Casio XW-P1 Performance Synth

Autor Mensagem
Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


Eraques Neto
Ainda não, nem é a minha pretensão no momento...

blz mano.. ai você posta como o achou... é que disseram que ele tem certas partes que você não pode usar como controlador......

Foto 3
ah! agora entendi porque sempre vejo uma galera vendendo manual de teclado! kkkkk

Eraques Neto
Veterano
# nov/12
· votar


Tears Of Fire

Foto 3
ah! agora entendi porque sempre vejo uma galera vendendo manual de teclado! kkkkk



HEHeheheheheheHEHEHEHEHhheheh...

Weder Clay
Veterano
# nov/12
· votar


Comprei um XW-P1. Passei o fim de semana testando.

>As teclas são mais "gostosas" que as dos PSR. Digo isso pois tenho um PSR S710. São leves, porém, mais firmes e parece ter uma estrutura mais encorpada. Parecem ser fabricadas pela FATAR.

>Os controles de pitch bend e modulação são bem firmes, isso me deixou satisfeito.

> O LCD é pequeno em relação ao número de comandos que podem ser alterados, porém, com um pouco de prática, você pega o jeito e tudo fica bem fácil e intuitivo.

>solo synth: Sons incríveis, as combinações possíveis são diversas e muitos sons lembram timbres dos velhos sintetizadores analógicos. Os timbres tem "presença", "força".

>Hexa layers: As combinações de timbres são interessantes, a maioria dos timbres são bem encorpados, principalmente os sintéticos. O controle em tempo real de cada camada através dos controles deslizantes abrem um leque muito grande de possibilidades. Aqui são combinados até 6 sons PCM, solo e drawbar não podem ser utilizados.

> Sons PCM: Para o nível de preço, confesso que fiquei satisfeito. O piano é bem convincente (beemm melhor que o do PSR S710, rs) e comparado com alguns sintetizadores mais caros, está muito bom. Alguns timbres como strings, vozes e sintéticos, também são muito bons. Outros sons, como violões, sax, ... não impressionam, porém, ao combiná-los usando o hexa layer, dá pra fazer bons sons, já que o XW-P1 possui muitas waveforms e os timbres PCM são editáveis. Algumas destas waveforms pecam no loop, percebi que algumas amostras de timbres contínuos apresentam um pequeno leg na hora do loop, mas isso foi em umas quatro ou cinco waveforms. Agora, as waveforms de timbres sintéticos são muito boas, a maioria apresenta um som muito "gordo", com graves bem "robustos" e muitas amostras são derivadas da linha CZ.

> Drawbar: Como já mencionado, não pode ser comparado a aluns synths mais sofisticados, mas cumpre bem o seu papel e possui muitos recursos de edição além dos controles deslizantes.

> sequenciador: É bem interessante, ao bom e velho estilo das baterias eletrônicas da linha TR. Possui muitos parâmetros de edição além dos controles do painel. Para quem gosta de fazer tudo ao vivo é um prato cheio. O sequenciador de frases também é muito útil, você grava um trecho e depois pode utilizá-lo para tocar como se fosse um timbre.

> conclusão: O XW-P1 é mais voltado para música eletrônica, acho que essa é a principal proposta dele. Mesmo possuindo sons PCM de instrumentos acústicos, ele se destaca na construção de timbres sintéticos. Os recursos também são mais voltados para esse estilo de música. Eu, por exemplo, que curto Vangelis, Jean Michel Jarre, Kitaro, Eloy Fritsch, me identifiquei muito com os timbres. Dos PCM, o que se destaca é o piano.
O custo X benefício do XW-P1 é um dos principais diferenciais. Os sintetizadores que oferecem recursos similares são bem mais caros e os de preço próximo aos R$2000,00, geralmente possuem menos oitavas ou menos recursos.
Acho que a Casio pode causar uma mudança no mercado, obrigando outras empresas a lançarem equipamentos com um custo X benefício melhor.
No geral estou muito satisfeito com o XW-P1. E tem também aquela história, nenhum sintetizador é completo e perfeito, o ideal é combinar mais de um, cada marca se destaca em "X" recurso ou timbre.

