Sobre sintetizador e seu significado.

Autor Mensagem
waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


entendi entào a posiçào. Então o ponto sustentado é que mesmo que um rompler tenha filtros, envelopes, lfo, não devia ser chamado de synth?

Gus79
Veterano
# jan/13
· votar


Amigos,

Qualquer equipamento feito para criar ou manipular um timbre a partir de sinais elétricos ou eletrônicos, sintetizando algo novo, é um sintetizador.

Um PSR-413 é um sintetizador.

Um Moog Voyager também.

Evidentemente, há sintetizadores melhores e piores. Há sintetizadores que eu gostaria de ter e sintetizadores que eu não gostaria de ter.

(Isso funciona com muitas outras coisas: há carros que eu gostaria de ter, há carros que eu não gostaria de ter, mas todos eles são carros; há mulheres que eu gostaria de traçar, outras não, mas não deixam de ser mulheres por serem mais gostosas ou menos gostosas).

Mas todos os teclados que permitem a manipulação do timbre, seja no próprio teclado, seja por meio externo, são sintetizadores no sentido estrito do termo.

Agora, se teclados que não permitem a edição dos timbres, como esses CSR que vendem nas Casas Bahia, são sintetizadores... isso eu não tenho posição definida. Talvez possam ser considerados sintetizadores, talvez não.

fernando tecladista
Veterano
# jan/13
· votar


Hoje em dia, qualquer teclado eletrônico é tratado como sintetizador,

nem tanto "hoje em dia"
por exemplo um roland E-30
foto

já vinha com o termo "synthesizer" e você manipula timbre nele igualzinho um PSR 233

seu eu for pela definição do termo geralmente é igual a este da wikipedia:
Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando diversas técnicas
o que nessa, entra todo mundo, já que é projetado para "produzir" o que é diferente de "alterar"

do ponto de vista do que se usa por ai a divisão mais simples é a de que altera o timbre é sintetizador e que não altera é só teclado

fora isso é uma confusão de tendencias termos, formas como são gerados os timbres e cada vez isso aumenta e fica mais dificil definir alguma coisa

-------------------------------------------------
vendo o tópico eu lembrei de outra discussão como a do "vinho"
as vezes você ve anuncios como "vinho de maça", vinho de morango, vinho de jabuticaba....
mas vinho é só de uva

Berg Varela
Veterano
# jan/13 · Editado por: Berg Varela
· votar


Gente Parabéns pelo post,tópico que vai ser muito útil para consultas posteriores

Mas eu fui ver o significado de sintetizador que o Fernando tecladista achou no Wikipedia e colocarei mas alguns trechos pra ficar mais claro as coisas.

Sintetizador
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados artificialmente, usando diversas técnicas.
Um sintetizador cria sons através da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou por uma combinação de vários métodos. No estágio final, as correntes elétricas são usadas para causar vibrações no diafragma de caixas de som, fones de ouvido, etc.

Técnicas de síntese:

Síntese aditiva
Síntese subtrativa
Modulação por frequência (FM)
Modulação por etapas
Distorção de Fase (PD)
Leitura de formas de onda (Sample playback)
Síntese vectorial (Vector synthesis)
Sequência de ondas (Wave sequencing)
Tabelas de ondas (Wave table synthesis)
Modulação física (Physical modelling)

Eu li todos os tópicos e achei muito interessantes todas as colocações,mas esse artigo que eu achei foi o que mais chegou perto de minha opinião.

Resumindo,como vcs podem ver,a palavra sintetizar tem varias técnicas,e as empresas usam a palavra na nomenclatura de seus teclados,porque elas usam uma ou varias técnicas de síntese para construírem o seus teclados.

Edson Caetano, parabéns pelas suas colocações,sempre serão bem vindas aqui,mas como vc falou.

Ao meu ver se o synth, se não tiver um preset básico chamado INIT, para você criar a partir do zero, inserindo os devidos osciladores, os envelopes, os filtros, os efeitos, ele não está sintetizando nada

O JV-80,90,XP-80,FANTOM FA,JUNO-G,JUNO STAGE,são exemplos que todos tem esse Patch INIT,que nem som tem,se vc quiser começar o timbre só com um OSC,dente de serra e ir sintetizado vc transforma ele em um LEAD,PAD e etc se quiser.isso é uma técnica de síntese

Mas vejo que vc gosta da técnica de síntese dos VAs e Analógicos puro em sua essência, parabéns vc tem muito bom gosto,quem dera eu ter recursos pra ter um instrumento desses.

silvG8

Os "dois supra-citados" são Motif XF e Fantom-G. :)

Só pra adicionar...
O Jupiter-80 é um sintetizador digital.
O Kronos é um sintetizador digital.
O Krome não é um sintetizador.


