Roland Juno D (Edition Limited) como Controlador

    Autor Mensagem
    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11


    Prezados, boa tarde a todos!

    Bem, eu já toco teclado deve ter seus quase 10 anos, contudo, nunca tive um, estranho? De mais! haeuaeuhae, por isto estou pensando em comprar um agora, pois, nunca pude pagar pelos (altos) preços destes.

    Tenho pensado em comprar um Juno D usado, pois já toquei em um e acho a facilidade de acessar os timbres e a organização de seus bancos muito bacana, inclusive tamanho e peso.

    Contudo, tenho ouvido muito falar de Teclados Controladores como o Axiom 61 (ou outros) da M-Audio, contudo, creio que seja meio arriscado comprar agora por não saber manuseá-lo, não tenho problemas algum com softwares ou computadores, alias, trabalho na área.

    Indo direto ao ponto: - > Alguém já usou o Roland Juno D como "controlador"? Usando PC (ou note) com timbres virtuais?
    Se sim, qual sua opinião? Consigo ter acesso a estes timbres com facilidade?
    Qual software melhor a usar? (sei que é relativo pois vai de cada pessoa) Tenho ouvido falar muito do Reason.

    Obs.: Gostaria de realizar sons ao vivo, em tempo real... Sei da qualidade que deve haver em minha placa de áudio, contudo, quero saber desta integração Juno D com o Reason ou outro software para sons ao vivo.
    Ou mesmo, um controlador no lugar no Juno.

    Muito Obrigado a todos, e desculpe se postei no lugar errado, realmente procurei muito, mais não achei nada concreto, organizado e esclarecedor.

    Rick Santos
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mardenzeh

    Você vai usar logo o que o Juno D não tem de bom. As teclas!

    Dê uma pesquizada e vai saber do que eu estou falando


    NA MINHA OPINÃO, compraria o Roland A-800 Pró.



    Abraços

    Rick Santos

    kokada
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: kokada
    · votar


    mardenzeh
    eu estou engatinhando em VST's, até abri um post aqui sobre VST's pagos... tenho um PC2, e estou usando Nuendo + Kontakt. Por enquanto não consegui fazer rodar nenhuma library do Kontakt. Deixei baixando o piano da Alicia Keys, vamos ver se hoje consigo executar. 7GB não é fácil rssrsr

    Mas como o Rick Santos falou, as teclas do Juno-D são de matar qualquer tecladista. Não entendo de controladores, mas acho que eu partiria para um, pq como estou percebendo, tem uma infinidade de VST's bons. ... sei lá, eu pesquisaria UMX da Behringer(não sei se é bom, mas bonito é rs), M-audio(ProKeys Sono 88), e esse Roland A-800 Pró que o colega comentou acima, parece legal (os pads dele servem pra disparar o que, algum sampler? cool heim?!)... mas aí precisa se informar melhor... se for pegar, aproveita e pega um acima de 61 teclas.

    Ou então, eu pensaria até um Kurzweil SP4-76, que já vem com timbre bom de piano. Se bem que se eu achar um VST de New York Grand, eu aposento o piano do meu PC2. rssrsr

    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Então pessoal, acho que não fui tão claro.
    Bem, o negocio é que hoje não possuo nenhum teclado mesmo tocando a algum tempo, nunca tive um. (ponto. haeuaheuae)

    Como vou comprar meu primeiro teclado, nunca usei um controlador e já toquei no Juno D, achei interessante comprar o Juno D e ir "brincando" e "iniciando" nos software controladores usando o Juno D. O que acham?

    Os teclados que estão falando estão fora da faixa que posso pagar, infelizmente até uns 1300 (teclado usado, pois um novo não tenho condições)

    Rick Santos
    Porque as "teclas" do roland são ruins?!


    Abraços!

    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    alguem?!

    bravo57
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mardenzeh
    Já que vc está habituado com as teclas e funções do Juno D e tá com pouco dinheiro, vc pega ele (ou um QS da Alesis que tem teclas melhores e é bom no P.A) e mais pra frente quando a situação melhorar, vc o troca por um controlador e um note melhor.

    Ps: Se pegar o Juno D procure pelo LE, e as teclas do Juno são ruins por serem pequenas, mas eu achei a ação delas melhor do que a do X50 por exemplo.