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


aee Weder Clay
ele possui um daqueles software de edição como no Juno Di/X50, etc..?
e tem como eu usar esses hexa-layers com alguns timbres do computador?

Weder Clay
Veterano
# nov/12
· votar


Tears

Possui software sim, você tem que baixar da internet.

Uma imagem: http://i.imgur.com/AWnWZ.pnghttp://i.imgur.com/AWnWZ.png

O software é bem completo e possibilita edição de todos os parâmetros do instrumento e você pode enviar sons para o banco user do instrumento. O interessante é que se trata de software livre, além de você baixar o executável, caso seja programador, pode baixar o código fonte dele também.

Não entendi ao certo o que você quis dizer quanto a usar com timbres do computador. O que você pode é editar os timbres pelo programa de edição e salvá-los no teclado. Mas ele se limitará as waveforms do instrumento.

O XW-P1 carrega arquivos wav, porém apenas lê como se fosse um player comum.

Weder Clay
Veterano
# nov/12
· votar


Caso tenha interesse, baixe o software de edição. Assim dá pra ter uma ideia dos recursos e quantidade de timbres.

http://support.casio.com/download.php?rgn=1&cid=008&pid=1163http://sup port.casio.com/download.php?rgn=1&cid=008&pid=1163

Lembrando que não vai ouvir som! Somente com o XW-P1 conectado pela USB.

Weder Clay
Veterano
# nov/12
· votar


Ops. Desculpem, esqueci de colar o link, rs:

http://support.casio.com/download.php?rgn=1&cid=008&pid=1163http://sup port.casio.com/download.php?rgn=1&cid=008&pid=1163

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


Weder Clay
Possui software sim, você tem que baixar da internet.
uhum....

Não entendi ao certo o que você quis dizer quanto a usar com timbres do computador. O que você pode é editar os timbres pelo programa de edição e salvá-los no teclado. Mas ele se limitará as waveforms do instrumento.

tipo, minha duvida é que se eu posso fazer essa Hexa Layers com certos timbres do key e certos timbres de instrumentos virtuais ou usar um sequencer com o Ez Drummer, isso é possível?

silvG8
Veterano
# nov/12
· votar


Eraques Neto
Obrigado por compartilhar esse mini-review com a galera. Engraçado você falar tão pouco sobre o Solo Synth... na verdade é a parte que me parece mais especial além do Hex Layer e a sonoridade parece bem legal pra um equipamento desse preço.

Como está sendo a experiência com o equipamento? Já chegou a tocar fora de casa?

Não é um equipamento que me atrai para compra, mas acho interessante conhecer um pouco mais sobre um instrumento ao alcance de tanta gente e que parece ser superior a praticamente tudo nesse valor (cerca de R$1350-1400?).

De curiosidade, quanto saiu o M-AUDIO SP2?? Achar preço desses pequenos acessórios na internet costuma ser meio difícil... é mais fácil encontrar somente os Roland.

Curta muito o brinquedo novo!!

silvG8
Veterano
# nov/12
· votar


Weder Clay
Obrigado também pelas informações!! :)

Acabei de ver sua resposta... é basicamente o que o Eraques comentou mesmo. Imagino como um equipamento que proporciona bastante coisa pro valor de compra.

Divirtam-se!!

Eraques Neto
Veterano
# nov/12
· votar


silvG8

Rapaz, eu gostei muito da parte de Solo Synth. É realmente muito interessante ver timbres tão bons e tão pesados em um synth tão barato. Agora, confesso que fiquei impressionado mesmo com o Hex Layer e com as incríveis possibilidades que ele possui, pois dá pra tirar cada som maravilhoso. Na quinta feira foi a minha primeira experiência tocando com ele fora de casa. Toquei em uma igreja grande. Quando cheguei lá, tirei o XW-P1 da bag e a primeira coisa que você observa são os olhares duvidosos (caraca, o teclado do cara é um Casio!!!HEHEhehehEehe). Como era um culto e o tipo de música que estava fazendo era mais tranquila, a única coisa que utilizei foi um Hexlayer que editei com pianos, warm pad e synth pad. Véi, que timbre pesado!!!! E o som da igreja ainda precisava de uns ajustes, mas mesmo assim me surpreendeu!!! Em relação ao M-AUDIO SP-2, paguei R$ 99,00 na Ritmus. Super preço para o pedal que para mim é simplesmente o melhor pedal de sustain que existe. Engraçado é que há 3 anos atrás, paguei R$ 250,00 pelo mesmo pedal em outra loja!!!! Vai entender....