Juro que não entendi suas colocações,o que é que difere a síntese do JUPITER-80,MOTIF XF,FANTOM-G,KRONOS o motor de sintese,KROME,M3,M-50,JUNO Di ?

Todos esses teclados como um JV-80,XP80 são iguais na parte de síntese,com caminhos e nomes diferentes,mas iguais na forma que é feitas as construções dos patch,performace e combi.

Casper
Caro Berg Varela:

O fato de mudar a forma do Piano não altera o fato que ele
não "cria", ou melhor não sintetiza o timbre do piano, por isso
não é um sintetizador.


leia meu post e releias a sua colocações.
Vou relembrar um trecho do seu post inicial.

Na minha cabeça, sintetizador é algo
capaz de sintetizar algo, por algum método qualquer.


Por fim, parabéns a todo mundo pelo seus post,todos tem suas opiniões formadas sobre o assunto e é muito legal trocarmos ideias,mesmo que sejam contrarias,mas a vida é assim mesmo.

silvG8
Veterano
# jan/13
· votar


Berg Varela
Juro que não entendi suas colocações,o que é que difere a síntese do JUPITER-80,MOTIF XF,FANTOM-G,KRONOS o motor de sintese,KROME,M3,M-50,JUNO Di ?
Tanto no Jupiter-80 quanto no Kronos, existem osciladores baseados em modelos matemáticos e não amostras. Nos outros, tudo vem a partir de amostras.

Maestron
Veterano
# jan/13
· votar


Gostei do que o Gus79, disse e acrescento; até mesmo um radinho de pilha com o qual nós mexemos na frequência pode ser considero um sintetizador sob determinado ponto de vista...

Berg Varela
Veterano
# jan/13
· votar


silvG8

Entendi,Valeu amigo.

Synth-Men
Veterano
# jan/13
· votar


Acho que estamos chegando em pleno acordo.

Mexer na estrutura sonora do que está pronto, a ponto de alterar os rumos de suas formas de onda, é sintetizar, mesmo que o aparelho não seja em sua "essência" um sintetizador.

J.Dionatan
Veterano
# jan/13
· votar


Um dia descobri que o termo "Tecnologia" não se refere apenas a equipamento atuais (smartphones, ultrabook, tablets etc...) mas sim a tudo o que é modificado e criado através de processos. A Roda inventada na idade da pedra teve portanto tecnologia associada. Nunca mais consegui usar o termo tecnologia como os outros usam...

Um dia o Edson me ensinou que todo instrumento virtual é um VST e nem todo VST é um instrumento virtual. Nunca mais consegui usar o termo VST com os outros usam...

Hoje descobri que nunca tive um sintetizador... Nunca mais irei usar o termo sintetizador como os outros usam.

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


J.Dionatan
Cara tem coisas que a cabeça de cada um imagina, são nossos mapas, a gente tem que ampliar e absorver novos conhecimentos, seu exemplo de tecnologia é extremamente apropriado para o momento

Não podemos se limitar e colocar filtros muito grandes porque corremos o risco de ficar obsoletos... No sentido mais estrito da palavra síntese acabei concordando, tudo é síntese então, embora continue achando que não tenho um synth de verdade

Ps... O ser humano generaliza tanto que o termo VST virou um sinônimo, mas se trata apenas de um padrão, que pode inclusive acabar, e aí, por isso sempre fui a favor de usar IV, instrumento virtual, isso apenas, e o Dionatan foi o único até hoje que concorda comigo Hehe

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Edson Caetano

Eu concordo com vc! haaha

Enfim né, admito que em alguns momentos é necessário reduzir a ambiguidade dos termos. As conhecidas ambiguidades e polissemia de quem é mais ligado a ares de letras. E importantíssimas na hora de vc saber se está levando a Vanessinha ou o Vanessão pra casa.. hahahahahaha

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


J.Dionatan
Se tiver interesses em coisas mais filosóficas, dá uma procurada no documentário 'A traição pela tecnologia' de Jacques Ellul no youtube.

