Multisample - Fantom G

    Autor Mensagem
    Bedin
    Veterano
    # fev/11


    Olá amigos tecladistas,

    Preciso de uma ajuda de usuários do Fantom G.

    Comprei um Fantom G e estou iniciando a programação nele. Encontrei algumas programações na net, com vários samples de Sanfonas e metais onde gostaria de adicionar alguns destes em minha programação. Tentei de duas formas fazer este trabalho:

    1º Através do Librarian, copiando do projeto baixado da net, para o meu projeto.

    2º Através do Fantom Editor, carregando no PC e tentando salvar no Fantom G.

    Nos dois passos, antes de executá-los, copiei as waves normalmente para dentro da minha programação.

    Mesmo fazendo todo este trabalho, não deu certo pois quando entro dentro dos parâmetros do Patch, observo que o multisample aparece como Init.

    Pergunto: Qual seria o procedimento correto para transferir também os multisamples?

    Tentei mandar um e-mail para o suporte técnico da Roland, mas o site está com problema.

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    cara vc leu o manual do teclado??? um teclado desse porte exige sim a leitura do manual e lá vc encontrará a resposta para isso

    Bedin
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Bedin
    · votar


    Ismah

    Sem comentários.

    dgsoul
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ismah


    hehehehe, podia ter dormido sem essa!!!!

    Desculpa Bedin, não sei a resposta correta para o que está acontecendo contigo...mas acho que o Levy Carvalho pode te ajudar!!!!

    Ou então, tenta esse aqui


    Deixa eu ver se entendi direitinho, você copiou o samples (os mesminhos das programações), carregou no FG, pegou o modelo das programações, transferiu pro FG e mesmo assim não consegue fazer os Multisamples funcionar como nas programações que vc achou pela net!?

    Ismah
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bedin

    aind aafirmo que a resposta está lá, pois eu li o manual inteiro dele

    silvG8
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bedin
    O que eu escrevi lá no Blog provavelmente te ajuda. Se isso é uma questão de que você quer adicionar os samples ao seu projeto, só poderá ser feito se o projeto estiver em um pendrive (não tem como salvar mais do que 50Mb de flash dentro do teclado (o HD dele é esse).
    O que pode ser feito é salvar o novo projeto lá com tudo certinho e exportar suas músicas como SMF para o projeto já com os samples. Se não for assim dá um trabalho do kct infelizmente.
    Qualquer coisa coloca a dúvida direitinho e me manda por email... igorgcr@hotmail.com

    Valeu!

    Bedin
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    dgsoul

    Isso mesmo, copiei as waves direitinho, porque o teclado é novo e aproveitei pra fazer isso antes de começar a programar com samples, e mesmo assim ele não transfere os multisamples. Muitos usuários estão dizendo que isso já é um problema da Roland. Eu encontrei este mesmo problema no Fantom X no passado. Achei que tinham solucionado mas pelo visto ainda não resolveram.


    Ismah

    Amigo como você é insistente. Pra começar a Roland nem menciona multisample no manual, pois esta função foi adicionada através de uma das atualizações que eles disponibilizaram. Mesmo disponibilizando esta questão do multisample, segundo os usuários comentam, existem problemas na transferência entre projetos.

    silvG8

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo seu excelente BLOG. Foi um dos primeiros lugares que fui pesquisar. Aliás, li excelentes matérias e explicações lá que quero por em prática ao longo de minha programação no teclado.
    Li sobre transferir arquivos no formato SMF, mas será que não tem como transferir os multisamples?

    Um grande abraço galera, e se descobrir uma forma, comentarei aqui no FCC.

    silvG8
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bedin
    A minha sugestão era usar o projeto que já tem os samples.
    Seguinte: pega o seu projeto atual (com suas músicas, patches e o que mais tiver lá que deve ser pouco já que o teclado foi comprado a pouco tempo) e salva o que te interessa conectando ele num computador. Salve as músicas como SMF, os patches no formato do editor lá, etc. Em seguida, passe essas suas coisas pro projeto que originalmente tem os samples. Copiar os samples um a um de um projeto pro outro dá um trabalho fodido...
    Vc vai passar a usar o projeto com os samples como seu principal projeto.

    Abraço.

    Bedin
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Bedin
    · votar


    silvG8

    Sendo sincero com você, eu já fiz isso... como tenho um pouco de experiência com as máquinas, e não encontrando a solução que eu procurava, inverti os projetos como vc está me aconselhando e resolvi meu problema pois precisava programá-lo com urgência.

