Dúvida Ligação Teclado / Controlador Midi. Quais vantagens?

Autor Mensagem
Jefferson_CE
Veterano
# mai/12
· votar


não é automática, mas tudo bem, estou tranquilo, é só deixar sempre 220v que ai não corre risco de queimar! Depois apareço pra fazer perguntas sobre a comunicação MIDI entre os teclados, ainda estou sem meu M50 em casa.

Abraços Shadad e Edson Caetano

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE

Por você não ter citado a existêcia de uma chave seletora de voltagem, maneira como você escreveu deixou a entender que se trava de uma fonte automática.

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


amigos, cá estou novamente.

Minhas tentativas de ligar o M50 + A500-Pro foram falhas... Tentei de tudo, mas não deu certo. Vamos aos fatos:

1) Com a fonte genérica que comprei para o A500-Pro (uma Fonte Hayama VS 590 9Vdc 500mA), ele não ligou. Liguei com a chave em 220v e em 110v num estabilizador e em ambos o teclado não ligou. Portanto liguei ele por USB direto no pc. Acho que me deram a referência errada. Alguém sabe?

2) Liguei o cabo MIDI (devidamente testado, funcionando normalmente) no IN do M50 e no OUT do A-Pro. Mudei os parâmetros de canais no M50 para enviar alguns timbres pro canal 2 e no A500Pro eu mudei o control map para GM2 e liguei o canal midi 2, não tive resposta no M50. Consultei o manual do A500-pro, muito se fala sobre a ligação Controller + DAW, mas a única coisa que fala sobre teclado + controlador é uma página sobre Módulo, no qual diz que o teclado deve ser alimentado por fonte AC. Na teoria de ligação midi, o teclado funciona como um módulo mas com teclas, então será que o fato de eu estar alimentando o Controlador pelo cabo USB está impedindo a comunicação normal entre o M50 e o A-Pro? Vale ressaltar que existe uma chave seletora no A500-Pro entre Alimentação AC e alimentação via USB.


Acho que o primeiro passo é realmente tentar trocar a fonte, acredito que o problema seja isso.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE
Primeiro de tudo é trocar a fonte, tem que funcionar via AC, as vezes a fonte está correta mas com a polaridade invertida, normal para a Roland é invertida em relação a fonte Yamaha por exemplo que é bem mais comum de ser vendida

Outro detalhe, tem que ir no Edit do Apro, e desligar o Driver, Driver [off], isso prende ele a funcionar apenas com o driver dele no computador, impossibilitando a comunicação

Nunca liguei ele via Midi Din e USB para alimentação, não sei se gera conflito, então faz este teste para a gente hehe, desliga o driver e veja se rola via cabo Din usando o USB para alimentação apenas

Bons testes

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12
· votar


é verdade, agora reparei que é DC. Quer dizer então que se eu comprar uma fonte com as mesmas características porem sendo AC ai serve no A500-Pro? Mas e a amperagem, você sabe me dizer se 500mA está correta?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE
500ma dá sim, se tiver com preguiça de ir na loja trocar e ter um ferro de solda aí no seu lado, inverta os fios você mesmo hehe rapidinho resolve a treta da amperagem

ps... a spec oficial de consumo do apro é 300ma

Jefferson_CE
Veterano
# jun/12 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Edson Caetano, fui na loja que comprei a fonte e pedi para ele converter para AC. Chegando em casa ainda assim não ligou. Estou muito preocupado. O que será que está com problema?

Sei que hoje eu resolvi fuçar no controlador, não sei o que eu fiz mas o Korg M50 começou a receber mensagem midi do A500-Pro sendo alimentado por USB. Agora é aprender a endereçar os comandos e resolver a questão do Transpose

GustavoCoellho
Membro Novato
# mar/14
· votar


Gente, estou tentando ligar um controlador no Juno Stage, para controlá-lo. Porém o máximo que consegui foi copiar o timbre que está selecionado no Juno (não importando o canal midi selecionado).
Troquei alguns e-mails com a Roland, segui o passo a passo deles e não consegui tirar nenhum som no controlador hehehe
Alguém tem alguma idéia do que seja?
P.s.: Estou usando um controlador bem barato, da marca Aierke

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida Ligação Teclado / Controlador Midi. Quais vantagens?