Rick Pac
Veterano
# nov/12
· votar


Eraques Neto
Weder Clay
Quando troca o timbre o som é cortado ?

Eraques Neto
Veterano
# nov/12
· votar


Rick Pac

Meu camarada, o som não corta!!!!

Rick Pac
Veterano
# nov/12
· votar


Se a Casio utilizasse um sistema como o da Clavia, onde se pode escolher a waveform, obtida via download, arrasaria. Pode ser até coisa mínima de 32 MB que já serviria em muito.

Rogertronics
Veterano
# nov/12
· votar


Fiquei sabendo que o step sequencer não pode usar nenhum timbre solo-synth, hex ou drawbar, APENAS PCM!

Esses timbres só podem ser usados na parte 1, regulando no modo performance.

O editor é bem parecido com o editor dos WK, ou seja, vc conecta e aguarda ele fazer a leitura. Depois vc pode regular os timbres, escolher as waveforms ....e etc....lembrando, os timbres PCM tem pouquíssimas regulagens, ou seja as waves já vem prontas pra uso, não sei dizer quantas dá pra usar, mas acho que é só uma. O hexlayer sim, dá pra escolher 6 dessas PCM.
Sintetizador mesmo é o solo-synth, mas pena que é monofônico. Olhando o editor, tem bastatante coisa, inclusive um ADSR com 2 release, além de um filtro geral (t-filter) que pega todos os sinais juntos (diferente dos Motifs que são filtros individuais e o sinal sai em paralelo para os efeitos)
Resumindo o Solo-Synth
- 2 synths de modelagem
- 2 waves PCM
- 1 gerador de ruído (noise)
- 1 oscilador para sinal externo (audio)
- 2 Lfo
- 1 filtro geral com LPF, BPF e HPF, envelope ADSR com sincronismo de clock
- Controles virtuais que aceitam todos os 128 control changes

Eu vi essas coisas no Casio editor for XW-P1 - apenas o solosynth pode ser mostrado sem o teclado conectado. Se o colega que comprou puder falar sobre o hexlayer, pode ajudar bastante a galera. Vlw

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/12
· votar


Seria legal que os donos do XW-P1 fizessem um review com os sons desse equipamento, como comparações com timbres de outros equipamentos da mesma faixa de preço (MM6, Juno-Di).

Eraques Neto
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal, gravei uma demo curta, com poucos timbres. Não reparem. Depois faço outra demonstrando outros timbres...

Casio XW-P1 - DEMO 1

manasses.ss
Veterano
# nov/12
· votar


Eraques Neto
Esse timbre de piano é de fábrica ou focê fez alguma edição, colocou em dual?
Achei o piano regular, no meu ponto de vista. Um pouco sem expressão, mas acho que pode melhoar com alguns ajustes.

Joooness
Veterano
# nov/12
· votar


Weder Clay

Os timbres de guitarra (distorção)? são bons? já viu o Juno Gi? é uma guitarra impressionante. é tipo ele?

Os pianos, tem aqueles pesados?

Rogertronics
Veterano
# nov/12
· votar


O meu está a caminho. Depois posto uns videos.

Rogertronics
Veterano
# dez/12
· votar


O meu chegou e as primeiras impressões foram essas:

- Synth espetacular para a faixa de preço, porém:
"SE VC PROCURA UM SYNTH COM BONS TIMBRES ACÚSTICOS, COMPRE OUTRO!"

Essa ressalva é com relação aos timbres PCM, poucos se salvam, e tem uns como guitarra Steel e Sax que são simplesmente RIDíCULOS.
A estrutura de oscilador dos PCM é de uma única forma de onda, com poucas regulagens como Attack e Release para os EG e
um filtro LPF muito fraco. Não dá pra sintetizar com os PCM.