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


Isso é um exagero, discutir semântica é uma perda de tempo, é só uma palavra, e se ela caiu no uso popular com outros sentidos qual é o problema? Inventemos outra.

Agora, mesmo nessa parte de "se eu tenho controle sobre um oscilador é um sintetizador, se ele só toca playback não é" é bem questionável. A definição não é tão direta quanto parece.
Você pode olhar para um oscilador senoidal como uma array de números que está sendo lida, modificada e transformada em ondas sonoras, exatamente o mesmo processo de sintetizadores que se baseiam em samplers.

E se um piano digital usar não samplers, mas modelagem física? Ele estaria "criando" ou calculando samplers naquele momento, acho que é meio essa a idéia que vocês tentam passar de um sintetizador, mas, no fim, ele é realmente um sintetizador?

Acho legal saber e receber detalhes sobre o equipamento, mas não apenas pelo nome, e não adianta tentar lutar contra a corrente quando o assunto é a linguagem, é muito melhor adaptar-se.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Scrutinizer
Sim, eu não me incomodo muito com a questão semântica nesse assunto, mas entendo a preocupação dos colegas. Como disse, pra mim, qlqr equipamento que possa fazer modificações profundas nos elementos do som é um synth.

Aliás, eu preciso terminar de fazer umas pesquisas para embasar uma informação, mas me parece que boa parte dos V.A. gera os sons a partir de uma 'wavetable' definida nas ROMS, o que em última instância os tornaria de certa forma semelhantes aos Sample+Síntese (embora num nível diferente), que é exatamente o que vc cita como: Você pode olhar para um oscilador senoidal como uma array de números que está sendo lida, modificada e transformada em ondas sonoras, exatamente o mesmo processo de sintetizadores que se baseiam em samplers.

rick.sam
Veterano
# jan/13
· votar


Nesta briga o MM6 se encaixa como?

Edson Caetano
Veterano
# jan/13
· votar


rick.sam
Pela descrição do fabricante e da maioria aqui, um Synth

Mas um synth, como deve imaginar extremamente limitado e a longínquas milhas de um verdadeiro analogico ou vá puro

Por isso o tópico, até que ponto,um key é synth?

Meu E-66 vem como na foto do Fernando com nome de synth mas é um arranjador com ZERO de síntese, apenas um botão de reverb e chords, modulation e pitch, super synth nao é?

Synth-Men
Veterano
# jan/13
· votar


Ai ai...

Eu fiquei vários anos sem tocar e sem instrumentos... Os VST's foi que me motivou a voltar...

Talvez eu compre um GAIA ou um XW... não sei... Não quero nada que não seja USB...

VST de fato não é um Synth de verdade.. Instrumentos VST's e VST's não instrumentos. É uma realidade...

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Como assim VST não é um synth?
Um sample player como o Kontakt, não, mas um synth como o synthmaster, sim!

waltercruz
Veterano
# jan/13 · Editado por: waltercruz
· votar


Aqui, table-lookup oscillators.

Seria uma forma de tornar mais rápida a criação das ondas. Vou ver se consigo explicar de uma forma simples.

Por exemplo, para a criação de uma onda sawtooth, são necessários alguns cálculos complexos. Para facilitar o processo, o synth pode guardar em uma memória algumas sawtooths já calculadas, e faz uma busca nessas ondas já calculadas e com alguns cálculos bem mais simples (mudança de fase, etc) calcula o som a ser gerado.

Enfim, não sei se consegui me fazer claro, mas é um detalhe interessante da implementação dos synths digitais e vstis :)

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


para a criação de uma onda sawtooth, são necessários alguns cálculos complexos.
Logo esse exemplo? Sawtooth é um dos mais simples. :P
Uma senóide é bem mais complicada, já que a função seno tem que ser aproximada, por exemplo, pelo polinômio de taylor. Isso sem contar que deve-se interpolar os samples. E isso tudo não precisa ser feito na dente de serra. Mais simples só a onda quadrada.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Massa Scrutinizer, valeu por corrigir meu exemplo :)

Casper
Veterano
# jan/13
· votar


Caros colegas:

Percebo que minha visão sobre o que é um sintetizador é muito mais restrita que da maioria.

Se eu tenho um som em minha cabeça (exemplo - um som de cascos de cavalo batendo misturado com gaita de foles e sons de baleia em época de reprodução) e o equipamento em questão consegue “criar” esse som, ele é um sintetizador. Se não consegue, não é. Simples assim.

