Dúvidas sobre drawbars - Hammond B3

    Autor Mensagem
    Buhbor
    Veterano
    # mar/11


    Sei que já tem um tópico com o mesmo nome, mas o assunto é completamente diferente. Vamos la!

    Como é do conhecimento da maioria os Rolands não têm bons orgãos de fábrica então resolvi usar as possibilidades que meu teclado oferece pra simular um Hammond o mais fiel possível.

    Meu teclado é o Juno Stage.
    Então não tive dificuldades pelo fato dele juntar até 16 partes em um perform.

    Ai montei na seguinte ordem:
    parte1 - Drawbar 16'
    parte2 - Drawbar 5(1/3)'
    parte3 - Drawbar 8'
    parte4 - Drawbar 4'
    parte5 - Drawbar 2(2/3)'
    parte6 - Drawbar 2'
    parte7 - Drawbar 1(3/5)'
    parte8 - Drawbar 1(1/3)'
    parte9 - Drawbar 1'
    parte10 - Percussão Second
    parte11 - Percussão Third
    parte12 - Keyclick

    Montei os harmônicos certinho assim.

    FELICIDADE MODO [ON]

    Junto com o chorus, e o VK rotary da pra se fazer as centenas de combinações possíveis. Fiquei muito feliz com o resultado.

    FELICIDADE MODO [OFF]

    Explorando as combinações me deparei com o seguinte problema:
    Percebi que a as notas deixavam de sair nas últimas oitavas nos drawbars 2(2/3)', 2', 1(3/5)', 1(1/3)', 1'. Isso acontecia porque as notas iam ficando tão agudas que iam sumindo nas últimas notas.

    Pensei em diminuir as últimas oitavas desses drawbars, mas ai mudaria a configuração normal.

    Confesso que nunca toquei em um hammond de verdade e nem sequer em um simulador tipo TX-5 e companhia, então não sei como funciona.

    Gostaria de sugestões do pessoal ai que entende de hammond.
    Diminuo mesmo uma oitava nas últimas notas ou não?

    silvG8
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, tem um tutorial de como montar direitinho um hammond nesse site: http://www.progsounds.com
    Entra lá que o cara dá todas as dicas. Eu aconselharia a usar o mesmo patch em todas e só mudar a afinação.

    Até!

    Buhbor
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu aconselharia a usar o mesmo patch em todas e só mudar a afinação.


    Eu fiz isso mesmo. Com a diferença de que eu gravei o mesmo patch varias vezes com os nomes diferentes.
    Mas são iguais, com exceção da afinação.

    Vou dar uma olhada no site.
    vlw

    adao chagas
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: adao chagas
    · votar


    Buhbor


    Não diminue-se a oitava, mas são criados Splits no final do teclado com a repetição do som. Já criei um Hammond virtual para o Juno Di e sugiro baixe os arquivos, abra-os com o Juno Di Editor e copie os parâmetros para o editor do Stage, já que a programação é a mesma:

    http://www.4shared.com/file/2qSh_2HO/VIRTUAL_HAMMOND.html

    Um abraço

    Buhbor
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    adao chagas

    Eu ja dei uma olhada nos seus arquivos.
    Ja até falei com vc pela comunidade do Juno Di.
    Vc fez um bom trabalho.

    Criar os splits é justamente o que eu cogitei acima.
    Mas como é no hammond de verdade?
    Existem esses splits?
    O som fica agudo ao ponto de sumir ou distorcer?

    Gus79
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    pelo menos no tx5, o som comeca a gritar estridente, mas nao distorce nem desaparece...

    kazu keyboard
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    cara gostei da ideia, vou fazer no meu juno d, e como nao uso o modo performance, só tem um probleminha, nao sei nem por onde começar a fazer isso, a minha duvida é o intervalo entre as afinaçoes?

    kazu keyboard
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    e qual pachte é mais indicado pra fazer

    adao chagas
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Buhbor


    No Hammond existem os splits. Se você abrir o drawbar 1' no Juno editor no parãmetro velocity&key range verá que o tone 1 vai de C-1 a F#5,o tone 2 de G5 a F#6 e o tone 3 de G6 a G9.
    Tone 1 - Tune coarse=36
    Tone 2 - Tune coarse=24
    Tone 3 - Tune coarse=12

    Esses splits existem a partir do 2" e o 16' também tem na primeira oitava.

