[Duvida]Mais uma duvida sobre acordes

    Autor Mensagem
    KeyDrumboard
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: KeyDrumboard


    Hey, e ai galera, tudo bem? ^^
    Então, eu tenho algumas duvidas em relação a formação de acordes.

    1º - O que são, como fazer e para que servem pentônicas? (se é que isso é relacionado a acordes :s)
    2º - O que são os números romanos que aparecem em alguns lugares relacionados a formação de acordes? (I II III IV V)
    3º - Como fazer 'Acordes duplos' (tipo B/C, C/G, etc...)
    4º - O que é modo jônico? modo lócrio? modo lídio?
    5º - Existe algum meio fácil de lembrar as inversões de acordes?

    Por enquanto são apenas essas duvidas. Se surgir mais alguma edito e tópico e coloco, mas por enquanto ta ai ^^

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    KeyDrumboard


    1º - O que são, como fazer e para que servem pentônicas?
    Não se trata de acordes e sim de escalas, é uma sequencia de 5 notas, a mais comum é a penta maior 1, 2, 3, 5, 6 graus da escala natural, e a penta menor com o 1, 3 , 4, 5, 7

    2º - O que são os números romanos que aparecem em alguns lugares relacionados a formação de acordes? (I II III IV V)

    São os graus de cada escala, de I a VII, na escala de C maior, I C, II D, III E, IV F, V G, VI A, VII B, ainda está muito cedo para você ir mais fundo nessa questão, mas vai estar intimamente relacionado ao campo harmonico

    3º - Como fazer 'Acordes duplos' (tipo B/C, C/G, etc...)
    Na verdade não são acordes duplos, são acordes invertidos, ou com baixo adicional, deve-se sempre começar o acorde com a segunda nota indicada
    C = C, E, G
    C/G = G, C, E (le-se Dó Maior com Baixo em Sol)

    4º - O que é modo jônico? modo lócrio? modo lídio?
    São modos gregos, acho um pouco precipitado você ir atrás deste assunto, já que se deve dominar o básico antes, mas os modos bem superficialmente, são alteraçoes na posição inicial de cada escala, o Jonico é o grau I, Maior Natural, e vai indo um modo para o grau II, III, IV...

    5º - Existe algum meio fácil de lembrar as inversões de acordes?
    Não tente lembrar as inversões, tente saber montar todos os acordes, começando pelas tríades, com isso, uma inversão é pura e simples mudança de posição

    Por enquanto são apenas essas duvidas. Se surgir mais alguma edito e tópico e coloco, mas por enquanto ta ai ^^
    Vão surgir sim, muitas dúvidas, pode perguntar, só não fique esquentando muito com assuntos muito avançados, a parte teorica tem que ser assimilada de forma progressiva, com calma, tem que entender o que está acontecendo no ínicio, para não embolar mais para frente

    Bons estudos

    KeyDrumboard
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    @Edson Caetano

    Valeu ai por esclarecer essas duvidas. Sei que tem coisas ai que vai demorar pra eu aprender, mas foi por pura curiosidade e conhecimento mesmo. Sobre os modos gregos e grau de escala, sei que ainda é cedo, mas achei que era o básico saber isso para a formação de acordes .-. Mas de qualquer modo, esclareceu algumas de minhas dúvidas e saciou meu conhecimento, obrigado carinha ^^ Agora é estuda mais e me aperfeiçoar cada dia mais xD

    Vlw, Flw ;D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Duvida]Mais uma duvida sobre acordes