-Mas quando o assunto é synth, deixa muito tecladão consagrado de orelha em Pé!
-O Hexlayer sozinho já paga o teclado. É uma das 3 engines separadas para síntese que usa ondas PCM, mas vc pode usar splits, layers, filtros e efeitos com 6 osciladores, usar os sliders pra regular volume, detune das formas de onda usando uma config "stack"...etc...
-O detalhe é que o Hexlayer pode ser apenas uma das zonas da performance, que possui até 4 timbres, um set do step-sequencer, regulagem do EQ master.
-O solo-synth é um dos mais completos que já vi, nesses teclados novos. Apesar de ser monofônico, ele simula bem os antigos synths analógicos, que usavam 2 osciladores e um gerador de ruído.
Ele possui ainda mais 2 osciladores PCM e uma entrada de audio externa, totalizando 6 osciladores diferentes. Os osciladores synth utilizam até 310 formas de onda de teclados consagrados, como Oberheim, Prophet 5.... e muitas ondas dos Casio CZ (tem muita onda mesmo dos CZ) e ondas que possuem uma letra "B" ou "L" que tocam uma oitava abaixo, dando mais peso nos graves, além de mais de 2000 formas de onda para os osciladores PCM.
-Além de tudo, o solo-synth utiliza um bloco de filtro separado para receber todos os osciladores e aplicar inclusive um EG (coisa que sinto falta nos Motifs que atua individualmente nos elementos e o sinal segue em paralelo p/ os efeitos.)
-O Solo-synth é o que possui mais memórias para usuário: 100 patches (50 pra hexlayer e órgão)
-Os órgãos seguem aquele padrão dos WK, vc regula as 9 "drawbars" direto nos sliders, aplica percussão, caixa leslie, efeito de distorção, bem legal os timbres.

-O step-sequencer é um espetáculo, pra quem gosta de música eletrônica! Além de 5 partes pra bateria tem mais 4 para synths PCM e 4 para controles, como control changes e outras coisinhas. Vc pode regular
a escala que será utilizada pelos sliders (pentatonica, blues e outras) e simplesmente mexa neles e as notas vão mudando. Apertando a tecla mixer, os knobs K1, 2,3 e 4 funcionam na parte selecionada.
-O botão hold foi uma boa criação. Não apenas sustenta as notas como faria o pedal sustain, mas a cada nota tocada, o envelope zera e as notas não se misturam, seria como soltar e pisar de novo no pedal. Muito útil para pads e strings.
-Arpejador inteligente, livremente configurável nos passos, notas, groove, e dá pra salvar 100 deles.
-Phrase sequencer: Parecido com o do Gaia, mas tem uma coisa fantástica nele: Vc pode mudar a tônica das notas, como faria no arpejador.
-No step-sequencer tbm tem um botão que a sequência melódica muda se vc pressionar teclas nas teclas graves, como num arranjador. E possui 8 sets que são trocados pelos botões de timbre.
-O mixer dele é que é um pouco confuso, mas dá pra regular os volumes, silenciar partes e os sends dos efeitos.
-As teclas são leves, mas são melhores que as dos PSRs.
-O teclado é muito leve: 5Kg, toquei com ele no colo durante horas e não senti o peso. (O Juno-G por exemplo, pesa 6 Kg). A carcaça é toda de plástico barato.
-Aquele espaço à direita, poderia ter uma opção para colocar uma tampa da cor do teclado, para não quebrar a simetria, mas não chega a ser feio.
-Ele permite usar as saídas MIDI e USB para controlar outros teclados, inclusive mandar comandos MSB - LSB - PC para troca de timbres. (Isso me interessa muiiiiiiiiiiitoooooo)
-O display é simples, parece aqueles de calculadora, mas dá pra ver bem as coisas, inclusive as informações dos Knobs quando vc gira eles e o level das partes. Por ter poucas linhas, sempre aparece uma opção "ENT" (enter) para novas telas.

Conclusâo: Achei um preço muito justo para um sintetizador moderno, que possui engines dedicadas a emular os synths antigos. Indico para segundo teclado num set, tocar sozinho com ele eu não indico por causa dos timbres PCM, principalmente Pianos elétricos, sanfona, violões e sax. Pra quem toca em igreja, Strings, órgão e alguns pianos quebram um galho. Mas quem gosta de synth.........pode comprar porque vai gostar!!!!