    Um abraço

    Buhbor
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    adao chagas

    Então quer dizer que no Hammond B3 tb existem esses splits pra notas mais agudas para não distorcerem a partir do 2' e tambem no 16'?


    kazu keyboard

    Voce tem que criar um patch com uma unica forma de onda. SINE

    Quer uma boa dica pra começar a fazer?
    Baixe o editor do Juno Di e baixe os arquivos do adao chagas, abra no editor e va copiando os parâmetros pro seu Juno D.
    Provavelmente seja tudo igual (ou quase tudo).

    abraço

    kazu keyboard
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Buhbor
    ok vou tentar

    adao chagas
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Buhbor

    Sim, mas isso devia-se à limitação do número de geradores. Com isso havia a necessidade de repetir as notas, ou seja, a nota mais alta gerada por um B3 é o F#5 e, a partir daí elas são repetidas: o G6 vai soar uma oitava abaixo. Eu tenho um Hammond M2 onde não há repetição das notas e elas simplesmente são mudas. O TX-5 tem a opção de simular os 91 geradores do B3 ou 82 da Linha M.

    Um abraço

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    adao chagas

    Vlw pela explicação man.

    Mais do que ter o som de Hammond no meu teclado eu quero aprender como funciona.

    abraço

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Dei um up no tópico pra levantar uma questão:

    O "barulhinho" do keyclick acompanha os tons de cada nota, ou seja, ele é mais grave a esquerda do teclado e mais agudo a direita, ou ele é contínuo durante todo o teclado do hammond??

    Vendo alguns vídeos tive a impressão de ele ser contínuo mas pra quem ja tocou em um hammond ou simulador deve ter percebido isso melhor que eu.

    abraço

    gustavocp
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: gustavocp
    · votar


    É constante.
    Esse barulho do keyclick é simplesmente um 'pop', é um ruído mesmo que acontece quando a tecla é pressionada.
    As drawbars do Hammond na realidade são multi-contatos que são acionados quando pressionamos uma tecla.
    Quando tocamos uma tecla, ela vai fechando os contatos de cada drawbar e vai gerando os sons de cada uma.
    No final dos contatos, o som do órgão sai normal, mas esses contatos de cada uma das drawbars ao serem acionados produzem esse ruído bem rápido, que é tipo um 'pop' mesmo.
    Isso acontece quando pressionamos a tecla e ativamos os contatos, mas também acontece quando soltamos a tecla e os contatos são desativados.
    Por isso existe o keyclick do ataque e o de release.

    Resumindo, é só um ruído... era pra ser um 'defeito' no som do órgão. Mas acabou se tornando esse som característico do jazz, blues, prog, etc.
    Eu acho legal mas acho também engraçado como as empresas que fazem clonewheels brigam entre si para ver quem reproduz mais perfeitamente esse 'defeito'.

    :)

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Além dos sons Senóide, sons dos keyclick, sons da percussão.

    Tem também o Ruído das Tonewheels.
    É uma espécie de um "chiado misturado com ronco".
    Uma outra coisa que também era pra ser um "defeito" mas virou uma característica, que num Hammond não pode faltar !!!

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Buhbor
    · votar


    gustavocp

    El_Cabong

    Obrigado pelas respostas.

    To reproduzinhdo esse "defeito" no meu teclado e me deparei com essa questão.

    Bom poder contar com vcs..


    abraço

    tell
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Buhbor

    dá para fazer o mesmo procedimento no rs-50?

    como faço para por a sine nas partes do performance que som você pôs para estas:

    parte10 - Percussão Second
    parte11 - Percussão Third
    parte12 - Keyclick


    tell
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    quero saber como faço para por o som nas partes, pois só sei usar o performace nos bancos que vão de 1 a 8, contudo, já vi sim estas partes de 1 a 16.

