Yamaha MO8 - Decepção com as teclas e dinâmica

Autor Mensagem
profissa
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes/Eraques Neto

Parabéns aos amigos pela troca. Tenho certeza, que todos ficaram satisfeitos...

Chegou ontem o MO8 da minha igreja. Dei uma testada bem rápida, não senti nenhuma diferença nas teclas dele pro meu MOTIF XS8. Pelo menos a princípio.

Alguns dos dois pode me informar onde consigo amostras do Motif ES para o MO??

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


profissa

Eu tenho e posso te passar...

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


Para quem se interessar...

Todos os presets do MOTIF ES, banco por banco:

MOTIF ES Presets - Banco por banco

Presets do MOTIF ES que não estão no MO:

Presets do ES que faltam no MO

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul

Certo... O S80 é bem diferente neste ponto.... Tem sustain/decay e profundidade a dar a rodo... Gostaria de uma dica sua, considerando que não tenho possibilidade de usar sample e você conhece o teclado a algum tempo e tem toda a noção da aplicação deste equipamento para nós! Qual o preset de fábrica que mais te agrada e que tem as melhores características para pelo menos ser meu ponto de partida... Não quero escolher um preset cegamente, ficar dias trabalhando em cima dele, pra depois descobrir que comecei com um preset que não seria o ideal, ou que tem alguns defeitos que não teria em um outro preset. Ví várias formas de onda de piano no Data Lista, bem mais que as do S80, mas nenhum com o mesmo nome. Íria atacar nas amostras do Hybrid, mas não as achei dentro do MO8, o que reforça que a série S já tinha amostras extras para piano em relação ao workstation desde o S80...

Aguardo sua dica...

Abraços...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


profissa

As amostras de ambos são identicas, mesma ROM. A diferença é o escopo de marketing... Para a Yamaha não canibalizar as vendas do ES (na época), os SysEx utilizados para dispor a bibliotecas de timbres do MO8 difere em alguns timbres em relação ao Motif ES. Isto é simples, todas as SysEx do Motif ES podem ser mapeadas e configuradas no MO8, uma vez que é exatamente a mesma engine com o mesmo ROM bank. O Eraques deixou o meu a ponto de bala... Agora é só começar o arduo trabalho de edição... ehehehhehe....

Quanto a troca!!! Equipamento novo nas mãos sempre é um tesão... hehehehhehe... Tem dois lados, a vontade de domar o equipamento e a satisfação com suas novidades, e a insegurança por não encontrar aquilo que a gente já estava acostumado e não ter os resultados de antes tão facilmente... São dois estágios comuns em todo tipo de troca....

Amei toda a parte de EPs, o MO tem mais EPs que o S80, gostei muito dos orgãos alguns iguais, mas há maior variedade, na praia de pads, leads, flautas gostei bastante também... Não cheguei muito junto com AP ainda, mas vou tentar achar o caminho das pedras com ajuda de vocês do FCC...

Abraços...

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Cara me dá teu e-mail que te mando a programação que fiz quando usava o MO8. Tu carrega e vê o que te interessa. São os sons de fábria, mas muita coisa está editada e organizada.

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Você quer uma dica de ap? Cara, como nunca usei os ap's do Motif ES, fica difícil te dizer algum presset que eu ache interessante, porque nunca precisei deles. O ideal seria você perguntar para alguém que tenha o MO, ou até procurar vídeos no Youtube para ver se tem algum vídeo do piano do MO8 que te agrade... Aí dá para ver a cara do piano e pegar a wave correspondente.

Mas no que se tratar de ep, uso bastante coisa: tem o Wurly amped, Soft Case, Contempo (esse aí eu coloquei chorus e ficou maravilhoso)... Enfim, EP é o que não falta para você agora.

MAB Keyboard
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes
fábio_soul

As alternativas de Ac. Piano do MO são duas, você usa o Full Grand para acompanhar variados estilos e o ConcertGrand do Banco GM para quando for tocar só ou em músicas em que o Ac. Piano vai estar na cara. Por exemplo, músicas lentas em que o Ac. Piano é o instrumento principal, entende.

Eu usava desta forma.

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard

Bacana...