Rogertronics
Veterano
# dez/12
· votar


Minha primeira experiência com o
Step Sequencer



Eraques Neto
Veterano
# dez/12
· votar


Eu consegui editar alguns timbres e consegui resultados bem satisfatórios...

petu_ce
Veterano
# dez/12
· votar


Legal, Rogertronics! Dá pra tocar os freestyles dos anos 80 (Noel, Information Society, etc).

edsbeck
Veterano
# dez/12
· votar


Olá pessoal,sou novo aqui! Resolvi dizer algo sobre o XW-P1 porque decidi comprar esse "monstrinho" depois que lí muito sobre ele aqui no no forum! Obrigado a todos!! E é verdade tudo o que vçs disseram aqui, o Synth vale cada centavos pagos! Se alguem tiver interessado não vai se arrepender. Concordo plenamente com o que o ROGERTRONICS falou, pianos é regular, mas no meu caso não tem problema ,tenho um RD300NX , o hexlayer é muito legal!! As outras marcas que se cuidem!!!

Raul_Tecladista
Veterano
# dez/12
· votar


Olá pessoal do fórum,leio sempre os posts por aqui,mas só agora me cadastrei.

Seguinte: Estou muito interessado em adquirir esse teclado,toco em bandas e meu arranjadorzinho,um medeli md100 bem limitadinho já ta ficando com os timbres "manjados".

Eraques Neto

Quantos timbres diferentes é possível utilizar em Split simultaneamente? Pelo que entendi o modo Hex Layer suporta até 6 camadas,mas dos vídeos que vi,sempre estão em dual no teclado todo. Tem algum tipo de divisão por exemplo na 1ª oitava um timbre,na 2ª outro,etc..?

Caso seja possível no modo Hex Layer, no modo SoloSint (monofônico)também tem como?

Desde já obrigado,e parabéns pelo teclado..abraço

wmartins
Veterano
# jan/13
· votar


O que são os timbres PCM?
O que significa PCM?

Desculpem minha ignorancia.

Desde já obrigado pela atenção.

WMartins

Raul_Tecladista
Veterano
# jan/13 · Editado por: Raul_Tecladista
· votar


wmartins
O que são os timbres PCM?
O que significa PCM


Nesse caso,acho que é a base do timbre. O teclado é um instrumento digital que consegue 'imitar' a onda sonora de instrumentos reais (analógicos),e cada instrumento tem uma onda sonora diferente. Pra isso,o teclado precisa gerar o formato das ondas analógicas,ou convertê-las para digitais. PCM é um dos processos de geração de timbres,significa Modulação por Códigos de Pulso.Outros processos são: Formato de Onda e o Sampler que é uma amostra de som pré gravada do instrumento real.

Achei um bom vídeo aqui,é um tutorial do XW-P1 em castelhano,que até entra em detalhes no alcance de oitavas de cada timbre
´
Intro de Shine On You Crazy Diamond no P1
´

Rogertronics
Veterano
# jan/13
· votar


wmartins

Vou tentar explicar o que acontece com esse teclado:
A busca hoje é tentar simular com maior precisão o som obtido pelos antigos
sintetizadores analógicos, que utilizavam circuitos eletrônicos baseados em
capacitores, resistores e transistores (ou válvulas) - chamados de "osciladores". Esses circuitos chamados de VCO nos sintetizadores, ocupavam muito espaço, esquentavam, variavam a afinação, mas produziam
um som bem pesado, "fat" como muitos chamam, e por motivo de sua construção, só produziam ondas básicas, como seno, square (quadrada), pulse (pulso) e dente-de-serra (sawtooth). Com essas ondas, os programadores de timbre tinham que se virar pra utilizar filtros e geradores de envoltória pra conseguir timbres de piano, violão , guitarra, metais.... etc. O resultado, como era de se esperar, era longe do timbre de um instrumento acústico, mas o resultado eram timbres únicos, que foram
largamente utilizados na música eletrônica e Pop.

