Duvidas com o Juno G?

    Autor Mensagem
    kinho85
    Veterano
    # jul/12


    Bom, enfim depois de muitas pesquisar aqui no Forum comprei um Juno G. Como estava acostumado com as edições de timbres no meu S03, onde tinha o modo Voice em que poderia misturar 4 instrumentos e o modo Mult ate 16. Estou apanhando no Juno, ou seja como misturar um os instrumentos e salvar no Juno? sei ue ele tem uma Lista de Patches do User, mas tem como modificar?

    J.Dionatan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Parabéns pela compra, o Juno mistura timbres no modo performance e pode misturar até 16 timbres, vá neste modo e altere os timbres ao teu gosto e os ative também. Para salvar e bem simples e tudo o que precisa saber esta no manual dele que pode ser baixado em Pt Br. Gratuitamente

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    So se pode misturar no MODE Perform? patch do user pode ser alterado?

    Felipe Vianna
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não sei como é no Juno G, mas no meu antigo XP-80 dava pra alterar os timbres do User sim. Você escolhia um Patch dos 4 grupos (XP-A, XP-B, XP-C ou GM) ou um "do zero", fazia as alterações que queria e salvava no User. Nas perfomances, podia se misturar até 16 timbres, de quaisquer bancos.

    Essa questão de misturar até 4 vozes pode ser feita através de uma "gambiarra" no XP. Se você não quiser usar um banco de Performance para misturar os 4, pode pegar um timbre qualquer e escolher as 4 formas de ondas básicas através do parâmetro WG. Na onda 1, colocar, p.ex., piano, na 2 string, na 3 baixo e na 4 um pad. Se fizer, isso, entretanto, uma série de ajustes não ficam disponíveis, no XP.

    Acredito que no Juno G seja parecido.

    Berg Varela
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    Vc pode colocar até 8 vozes diferentes por PATCH lembrando que 4 vozes para o lado L,e 4 para R,use em ESTÉREO.
    cada PATCH tem de 1 a 8 vozes dependendo do som.

    No modo PERFORMACE vc pode colocar até 16 PATCH,lembrando,que ao editar a PERFORMACE,vc tem que salvar o PATCH editado primeiro nos USERs,pois a PERFORMACE vai lêr o numero do BANK do USERs para formar a combinação.

    Vou te dar um exemplo:vc quer fazer um shape de metal,vc vai no PATCH e coloca um (044 DynamicBrass com 8 vozes),se vc fizer alguma edição ou sintetizar,vc terá que salvar o timbre nos USERs,colocando no BANK 001,assim por diante,BANK 002(056 Tb section 5 vozes),003(Sax Section 2, 4 vozes),004(042 Stack Tp Sect 4 vozes) e o (045 Brass Fall/Sw 2 vozes)para por na VELOCITY 127.

    Nota-se que são 23 vozes por tecla só nesta Performace.

    Na PERFORMACE vc vai formar o shape apenas escolhendo os BANK USERs
    001,002,003,004 e 005,vc pode fazer qualquer modificação como volume,pan e etc,mas se vc mexer na edição de uns dos PATCH,vc terá que salvar o PATCH novamente com a nova edição,pois assim a PERFORMACE vai soar como vc editou.

    Baixe o manual em PDF no site da Roland em Português,pois vc só saberá mesmo fazer as edições lendo.
    Quando vc aprender verá que vc vai saber sintetizar a maioria dos novos teclados ROLAND,pois os mesmo são todos parecidos na edição.

    Valeu,qualquer duvida estamos aqui?

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Muito Obigado Galera, estou baixando o manual para tirar essas duvdas.

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tem como modificar o timbre do Patch USER, ou seja trocar por um outro timbre interno?

    Berg Varela
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    kinho85
    São 256 Patch User que vc pode colocar o que vc quiser,se vc colocar um COMPACT FLASH ADAPTADOR de 1Giga ou 2Giga, vc pode colocar mais 256 Patch User totalizando 512 Patch User.

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Estou com uns audios que gostaria de sampler nas teclas do juno, isso tem como?

    Berg Varela
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    kinho85
    Tem sim,vc pode colocar para os botões que ficam embaixo do LCD(PADs),nas teclas também pode ,mas é melhor nos botões que ficam embaixo do LCD que firam PAD e as teclas ficam livres para vc tocar ok.

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Mas com fazer para colocar nas teclas?

    viktor 999
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kinho85
    cara eu sei fazer isso , e bem complicado , tenho um postila que explica. me manda um imail
    joaopaulomelosilva@gmail.com

    viktor 999
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Como multisamplear com o Juno-G

    Pessoal vou tentar ser o mais claro e direto possível em relação à criação de multisamples com o Juno-G.
    Pra deixar a explicação mais clara possível, vamos dividir este tutorial em partes:
    * este asterisco significa que este passo pode ser pulado

    1) Importando as samples pro Juno-G e salvando-as novamente
    2) Ajustando a nota musical das samples (Org Key)*
    3) Mapeando as samples pras teclas pelo Rhythm Set, o que é preciso saber
    4) Copiando as configurações de uma tecla pra outra (Tone Copy)

    1) IMPORTANDO AS SAMPLES PROM JUNO-G (AUDIO IMPORT)

    - Primeiramente salve no cartão, na pasta TMP>AUDIO_IMPORT as samples que voce deseja mapear pras teclas
    - Já no Juno-G, aperte o botão AUDIO duas vezes até aparecer a tela SAMPLE LIST
    - Na Sample List, escolha a opção UTILITY e em seguida a opção IMPORT AUDIO
    - MARK as samples desejadas ou SET ALL se só existirem apenas as samples a serem mapeadas
    - Após selecioná-las, escolha a opção IMPORT > EXEC
    - Voce verá que as samples que você importou aparecerão na SAMPLE LIST
    - Na Sample List, MARK as samples que você acabou de importar, aperte o botão WRITE > Sample > EXEC
    - Pronto! As samples foram importadas e salvas na Sample List.