Jeferson Fernandes

Cara, lembrei de uma coisa agora: fiz uma edição com um treco que parece pad misturado com bells (que eu mesmo editei) com o piano acústico que uso (sample). Fica uma combinação bem bacana, pois o treco que eu misturei com o piano tirou um pouco da importância do decay do timbre de piano... Talvez seja interessante para você...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


MAB Keyboard


Então mano... Eu acho o ConcertGrand do banco GM o melhor ACP original... Depois eu gostei do RomaticPf do MoES, só que achei ele menos pesado que o Concert Piano.... O Full Grand é bem regular, mas também achei ele curto demais!!! É o que menos tem Sustain / Decay, Release e Ressonance... Não tem harmonicos...

Talvez vou tentar partir para algo a partir do Concert Piano... Estive pensando agora e vou pegar toda a parte de configuração e inserts do RomanticPf com as formas de onda do Concert Piano... Vamos ver o que dá!!!

Abraços...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul

Pois é cara... De EPs eu nunca estive tão bem servido na minha vida... hehehehhe... Desde os vintages, até estes mais Celine Dion... Tem tudo que é estilo e coisas muito boas....

O AP eu vou tentar mexer do jeito que falei no tópico de cima! Não queria colocar nada em layer com ele que simulasse um decay falso... Eu até dei uma incrementada no Decay ontem, mas aí o release ficava sobrando... Pelo que percebi não tem como mexer no decay sem garibar o release, aí é o problema... Coloca na direita e tira na esquerda... Mas esse é o desafio... Conhecer a máquina e domá-la....

Abraços...

tiago scott
Veterano
# fev/10 · Editado por: tiago scott
· votar


Jeferson Fernandes

Cara tá parecendo eu quando peguei o XS7, muda modelo mas os presents são praticamente iguais entre ". No meu caso também tenho o Full Grand como timbre principal do Preset, e também tennho o Concert Grand. Eu consegui editar o Full Grand deixando ele um tanto mais pesado e tirando um pouco daquele estalo e usando os 8 layer e ficou muito bom para meu gosto, mas a verdadeira solução veio mesmo quando baixei o pacote do XSpanded, tem a melhor amostra de piano free o S700, perfect em peso, sustain etc. Acredito que ele só perca para a amostra do Stenway que é paga.

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Bom! Estou na frente do MO editando os pianos. O que descobri até agora? As formas de ondas GrndSTS, GrndSTM, GrndSTH e GrndSTSw1 juntas se completam em termos de frequencia. O primeiro ponto: jogar as WF pra dentro do ConcertGnd e editar onda por onda. Por fim inserts. Abraços!

fábio_soul
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

Pelo que percebi não tem como mexer no decay sem garibar o release, aí é o problema...

Não entendi bem isso que você disse. Sempre consegui editar cada parâmetro independentemente do outro...

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul
Eu acho que não é questão de independência... e sim que mechendo no Decay ai pra ficar bom tem que ajustar o Release... e por ai vai... lógico que a gente pode mexer eles independetes... mas no final de contas se completam... mexeu em um vamos ajustar o outro pra ficar melhor...

Eu faço +- assim... ahuahauhauau e tome paciência pra cima...

Jeferson Fernandes
Eu tô acompanhoando o tópico e não tinha te dado os parabéns ainda hehehe... parabéns Jefão... vai ficar lindo junto com sua STAY Aluminium no palco... depois de uns shows a gente comenta sobre a densidade sonora dele!
Parabéns amigão!

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


fábio_soul
Não entendi bem isso que você disse. Sempre consegui editar cada parâmetro independentemente do outro...

Certo.. O que quero dizer é quando incremento o sustain, aparece um release excessivo no timbre... O parametro Release não foi alterado, este release já é do timbre, só que fica muito evidente, aí tenho que ir lá e dar uma controlada nele. Quando solto a tecla invés de sobrar só o "RESSONANCE" que é o resultado dos harmonicos em relação ao prolongamento "DECAY/SUSTAN", sobra Release. O que percebo é que há uma modificação nos harmonicos pós liberação da teclas...