Para melhorar essa distância dos timbres acústicos, os sintetizadores foram incorporando pequenas "gravações" das notas de um instrumento real e colocadas num chip de memória para que um mapeamento das notas em relação às amostras, pudessem soar como se estivéssemos ouvindo um instrumento real. Devido a dificuldade de hardware utilizada em épocas dos anos 80 e 90 era comum os teclados terem 8MB ou 16MB de memória ROM dessas amostras ou samples dos instrumentos reais. Começava aí a industria dos teclados "PCM", onde uma modulação por código de pulsos em formato digital era usado para gastar menos espaço de memoria e com isso atingir um número maior de instrumentos.

Recentemente tivemos teclados como o Fantom G (256 Mb), Motif XS (355 Mb) que já proporcionavam sons acústicos bem mais próximos do que os nossos ouvidos gostariam de ouvir de um teclado PCM. Hoje o Korg Kronos já possui amostras na casa dos GigaBytes.

Porém, como esses teclados Sample-based "tocam" amostras pre-gravadas das suas memórias ROM, os timbres sintetizados perderam o peso exigido pelos timbres sintetizados, por serem amostras estáticas. O mercado começou então a utilizar modelagens baseadas em software para imitar as flutuações do sinal de audio que aconteciam nos analógicos, criando os synths VA (virtual analog - vc um dia vai ouvir isso). Temos então nos dias de hoje, teclados como o Jupiter 80, Korg Kronos e outros que utilizam engines específicas para timbres sintetizados. Apesar de ainda usarem amostras de som, o processamento cria nuances mais próximas do som dos analógicos.

Agora podemos falar sobre o XW-P1. Temos o solo-synth que é a engine VA do teclado da Casio. Synth 1 e Synth 2 utilizam um DSP específico para emulação dos teclados analógicos. Hex-layer já usa ondas PCM, portanto, o que se consegue com ele não é muito diferente do que se conseguia por exemplo com os Motifs (que usam 8 ondas contra 6 do Hex-layer).

A parte chamada PCM tones do XW é exatamente a parte mais fraca do teclado. Por quê?
Os teclados PCM da Roland, Yamaha ou Korg utilizam 4 ou mais formas de onda dos timbres acústicos de acordo com a força que vc imprime nas teclas no momento que vc toca, ou seja um pianíssimo toca-se uma amostra gravada com pouca pancada no instrumento real e um fortíssimo com uma pancada bem forte. Um chaveamento dessas amostras através de um recurso chamado "velocity switch" proporciona as nuances do timbre em qualquer força aplicada nas teclas.
No caso do XW, uma única forma de onda é usada de forma geral. Somente no Hex-layer vc consegue utilizar esse recurso de velocity para dar mais dinâmica ao timbre.
Portanto, um timbre de piano do XW com uma única amostra será bem
ridículo se comparado com um timbre de piano do Motif XF que utiliza 8 formas de onda. Mas um timbre de lead do solo-synth põe qualquer Motif para dormir, quando compararmos timbres de lead.

Um aviso aos tecladistas iniciantes: Se vocês acham que o XW possui timbres PCM como Piano, violão, metais e sax - baseado nessa explicação que acabaram de ler - VÃO QUEBRAR A CARA! É um teclado com custo-benefício muito bom para quem gosta de timbres sintetizados. Os timbres PCM eu considero apenas como brinde. Não se iludam. As regulagens de timbres se limitam a cutoff e resonance na parte de filtro, que é LPF e não fecha muito e attack e release no EG, ou seja, não tem muito o que modificar o timbre. Solo-Synth, Hex-Layer e Drawbar Organ é que pagam o teclado.
Um grande abraço a todos, e espero ter ajudado.

Leo Vaz
Veterano
# jan/13
· votar


Rogertronics

Excelente e didática a sua explicação. Nao sabia que o Casio nao tem camadas de sampler, mapeadas por velocity.

Vc acha Um bom synth complementar para tocar pop, new wave dos anos 80? Tive um convite pra tocar em uma banda desse naipe. Tenho um xp30 e fico dom receio dele nao ter a timbragem adequada. O que vc acha?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Casio XW-P1 Performance Synth