Dúvida com Drawbars - Hammond B3

    Autor Mensagem
    gustavocp
    Veterano
    # ago/07


    A um tempo atrás eu toquei em um Hammond B3, mas não prestei atenção nos seguintes detalhes... Se alguém souber, por favor...

    Eu sei hoje que, as drawbars são responsáveis pela mudança de adição de harmônicos no manual superior, no manual inferior e também dos pedais do Hammond.

    Porém, se analisarmos a foto seguinte: http://www.organhouse.com/images/hamrmb3.jpg podemos ver que há mais drawbars do que somente do upper, lower e pedal. Só nessa foto eu vejo um conjunto de drawbars padrão à esquerda, outro depois dele, as duas drawbars marrons para o pedal no meio, e depois mais dois conjuntos padrão completos de drawbars à direita.

    Cada conjuntos de drawbars tem: marrom, marrom, branca, branca, preta, branca, preta e branca. A imagem a seguir mostra um conjunto padrão do manual superior, por exemplo: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/19/Hammond-drawb ars-plain.svg/730px-Hammond-drawbars-plain.svg.png

    Agora, parece que nos B3 tem mais do que os conjuntos para o upper, lower e o pedal. Alguém sabe o que são todos os conjuntos diferentes?

    Obrigado...

    gustavorino
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    gustavocp

    pra fazer split com os ritmos automaticos do orgao e o outro de acordo com o amigo mano a mano é a o volume da saida do fone de ouvido.

    mas .. é uma boa pergunta.. eu abri meu b3 virtual aqui.. e realmente ele possui menos drawbars do que o B3 da foto... nunca tinha reparado

    gustavocp
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ok, eu já fui atrás e consegui a resposta.

    Nos presets do B3, temos duas teclas especiais... tanto no teclado superior quanto no inferior: as teclas B-flat, e B.

    O primeiro set de drawbars que a gente vê é o que vai ditar a registração do manual superior quando a tecla de preset B-flat estiver acionada. O segundo set de drawbars logo à direita do primeiro é o que dita a registração do manual superior quando a tecla de preset B estiver pressionada.
    Depois temos as duas drawbars para a registração dos pedais do organ.
    E depois, seguindo o mesmo princípio, os dois conjuntos de drawbars restantes à direita são para o manual inferior (novamente o B-flat e o B dos presets do manual inferior).

    :-)

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    gustavocp

    Saca esse link... Achei ótimo, já tinha visto antes mas esquecido o site.


    http://www.hammond.com.br/nb3/novob3/novob3.html


    É em português, tem uma parte que fala tudo mesmo sobre as drawbars...




    Abraços.

    Joker
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    outro de acordo com o amigo mano a mano é a o volume da saida do fone de ouvido.

    hauhahau não duvido que saía um chutão desse só pra marcar presença no tópico

    Mas sério: Eu uso pra caralho os dois sets do TX especialmente sem split, enquanto toca com um registro ja vai preparando o registro do "refrão" da musica nooutro set, daí alterna entre eles. É o mesmo principio dos dois sets de draws por manual do B3. Não sei se acostumaria com um clone de 1 set por manual não...

    gustavorino
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Joker

    nao nao cara, não é chute.. isso realmente aconteceu

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    gustavorino

    Aconteceu? Onde?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Não sei se acostumaria com um clone de 1 set por manual não...



    Eu acostumaria tranquilamente :)

    gustavorino
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/153288/

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    pra que serve esse pedalzin pareçendo pedal de volume? é pedal de volume?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots
    Sim, expressão mesmo!

    Fica antes do Overdrive na cadeia de efeitos, inclusive isso cria um som bem caracteristico quando se usa os drives.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    a expressão fica antes do overdrive... e quando vai se aumentando o drive vai causando um efeito tipo o crunch/saturação que acontece na guitarra ThyagoAmaral?

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, acho que vou comprar um pedal de volume pro meu tokai!!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    waltercruz
    Sim sim, o que ganhamos com isso? Um som limpo quando o instrumento ta mais baixo e vai saturando na medida que "enfiamos o pé" deixando assim uma simulação mais organica.

    teclado roots
    Cara tenho muitas saudades do meu TX5, mas como foi vendido para um amigo, sempre encontro ele nos estudios o meu ex TX5 não tinha entrada para pedal de expressao, e ai eu usava um pedal de volume convencieonal, mas o resultado nunca foi bom devido ao volume ser pos drive. =/

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ThyagoAmaral

    Dos Hammonds virtuais ou cloneweels que vc viu por aí, qual foi que vc viu que simula isso direito?

    adao chagas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots

    Eu uso um pedal Studiologic Vp 25 no meu TX-5, que é o modelo Classic e possui entrada para controle de expressão, com ótimos resultados. Funciona exatamente como o Thyago descreveu.

    Um abraço

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    adao chagas
    Essa não é a etrada de footswith neh?

    se eu ligar ele na entrada de footswitch regulo o volume?

    eu ligo um pedalzin pra acionar o leslie e pra segurar a nota!

    adao chagas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots

    Não. Existe uma entrada específica para o pedal de expressão e apenas no modelo Classic. O DSPlus não possui essa entrada.

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ahh , me lasquei! hehe

    adao chagas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots

    Você pode usar, por exemplo, um Behringer Fcv 100. Ele não controla o overdrive, mas ajuda bastante no controle do volume, o que é muito importante na técnica organística.

    Um abraço

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    adao chagas
    POis é doido , eu nao queria pra aumentar o drive nao , queria so pra controlar o volume mesmo geral! será que da com esse fcv 100 ligando no foot do meu ds plus?

    adao chagas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots

    Esse pedal é ligado na saída de áudio do TX-5, como se fosse um pedal de efeitos. Eu já usei um pedal mais simples que esse e funcionou bem para controlar o volume.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    adao chagas
    Meu TX5 era um Classic e não tinha entrada para pedal de expressão. =/

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    waltercruz
    Cara o B4 sem duvida é o mais popular, mas estou usando a um tempo o EVB3 do MainStage e não tenho me arrependido não, não estou sentindo falta do B4II mais! :D

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Hum.. a native descontinuou o B4 e botou o Vintage Organs, baseado em samples no lugar.. To usando o EVB3 tb, mas com a Leslie do Amplitube.... vou ver aqui se nesse baladio de gato consigo fazer uma conf melhor.

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    adao chagas
    ah pode crer!!! usa com fonte e tudo neh , tipo pedal de guitarra!!

    Galera me tirem uma duvida, eu acho o meu tokai muito baixo o volume, o meu korg x50 qualquer coisinha ele ta nas altura, o tokai eu tenho que aumentar muito no amp pra ter um controle adequado no volume dele proprio , isso é normal dele ou tem alguma coisa haver com o fuzivel que quimou e eu coloquei outro no lugar? hehe

    adao chagas
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    teclado roots

    O TX-5 tem o volume baixo mesmo.

    Um abraço

    teclado roots
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    show!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com Drawbars - Hammond B3