Pedal Sustain Fantom G6 Duvida

    Autor Mensagem
    andematos79
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: andematos79


    Amigos estou com algumas duvidas sobre o Pedal Sustain ( HOLD ) no FANTOM G6, não estou conseguindo tocar bem alguns instrumentos como Strings, Flautas entre outros , pois ao pressionar o Pedal as notas estão embolando demais, principalmente nos Strings , e quando tiro o pé , fica um vazio entre um acorde e outro, minha pergunta é : - Existe alguma regulagem no efeito da sustentação ?
    Outra dúvida seria a seguinte : - Estou usando um pedal da Yamaha FC4 , seria melho um pedal da Roland ou isso não tem nada e ver ?

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Cara, creio que o Fantom deve aceitar qualquer tipo de sustain, até porque é só um mísero contato on-off dentro dele. A maioria dos teclados hoje em dia reconhece o tipo de pedal (normalmente fechado ou normalmente aberto) quando é ligado.
    Sobre o som embolar, talvez seja só a sua técnica mesmo. Quando você se acostuma com o teclado e com o pedal é mais fácil trocar os acordes sem embolar ou sem deixar tanto espaço vazio.

    Richmiranda
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79

    Como assim as notas embolam? Pelo que eu entendi, as notas ficam embolando na passagem de notas enquanto você solta e aperta o pedal imediatamente, é isso?

    Richmiranda
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79

    Como assim as notas embolam? Pelo que eu entendi, as notas ficam embolando na passagem de notas enquanto você solta e aperta o pedal imediatamente, é isso?

    Artref
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Artref
    · votar


    Amigo, parece-me que você ainda não pegou o jeito de usar o sustain. Ele não deve ser pressionado direto, exceto em casos muito específicos. Pra flauta não se usa sustain, você tem que ligar as notas com "os dedos" mesmo. Strings solo mesma coisa. Se for strings feito em acorde, você basicamente solta e aperta logo depois deixando pressionado o pedal acada vez que você mudar o acorde. Sustain tem técnica e tudo, principalmente no piano, inclusive com opiniões divergentes de como e quando usar. Abração!

    Rick Pac
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    Deixe-me te dar um toque :
    Os parâmetros básicos de um envelope ( contornos) de uma onda são
    Ataque, Decay , Sustain e Release, o famosíssimo ADSR.
    Quando você aperta o pedal de sustain o valor do mesmo =127, tirando o pé= 0.
    Mas se na programação o release ( tempo que a nota dura quando o sustain=0, isto é quando você tira o pé) tem um valor grande, a nota continuará , criando a famosa embolação de notas.
    Sugiro você rever os valores de release e a programaçãpo de reverb e o poderosíssimo módulo de efeitos do seu Fantom.

    Tentei usar uma linguagem bem basicona para me fazer entender.

    Sugiro também a leitura do livro de conceitos básicos de programação de synths do Pakito.

    Mais uma vez eu insisto da necessidade de um músico conhecer e dominar o seu instrumento para um maior aproveitamento e torná-lo bem dentro de suas necessidades diárias profissionais..

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Onde tais parametros no G6 ???

    Rick Pac
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    andematos79
    And , Tio Ricardo foi no Google, baixou o manual e vai te dizer agora a página :

    http://www.roland.com/support/article/?q=manuals&p=FANTOM-G7&id=181079 3

    TVA Envelope Time e Envelope Level- Página 102 do manual em inglês.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    HEHEHE valeu amigo pela ajuda chegando em casa vou trabalhar !!!

    Rick Pac
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    andematos79
    Mas leia o que Artref escreveu .
    Sustain se usa para pianos acústico e elétrico, como efeitos em alguns outros timbres , mas em flauta não imagino como . No caso de Strings o uso de sustain tem que ser com muito critério
    Para tentar simular um instrumento , observe bem a execução de um real, inclusive com pausas para simular a respiração do "músico". Já escutei solos de "sax" em teclado com 1:30" , sem pausa. . Acho que somente músicos com excepcional técnica de respiração circular conseguiriam,... hehehe

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Desculpem amigos quis citar um exemplo mas acabei usando flauta e na verdade não era bem isso , minha maior dificuldade é com String mesmo , queria um som mais incorpado , como eu usava nos teclados da Linha PSR , mas agora devido a diferença ou o som embola eu fica seco sem o pedal ... O lance é técnica então ?

    Rick Pac
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    andematos79
    Vá no TVA Envelope e vá aumentando pouco a pouco o release do timbre, até que ele não fique tão "seco " ao tocar sem pedal . Mas cuidado: se colocar demais será uma tragédia !
    Outra coisa que pode fazer é colocar um reverb com mais presença .

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Queria uma dica sobre como deixar o Strings bem encorpado no G6 ? Meu som está seco , agudo muito estranho , alguma dica ?

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Um half damper ajudaria ?

    Rick Pac
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Deixe- me entender andematos79 você quer deixar o som de Strings do seu ROLAND FANTOM G6 tão "encorpado" quanto do seu YAMAHA PSR?
    Acho difícil ...

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    É imaginei que seria ... Não quero ser mal interpretado RICK PAC , eu disse no sentido de simplicidade , era simples tocar não tinha que fazer nada , não exigia técnica , agora estou entranhando , mas sei que o certo é assim , aquele som encorpado não terei mesmo ... Jamais quis me referir a qualidade do timbre em si ... Obrigado pela ajuda

    Artref
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79, você vai perceber que vários recursos que você tinha no seu PSR não estavam de fato te ajudando e sim atrapalhando, mas isso vai ser bom pra você como músico.

    Você precisa ser mais específico nesse "som encorpado" do PSR, rs rs.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Rsss , tipo deixa eu tentar ... O Psr tem o Sustain próprio sem precisar de pedal , e o som era cheio , mas mesmo com o sustain , ele não segura a nota , tem uma sustentação limitada , por isso não embola , e o som era bem espacial ( não sei como explicar ) !!!

    silvG8
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    O que você pode fazer para falicitar a sua vida é limitar a polifonia apenas do layer de strings. No Fantom-G isso é relativamente fácil de fazer (pelo menos que eu me lembre!)....... você pode limitar a quantidade de notas que os strings tocam e deixar o piano soar as notas. De qualquer forma, vai chegar um ponto que vai "cortar" a polifonia, o que pode ser acompanhado de um artefato no som.

    Boa sorte!

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Falou SilvG8 o mestre do Fantom ... Obrigado

    silvG8
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    andematos79
    Hehehe... depois me diz se funcionou. :)

    Rick Pac
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    silvG8
    Só a título de curiosidade = a determinação do nº de polifonia para cada instrumento do layer já existia na linha Roland XP.

    andematos79
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    estou editando o release ficou muito bom inclusive os strings, obrigado amigos !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Sustain Fantom G6 Duvida