Dúvidas de um guitarrista querendo ser tecladista

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # mar/13


    Galera, recentemente me interessei pelo mundo das teclas e até perguntei aqui sobre um teclado para eu começar. Graças os amigos do fórum, me decidi pelo yamaha psr e-433, que devo comprar nas próximas semanas. Agora pesquisando mais pelo instrumento em si na net me deparei com duas perguntas que não consigo achar a resposta:

    1- Essa deve ser bem ridícula pros experientes da área, mas no cifra club quanto tu pega uma música aparece os acordes, se você ir um pouco para o final da pagina aparece os acordes em violão, cavaquinho e teclado. Logo, pesquisando várias músicas meio que percebi que os acordes geralmente são formado por três notas, exemplo:
    B maior seria: B Eb F#
    G maior seria: G B D
    C maior seria: C E G
    Minha pergunta chega ai, quando se tem o C nas músicas, ao invés de ser representado pelas 3 notas com essa sequencia logica de intervalos para os acordes maiores, ele é SEMPRE representado simplesmente pela nota G. O que pra mim como guitarrista não faz sentido, é assim mesmo só tocar a nota G tu tem um acorde de C, ou todas as cifras do site estão erradas nesse quesito?

    2- Minha segunda é simples: Pretendo fazer aulas de teclado ou piano, como todo mundo diz que pianista toca teclado e tecladista sofre com piano. Qual vocês mais experientes me aconselham a fazer aula? Aula de piano ou de teclado? Qual é mais aconselhável?

    Bom é isso, grande abraço.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Estude um pouquinho de teoria musical ... o que vc aprender para a guitarra serve para o teclado e vice versa ...

    qualquer acorde natural maior é formado por 3 notas ... a Tônica, sua terça e sua quinta ... portando um acorde de Dó maior (C) é Dó Mi Sol ...

    Quando vc encontra "C" ou as outras letras que representam um acorde em junto de uma letra, chamamos isso de cifra, é uma forma resumida de escrever um acorde... C ... Cm .. D7 ... Gm ... digamos, uma simbologia.

    Outra coisa, vc disse que não faz sentido para vc que é guitarrista ... bom .. como falei acima, estude um pouco mais ... vc verá que faz sentido.

    thms555
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: thms555
    · votar


    cara, acho que você não entendeu realmente nada do que eu falei. Eu sei tudo isso que você disse, a minha dúvida não é essa. É muito simples, pq o acorde de Dó está representado só com a nota Sol, ao invés das notas Dó Mi Sol, como nos outros acordes que vi nas cifras do site.

    Frio
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    É pq normalmente na mão esquerda so se toca a tonica e a quinta seja ela maior ou menor, nao faz diferença, por isso q nas cifras aparecem assim.

    thms555
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    mas entao quer dizer que se eu tocar a quinta do acorde, é como se eu tocasse o acorde inteiro com tonica terça e quinta? Tanto faz eu tocar no lado esquerdo a tonica ou a quinta? Tipo quero um acorde de Ré, eu posso só apertar a tecla de Lá?

    Buja
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    thms555
    Tipo quero um acorde de Ré, eu posso só apertar a tecla de Lá?

    Depende. Sobre uma melodia em D maior voce pode tocar a nota A, como quinta do D maior. Voce poderia tambem tocar A propria tonica D, ou F#, ou G enfim todas as notas que formam a escala de D maior. É so estudar um pouquinho de teoria musical, rapidinho voce ja pega o jeito.

    ps: Resolvi dar pitaco porque nao consegui ser tecladista. Sou guitarrista tambem. Infelizmente tentei, tentei e tentei mais um pouco e descobri que nao tinha tecnica pra tocar teclado. Realmente meu mundo é das cordas. Mas amigo, se esforce que voce consegue. Uma dica que eu dou é a seguinte. Eu so consegui tirar alguma coisa do teclado, porque eu tinha uma boa nocao de teoria e conseguia transpor a guitarra e o baixo para o teclado. Sem teoria, infelizmente amigao, acho que nao dá nem pra sair do lugar pulando da guitarra para as teclas. É serio....

