Sons, Identidades e Caracteristicas [Pianos Acusticos]

    Autor Mensagem
    gustavocp
    Veterano
    # dez/10


    Ae pessoal,

    Bom, o objetivo desse tópico é troca de conhecimento mesmo. Discussão sobre marcas e características de pianos acústicos.
    Quando falamos em pianos, temos diversas marcas famosas e diversos modelos que possuem uma identidade histórica ou sonora.
    Por exemplo, há pianos, como os Yamahas, que são muito usados em música popular e não muito usados em peças eruditas. Há os Bösendorfer, os Steinway&Sons, os Baldwin, Kawai, etc.
    Vocês conhecem algum site que descreva essa identidade que cada uma dessas marcas e modelos possui? Qual o estilo de música em que mais são usados? O tipo de som que cada um é forte ou fraco... resumindo, a identidade de cada um destes pianos mais conhecidos.
    Eu sei que quem conhece bem sobre pianos sabe as marcas e os modelos em que cada um é forte/fraco.
    Só que não acho isso em nenhum link da web.

    Abraços...

    Buhbor
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Vou contribuir um pouco com esse tópico postando aqui umas coisas que eu achei legais sobre a Steinway & Sons.

    Os artistas
    Hoje em dia "STEINWAY ARTIST" é o título de mais de 95% dos grandes pianistas em atividade (cerca de 1.300) assim como conjuntos de música de câmara do mundo todo. Cada um deles possui o seu piano e escolhe se apresentar tocando um legítimo piano STEINWAY & SONS, sem qualquer contrato ou acordo de propaganda entre o pianista e a marca. Nenhum deles faz propaganda da STEINWAY & SONS.

    O investimento
    Um piano STEINWAY é além de tudo um bom investimento. Um bem cujo valor cresce ao longo do tempo e é passado com orgulho de uma geração a outra. A valorização de um Steinway Grand Concert pode alcançar 200%. Um recorde impressionante. Feita uma observação de algumas décadas, o proprietário de um STEINWAY pode ver o valor de varejo de seu instrumento crescer 4.3 vezes do preço original de mercado. Hoje, o proprietário recebe um termo de garantia com validade de dez anos, de que o instrumento será aceito pelo mesmo valor adquirido na troca por um piano de cauda novo. Outra exclusividade da marca.

    Texto tirado daqui.

    O que me parece, não so pelo texto mas pelos vídeos que se vê pela internet, é que os Steinway são os mais usado para música classica. E dos que eu ja tive oportunidade de ouvir, mesmo por vídeos, é o que mais me agrada.
    A minha base de comparação pra julgar sons de piano em teclados é sempre a Steinway. Gosto mto do timbre de um modo geral.

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Buhbor
    Realmente, Steinway é a marca. Na minha opnião não tem Yamaha, Kawai, Baldwin e outras... Steinway tem um timbre inconfundivel. Muito bom, sonho em um dia ter o meu.

    gustavocp
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    :)

    Agree!

    Mas porque será que não se usa tanto Steinway&Sons quando gravam jazz, blues ou outras coisas da música popular?

    expedifer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    gustavocp

    Porque não é piano próprio pra esse tipo de música. Além de serem carissimos e impróprios pra serem carregados a palcos de música popular (geralmente de ingressos populares e salas/palcos populares, como restaurantes, bares, hoteis, etc). Há uma enorme quantidade de pianos que se encaixam nesse aspecto, mas não os Steinway, Bosendorfer e C7, de mais de R$ 300 mil.

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    gustavocp
    Na minha concepção, o Piano Yamaha se encaixa melhor em Jazz, Blues e etc. O timbre do Piano Yamaha, chama um Jazz. Tem aquele som aguçado. Os clavinova digitais tem esse "cheiro" de jazz também.

    tiago scott
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix

    Cara acho que você tá dando umas bolas foras hoje hein!!!
    Então só para complementar, o que o expedifer se referiu foi mais sobre a questão de preço. Ele quis dizer que dentro da linha de pianos da Yamaha, o C7 não se enquadra no quadro de pianos que você leva para cima e para baixo, seja shows, eventos para isso temos o Yamaha C2, que é mais em conta e bem mais fácil de ser encontrados nos palcos a fora, o C7 é mais para concerto ou seja você o encontra em teatros, ou salas de concertos.

    Quanto a questão de timbre, num todo tanto o Stenway como o Yamaha são ótimos para Jazz ou estilos musicais comtemporâneos (erudito etc). Acho que nesse aspecto enquadra-se mais a questão de preço e claro quanto mais caro melhor timbre, qualidade e cuidados também.

    PS. A única correção é que o Yamaha C7 está na faixa de R$ 120.000,00 e não chega aos R$ 300.000,00.

    Abraços.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Buhbor
    Eu tenho uma preferência um pouquinho maior pelo som do Bösendorfer.
    Sei lá mas ele parece ter um som na região médio-graves mais encorpada que o Steinway & Sons.

    MAS!!!
    Tanto o Steinway & Sons como o Bösendorfer são fantásticos !!!!

    gustavocp
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ok... Acho que entendi.
    Eu geralmente via Stainway só em teatros, e não sei se é sempre coincidência, mas artistas clássicos tocavam em Steinway e artistas de jazz tocavam em Yamaha. :)
    Eu sei que o Oscar Peterson tinha uma relação legal com os pianos da Bösendorfers, tanto que ele ganhou um do dono... pegou aquele modelo "Bösendorfer Imperial", que é considerado o semi-deus dos modelos da marca.

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    tiago scott
    Não cara, você se enganou. Eu me referi ao gustavocp ao falar sobre minha opnião sobre o uso de Piano Yamaha em jazz. Não me referi a nenhum modelo especificio e nem citei o nome do
    expedifer.

    tiago scott
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix

    Perfeito Cara!!!

    Felipe Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mas porque será que não se usa tanto Steinway&Sons quando gravam jazz, blues ou outras coisas da música popular?

    Diana Krall usa um Steinway.

    tiago scott
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Felipe Felix

    Perfeito, e toca como ninguém no Live in Paris, com um Stenway.
    Coisa Finíssima !!!

    gustavocp
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    certo... acho que estou enlouquecendo mesmo. Agora dei uma pesquisada e muita gente usa Steinway no jazz também.
    E, aquele timbre das gravações e shows da Diana Krall realmente é um som de piano jazz bem gravado. Delicado/suave quando precisa e pontudo/metálico quando precisa.
    É... acho que a Steinway tá dominando...

    Valeu!

    Buhbor
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix
    El_Cabong

    Realmente é questão de gosto mesmo.

    Eu realmente gosto mto da Steinway & Sons. Tem coisas muito interessantes sobre piano acustico como, por exemplo, o fato deles terem um número de série onde o pianista pode consultar um histórico (digamos) contendo informações sobre o piano em que ele vai tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sons, Identidades e Caracteristicas [Pianos Acusticos]