Duvida sobre formacao de acordes

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/08


    Ola,

    eu estou aprendendo a tocar piano, tenho um dicionario de acordes com todas as posicoes. Estou a cerca de um mes exercitando estes acordes com a mao esquerda.
    Mas ja vi que acordes podem ser tocados com as duas maos ao mesmo tempo, com acordes abertos na mao esquerda, etc... como assim? em que tipo de musica isto se aplica? ha na intenet conteudo que ensine sobre isso?

    E estes acordes que aprendi a tocar e que sao executados somente com a mao esquerda enquanto a melodia se faz com a direita, sao usados em que tipo de musica? ou estou perdendo meu tempo aprendendo este tipo de formacao?

    Resumindo: gostaria de saber os diferentes estilos de se tocar um piano/teclado e exemplos que ajudem a esclarecer.

    Desde ja muito obrigado

    Artref
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Amigo, trata-se de uma questão complexa, impossível de ser descrita em um tópico.

    Os acordes que você está aprendendo tem suas aplicações sim, pra tocar em banda, por exemplo, você às vezes tem que harmonizar com a mão esquerda enquanto sola com a direita. Pra tocar com teclado com acompanhamento também.

    Depende do que você tocar e como. Mas com certeza isso aí vai te servir alguma hora.

    Minow
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ou estou perdendo meu tempo aprendendo este tipo de formacao?

    Olha, tou invadindo um fórum que não costumo frequentar, mas vou só ressaltar uma coisa aqui:
    NÃO EXISTE informação inútil. Tudo o que você aprender e assimilar vai te servir pra alguma coisa.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    The Jedi Master
    Cara...

    Ao invés de ficar treinando e decorando diversos acordes nas milhares de posições possíveis, te ajudaria infinitamente mais estudar harmonia, o que de quebra, ainda tiraria todas essas e as eventuais dúvidas que vc poderia ter.

    Quanto aos acordes abertos, uma explicação mais resumida é de que se tratam de acordes em que, entre duas notas (melhor ainda: vozes) consecutivas, vc consegue encaixar pelo menos uma outra nota pertencente a este acorde. Por exemplo:

    Dó maior = do + mi + sol

    posição fechada: do2 + mi2+ sol2
    posição aberta: do2 + mi2 + do3 + mi3 + sol3 (entre o mi2 e o do3, cabe um sol)

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Ao invés de ficar treinando e decorando diversos acordes nas milhares de posições possíveis, te ajudaria infinitamente mais estudar harmonia, o que de quebra, ainda tiraria todas essas e as eventuais dúvidas que vc poderia ter.
    (2)

    Você tem que aprender a formar os acordes, não decorá-los.

    Porque se você tiver que transpor ou usar uns acordes mais trabalhados (como os quartais e de 6ª aumentada, por exemplo) você vai ter menos trabalho.

    Se você decorar, vai ficar perdido se isso acontecer, por exemplo, numa improvisação...

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    obrigado pelas dicas pessoal

    Tarara_Leo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Basicmanete, para formar um acorde você pega a tônica, e coloca a terça e a quinta:

    Ou seja, dó maior = Dó (tonica) Mi (terça) e Sol (Quinta), ae pode fazer as inversões, como Mi Sol Do ou Sol Do Mi. Mas no piano, em musica popular, esse tipo de acorde é mais tocado na regição média e aguda do piano, no grave percebera que 'suja o som', mas na musica não tem regras. Normalmente, na regição grave usamos os acordes abertos e normalmente arpejados, que se constitui na tonica, quinta, e tonica (oitavada) ou seja, Do Sol Do. Como disse nosso amigo, decorar acordes é perda de tempo. Va estudar harmonia, pois somente assim você intendera a estrutura de criação de acordes. Apenas decorar seria como um robo tocando um instrumento, e é isso que nos musicos temos que saber.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre formacao de acordes