Dúvida - Posicionamento das mãos

    Autor Mensagem
    Ikeda
    Veterano
    # out/10


    Oi galera,

    eu estou começando a tocar piano sozinho e estou com umas dúvidas quanto ao posicionamento da mão em certas situações.

    Fazendo os exercícios do hanon, o primeiro mais específicamente, quando eu mudo o tom para G por exemplo, na hora de tocar o F# com dedão(ou dedinho) eu preciso "subir a mão para cima das teclas" (não sei se fui claro), e nas notas que seguem eu preciso tocar na mesma altura entre as teclas pretas e brancas ou eu já volto ao posicionamento inicial?

    Obrigado pela atenção

    marphy
    Veterano
    # out/10 · Editado por: marphy
    · votar


    Ikeda

    E aew cara, blz ? Seguinte, não tem nenhum problema esse lance de subir os dedos por cima das teclas, eu ate acho isso muito comum (e NECESSARIO). Mais vai de como voce se sente mais confortavel para tocar, depois que voce ja acabou de usar as teclas na altura das teclas pretas acho que seria legal voce voltar para a posição inicial para continuar o exercicio (pelo menos é isso que eu fasso). Quanto a isso não tem muito segredo, vai do jeito que voce se sentir melhor. Agora vou te dar um dica importante... Mova o punho e os dedos, esqueça os braços e cotovelos... hoje em dia é muito comum ver pianistas iniciante parecendo uma galinha na hora de tocar mexendo os cotovelos que nem um loko pra ca e pra la. Tem um video que o proprio Jordan Rudess explica isso no Youtube... nao lembro o nome agora, mais da uma procurada que voce acha. Valew, abraços.

    dgsoul
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ikeda

    Começar a tocar um instrumento sem amínima noção do que está se fazendo pode ser uma tortura (sem contar as lesões que isso pode causar: desde pequenas inflamações e cãimbras nos musculos das mãos até tendinites agudas).


    Não sei quais são as suas condições no momento mas a 1ª opção a se pensar é em um professor particular ou uma escola de música boa.


    a 2ª opção (pra quem não tem condições no momento pra arcar com aulas de música) são as video-aulas. Alguns DVDs são bem em conta (fora que vc pode achar alguns pra downloads na internet).

    Eu recomendo que vc dê uma olhada nesses (e em outros) videos do Jordan Rudess. São bem legais e ele também dá orientações sobre a postura das mãos, muito bom (apesar do video ser em inglês e não possuir legendas sua linguagem músical é bastante didática e de fácil interpretação).











    Existem muito outros exercícios no canal do Glauber Arruda.

    Sugiro que vc também visite este dois tópicos:

    EXERCÍCIOS DO JORDAN RUDESS

    Professores ensinam as melhores dicas aqui.

    Mas quero frizar que isto é apenas o começo, um pekeno fragmento do Universo que são as teclas...


    "Daniel Sam, praticar, praticar e praticar, hay!!!" by Sr. Miyagi

    Ikeda
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Ikeda
    · votar


    marphy

    vlw pelas dicas.

    dgsoul

    vlw pelas dicas e videos.
    Eu tenho total noção de todos esses problemas, eu não estou começando a estudar música agora, por isso tenho noção de harmonia, percepção e tudo mais, então não chega a ser tortura. E eu sei a importância de estudar sob orientação para corrigir posturas, que se feitas de formas erradas além de perda de qualidade, pode ocasionar problemas no futuro.
    Eu pretendo começar aulas com um professor mais infelizmente no momento está complicado financeiramente. Mas nesse meio tempo eu apenas queria deixar a mão mais esperta ao invéz de ficar sem fazer nada até começar a aula.

    E mais uma vez obrigado pelas dicas e videos.

    a propósito o terceiro vídeo responde a minha dúvida.


    abraço

    maz
    Veterano
    # out/10
    · votar


    olha... eu vi este primeiro vídeo do jordan rudess e acho que a técnica (leia-se posicionamento de mãos) dele não é a melhor... parece um pouco tenso, já que ele deixa os dedos acima do nível da palma da mão.
    é bem complicado explicar isso, o ideal seria ter um bom professor. Eu só tive acesso a isso depois de 6 anos tocando teclado (com professores meia boca). Peguei um ótimo professor de piano erudito (vários alunos dele já ganharam prêmios internacionais em concurso).
    Embora cada pianista tenha um posicionamento próprio (inclusive o Vladimir Horowitz, um dos melhores do mundo, tem uma postura muito esquisita, com o dedinho sempre enrolado), sempre indicam tocar com o máximo de relaxamento possível, com as mãos como se tivesse com uma maça embaixo... em forma de concha.
    isso evitaria tendinites e facilitaria na hora de realizar movimentos circulares para fazer o fraseado (fazer o piano cantar).
    espero ter ajudado... mas o ideal é procurar um bom professor.

    dgsoul
    Veterano
    # out/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    maz

    sempre indicam tocar com o máximo de relaxamento possível, com as mãos como se tivesse com uma maça embaixo... em forma de concha.


    Parece que vc traduziu exatamente o que o Jordan fala no começo desta video-aula.

    Eu acho que, apesar de não ter transparecido que o Jordan estava relaxado, sua técnica fluiu muito bem sobre as execuções (coisa que, alguém tenso não conseguiria executar com tamanha rapidez e fluidez).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Posicionamento das mãos