Transformar clave de fá em acorde

    Autor Mensagem
    DandV
    Veterano
    # fev/12


    Bom, eu sou iniciante em teclado, toco há algum tempo, mas houve um hiato nesse tempo e eu sou bem ruim, rsrs. Enfim, a minha pergunta é, atualmente eu estou treinando escalas, campo harmônico e algumas músicas podronas, mas me deu vontade de procurar outras músicas mais legais para tocar, e até mesmo para treinar, já que tem algum tempo que estou dedilhando escalas e exercícios. O que acontece é que apesar de ter uma facilidade na mão esquerda, por ser canhoto, eu não tenho as mãos independentes, e ainda acho cedo para me arriscar na clave de fá. O problema é que eu não transformá-la em acordes, na verdade não sei nada do processo, ou mesmo se é possível. Por isso eu venho perguntar a vocês se há uma maneira de fazer isso, e como seria. Se eu substituir a clave de fá pelos acordes da cifra funciona? Enfim, help.

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Para ajudar na indepedência das mãos eu tenho alguns exercícios de Blues na apostila que fiz e postei em meu blog:

    http://aprendatocarpiano.blogspot.com/2012_01_01_archive.html

    Quanto as claves tem que ver o que você está tentando tocar? Tem partituras completas para piano que vem com claves de Sol e Fá, mas também tem muita partitura que chamam de "partitura para teclado" aonde se utiliza apenas clave sol para a melodia na mão direita e CIFRAS para melodia na mão esquerda.

    Ou seja, se a clave de Fá já está representada eu recomendo você estuda-la da forma que se apresenta e NÃO SIMPLIFICÁ-LA com cifras ok.

    DandV
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Então, é que as músicas vem com a clave de fá ao invés de acorde, que é o modo mais simplificado. Então eu to pedindo uma forma de transformar a clave de fá em acorde para facilitar eu tocar a música, até eu aprender a tocar clave de fá.

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Compreendi, me manda um scan da música que eu analiso e te explico como encontrar o tom ok. (se eu conseguir rsrs).

    Mas o ideal é treinar as duas claves desde o início. Sei que é difícil mas faz um trecho de cada vez.

    meu email: jdionatan arroba hotmail ponto com.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Dá uma procurada nas Children Songs do Chick Corea :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mas o ideal é treinar as duas claves desde o início.
    concordo

    de todos os tecladistas que conheço, boa parte que é fluente em clave de fá disse que começou assim, os mais travados vi que ficaram bom tempo somente com clave de sol

    DandV

    o que talvez daria certo seria você encarar da seguinte forma
    não querer de imediato o mesmo resultado que você tem com clave de sol, é como se sua mão esquerda fosse outro músico tendo que começar do zero

    tem dois livros que podem ser interessante pra começar
    um é o
    "meu piano é divertido" que é bem pra criança, mas você aprende uma nota da clave de fá de cada vez
    outro é o
    "curso de piano" do mascarenhas que começa na mesma linha porém já um pouco mais pra adulto e não bate tanto na mesma coisa como o primeiro

    muita gente fala mal destes livros, falam mal do mascarenhas....bom, tem gente que fala mal de tudo..... mas a ideia é somente usar para aprender leitura, entendeu a clave de fá passa pra livros mais sérios

    porque se você for direto em outros livros o que acontece é que a esquerda fica fazendo acompanhamento (maioria das vezes) então você tem lá escrito um arpejo com 4 notas na esquerda enquanto sua mão direita tocou somente uma nota

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    "curso de piano" do mascarenhas que começa na mesma linha porém já um pouco mais pra adulto e não bate tanto na mesma coisa como o primeiro

    Eu uso este, depois mescla com partituras mais simples aonde a utilização da clavé de fá se faz necessário com por exemplo: Jesus, Alegria dos Homens, que faz uma marcação interessante e simples com a mão esquerda.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    J.Dionatan
    epois mescla com partituras mais simples aonde a utilização da clavé de fá se faz necessário com por exemplo: Jesus, Alegria dos Homens, que faz uma marcação interessante e simples com a mão esquerda

    na linha do mascarenhas tem o "120 músicas para piano", onde tem um pedaço da jesus alegria dos homens e outras músicquinhas, o livro começando com coisas do tipo: oh, suzana, noite feliz, can-can....

    como já fiz a resalva, não é um livro onde você termina como o mais novo fuderoso pianista, o repertório é algo bem pra agradar visita da tia aos domingos, mas é algo que tem coisas simples para leitura de clave de fá

    pomtwo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    eu vou falar uma coisa que eu fazia , tocava a musica toda na clave de fa depois que ja tivesse bom na de fa ai eu fazia a de sol que eh mais facil... as vezes dava certo ...

    agora transformar isso em acorde acho meio complicado e nao ao mesmo tempo , ate por que ou vc faz acordes ou toca a clave de fa .. eh muito dificil alguem solar a clave de fa e a de sol e ao mesmo tempo fazer acorde (se eh que isso eh possivel) mas caso va cifrar a musica , use a clave de sol mesmo ... alias eh o mais comum .. eu nunca vi ninguem cifrar a clave de fa ...

    so uma pergunta : ainda se le a clave de fa contando duas notas a cima da figura representada ? exemplo : se aparece um do na clave de fa , lemos ela como mi .. ainda é assim ?

    JB Matraka
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Cara, procura a TAB disso aí.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JB Matraka
    o que você chama de "TAB"?

    DandV
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    É, to tentando pegar o jeito da clave de fá, até porque todas as partituras legais na net são com clave de fá e sol, nunca tem o acorde.

    O problema é que ta sendo bem difícil fazer coisas distintas com as mãos, mesmo eu tendo facilidade na esquerda. Vou ver se acho uns exercícios simples para indêpendencia, vou fazer os do dionatan e também tentar do jeito que o pomtwo falou, vai que da certo,

    Vlw ae pelo apoio pessoal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformar clave de fá em acorde