    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    bravo57
    Obrigado pela ajuda, acho q já decidi pelo Juno D, contudo, acabei ligando para um representante da Roland aqui em Minas, e me informaram que não há diferença fisica do Roland juno D para o Roland Juno D limited edition, vendo que a diferença de um p outro é apenas de software, sendo que você pode fazer pelo propio site da roland.

    Mais uma vez, muito Obrigado!

    J.Dionatan
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Já tive Juno D, e só quero lembrar uma coisinha, já que vai comprar procura o LE para evitar as primeiras unidades do D a serem vendidas e que vinham com defeitos grotescos de fábrica. Ao comprar um LE sabe-se que ele é mais recente, já sem os erros do modelo antigo. Quanto a atualização de software do D para o LE não sei se é possível não.

    J.Dionatan
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: J.Dionatan
    · votar


    O JUNO G é que tem atualização para 2.0 e depende de cartão externo para tal

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mardenzeh
    bom respondendoo sua pergunta amigo.
    Eu tenho um juno d, um alesis QS 6 (os dois foram dito acima), e um notebook bom (só bom e nda mais).

    pequeno review:
    Usei tanto o alesis qto o juno pra controlar o note, e a minha preferencia foi para o juno
    porque?
    pela facilidade de programar os canais midis e acessa-los, e mais controles em tempo real (d-beam, 5 knobs e alavanca modulation/bend), de fato as teclas sao muito inferiores, mas nada q nao de para se adaptar,
    sem contar q é um teclado mais recente com menos chance de grosopar.

    E o alesis para mim é um otimo sinth, entao pra mim é um bom par, synth com peso, e juno + note com timbres de tirar o folego...

    vai fundo se tem grana pro juno d, ele tem seus defeitos mas só diante de um top de linha, do resto ele cumpre oq promete, otimo synth, facil ediçao, controles em real time, a unica coisa q nao exija é as teclas e muito peso no PA, mas isso com ediçao vc camufla facil facil, palavras de quem usa um desses a dois anos...flw

    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    kazu keyboard

    Muito obrigado pelas palavras e dicas, realmente foram (e serão) de grande valia.

    Obrigado ao outros pela atenção em responder minhas inumeras duvidas... aheuehueh

    Resumidamente:
    Comprei o Roland Juno D (não sendo o LE) e ainda não notei nada de "anormal" nas teclas, apesar que, não sou nenhum "tecladista fodão" (nem mesmo fodinha... aheuheu)

    A questão da atualização, entrei em contato com um fornecedor aqui de minas, e eles ficaram de entrar em contato com a Roland para saber como se far, se é possivel, se tem esta atualização e tudo mais...

    No mais pessoal, é só agradecer...
    Concerteza iremos nos ver muito por aqui ainda.


    Obs.: Achar cabo MIDI/USB ta tenso!!!! Só pela web mesmo...

    Abraços a todos!

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: kazu keyboard
    · votar


    mardenzeh
    é amigo é dificil mesmo achar esse cabo em lojas rs, pelo menos aki no interior é impossivel, e olha q tem lojas grandes de instrumentos aki na cidade especializada em teclados e mesmo assim é impossivel achar esse cabo kkkkk...o jeito é net...mas ai vc faz pelo mercado pago q nao tem erro amigo, eu uso um que tem o simbolo da clave de sol estampado nele, pega esse q é muito bom e nao é caro, mas e ai vc ja esta com o juno em maos rs, ja sei q vc tocava com ele antes, mas acontece q agora o teclado é seu e pode fuçar a vontade rs...qto pagou por ele? diz ai suas impressoes pra gente...flw abraços

    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    kazu keyboard

    Pois é rapaiz, este cabo me fez perder alguns quilinhos nas caminhadas atraz dele viu... aehuaehaeuahe
    Mas acabei comprando exatamente este q vc me falou pelo ML mesmo, agora, é esperar e ver o que da p fazer...

    Contudo minha experiencia com ele ainda é bemmm limitada, vendo que eu estou lendo o manual dele, e nunca editei sons nem nada do tipo, e depois que peguei o teclado tive pouco tempo p brincar com ele... aehueahaeuh

    Eu paguei 1175 mirabel nele, usado, 4 anos de uso, mais ele está bem conservado...
    As teclas dele que todos falam não vi "defeitos" como muitos dizem, apesar que, tenho pouco conhecimento sobre...

