento de 600 dólares. Lembre... só sintetizadores comercialmente bastante disponíveis. Se for pra considerar coisas mais escondidas a lista vai pelo menos dobrar!

    - Novation Bass Station 2 ($499)
    - Arturia Minibrute ($499)
    - Arturia Microbrute ($299 - compra 2!!!)
    - Novation Ultranova ($599)
    - Novation Mininova ($399)
    - Korg Microkorg ($399 - XL $499)
    - Korg MS-20 mini ($599 - caro!)
    - Roland Gaia SH-01 ($599 - caro, mas melhor que isso! mais fraco da lista...)
    - Korg Volca Beats + Keys + Bass ($350 - sobre quase um Microbrute!) *
    - Moog Minitaur ($550 - sim, compre um Moog!) *
    - DSI Mopho ($399) *
    - Waldorf Blofeld ($499 - um dos melhores da lista) *
    - Waldorf Rocket ($399) *

    * Módulos

    Enfim... acho uma grande burrada investir nisso.

    Me desculpe amigo da Roland, isso não é nada específico contra a empresa e como ela é representada aqui. Se trata apenas da minha opinião pessoal sobre o que é esse instrumento e as opções que temos para substituí-lo.

    Por via das dúvidas, já copiei a lista aqui........ ;)

    vadimVladimir
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Esses instrumentos que vcs estão listando deveriam entrar em um tópico de alguma coisa por aqui ou no seu blog.

    Não conhecia os Waldorf Blofeld.
    O vídeo que achei "Creating an expressive synth Piano on Waldorf Blofeld" é muito bacana, putz o cara sabe mesmo o que fazer com um synth!
    https://www.youtube.com/watch?v=W9GhDygEGms

    André Luiz Keys
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    silvG8

    É pra isso que serve a lista.. pra discutir sobre os produtos, prós e contras.

    Antes de trabalhar na Roland, sou tecladista e músico, então não hesite em expor sua opinião, por que eu sempre fiz isso por aqui...

    Eu sou totalmente aberto aos comentários, sejam positivos ou negativos...

    Acho que todos nós estamos no fim buscando um único propósito.. a melhor sonoridade e custo benefício, seja da marca A, B ou C..

    Vamos continuar a discussão...

    Um grande abraço,

    André Luiz

    Richmiranda
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pelo que tinha visto no anúncio, pensei que fosse totalmente analógico, mas me enganei. De fato, este synth não dá para competir com moogs, dave smith, access, dentre outros, mas achei que o Roland tem até uma sonoridade boa. Pena que não é algo revolucionário, ao contrário do que dá a entender o marketing.

    Greenwood
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    silvG8

    Cara, sempre vai ter público pra este tipo de teclado. Um imitador de analógico, com sons bem agressivos, e um visual belíssimo (achei muito loucas as luzes verdes).

    A Roland é (muito) mais esperta do que a gente imagina. Ela sabe que não adianta gastar os tubos pra ficar uma espécie de Moog. Entre um Moog e uma espécie de Moog, todo mundo ficaria com a 1ª opção. Então ela vai pra onde ela sabe fazer!!!

    Maestron
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Uma coisa nós não podemos reclamar, há uma boa diversidade de instrumentos baratos que oferecem benefícios interessantes! Basta dar uma olhada na ótima lista do SilvG8 e ainda acrescentar várias outras maquininhas interessantes e baratas... Esse System-1 realmente não parece grande coisa e não gostei do visual dele... Mas tem gente que vai gostar por um motivo ou outros e, como disse o Greenwood, com certeza vai ter público.

    Eu fico feliz vendo a Roland e a Korg investindo na simulação de analógicos, quero ver a Roland investir mais em analógicos de verdade. Só a Yamaha que ainda está tímida nesse nicho, mas a enxurrada de minis, micros, módulos, me deixa muito feliz como futuro consumidor de analógicos!

    Richmiranda
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Na Sweetwater, $599,00. Aqui no Brasil deve beirar na casa dos R$3.000,00.

    Greenwood
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pessoal,

    Assisti a umas novas demos... eu teria coragem, viu?

    O lance do "plug out" é uma sacada e tanto!!!

    Joaovitp
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Qual é a diferença dele para o Gaia? ele é superior ou inferior?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo Roland System-1