[ dinâmica ] Sintetize alguma coisa!

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Voltando ao que interessa... mais um timbre
http://soundcloud.com/dr-edsoncaetano/racers
Timbre "Racers"

´Resuminho...
Comecei pensando em um lead, mas durante as transformações do timbre fui em outra direção, acabou virando algo que considero, a "simulação de aceleração de carros de corrida futuristicos" hehe que viagem, simplesmente nomiei o timbre de "Racers"

- a fórmulazinha da para ver na print screen e o Audio com a transformação no sound cloud, segundo finais com o timbre pronto

- O LFO, coloquei para agir no pitch, foi aí que deu a impressão de estar acelerando, já que a modução da a sensação de movimento

- Os filtros, está indo por tentativa e erro, entre os varios possíveis, coloquei novamente um passa baixas e um tal de notch, bastante sustain no filtro

- insertei um efeitozinho desta vez, um choruszinho só para afrescalhar

Finalizando, acabou virando um timbre pouco usual para uma musica, acho que foi mais para o lado FX, para usar quem sabe em trilhas sonoras...

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
Eitcha! O pessoal está ficando mais criativo hein! Heheheheheh!!
Gostei da amadurecida que deu nos testes do som. Achei que ficou interessante e até teria utilidade em músicas sim, principalmente com efeito. Rola muita coisa parecida com isso no dubstep (que tenho achado um estilo eletrônico legal).

Vamos trabalhando e amadurecendo as idéias. Abraço!
Dei uma sumida do tópico, amanhã estou de volta...

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


hum, to fazendo algo legal aqui usando o ES2 do Mainstage/Logic. Se ficar do meu agrado o suficiente eu posto aqui.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


E lá vamos nós!

O patch: http://dl.dropbox.com/u/573540/Empty-Spaces-ES2-LFO.png

O áudio:

http://soundcloud.com/walteraudio/empty-spaces-patch-try-1

E a história:

Eu to precisando montar o timbre da música Empty Spaces, do disco The Wall, do Pink Floyd. Para vocês terem uma idéia de como ele é, é o timbre que aparece aos 48 segundos desse vídeo:



Ainda estou bem insatisfeito. Existe uma certa modulação acontecendo que eu ainda não entendi qual é e ainda não consegui replicar direito.

Como a tela do ES2 é meio intimidadora, vamos a uma explicação simples: São 3 osciladores, com ondas sawtooth e pulse. Essa modulação do filtro está vindo de um LFO que está sincado com o tempo do patch, que é 95bpm. No geral é isso, o resto é mais perfumaria.

Mas observe que um LFO não é exatamente como soa no original. Tem uma variação do filtro, mas ela tb varia. Tentei inserir um envelope no filtro, mas acabou introduzindo algum artefato esquisito no som.

Sei que eventualmente vou conseguir extrair o som. Esse menino desse vídeo conseguiu algo bem mais legal no Korg M50.



As 18:32 do vídeo.

Casper
Veterano
# mai/12
· votar


Tentei um esquema onde eu vou falando
conforme a coisa anda:

http://soundcloud.com/casperjam/synth-0102-01

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


to ouvindo aqui ja!

Casper
Veterano
# mai/12
· votar


Esse esquema de ir falando é bom ou ruim?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Casper
Ficou bacana sim, e o esquema de ir falando junto é uma boa, mas confesso que por não conheçer o mopho fiquei imaginando algo na minha realidade... Ms ficou massa, ainda mais ouvindo o veio Casper dando aula...

Casper
Veterano
# mai/12
· votar


Tentarei algo de madrugada, se a quantidade de alcool
em meu organismo permitir. Tentarei ser mais didático.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


gostei sim do esquema de ir falando, bem bacana.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Casper
Que sonzeira hein! Fico quase louco quando ouço os analógicos de verdade… é outra coisa!

Gostei também do esquema de ter comentado os passos com a própria voz. Eu não tenho equipamentos para fazer isso, então ficaria com uma qualidade muito ruim na voz, mas é algo que gostaria de fazer.

waltercruz
Eu particularmente não ouvi o LFO tão presente quanto o que você utilizou, mas não posso afirmar com certeza. Posso tentar alguma coisa depois mas não vou fazer nenhuma promessa. No geral me pareceu um timbre simples. Agora falando sobre o seu som… acho que está no caminho certo. Fazendo alguns acertos ele vai funcionar como o da música. Obrigado por participar! Vai mandando as atualizações e outros sons.

Quem diria… o tópico está progredindo! Heheheheh! Vou voltar com algum som da próxima vez que postar aqui. Obrigado pela participação ativa no tópico.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
Pois é, o patch original é um arpeggiador provavelmente (o synth é um ARP Quadra). Pra suprir a falta de um arpeggiador no mainstage eu usei o LFO sincado com o tempo da música modulando o filtro. Mas não fica igual pq tem uma certa variação entre os níveis de abertura do filtro entende? Ao menos é assim que eu entendo o timbre original. (pqp, como é dificil descrever isso em palavras.. hahaa).
no meu caso ficou todas as repetições com a mesma intensidade. Não ficou fiel, mas como fiz de uma outra forma pra suprir a necessidade de arpeggiador/step sequencer, acho que nem era pra ficar fiel mesmo.

Em tempo, acho que usando esse envelope vetorizado, dá pra deixar mais fiel. O ES2 tem um lance parecido com os tracking generator dos Alesis, alguém já chemou a usar eles?