    E como o kazu keyboard disse, o negocio agora é meu rapaiz, aheuiaehuiaeha... depois de quase 10 anos de aguardo... haeuiAEHuiAEhuiaeh

    Conforme for experiementando o mesmo concerteza colocarei minhas opiniões aqui...
    Já tenho começado a mecher no reason 5 tb, meu cordenador meche com ele a muito tempo, e ta me passando umas dicas...

    Resumindo, tenho muito p brincar nos proximos anos.. eahaeuAEIHAEUIh

    Abraços a todos!

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mardenzeh
    cara da uma pesquisada no orkut, q tem uma comunidade la q tem um montao de patches postados, e tipo eu usei muito desses q copiei de la, o pessoal desenvolvia timbres de qualidade, da uma fuçada q tu acha facil facil...
    mesmo q vc va faze-lo de controlador, mas é bem divertido fuçar na sinteze dele, e da pra passar varias horas usando a criatividade,

    ah hoje estou triste porque talvez seja meu ultimo dia com o juno, pois estou na precisança de grana e se o comprador for ficar entao eu direi adeus rs....ja estou até com saudades antes mesmo de vende-lo rs (puta tecladinho bacana)

    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    kazu keyboard
    sacanagem uai... aehaeuhaeuhae
    Vai vender por quanto? quanto tempo de uso e o que vai acompanhar ele?! Só p eu ter uma noção de quanto eu paguei no brinquedinho... aehaeuhuiaehe

    A questão de usar ele como controlador... Vou usar ele para aprender a mecher neste esquema de controlador, de synth e tudo mais, enquanto fuço, aprendo e tomo segurança... concerteza vai ser a criatividade e intimidade com o juno que vai me dar um up!

    pena vender o juno em?! mas... se for para bem maiores, que vá com Deus! haeuhAEUIhaeuiaeh

    Cleber Vaz
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mardenzeh

    Eu tenho um Juno-D LE e já usei como controlador com um cabo MIDI USB da Roland.

    O Juno-D LE só envia e/ou aceita/recebe informação MIDI se estiver no modo Perform e não no modo Patch.

    Já na configuração inicial do modo Perform, os botões numerados de 0 a 9 (Piano, Brass, Synth, etc) controlam os canais da saída MIDI deixando a troca de canais extremamente prática.

    Os knobs de Cutoff, Resonance, Attack e etc também já enviam os comandos CC padrão na maioria dos plugins de synth facilitando a programação.

    Quanto a software, para performance ao vivo usando PC, indico o Brainspawn Forte pois pode ser ajustado de acordo com as limitações do Juno-D em termos de implementações MIDI para aproveitar o máximo do que o Juno-D oferece.

    Considerando a proposta da Roland com esse teclado, que chamo de "Roland de bolso" ele até que sai melhor que a encomenda como controlador.

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mardenzeh
    é na verdade é por força maior q vendo rs...eu vendi ele com fonte, cabo santo angelo 5 mts e bag, por 1600,00. Mas sou unico dono, ele ta original e possuia ele a dois anos, e era teclado de igreja, uma hora no final de semana, entao tava zero entende...tinha dois botoes q precisam de uma limpeza, mas isso deixei por conta do comprador.

    minha divida é de 1000,00 entao o dinheiro q sobrou vou guardar, e vou usar o alesis como synth mesmo qdo eu for tocar, e mais pra frente vou comprar um controlador bom ou um piano digital (ja q meu foco é piano mesmo).

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    mardenzeh
    ah cara como host eu ja recomendo o reaper, ele é muito pratico, leve e num da pau...testa ele e me diz, vc baixa ele no site da reaper mesmo, tem a versao demo q nunca expira kkkkk...ah e tem um tutorial dele ja aki no forum, q foi em q me basei para configura-lo...

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/256251/
    o link ae

    mardenzeh
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Cleber Vaz

    Fino de maisss!!
    só to esperando meu cabo chegar para fazer os testes, creio que vou mecher pouco no propio software do Juno, vendo que pelo pc é em mais visual e intuitivo, quem sabe... aehuaeheauh
    Me alegrou muito em saber que os botões de 0 a 9 enviam sinal MIDI, o que deixa (pelo menos) 9 sons disponiveis facilmente!

    kazu keyboard
    Rapaiz, vc vendeu bem de mais, ou eu negociei (chorei) bem... aehauehaeuhaeuhae
    Agora os softwares recomendados eu vou testa-los com toda certeza, mesmo já começando a mecher no Reason que meu cordenador já meche a uns 5 anos (e muito bem) tenho uma orientação bem mais "pessoal"...