Mas certamente eu sou um caso a parte. Acho válido qualquer tipo de discussão.

Scrutinizer
Veterano
# jan/13
· votar


waltercruz
Acho que não cheguei a explicar nada realmente...

Mas a sawtooth pode se feita mais ou menos assim:
t=0;

t=t+p; (p é um incremento que depende da freqüência, do valor máximo e do sample rate)
se t>=n, t=0 (n é o valor máximo)

E aí manda pro auto-falante o valor de t.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Isso aí Scrutinizer, acho que saquei o que vc quis dizer!

Mas não sei se deixei claro meu ponto, enfim, se entrarmos nesse nível das coisas, poderíamos dizer que um synth que implemente formas de onda via table lookup é uma forma de ... sample playback :)

Enfim, ontem eu tava dando uma lida nessa série, quem tiver um pouco de interesse por programação pode achar interessante: http://www.earlevel.com/main/2012/05/03/a-wavetable-oscillator%E2%80%9 4introduction/

Synth-Men
Veterano
# jan/13
· votar


waltercruz
Como assim VST não é um synth?


R: Quero dizer na forma física. Na prática é igual sim. Inclusive no meu iphone tem um sintetizador massa!

Se lembra do tópico do synth bass matador? Então eu fiz com VST.

waltercruz
Veterano
# jan/13
· votar


Casper
Pelo que eu percebo, a sua visão ( e acho que tb a do SilvG8 e do Edson) dão uma ênfase maior a criação de um som a partir do nada - ex nihilo.

vadimVladimir
Veterano
# jan/13
· votar


Engraçado é que eu tenho a mesma dúvida em relação a classificação.

Depois que comprei o Juno Di, eu começei a estudar sintetizadores e tive que partir para o editor, pois o console é uma piada, cinco botões ?! putz !

Mas lendo um documento da Apple classificando sintetizadores eu acabei por pensar que não tinha comprado um ! Pois ao passear pelo editor, eu percebi que não posso criar sons a partir das ondas básicas (Sine, Sawtooth, Square e Triangle), sempre preciso selecionar algum som existente e modificar.
Trecho do documento: "Sound synthesis is the electronic production of sounds—starting from their basic properties, such as sine tones and other simple waves."

Mas fuçando um pouco mais no editor eu acabei encontrando as ondas básicas ! Estão na seleção de waves, será que isso não vale ?!
ex:
652 Sine
835 Triangle
Também há Square e Saw.

Se vc cria um novo patch o Juno Di seleciona o 0001 por padrão mas os outros parametros estão limpos, mas se vc altera para o 0652 (Sine), por exemplo, tudo o que vc ouve é o "HHHHHHUUUUUMMMMMMM" e brincando com os parametros vc chega em um novo som !
E em alteração de parametros o Juno Di tem tudo e um pouco mais que a literatura determina para um sintetizador.

Eu li todo o manual de implementação midi do Gaia e do Juno Di e o Juno Di tem todas as características do Gaia, o contrário não é verdade. O que quer dizer que eu posso criar um controlador externo com a cara do Gaia utilizando o Juno Di.

De todos os vídeos que eu assisti no youtube sobre a criação de sons no Gaia, eu consigo fazer as mesmas variações no Juno Di através do editor (Sendo que algumas alterações do LFO só estão disponível por mensagens exclusivas, nem no editor aparecem - é preciso ler o manual de implementação do Juno Di para maiores informações).

Eu infelizmente não encontrei o manual de serviço do Gaia, somente do Juno, pra comparar os esquemas e dar uma opinião a respeito da arquitetura. Mas como eu imaginava no link abaixo um usuário comenta que o Gaia também não possui um oscilador para gerar ondas básicas, é sampler.
http://forums.rolandclan.com/viewtopic.php?t=37736

Mas se o Gaia é, o Juno Di também é, e com S maiúsculo ! A Roland parece ter ocultado o painel de controle do Gaia e chamou de Juno Di ou fez o contrário, mas as possibilidades estão lá !

Ou seja, até agora não sei o que é Sintetizador. Mas estou feliz de ter comprado um Juno Di, que apesar do fraco console tem um processador de centenas de possibilidades incutidas, logo vou ter minha interface externa customizada e vou poder tirar proveito do que a Roland chama de sintetizador.

abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre sintetizador e seu significado.