Dúvida sobre Intervalos (Teoria Musical)

    Autor Mensagem
    AngeloMarsili
    Membro Novato
    # dez/16


    Tomando como base o estudo de intervalos nas partituras, classificando os intervalos com base nos espaços e linhas, qual é a nomenclatura de um intervalo de quinta com 5 semitons e um intervalo de quinta com 9 semitons?

    Tive essa dúvida no caso de acidentar a nota mais alta para um sustenido e a mais baixa para um bemol ao mesmo tempo (9 semitons), ou a nota mais baixa para sustenido e a mais alta para bemol (5 semitons).

    Um exemplo desse caso seria um intervalo Gb - D# (9 semitons) ou G# - Db (5 semitons). No livro que estudo, o autor chegar a representar esses intervalos como de quinta, mas na tabela não existe classificação de quinta para 5 ou 9 semitons.

    Sanaria uma grande dúvida minha quem pudesse responder. Abraços.

    Synth-Men
    Veterano
    # dez/16
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    AngeloMarsili

    Gb - D# (9 semitons) - sexta (cifra: 6) - intervalo de sexta
    G# - Db (5 semitons) - Quarta suspensa (cifra 4; sus) - intervalo de quarta



    Tomando como base o estudo de intervalos nas partituras, classificando os intervalos com base nos espaços e linhas, qual é a nomenclatura de um intervalo de quinta com 5 semitons e um intervalo de quinta com 9 semitons?

    Meu amigo bom dia!

    Sugiro que leia novamente o trecho do seu livro que refere-se a intervalo e caso tenha professor, pergunte a ele novamente.

    Se um intervalo tem 9 semitons, ele não pode ser de 5ª, O que podemos é começar a contar estes intervalos a partir da 5ª nota do teclado que é a nota SOL e está será a tônica (inicio) da contagem dos intervalos.

    Por exemplo, o nono intervalo da nota e tônica SOL é a nota MI . A nota MI representa o intervalo de 6ª na escala de SOL.

    O nono intervalo da primeira nota do teclado que é a nota DÓ, será a nota LÁ. A nota LÁ representa o intervalo de 6ª na escala de DÓ.

    Em cada escala de uma tônica ou tom, as notas tem um nome, relativo a suas funções nestas escalas. São justamente estas funções que dão nomes a estes intervalos.

    Aqui neste tópico tem algumas explicações, para se chegar em uma ideia concreta: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/195119/p26

    Sugiro ainda que não abandone de forma alguma o livro que está seguindo, pois a sua dúvida é duvida de quem esta no caminho certo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
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    Se é grafado como G a D será uma quinta
    A 5 junta e G a D entao se aumneta meio tom G D# teemos uma 5 aumentada
    Se aumenta mais uma Gb D# teremos uma 5 "mais que aumentada"

    Mesmo caso diminuindo
    G D justa
    G# D diminut
    G# a Db 5 "mais que diminuto"
    .......................

    Perem se a grafia muda se escrevemos Ab prata C# por ser A C é uma terca maior Ab C 3a aumentada Ab C# 3a "mais que aumentado"

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/16
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    Se é grafado como G a D será uma quinta
    A 5 junta e G a D entao se aumneta meio tom G D# teemos uma 5 aumentada
    Se aumenta mais uma Gb D# teremos uma 5 "mais que aumentada"

    Mesmo caso diminuindo
    G D justa
    G# D diminut
    G# a Db 5 "mais que diminuto"
    .......................

    Perem se a grafia muda se escrevemos Ab prata C# por ser A C é uma terca maior Ab C 3a aumentada Ab C# 3a "mais que aumentado"

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