    O teclado que comprei tb era unico dono e de igreja, alias, vc frequenta alguma igreja??

    gugateclado
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Olá galera, sou novo aqui no fórum e acabei de adquirir um juno D Le.
    e estou apanhando feio nas configurações como deixar selecionado no banco
    só os timbres que mais uso, e como usa-lo com vst selecionando os timbres externos em cada canal.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Manual amigo, leia o manual.

    JeffersonX
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Galera, ressuscitando o tópico do limbo rsrs...

    Tenho um Juno D encostado e estava pensando dar utilidade pra ele colocando como controlador de um dos meus teclados.

    Com relação aos controles, D-Beam, Knobs, etc... Funciona bem quando conectado via MIDI a outro teclado? Requer alguma configuração adicional?

    JeffersonX
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Galera, mesmo ninguém respondendo, decidi comprar o cabo MIDI e testar para ver como o Juno D se comportar como controlador MIDI. Aqueles que planejam comprar um controlador MIDI para ligar a algum teclado de maior porte, gostaria de dizer que façam sem qualquer medo!!

    Tive uma ideia há algumas semanas atrás de dar alguma utilidade para meu Roland Juno D que estava encostado. Para expandir minhas possibilidades adicionando um 3º teclado ao meu set, pensei ligar meu "Juninho" à entrada MIDI IN do Krome e dividir alguns timbres para ele.

    Ontem meu cabo MIDI chegou e já fui logo testar como funciona. Meus amigos, é simplesmente a coisa mais linda do mundo!!! kkkkkkk

    Simplesmente ligando porta MIDI Out do meu Roland à entrada MIDI IN do Krome e configurando o canal MIDI do Juno D (selecionei canal 2), bastou apenas criar uma combi para testes deixando todos os canais que quero utilizar pelas teclas do Krome no canal MIDI 1 e uma pista para o Juno D no canal 2 para funcionar. Extremamente simples e poderoso!!

    E para completar, no modo Perform do Roland Juno D, caso eu deixe o botão Part Select habilitado, eu posso simplesmente alternar entre os 16 canais da combi do meu KORG Krome e sem cortar o som!!! E mais: todos os Knobs reconhecidos, pitch bend, D-Beam e outros controles do Juno D já estava mapeados para controlar os parâmetros do Krome sem precisar configurar nada!!!

    Inclusive descobri que dá para criar várias zonas no Juno D, camadas com vários timbres, configurar o transpose, e várias outras coisas, tudo pelo modo Combi do Krome. Pode também criar várias combis para o Juno D agrupando alguns timbres nos mesmos canais dentro de uma única combi do Krome, bastando apenas usar o Part Select do Juno D para alterar entre os canais!! Exemplo, dentro de uma mesma combi, posso dividir os 16 timbres em 4 canais, criando 4 combis com 4 camadas cada e usando os canais de 1 a 4. Então no Juno D apenas alterando entre os canais de 1 a 4 pelo Part Select do Perform, posso alternar entre 4 combis diferentes sem cortar o som!!!

    Bom pessoal, vou parar por aqui, pois a empolgação é tamanha que poderia escrever muito mais kkkkkkk

    Mas uma coisa é fato, o Juno D como controlador MIDI é realmente como foi dito anteriormente neste tópico. Sai muito melhor do que esperamos!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/15
    · votar


    JeffersonX
    Lembro bem quando comprei meu primeiro cabo midi/usb e consegui controlar o B4 com meu velho roland e-66 a sensação realmente é muito boa, parabêns ai pelas novidades

    Midi parece um bicho de sete cabeças, mas a grande maioria dos comandos é padrão entre todas as empresas, e os parametros são bem conhecidos, por isso a facilidade no mapeamento

    JeffersonX
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Pois é Edson Caetano. É algo muito empolgante!!

    Eu fico impressionado como que o padrão MIDI, criado há tantas décadas atrás, consegue até hoje ser algo tão atual e avançado. O cara era um gênio!! No início parece ser difícil, mas é tão simples e tão lógico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland Juno D (Edition Limited) como Controlador