Manutenção M-Audio AXIOM 49 (Onde fazer resoldagem de componente?)

    Autor Mensagem
    brunonz
    Veterano
    # abr/14


    Olá pessoal!

    Meu Axiom 49 está com mal contato na entrada USB type B e gostaria de fazer a manutenção. Já busquei informação por ai e precisa desoldar e soldar novamente o componente novo, que custa US$5,00.

    Porém a assistencia tecnica autorizada da M-Audio quer me cobrar R$220,00 pelo serviço...1/4 do valor que eu paguei no controlador para trocar uma peça de US$5,00!!!

    Alguém conhece algum lugar que possa fazer essa resoldagem da peça?? É algo muito simples!! Mas não tenho como fazer sozinho

    Obrigado pessoal!

    vadimVladimir
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    A máxima dos técnicos é a seguinte: "Caro não é apertar um parafuso é saber qual parafuso apertar" !

    Se for levar pra assistência, realmente tem valor/hora de serviço e pode ser que o mínimo lá seja R$220.

    Provavelmente o problema não é o conector usb, é mais provável que seja a trilha da placa onde ele está soldado, que está se soltando. Mas é necessário abrir pra dar uma olhada. Se for a trilha, é só utilizar um pequeno pedaço de fio rígido pra refazer a conexão, se a trilha estiver ok, então troque o conector.

    Existe um manual nas assistências chamado "manual service"/"manual notes"/"manual de serviço". Que é o manual de reparo do aparelho, mostra até como desparafusar. Mas é difícil de encontrar pela rede e os caras não passam pra qualquer, se não eles perderiam o ganha pão.
    Exemplo: http://manuals.fdiskc.com/flat/Roland%20JV-90%20Service%20Notes.pdf

    Mas talvez isso possa lhe ajudar:
    http://www.youtube.com/watch?v=gBIaBxUX4h8
    http://www.youtube.com/watch?v=KjNV4O8UoOk

    brunonz
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Olá Vladimir, obrigado pela resposta.

    O problema está no conector mesmo, ele está "frouxo", por conta de plugar, desplugar, ficar mexendo para um lado e para o outro. É um problema bem comum, principalmente nestes axioms.
    Seu pudesse fazer sozinho faria igual a este video:
    https://www.youtube.com/watch?v=Ft5wod0tX9M
    Vá até os 30 segundos para verificar.
    Mas é que realmente não tenho experiência em soldagem. A gente é totalmente desrespeitado quando te falam que trocar uma peça de US$5,00 custa 1/4 do valor do controlador, isso não existe. Se custasse mais que R$50,00 já acharia caro.
    Alguém conhece algum técnico em SP que possa me ajudar?

    vadimVladimir
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Bruno, mas parece muito tranquilo mesmo. Pelos vídeos, é só soltar parafuso que o console já sai sem aqueles encaixes que quase sempre quebram.

    É só utilizar um ferro de solda de 25w ou 30w pra não aquecer demais as trilhas, e utilizar um sugador de solda pra fazer a remoção do conector. É bem tranquilo.

    Mas é como eu disse, se o cara for fazer o reparo pelo preço de peça ele vai passar fome. Resistores comprados em quantidades custam +-1 centavo, capacitores variam pelo tipo mas na média 25 centavos, transistores 10 centavos... Mas o cara fazer um curso técnico e pra ganhar experiência pra fazer o reparo leva tempo e custa dinheiro. Não estou defendo o valor de R$220, mas a empresa tem que pagar o funcionário, despesas, pagar impostos etc. Pena que no Brasil o produto final custe tão caro, se fosse como nos EUA a gente jogaria no lixo e compraria outro. Mas aqui temos que bancar os mensaleiros... aí já viu ?!?!

    Pena que estou em Brasília, se não te dava uma força.
    Boa sorte.

    brunonz
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Com certeza existem custos. Não acho que deva custas US$5,00, claro que não. Mas acho que não é um serviço que necessite conhecimentos complexos...não custa R$220,00, não vale.
    Alguém mais? Não conhecem algum lugar que possa fazer isso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Manutenção M-Audio AXIOM 49 (Onde fazer resoldagem de componente?)