    Na verdade, eu estou buscando este conhecimento, apenas por curiosidade, e caso eu descubra como fazer quero compartilhar com os demais usuários.

    No momento, tenho um MOTIF XS7 e agora o FANTOM G6. Convenhamos que a Roland pisou na bola nesta questão de multisamples hein?

    Abraços!

    Bedin
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    silvG8

    Rapaz me tire uma dúvida: Tudo que eu crio no teclado, ele salva automaticamente no projeto do pendrive e no projeto do Fantom automaticamente?

    silvG8
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bedin
    Eu não sei muito bem como fazer isso porque os samples que tenho diferentes estão em projetos dedicados (por exemplo, um projeto com um sample de piano grande).

    Depende de qual deles vc está usando no momento. Quando vc está usando o projeto no pendrive ele salva tudo que vc criou dentro da pasta desse projeto (com o nome lá que vc escolheu, ex Fantom.Prj ). Pra salvar dentro do Fantom vc teria que acessar o projeto de dentro do Fantom.

    Eles deram uma mancada nisso mas tem melhorado... provavelmente vai ser algo mais bem resolvido somente com a versão 2.0 .

    Valeu!

    Bedin
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    silvG8


    Mas vai sair uma versão 2.0, será?

    Falando da máquina, confesso que estou muito empolgado com a aquisição.

    Abraços!

    silvG8
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bedin
    Rapaz, é bem provável que uma versão 2.0 saia. Não posso te dar certeza, mas seria algo inédito no mundo dos workstations Roland.
    Rapaz, eu já me empolguei muito com meu G8. Eu fiquei muito tempo pesquisando o manual e aprendendo a fazer as coisas e acredito que tenha aprendido muita coisa que pouca gente faz com o teclado, principalmente na área de síntese e sequencer. Tive momentos incríveis com ele, mas infelizmente estou precisando de vendê-lo por falta de espaço em casa (estou de mudança) e vou acabar não pegando um workstation porque comprei o Logic Studio para MAC.
    Quem sabe um dia eu volto a procurar pelos workstations... no momento só consigo pensar em vender o G8 e pegar algum VA top.

    Qualquer coisa ou dúvida entra em contato comigo.

    Abraço.

    Bedin
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    silvG8

    Rapaz, então você poderia compartilhar seus conhecimentos adquiridos com a máquina... e adiantar muito meus passos... rsrs

    Que legal, eu também explorei muito meu antigo Fantom X e agora pretendo fazer o mesmo com o Fantom G.

    Se quiser compartilhar uns materiais, não ficarei chateado rsrsrs.

    abraço!

    Gugu tecladista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bedin

    desculpa desvirtuar o tópico mas tenho uma dúvida e acho q vc pode me responder

    O seu antigo fantom x tinha pouco peso no PA. A galera sempre fala isso mas nunca ouvi uma opnião q me parecesse verdadeira de alguém q realmente usou ele

    se puder me falar um pouco fico agradecido

    Bedin
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Gugu tecladista

    Amigo, o Fantom X é um fantástico teclado, tanto que muitos falam que alguns timbres dele são superiores aos timbres do Fantom G... ainda não posso confirmar isso...

    Falando do Fantom X, eu fiquei com ele quase 4 anos, e confesso que no começo também achei ele com pouco peso no PA... com o tempo, comprei um livro chamado Sintetizadores à Brasileira, e comecei a buscar conhecimentos mais avançados na área de edição dos Workstations. Com isso, comecei a cada vez mais melhorar os timbres das minhas apresentações, e confesso que o teclado melhorou muito nas apresentações ao vivo de minha banda. Digo isso, porque sempre dava um jeito de captar o som da banda e observar os pontos a melhorar no teclado. Filmagens também foi outro meio que utilizei.

    Amigo, é um super máquina, mas precisa que você invista não só um alto dinheiro na aquisição, mas também investimento de tempo muito grande para programar a máquina e entender alguns conceitos. Veja que muita gente acaba trocando o Fantom X por Motif XS, e encontra a mesma dificuldade. Tudo porque não quer desprender tempo para aprender à programar o Workstation.

    CONSELHO: Explore, Explore e Explore

    Se precisar de alguma ajuda, e estiver ao meu alcance, pode contar comigo.

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Multisample - Fantom G