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Minha pergunta chega ai, quando se tem o C nas músicas, ao invés de ser representado pelas 3 notas com essa sequencia logica de intervalos para os acordes maiores, ele é SEMPRE representado simplesmente pela nota G. O que pra mim como guitarrista não faz sentido, é assim mesmo só tocar a nota G tu tem um acorde de C, ou todas as cifras do site estão erradas nesse quesito?

    fui ver uma cifra pra entender a sua pergunta
    e o desenho do tecladinho lá está errado mesmo
    pra quem não entendeu, olha por exemplo esta aqui: e veja como está marcado o acorde de C para oteclado
    http://www.cifraclub.com.br/legiao-urbana/pais-filhos/#ins=tec

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    cara, acho que você não entendeu realmente nada do que eu falei.

    talvez ...

    Eu sei tudo isso que você disse

    ótimo !! :)

    ...pq o acorde de Dó está representado só com a nota Sol...

    pq o site está com algum problema ... existe outra resposta?

    veja bem ... se vc conhece a teoria, ela não muda ... já o site ... :)

    Abraço!! :)

    Greenwood
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    thms555
    Não confie cegamente nos sites, meu filho.
    Compre um livro de teoria musical (harmonia).
    E pode se matricular em Piano e chegar em casa e tocar no teclado. Não tem problema nenhum.
    Bem-vindo ao mundo das teclas. Vc vai ver que é mais fascinante que o das cordas.
    Welcome, my son... welcome to the machine! Where have you been?
    It's alright... we know where you've been...

    Buja
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Greenwood
    Bem-vindo ao mundo das teclas. Vc vai ver que é mais fascinante que o das cordas.
    E realmente é. Pena que é pra poucos.

    thms555
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Valeu pelas respostas pessoal. É me parece mesmo que o cifra club ta com o acorde de Dó representado erradamente em todas as músicas do site kkkkkk. Por isso que estranhei muito isso e fiz o tópico, não fazia e não faz sentido algum (até faz pq é a quinta, mas não do jeito que o site coloca).
    Alguém tinha que avisar o moderador do site pra arrumar isso, TODAS as músicas que eu vi o acorde de C era daquele jeito.

    Bom, quanto a minha segunda pergunta acho que a galera esqueceu de opinar mesmo huauha. Então, eu não expliquei direito, mas não pretendo me tornar um tecladista profissional, nem pianista que toca coisas complexas, clássicas e com um alto nível técnico (não por não querer, mas simplesmente pelo fato de ser algo muito difícil nesse ponto da minha vida, tenho 19 anos e sempre toquei guitarra/violão, que já são instrumentos para se estudar a vida toda). Eu sou um guitarrista, e vou morrer tendo a guitarra como meu primeiro instrumento. Mas queria aprender a tocar teclas para compor, e aumentar minha versatilidade como músico, saber criar um riff, fazer um acompanhamento, uma base transposta do violão ou criada ali mesmo, ter uma ideia de arranjar uma música nas teclas.

    Por isso que pergunto, eu vou comprar um teclado pelo preço/espaço/custo-benefício, mas é mais negócio entrar em aula de piano ou teclado? Pq sempre me falam que piano é mais completo, quem toca piano toca teclado, não o inverso. Qual vocês me aconselhariam?

    macaco veio
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    a cifra é igual pra todos os instrumentos, as pessoas é que não sabem como cifrar, ou sabem demais e inventam cifras só pra contrabaixo, cifras só pra teclado, cifras só pra violão e por ai afora, ex: C5 pra guitarra, é C sem a terça, é rídiculo, se é pra inventar melhor seria Csem3, ou C-3, e na realidade quando se toca esse C5 se está tocando um C9 na guitarra.
    Sugiro pra iniciantes de teclado ou piano dar uma atenção especial a mão esquerda pois a esqueda é que faz a grande diferença de como tocar piano ou teclado no tocante ao tipo de som que se esta usando (orgão, piano, strings, etc). Ora se toca de mão cheia fazendo acordes, ora se toca fazendo só baixos e ai é onde se faz muita confusão na hora de cifrar ou na hora de se tocar uma cifra.
    Mesmo na guitarra, cifra pode ser ainda mais complicado devido aos saltos que se da entre as notas nas inversões ou oitavas, mas usando bem a lógica na hora de cifrar se consegue uma certa coerencia pra cifra sair igual pra todos os instrumentos. Os amantes de bossa nova que o digam, se julgam os maiores cifradores do planeta mas sinceramente é cada coisa que ja vi que nem perco mais tempo, prefiro ler a partitura se houver ou tirar de ouvido mesmo. Palavra do macaco veio.

    thms555
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de um guitarrista querendo ser tecladista