Quando se usa nonas e quartas etc

    Autor Mensagem
    MICHELETECLADO
    Veterano
    # jan/11


    Quando que eu uso acordes com nona ou quarta tem alguma musica que eu possa baixar para perceber isso em uma musica

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Não é necessário, alías obrigatório ou imprescindível, adicionar tensões extras nas músicas, muitos compositores o fazem para dar maior brilho para sua música, mas isso tem um limite, dentro do estilo musical

    Em pop rock, as vezes acordes muito tensionados vai ficar estranho, soar muito bossa nova por exemplo, para pegar o jeitáo escutando muita música, gosto de abrir as cifras do nosso site e acompanhar o video, dá para perceber legal as nuances destes acordes, de uma passadinha por lá

    Para eu tentar fugir um pouquinho da explicação gigante sobre resolução, aliás como voce se interessa muito por harmonia, compra um livro urgente, vai te abrir muitos caminhos, posso dizer para acrescentar as nonas aleatoriamente, e ver em que casos ficou bom, e tentar ver o porque disso

    Fazendo uma breve analise harmonica (posição dos acordes em relação a tonalidade) dá para tirar muiitas conclusões acerca disso

    Bons estudos

    Darlan Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MICHELETECLADO

    Procure sobre o Livro: "Harmonia e Improvisação Vol 1 e Vol 2" de Almir Chediak.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Edson Caetano
    Não é necessário,

    No violão se usa bastante. Mas no teclado eu acho que fica meio estranho. Dependendo da música é claro. Ou seja: O que fica bonito no violão, não fica no teclado.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    guns' n roses - patience / sweet child o mine

    capital inicial - cai a noite

    skank - sutilmente

    são alguns exemplos de músicas que usam acordes com 4 e com 9

    abs!

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    MICHELETECLADO


    Vida Real - RPM (Tema do Big Brother Brasil)

    no riff principal, como sultimente, acordes com 4 e 9.



    Abraços

    Rick Santos

    Artref
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Não é necessário, alías obrigatório ou imprescindível, adicionar tensões extras nas músicas, muitos compositores o fazem para dar maior brilho para sua música, mas isso tem um limite, dentro do estilo musical


    Ótima frase, resumiu meu pensamento quando li o título do tópico.

    Acrescento dizendo que nona é bem menos "tensa" do que a quarta. A quarta deve ser usada com muito critério; em acordes de dominante, fica legal, por exemplo, com moderação.

    A nona pra mim pode ser mais usada, mas enfiar nona em todo acorde também polui e tira a beleza.

    Duro mesmo é a sétima maior, que insistem em colocar em todo diabo de acorde, mesmo quando não tem nada a ver com o estilo. Ô coisa feia. Esses vi um tecladista tocando Celine Dion e o nó cego (jazzista) enfiava a merda da sétima maior em todos os acordes. Pra mim acabou com o estilo e com a música, rs.

    Aliás, esse é um grande problema que vejo muito comumente em músicos com influência de jazz, bossa nova e mpb: ficam enfiando dissonância onde não existe (estragando a música com isso). Pior ainda são aqueles que acham que música sem dissonância não presta. Aff.

    Escute pop, a quarta é muito usada.

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Duro mesmo é a sétima maior, que insistem em colocar em todo diabo de acorde, mesmo quando não tem nada a ver com o estilo. Ô coisa feia. Esses vi um tecladista tocando Celine Dion e o nó cego (jazzista) enfiava a merda da sétima maior em todos os acordes. Pra mim acabou com o estilo e com a música, rs.

    Artref, Falou e disse!!!

    Pra falar a verdade tenho um ódio sem tamanho pelos acordes com sétima maior, menor, tanto faz, qualquer tipo de sétima, no violão até que fica trii, mas no teclado, principalmente os caras tocando hino de igreja num PSR 9 que tem aquele piano com som de plástico totalmente "quadrado" ligado numa caixa Brabus.

    A única vez em que eu vi um acorde com sétima ficar legal na musica é em Imagine do Lennon, um C7M


    Desculpem ter desvirtuado o tópico, mas não podia ter deixado de concordar com o Artref e expressar minha opinião sobre isso.




