[ dinâmica ] Sintetize alguma coisa!

Autor Mensagem
adao chagas
Veterano
# mai/12
· votar


Olá

Criei esse timbre a partir do zero, com dois osciladores, ondas dente-de-serra e usando uma particularidade do Juno Di, que permite a utilização de apenas um filtro para os osciladores. Isso é muito importante, pois a grande maioria dos sintetizadores digitais tem um filtro para cada oscilador e então temos duas ondas filtradas e depois desafinadas entre si enquanto que nos analógicos temos duas ondas desafinads entre si sendo filtradas.

http://soundcloud.com/parametric777/moog-juno-di#

adao chagas
Veterano
# mai/12
· votar


O link correto:

http://soundcloud.com/parametric777/moog-juno-di/s-BdV8I

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


adao chagas
Fico feliz em ver alguém utilizando as capacidades do equipamento. Ficou muito legal Adão!! Show de buelas! :)

Quanto ao que você falou do filtro, isso não é uma particularidade do Di. Vários equipamentos possuem isso, apenas os mais simples que muitas vezes funcionam como você falou. O Gaia SH-01 por exemplo é assim como você falou, e o V-Synth GT é diferente, podendo colocar os filtros da forma como quiser (quase que semi-modular).

Obrigado por participar!

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
Já que ninguem aproveita a oportunidade que este tópico abriu, vamos lá recriar um timbre que a muito tempo estava querendo aperfeiçoar... vou escrevendo o passo a passo e no final você me dá as dicas...

Já confesso que não recriei sozinho este timbre, tive dicas do próprio Igor, de sites da net, o meu trabalho foi passar isso para o meu synth de maneira que fique convincente

Timbre: Lead
Tipo: Hard
Nome: Monster Lead
É um timbre bem agressivo, ficou famoso com seu criador Derek Sheriniam, dá para fazer isso em qualquer VA moderno

Instrumento Usado: Korg Kronos - Módulo AL-1 Analog Synthesizer

ps--- Se acompanhar o Áudio vou deixar registrado as transformações

1- Abrir um arquivo INIT - Voice Mono, Legato, Priorit5y Last
2- Definir os Osciladores (osc 1 SAW, osc 2 Pulse 33%)
octave -1 para os dois OSC, transpose e tune 0

3- Ajustar o pitch, JS+ (+12) e JS- (-24)
Cuidado na hora de testar o pitch, em calores muito altos seu ouvido agradece hehe, o derek usa estes numeros mais altos, para fazer bends e slides bem agressivos

4- Filtros: ligados em serial, o primeiro frequencia 40 ressonancia 05, o segundo frequencia 90 ressonancia 0 ambos low pass 12db

5 - AMP: deixei um tijolo, A, D e S 90 e release 0
level 100 pan 064

6- LFO:triangle 60\ 70

Aqui temos o som básico, que esta muiiiiito longe do resultado
e passaremos a parte mais importante os FX, a sequencia foi esta:
IFX :stereo flanger, -> stereo phaser -> hyper overdrive/wah -> pitch shift modulator
MFX -> phaser -> delay
Total FX ->>> master EQ gain[db]

Mole né, é aqui que ocorrem as verdadeiras alterações, notem no audio

E é isso, deve estar me fugindo mais detalhes e aí
oque acharam??

Estou terminando o Audio em 15minutos edito e coloco o link


OSC1:

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


http://soundcloud.com/dr-edsoncaetano/sets/monster-lead

Tem dois arquivos, um com as ondas sendo alteradas, criação, e o outro pronto com o resultado

No Arquivo resultado, a primeira metade é feito com o AL-1 a segunda metade fiz as mesmas coisas com o HD1, que utiliza waves forms sampleadas prontas, qual ficou mais legal?

E agora , está perto, ou muito longe do que é para ser mesmo hehe?

silvG8
Veterano
# jun/12 · Editado por: silvG8
· votar


Edson Caetano
Ai eu vi hein!!! :)
O AL-1 é definitivamente muito mais interessante e tem muito menos 'aliasing'.
Parabéns, está ficando bem legal! O que está faltando agora é o WAH... coloca o modulation para controlar o WAH do efeito HyperOverdrive/Wah. É o que dá ao som aquela agressividade. De uma forma geral é um som simples com um encadeamento de efeitos adequado.

