Independência das mãos

    Autor Mensagem
    lfernand
    Veterano
    # set/05


    Toco guitarra e violão,estou aprendendo teclado por conta própria agora,só tirando umas couisas,brincando.Como conseguir fazer uma coisa com a mão esquerda que é completamente diferente do que vc está fazendo com a mão direita?POr exemplo, quando vc toca um acorde com a direita e faz o baixo com amão esquerda vc faz com uma certa sincronia,mas e quando uma mão faz coisas completamente diferente da outra,eu me embolo todo,quando presto atenção numa mão,eu paro de fazer na outra e vice-versa.Eu sou deficiente?

    lfernand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Alguma idéia,ajudem ae por favor.

    Juliano dos Santos
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Bom isso acredito que vc precise treinar alguns exercicios de Piano.
    Assim conseguirá independencia das mãos.
    Mas demora viw... num é de uma hora pra outra que vc conseguira fazer isso...

    Comigo acontede de uma ir automaticamente e a outra prestar atenção, e tem horas que isso se alterna.... é maluco! :)

    []´s

    Crengou
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Crengou
    · votar


    não, você não é deficiente (acho que não né hehehe)... você simplesmente não é treinado... você também não queria nascer com a independência das mãos né?? como o amigo aí de cima falou, exercícios de piano são bons pra você desenvolver sua coordenação... e não é de uma hora pra outra, depende de você e do quanto se pratica, e do quão eficiente são os estudos que você tá usando.... eu recomendo o livro do czerny, é um bom livro de técnicas pra piano

    kapitsyki
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pra conseguir isso vc precisa de 3 coias:

    TREINAR, TREINAR E TREINAR!!!

    é tipo meio q o violão classico: Como o maluco consegue fazer o baixo, solar e encorpar o acorde ao mesmo tempo? Treino.

    Meu avô, mestre no acordeon de 8 baixos sempre dizia:
    "Todo mundo nasce mestre. Com 30 % de talento.
    O mestre usa os 70% restantes para treinar e os preguiçosos que cobram R$30,00 , R$50,00 pra tocar uma seresta num bar e tocam apenas 3 notas Sol, Lá e ré meio falhado ainda a noite toda todas as músicas) não fazem nada..."

    Hehehehe... desculpem mas isso mata qualquer musico... Vc ver o cara acabando com a musica no palco e ainda roubando seu espaço por miseros R$30,00 ..afff

    valew

    lfernand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Opa,agradeço ae pelas respostas,existe algum exercício específico que vcs possam me passar,penso até em entrar numa aula,mas como eu to desenvolvendo legal,e já tenho um conhecimento de teoria legal da guitarra,to conseguindo desenvolver legal sozinho.
    Peguei tds so sons do set de teclados do Rick Wakeman(minimoog,hohnerclavinet,electra piano) em Journey e to tirando tudo,to quase terminando já tá muito massa,sempre quis aprender teclado/piano,além da possibilidade que te gera aprender um teclado,dá pra vc gravar uma orquestra sozinho.

    lfernand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    é tipo meio q o violão classico: Como o maluco consegue fazer o baixo, solar e encorpar o acorde ao mesmo tempo? Treino.

    É justamente isso,parece que vc tem q ter dois cérebros funcionando ao mesmo tempo,e como eu nunca estudei coisas cmo essa que precisassem desse tipo de raciocínio,eu tenho dificuldade nesse sentido,Mas treinando nóis chega lá.hehehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/05
    · votar


    o xique é aprender orgãos de tubos e ter um arranjo de bach pra um concerto de vivaldi onde sé tem alem das duas mãos se tem os dois pés tocando

    lfernand
    Veterano
    # set/05
    · votar


    o xique é aprender orgãos de tubos e ter um arranjo de bach pra um concerto de vivaldi onde sé tem alem das duas mãos se tem os dois pés tocando



    calma amigo menos uahuahuaha

    -Dan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    PAra mim, esse é um exercício quase totalmente cerebral. Nao consigo pensar em duas coisas ao mesmo tempo. =/

    O que posso conseguir é fazer uma mão repetir um movimento mecanicamente e a outra movimentos pensados.

    Alguem tem exercicios cerebrais para isso?

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    -Dan
    Você tá pensando em independência como tocar acompanhamento + melodia, ou num sentido mais amplo como independência de vozes (caso das obras de Bach)?

    É realmente muito mais mental do que técnico/mecânico. O que não quer dizer que você deva estudar longe do teclado.

    O que você pode fazer é, depois de memorizar bem as partes independentes, tentar tocar a música mentalmente.

    -Dan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    TG Aoshi
    Você tá pensando em independência como tocar acompanhamento + melodia, ou num sentido mais amplo como independência de vozes (caso das obras de Bach)?

    Me refiro ao basico mesmo. Acompanhamento mais melodia. É pq não toco teclado, aí já viu.

    Existem alguns treinos de separação de cérebro?

    soruji
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Me refiro ao basico mesmo. Acompanhamento mais melodia. É pq não toco teclado, aí já viu.

    Existem alguns treinos de separação de cérebro?



    Creio que existam treinamentos para você começar a utilizar mais, uma parte do cérebro, por exemplo: Se você é canhoto, tentar fazer mais coisas com a mão direita, e vice-versa.

    mg64
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    lfernand

    Comece lentamente os estudos a partir de alguns manuais de exercícios. Primeiro uma mão, depois a outra, compasso por compasso. Enquanto não firmar o dedilhado em uma mão, não passe para a outra e assim sucessivamente. Não existe mágica e cada aluno deve respeitar o seu próprio ritmo de aprendizagem. Não adianta correr se ficarem muitos erros ao longo das execuções. A velocidade vem naturalmente com o aperfeiçoamento da técnica.

    Algumas sugestões de obras específicas para desenvolvimento de interdependência e agilidade:

    1) Hanon
    2) Exercícios para pianos e teclados - Luciano Alves
    3) Exercícios técnicos diários - Oscar Beringer (este eu considero muito difícil para iniciantes e pode ficar para uma etapa posterior)

    Ao trabalho e boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Independência das mãos