Dicas de Bases (acordes) para improviso em JAZZ e BOSSA

    Autor Mensagem
    hammondgrooves
    Veterano
    # set/11


    Boa tarde.. criei esse topico para que a galéra do JAZZ e da BOSSA possa compartilhar algumas bases (acordes) e a escala usada para improvisar..
    Ex: Cm7 (9) - Fm7 - G7 ---> nessa base eu improviso na escala pentatonica de C que tem as notas: C - D# - F - F# - G - B# - C.

    mas me sinto muito 'limitado' a isso, por isso criei esse tópico, gostaria de aprender novas escalas e em quais BASES eu poderia aplicalas e tal..

    Obrigado.

    Rick Santos
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Há algo errado em sua explicação, C - D# - F - F# - G - B# - C.
    Pelo o que eu saiba esta não é a escala pentatonica de C, a escala pentatonica de Dó é assim: C-D-E-G-A, o termo pentatonica já indica tem cinco notas (penta) (lembre se da Seleção Brasileira, Penta Campeã, ou seja, cinco vezes campeã).

    Outra coisa, da onde você tirou este B#, pelo meu conhecimento harmonico autodidata o B# só é aplicado em escalas como a de C#, ficaria assim: C#, D#, E#, F#, G#, A#, B#, C#.
    Não podemos colocar:
    C#, D#, F, F#, G#, A#, C, C#
    Pois F seria o 4ºgrau em relação a C#, e não o 3º. pra isso usamos o E# (3º grau em relação à C#)
    O mesmo se dá em relação ao B# q não podemos escrever C.
    O C é 8º grau em relação ao C#, como queremos a nota de 7º grau, temos q usar o B#.


    Por favor, se caso eu estiver errado pesso para alguma pessoa que tenha maior conheciemento harmonico do que eu me corrigir, ficarei muito grato.




    Abraços

    Rick Santos

    tmurback
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hammondgrooves

    Acho que você confundiu B# com Bb. Pelo contexto, acho que você usa a escala blue de C (C-Eb-F-Gb-G-Bb) na harmonia: Cm7(9) - Fm7 - G7.

    Bem, a escala blue fica legal em qualquer contexto. Mas, se aplicada toda hora, fica cansativo, fica aquele solo "sem assunto". Tenho raparado que os grandes pianistas, em geral, usam a escala blue apenas como um elemento surpresa. Assim, começam o improviso com as escalas convencionais e vão paultinamente adicionando novos elementos, como a escala blue.

    Na harmonia que você falou dá pra fazer o seguinte, considerando o tom Cm:

    Cm7 >> escala de Eb ou escala de Bb (essa já é um pouquinho out, pois tem um A natural)
    Fm7 >> escala de Eb
    G7 >> aqui tá valendo tudo, desde que combine com os outros músicos, hehehe... escala de Cm harmônica, escala de G alterada, haxafônica, mixolídio, blue, escala de Dm melódica...

    Shadad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tmurback

    É isso aí!!!

    hammondgrooves

    Para complementar o que o tmurback disse, veja as minhas postagens nesse tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/265677/

    Tem muita coisa aproveitável.

    ...

    Percebi que ultimamente têm aumentado o número de tópicos sobre dúvidas em harmonia e improvisação aqui no fórum.

    Devido a complexidade do assunto não podemos postar muito pra ajudar. Podemos dar uma dica aqui, outra ali... mas a melhor forma de dominar o assunto é com livros e professores.

    pomtwo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu uso em Cm uma escala quase que cromatica ...

    eu uso Cm (dissonante ou nao) Dm, Eb, Em, Fm, G (maior e menor) G#, A, A#, B

    bem é isso que eu faço, e qualquer dessas notas pode ser tanto natural quanto dissonantes ...Parece meio trapalhada mas digo que isso casa muito bem com o jazz

    agora nem me pergunte o nome dessa escala que eu nao sei ... hehehe tragico !!!!

    hammondgrooves
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tmurback
    Acho que você confundiu B# com Bb. Pelo contexto, acho que você usa a escala blue de C (C-Eb-F-Gb-G-Bb) na harmonia: Cm7(9) - Fm7 - G7.

    Isso mesmo broder, obrigado por me corrigir, eu fiz o topico mt rapido e nao deu tempo de conferir antes de postar..

    Bem, a escala blue fica legal em qualquer contexto. Mas, se aplicada toda hora, fica cansativo, fica aquele solo "sem assunto". Tenho raparado que os grandes pianistas, em geral, usam a escala blue apenas como um elemento surpresa. Assim, começam o improviso com as escalas convencionais e vão paultinamente adicionando novos elementos, como a escala blue.

    Na harmonia que você falou dá pra fazer o seguinte, considerando o tom Cm:

    Cm7 >> escala de Eb ou escala de Bb (essa já é um pouquinho out, pois tem um A natural)
    Fm7 >> escala de Eb
    G7 >> aqui tá valendo tudo, desde que combine com os outros músicos, hehehe... escala de Cm harmônica, escala de G alterada, haxafônica, mixolídio, blue, escala de Dm melódica...


    Bah, obrigadão mesmo cara, esclareceu 100 % minhas duvidas!

    Shadad
    Muito boas as dicas do seu topico, to aplicando aqui ja..!

    pomtwo
    Muito interessante essa dica, pois o legal mesmo do Jazz é.. digamos.. "trabalhar" com as dissonancias..



    Só tenho a agradecer a galera ae por esclarecer minhas duvidas, se nao fosse vcs eu ia ficar a vida inteira na 'mesmice' e 'simplicidade' da Penta Blues.. hehehe

    Quanto ao Rick Santos, ao invez de ter usado os 920 caracteres para me corrigir por um erro de 'digitação', podia ter me ajudado como o resto da galera fez, pois pelo seu 'palavreado musical' vc deve ser o cara mais foda do mundo! =)

    Paz e Luz para todos!

    Shadad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hammondgrooves

    Cara, de boa, a pesar do Rick Santos não ter dado dicas para o improviso ele fez bem em ter corrigido o seu primeiro post.

    As pessoas menos experientes em harmonia e improvisação poderiam se confundir.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de Bases (acordes) para improviso em JAZZ e BOSSA