O meu deu umas 100x mais trabalho para criar, porque praticamente todos os efeitos foram criados com filtros e LFOs. Não pretendo compartilhar como foi feito porque se assim o fizer aquela desgrama do Space4Keys vai querer comercializar o que disponibilizo de graça. Detesto aquele povo! Eles tanto mostram que não sabem muito bem o que fazem que só conseguem criar sons que dependem de efeitos e não de síntese.

Precisando de dicas pro som a gente troca uns emails! Abraço

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8
Sabia que estava faltando algo hehe, era o wha que não estava acionando hehe, realmente este timbre foi muito fácil de reproduzir, ainda mais devido a facilidade do Kronos com os Efeitos, o que faz não precisar mexer muito com a sintese básica

A principio tinha gostado mais do HD1, mas mechendo aqui, o Al1 deixou o som muito mais gordo, cheio, gozado né como o ouvido reage, e já está bem melhor do que aquela primeira tentativa, lembra?

Vou fazer ainda uma terceira montagem, vou criar dois timbres diferentes um com a serra e outro com o pulse, e montar uma combi final unindo os dois, assim eu consigo individualizar os controles de filtro para cada forma de onda, o que acha disso?

E outra, não senti muita diferença entre os filtro em paralelo e em serial, e isso mesmo, ou meu ouvido que estava machucado (dei aquela forçada no pitch em +60 lançou um som tão agudo, mas tão agudo, que doeu pra valer... estas experiencias tenho que lembrar de deixar o som bem pianinho hehe

Pode deixar que o Liquid Lead que estou montando e é umas 100x mais díficil de acertar vou precisar de ajuda hehe, estou tomando como base o mapinha do Progsounds, mas até lá eles já recomendam dar inicio na montagem usando algum multisample parecido, aí é sacanagem hehe

Até mais

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
Definitivamente, o AL-1 soa melhor do que o HD-1 para esse tipo de som... tem como fazer muitas pequenas alterações que formam variantes desse som. O Derek por exemplo as vezes sola com um timbre bem semelhante polifonico.

Tem que sempre tomar cuidado com esses sons que gritam demais. Diminuir o volume nunca atrapalha! :)

O Liquid Lead é um estilo muito maneira, mas acho que ele é melhor para influenciar alguma coisa nova do que para ser copiado. Fiz aquele teste para ver que resultado conseguia, mas acabei não seguindo nenhum desses tutoriais vistos na web e fui tentando. Deu um certo trabalho, mas no meu caso, infinitamente menos do que o Monster Lead.

Acho que o multisample pode ser interessante apenas para poder comparar lado a lado cada camada... coloque a amostra no teclado e comece a editar o som, sempre comparando cada camada de sample com o seu resultado. Verá que facilita bastante nesse tipo de trabalho braçal, que é o caso de criar o Liquid Lead com 10 camadas.

Precisando de alguma nova idéia aparece ae! Fico surpreso de mais ninguém ter comentado... o som está bem legal!

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


o que define um liquid lead?
ah! seu blog caiu, é?

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
Meu blog está online... só não adiciono conteúdo que não vale a pena. Coloco apenas coisas que acho interessante - um blog prolixo acaba não sendo muito convidativo para a leitura de artigos. :)

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


não falei para por no blog...kkk
queria saber o basicão mesmo^^ pode responder por aqui mesmo...
não estou conseguindo acessar seu blog daqui...

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
O Liquid Lead é na verdade o nome do lead utilizado pelo Rudess em várias músicas... é um timbre característico, assim como o produzido pelo amigo Edson.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


ah só^^

assim como o produzido pelo amigo Edson.
ele já postou?

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
O que ele postou, conforme a postagem, é o MONSTER LEAD. Procure por essas coisas na internet. É apenas o nome do som........ o careca quis nomear o som dele com esse nome: LIQUID LEAD.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


ah só... pensei que fosse os tipos de lead...
kkkk

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
Tipos de lead: soft e hard
Agora normalmente os tecladistas tops, criam um lead que ficam muito famosos, e tem o nome que o criador dele dá, tem muitos, alguns dificílimos, caso do Liquid, a síntese Vast dos kurzweill é fogo e o cara cria um monte de layers... Aí que é a treta

Porque nao começa a sintetizar também?
Nao vale falar que nao tem teclado bom, porque qualquer soft synth resolve isso...