No ES2, vc pode definar pontos nesse envelope vetorial... 2 polos, X e Y. e vc escolhe o que eixo vai modular. Por exemplo, eu posso escolher o eixo x para modular o filtro, plotar os pontos, colocar esse envelope inclusive em loop. É bem interessante.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


Aproveitando, uma aula de síntese FM para quem já conhece um pouco de síntese subtrativa:



silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Pra variar o tópico parou.... hehehehh.
Estou realizando alguns experimentos diferentes nesses últimos dias. Assim que eu arranjar um tempo (o tempo livre estou usando para as experimentações) eu coloco alguma coisa legal. Infelizmente não cumpri com o trato de voltar aqui com sons novos. :)

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


ehhee, leva tempo pra sintetizar coisas..

Enquanto isso.. que tal um On The Run do Pink Floyd, feito totalmente no Mainstage, sem arpeggiador nem step sequencer?

http://soundcloud.com/walteraudio/on-the-run-experiment-12-05-13

:)

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


waltercruz

Muito bom o vídeo acima sobre síntese FM. Não tenho a menor prática com esse tipo de síntese, mas finalmente entendi (superficialmente) como essa síntese procede a partir da explicação do LFO... Nunca vi uma explicação tão visual, perfeito!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/12
· votar


Enquanto isso.. que tal um On The Run do Pink Floyd, feito totalmente no Mainstage, sem arpeggiador nem step sequencer?

ficou muito bom !!!!! :) fiquei até com vergonha da síntese do UH

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


waltercruz
Escutei e gostei! Faltam apenas alguns pequenos detalhes na mudança do timbre em tempo real. Em um momento da música ele adiciona um envelope ao filtro e altera o parâmetro A por exemplo. Essas coisas você vai pegando com o tempo.

Infelizmente to sumidão... passando mal, cheio de coisas pra estudar/resolver. Assim que melhorar estarei de volta.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


hum... essa do envelope eu não saquei.. ele altera o A desse envelope que ele adiciona ou é o A do envelope do amplificador?

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


waltercruz
Ele adiciona um envelope filtro, aumenta o resonance, diminui o cutoff e altera o envelope do filtro em tempo real. É realmente interessante e dá um certo trabalho para replicar como a música. Vai tentando aí que você vai entender o que falei.

waltercruz
Veterano
# mai/12 · Editado por: waltercruz
· votar


hum... vamos ver como vou fazer, não sei se dá forma que criei dá pra fazer como vc disse (na verdade todo o som aí é gerado a partir de uma única nota, ou seja, só a primeira nota teria ataque :S

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


Aqui um tutorial de como criar um som de baixo no massive:



Meio dubstep, que eu não gosto, mas bacana pelo tutorial.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Tive um bom tempo sem poder estar próximo dos meus brinquedos. Tive um momento de provas que me impediram de estar criando alguma coisa.

Depois desse tempo de abstinência, um amigo me convidou para tocar de brincadeira algumas coisas do rock progressivo, dentre elas, Dream Theater e Liquid Tension Experiment. Como os timbres são muito próprios do Rudess, lá fui eu recriar uns timbres. Na brincadeira criei uma simulação de 2 deles: Liquid Lead e Snarling Pig. Não tenho como descrever como cheguei ao resultado e nem gravar o passo a passo porque foram sendo aperfeiçoados a medida que fui tocando. De qualquer maneira, depois posso ligar o V-Synth GT e descrever mais ou menos o que fiz.

Gravei uma pequena brincadeira para demonstrar os 2 timbres de uma vez:
http://soundcloud.com/silvgt/sintetizando-rudess

Depois me digam se gostaram... :)

Vamos manter esse tópico vivo!! Pouca gente postou conteúdo próprio!!

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


É..... meu ibope tá baixo.
:)

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


S2 pra vc silvG8 e pro seu tópico.. Eu só não to tendo tempo de existir esses tempos.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


waltercruz
Eu só não to tendo tempo de existir esses tempos.
Hehe... eu consigo entender! As vezes fico assim também.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


Mais um no soundcloud, pro meu projeto de Pink Floyd: http://soundcloud.com/walteraudio/shine-on-crazy-diamond

O patch é bem simples, mesmo assim eu fui preguiçoso o suficiente pra seguir a descrição de alguém, que coloquei lá no soundcloud tb.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


waltercruz
Adoro esse timbre! Ficou bem legal! O pad não tem muito a ver, mas o lead ficou muito bom (pelo menos na caixa… ainda não ouvi com o fone de ouvido).

O que a preguiça e a falta de tempo não fazem né? Hehehehehe!

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


hehee, pois é! O foda é tirar essa música até amanhã a noite!

Ah, o pad foi só pra dar um contexto pra coisa, não devo usar ele, aliás, preciso achar um pad pra isso, mas o pad não é tão difícil.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


Agora falta a primeira parte de empty spaces.. Eu acabei montando um loop e vou disparar ele na hora, só falta criar um som de vento em cima, facílimo de fazer com um white noise, e eu ainda sou cara de pau o suficiente de procurar uma descrição de como fazer: http://www.macprovideo.com/hub/logic-pro/creating-wind-fx-noise-filter ing-in-logic-using-the-es1

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [ dinâmica ] Sintetize alguma coisa!