    2) AJUSTANDO A NOTA MUSICAL DAS SAMPLES (ORG KEY)*

    - Na Sample List, deixe selecionada uma sample e aperte o botão AUDIO para entrar na SAMPLE EDIT
    (Na Sample Edit podemos editar várias coisas em relação a sample)
    - Com o cursor, escolha a opção Org Key (Original Key)
    - Aperte no teclado a tecla correspondente a nota musical da sample
    - Faça isso com todas as samples a serem mapeadas
    - Após editar as Org Keys de todas, MARK elas novamente e salve para manter as alterações

    3) MAPEANDO AS SAMPLES PRAS TECLAS PELO RHYTHM SET, O QUE É PRECISO SABER

    Observações Importantes:
    Apenas será ensinado aqui como preparar uma tecla para ser mapeada com uma sample do cartão
    Questão de configuração de síntese sonora fica a seu critério de ajuste.
    Lembrando que no modo Rhythm Set, diferentemente do modo Patch, só existe uma configuração de síntese
    que se aplica aos 4 tones de uma tecla.

    - Escolha um Rhtyhm Set a ser inicializado para começar o mapeamento
    - Aperte ao mesmo tempo SHIFT + BRASS (INIT) em seguida escolha a opção EXEC
    - Aperte a tecla a ser mapeada
    - Aperte o botão PATCH (EDIT)
    - Escolha a opção PRO EDIT, em seguida GRP LIST > 2. CONTROL
    - altere as seguintes configurações do CONTROL:
    Tone Env Mode SUSTAIN
    One Shot Mode OFF
    Mute Group OFF

    - agora escolha de novo GRP LIST > 4. WAVE PARAMETER
    - Para mapear uma sample do cartão você deve altera os seguintes parâmetros
    Wave Group SAMP
    Wave Bank CARD
    Wave No. L(Mono) A alocação da sample na sample List
    Wave No. R caso a sample que você esteja mapeando seja estéreo, aperte SHIFT + WORLD (Stereo) para ativar o canal R
    Wave Gain Altere ao seu gosto

    - depois de mapear a sample no WAVE PARAMETER, é hora de ajustar a afinação da mesma de acordo com a tecla
    - GRP LIST > 5. WAVE PITCH
    - os parâmetros a serem ajustados no wAVE PITCH:
    Tone Coarse Tune A nota musical equivalente à tecla (altere de acordo com a nota da tecla)
    Tone Fine Tune Microafinação da tecla (ajuste caso a sample a ser mapeada esteja ligeiramente semitonada)
    - aperte WRITE > Patch Rhythm > dê um nome ao mapeamento e escolha o banco (USER ou CARD) > WRITE > EXEC

    4) COPIANDO AS CONFIGURAÇÔES DE UMA TECLA PRA OUTRA (TONE COPY)

    Como estamos trabalhando no modo Rhythm, as teclas devem ser mapeadas individualmente, por isso o longo tempo de multisamplear com o juno-G.
    No entanto, existe uma função muito útil que poupa tempo na hora de mapear samples pras teclas, chamada TONE COPY.
    O TONE COPY basicamente copia e cola a configuração de uma tecla pra outra, poupando algo em torno de 40% o tempo para se mapear

    - Aperte a tecla que foi editada anteriormente
    - Aperte ao mesmo tempo os botões SHIFT + VOCAL PAD (TONE CPY)
    - Na tela que aparece, escolha a tecla a ser copiada (SOURCE) para uma outra tecla (DESTINATION)
    - escolha a opção EXEC > EXEC
    - Pronto! Você acaba de copiar de uma tecla pra outra
    - Lembre-se que fazendo isto você terá que mudar na tecla "cópia":
    o WAVE PARAMETER caso este exija outra sample
    o WAVE PITCH para que se mude a nota musical da tecla



    está ai vou deixar aqui pra servir para mais usuários....
    esse tutorial não foi feito por min...

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Obrigado viktor 999 pelo tutorial

    te mandei um e-mail..

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Se alguém que tiver algum material sobre o Juno G meu e-mail e marcoaurelioqp@hotmail.com

    Agradeço as ajudas.

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Se alguem que conheça e pode ajudar.

    Estou usando um A800-Pro com o Juno mas não estou conseguindo fazer com que o juno toque um timbre no modo performace e o A800 outro timbre emsmo colocando ele em outro canal midi, o A800 esta tocando o mesmo timbre do juno, alguém pode ajudar??

    viktor 999
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kinho85
    http://www.4shared.com/video/_ToWuUmz/midi_no_juno2.html

    Nesse video o cara mostra tudo sobre canais MIDI , aprendi muito nesse video , não precisa baixar..

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    viktor 999

    td bom, vc teria mais informações sobre o Juno G?? se poder passar fico no aguardo.

    desde já obrigado pelas suas informações.

    viktor 999
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    tenho uns piano legais editados vou mandar pra vc no mail...

    kinho85
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Belz, fico no aguardo.

    viktor 999
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kinho85
    mandei , ..espero que goste..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas com o Juno G?