    Abraços


    Rick Santos

    tiago scott
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: tiago scott
    · votar


    [b]Artref

    Concordo plenamente que deve se ter muita coerência quando se utiliza os acordes dissonantes. Imagina tocar rock progressivo com 7/9+ ou 7/9-/13, não dá. Acredito que por ser no Brasil a influência da própria MPB que é oriunda da bossa, Samba, Jazz acaba fazendo que nós músicos que gostamos de Jazz etc, acabamos usando a dissonânacia em quase tudo, depois realmente tem que se educar para não ficar aquele cara tipo louco. Se for para eu harmonizar uma música harmonizo com o que há de melhor nas dissonancias, mas se tiver que tocar pop, rock vamos aos naturais sem problemas.

    Rick Santos

    Pra falar a verdade tenho um ódio sem tamanho pelos acordes com sétima maior, menor, tanto faz, qualquer tipo de sétima, no violão até que fica trii, mas no teclado, principalmente os caras tocando hino de igreja num PSR 9 que tem aquele piano com som de plástico totalmente "quadrado" ligado numa caixa Brabus.

    A única vez em que eu vi um acorde com sétima ficar legal na musica é em Imagine do Lennon, um C7M


    Continua ouvindo mais música e estudando e um dia você corrije essa frase. Harmonia é algo que realmente demanda tempo para se entender e resolver, mas estudando um dia você chega lá e entende que até mesmo nos acordes naturais você tem milhoes de possibilidades hamônicas, seja pela formação do acorde, melodia etc.

    Jazz Comtemporâneo, MPB, R&B e boa música a todos !!!

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    tiago scott

    valeu pela dica!!!

    Gosto muito dos acordes naturais maiores e menores e as vezes talvez uma quinta.
    Nas minhas composições nunca vejo a necessidade de acresentar 7/9+, 7/9-/13, alías, não sei nem montar um acorde desses, preciso de alguns minutos até que eu monte o acorde na minha cabeça.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    partindo do princípio basico muito bem resumido

    nonas no 1 e 4 graus( o mesmo para setima maior) e quarta no quinto grau
    mas isso pode desenrolar tanto...

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Aliás, esse é um grande problema que vejo muito comumente em músicos com influência de jazz, bossa nova e mpb: ficam enfiando dissonância onde não existe (estragando a música com isso). Pior ainda são aqueles que acham que música sem dissonância não presta. Aff.

    concordo totalmente.... e o pior é que tem mta gente que faz isso e além de achar que ta arrasando, ainda zoa com as bandas e artistas que fazem música com base no campo harmônico, sem ficar inventando moda, como se eles não "conseguissem" sair dos acordes básicos...

    pra mim música é harmonia e não dissonância!

    abs!

    Artref
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Artref
    · votar


    Eu acho que em um estilo onde não cabe dissonância (ou numa música que não cabe), você pode muito bem se destacar em outras coisas: na qualidade do feijão com arroz e no bom gosto. Dependendo da música, o tecladista deve esquecer as dissonâncias e buscar a maestria por outros caminhos, como por exemplo na qualidade do som final (aí entra técnica, teclado, tudo), escolha de timbres, programação e etc.

    O problema é que tem gente que tem uma viseira na cara e só enxerga pra frente, na direção da palavra "Dissonância", rs. Conheço músicos que tocam muito, e aí acham que tocar "simples" (sem dissonâncias) vai queimar o filme deles. Para eles, fazer o feijão com arroz é coisa para os fracos. Poxa, que bobagem.

    Ah, lembrei: quarta geralmente vem no acordes sus. É muito comum tecladista fazer um acorde de dominante sus4, depois dominante e resolve na tônica. Ou já vai do sus direto pra tônica. A autora do tópico pode ver isso em muita música pop.

    NillMaker
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Música tem que ser gostosa de ouvir.... existe música que você não aguenta ouvir um segundo.. por ser mal harmonizada.... não estou falando mais de estilos... mas de música bem feita...

    Pé de chinelo
    e Artref
    falaram tudo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando se usa nonas e quartas etc