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Buhbor
    · votar


    tell

    Vou tentar te explicar resumidamente o que eu fiz:

    Criei um Patch com uma única wave (sine) sem filtros no TVF e com 0 de amplitude, sem decay, sustain no máximo e release muito pequeno (tudo isso no TVA), ou seja, nua e crua. Talvez você precise diminuir o volume do patch pra montar a perform.

    Depois eu sai copiando o mesmo patch alterando somente o 'tone coarse tune' e o 'tone fine tune', que é a afinação do tone, de acordo com a figura 2 desse site. Na verdade ai tem o tutorial completo.

    A percussão second e third são cópias dos Drawbars 4' e 2(2/3)' respectivamente mudando o envelope do TVA colocando 0 na amplitude, em torno de 40 no decay, 0 no sustain e 0 no release.

    Amplitude: tempo que ele demora a chegar ao seu volume máximo;
    Decay: tempo que ele demora pra ir do som máximo para o nível do sustain;
    Sustain: volume no qual o som é sustentado;
    Release: tempo de quando você solta a tecla até o som sumir.
    (Explicação de silvG8 em outro tópico)

    E o keyclick são as waves 'Org click 1' e 'Org click 2' nos tones 1 e 2 respectivamente, colocando o Pitch Keyfollow em 0 pra ficar um "barulhinho" constante em todo o teclado.

    Depois é so juntar tudo na perform colocando chorus, Rotaty ou VK Rotary caso seu teclado tenha esse efeito, um pouco de reverb se não quizer que o som fique muito "seco" e overdrive ou distorção caso goste.

    Ai é so sair fazendo as combinações dos drawbars e vendo as que vc mais gosta.

    Não vou poder fazer isso agora, mas quando der vou postar uma amostra de como ficou.
    No Juno Stage ficou muito bom. Até me surpreendi com o resultado.

    Niguem vai mais dizer que o meu Roland tem Hammonds ruins (rs).

    Com relação a suas perguntas, como não conheço seu teclado o manual dele vai ter responder de forma mais precisa. Arriscaria dizer que tudo o que eu falei antes de montar a perform você deva encontrar em PATCH EDIT. Como escolher as waves, mudar os envelopes, mudar o tone coarse tune e o tone fine tune, etc.

    Espero ter ajudado mesmo que de forma simplificada.

    abraço

    tell
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ajudou muito sim irmão, contudo, eu já tinha feito isso, pois escolhi o timbre SineWave que no RS-50 é o path 437 e salvei ele sem nenhum efeito no banco dos orgãos como um novo Path; depois fui fazendo as drawbars, cada uma na sua afinação, e salvando-as como novos paths, mas ao terminar as 9 Drawbars só conseguia simular timbres apenas com o som de duas drawbars.

    Agora vou tentar fazer as Drawbars pelo o performance, mas a questão é como transfiro esse path para aquelas partes 1,2... até o 16? já revirei o manual e não consegui!

    Já havia tentado antes e você pode ver aqui neste tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/232079/

    Muito grato e parabéns!

    tell
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    dá uma olhada aí nesse tópico e vê se você consegue me dar uma luz no performance do RS-50. Jha Bless!

    Buhbor
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Buhbor
    · votar


    tell

    Essa possibilidade de colocar os 16 timbres pra tocar de uma vez se encontra no PERFORM MODE.

    Vi, por foto do seu teclado, que na parte do MODE (perto do volume) tem um botão PERFORM. O caminho é aquele.
    Procure no seu manual algo como PERFORM MODE ou PERFORMACE MODE (algo do tipo).

    Eu achei o manual do seu teclado, so que em inglês (o que me complicou). So que vi que na página 55 falava sobre o PERFORM MODE. Veja se é isso mesmo.
    Acho que você seleciona as partes 1-9 usando os botões 1-9, a parte 10 usando o botão 0 (Rhythm) e as partes 11-16 segurando o SHIFT e apertando 1-6. Selecionando cada parte deve ter como você escolher o PATCH que vai tocar nela.
    Da uma lida nisso ai no manual pra ver se te da uma luz.

    Qualquer coisa volta aqui que eu tento te ajudar.

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre drawbars - Hammond B3