Oque eu vejo que assunto bacana ninguém se empolga, agora falar que o timbre do teclado alheio é fraco hehehe isso todo mundo quer

waltercruz
Veterano
# jun/12
· votar


http://microkorg-patch-a-week.blogspot.com.br/

Pesquei esse blog aqui no fórum kvr. O cara se propõe a montar um patch por semana, usando o microkorg. No processo, geralmente ele mostra alguma dica ou alguma técnica, e quase sempre refere a uma coluna chamada synth secrets da revista sound on sound que vale MUITO a pena ler. Aprendi bastante sobre string machines e sobre o famoso PWM String numa dessas colunas.

http://www.soundonsound.com/sos/allsynthsecrets.htm

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
Porque nao começa a sintetizar também?
nao tem teclado bom
e não consigo mexer nessas coisas do inferno!!!!!!!!!!!
eu tenho o Discovery Pro, o P8 e Synth 1... não consigo sintetizar nada! kkk
vou começar a estudar isso no meio das aulas... quem sabe sai algo...

vocês recomendam algum outro mais fácil de mexer?

waltercruz
legal :D
mas alguém achou essa revista vendendo avulsa? olhei nas revistarias daqui a uns tempos atras.. mas não achei nada :S

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Tears Of Fire
O link do Walter é da SOS gringa, no Br. vende a edição mensal traduzida mas só acha em banca muito boa, a tiragem é bem limitada.. É uma revista de áudio em geral nao especifica de teclados

O p8 é tranquilo para começar, a síntese Precisa entender inquérito rola, com isso em mente da para encarar todos os softs synths

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
Eu acho que até hoje o melhor que conheço para iniciar é o SH-201 ou o Gaia em hardware e o Sunrizer em software. Acho que nada é mais didático do que o iPad!

Maestron
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano

Não estou achando a SOS aqui em Salvador... Já vi pelo site que a capa é com o novo synth da Moog, o Minitaur... Já chegou por aí?

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Ela chega uns dias depois da musitec, sempre na segunda quinzena, isso porque assino ambas, demora mesmo, acho que nao esta tendo o retorno esperado

waltercruz
Veterano
# jun/12
· votar


a SOS desapareceu das bancas de Brasília. Tinha em poucas bancas, agora nem essas tem.

Tears Of Fire
Veterano
# jun/12
· votar


Edson Caetano
O p8 é tranquilo para começar
blz.. vou começar com ele...

silvG8
Veterano
# set/12
· votar


Esse tópico está meio parado há algum tempo. Decidi hoje pela manhã, sem ter muito o que fazer que tentarei alavancar este tópico com uma coisa bem simples: Vou recriar o timbre "Liquid Lead" do Jórdão Rudis pra ver se o pessoal se interessa um pouquinho mais pelo que pode ser oferecido através de um tópico como este.

Depois de ter este trabalho, vou entregar mastigado como recriar esse timbre em praticamente qualquer sintetizador. Espero que seja suficiente para voltar a ter gente interessada pelo assunto...

Alguém tem alguma sugestão de timbre diferente deste?

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


Opa aí vai ser bacana, eu já fiz o liquid mas sempre pode melhorar... principalmente nos fx e controles ... Manda bala para eu opinar hehe

waltercruz
Veterano
# set/12
· votar


agora que vi o tópico tb deu vontade de criar um patch.

Vou dar aquela descansada depois do almoço e mais tarde eu volto.

Tears Of Fire
Veterano
# set/12
· votar


aee!
reviveram o tópico!! to baixando uns VSTi's de Hammond... vou ver se posto algo... pelo amor de deus!! se eu não conseguir fazer algo que preste nisso eu me mato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

waltercruz
Veterano
# set/12
· votar


Putz... Horrível. heheheeh Mas vamos la, hj eu so quero ficar de boa.

Chamei de Mxyzptlk Pad, usando o TAL-U-NO-LX.

https://dl.dropbox.com/u/573540/Mxyzptlk.png

E demo com uma BT mais sem vergonha ainda em
http://soundcloud.com/walteraudio/mxyzptlk-pad-demo/s-aTTts

waltercruz
Veterano
# set/12 · Editado por: waltercruz
· votar


Dá pra fazer coisas bem melhores, eu que sou um fanfarrão. O Tal U-NO-LX é um emulador do Juno 60 e tá por 35 dólares até o dia 9. No site deles tem demos bem melhores :) http://kunz.corrupt.ch/products/tal-u-no-lx

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [ dinâmica ] Sintetize alguma coisa!