Aí você diminui o Release e não percebe isto... Cheguei ontem a um timbre de piano bem legal... Só preciso trabalhar o TVA, pra melhorar a dinamica dele... Usei aquelas 4 formas de onda que coloquei no tread anterior. Estou usando um equalizador no insert 1, e não consegui usar nenhum compressor no insert 2 sem que zuasse a dincamica do timbre. Deixei o Insert 2 em THRU. Infelizmente achei que não há muitos algoritimos MFX disponíveis no MO8, pelo menos dentro daquela arquitetura no piano. Tenho que estudar se não há outra forma de trabalhar isto no COMMON EDIT. No CHorus não mexi, está só o suficiente pra cirar uma superfície do tipo cama.... O Reverb alterei do HALL estalado para um tipo de STAGE que poxa vida, melhorou muito o timbre...

Fora isto comecei a trabalhar o DECAY, RELEASE e RESSONANCE de acordo com o meu gosto, até chegar em um resultado muito melhor do que os timbres de fábrica... Estes ajustes eu fiz no modo ELEMENT, para que eu não contamine com RESSONANCE excessivo WF que tem frequencias mais altas por exemplo... Agora quero trabalhar os TVA Filters em cima do COMMON EDIT, para calibrar a dinamica e o ataque do piano... fechando isto já ficou bem tranquilo, porque na praia de Rhodes e EPs estou muito servido... É muito mais do que preciso... Gostei muito também de orgãos FP... tem muitos bons para o que eu uso... Strings só preciso trabalhar com LAYERs, nada edição estrutura... O mesmo para metal... Synths, Leads, PADs no modo geral eu só escolho e pronto, não edito, não é minha praia... Mas uso um que atenda o repertório.... Cravos ídem... E o que mais me agrada é poder trabalhar com o modo MASTER, VOICE e PROGRAM tudo junto...

Andei vendo vídeos de AP do MOTIF ES, e realmente a identidade deles é esta... Estalada, seca e sem sustain... Quando tinha o Classic usava um preset chamado Natural AP ou coisa do tipo, e poxa vida, era bem mais agradável...

Abraços..

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


ThyagoAmaral

Valeu mano... Estou muito feliz e apreensivo com o quisito densidade... Sei que não é a melhor referÊncia musical... Mas a ultima turnê do Sandy e Junior tinha um MO8 a bordo... Deve ter VST e o escambal... Mas já vi vídeo da Sandy tocando um em um show, só com cabo P10, fonte e sustain.... Pela que o piano não me agradou neste vídeo, mas... não deve ser tão fraco de densidade... Abraços..

ThyagoAmaral
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes
Quem vai gosta disso é o Profusão vcs vão ter muitas figurinhas para trocar!!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


ThyagoAmaral

Pois é... Por falar nisto ele tá sumidão!!!

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


Jeferson Fernandes

E aí Jeferson, vejo que vc está se divertindo bastante editando o MO8. Espero que você esteja satisfeito com a troca e que o MO8 possa ser bem utilizado por você nas suas jornadas musicais. Eu já encomendei um cartão SmartMedia para o S80 e estou a procura de alguma placa PLG-150 para dar uma turbinada nele, de preferência a PLG-150 AP ou PF para aumentar a polifonia dele para 128 notas...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto

Caracas... O Smartmedia eu nunca achei pra comprar.. é importante pra se tocar SMF, e para salvar as configurações...

A PLG-150AP tem poucos timbres, 32 se não me engano de pianos, e dizem que é muito secos... A PLG-150PF tem uns 160 timbres que vem os Pianos Elétricos do MOTIF também... de repente é mais negócio... Ambas dobram a polifonia.. No CD que te entreguei tem as demos da PLG 150 PF...

Abraços..

cesio137
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto
Encomendou de onde o smart card brother?

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


cesio137

Cara, na verdade eu comprei um adaptador de memória XD para SmartMedia e uma memória XD...

profissa
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto

Muito obrigado...
Amanhã assim que puder vou na minha igreja testar esses timbres.

Só uma dúvida. Toda vez que eu desligar o MO eu perco esses timbres, ou dá pra salvar na memória do usuário?

Abraço....

Eraques Neto
Veterano
# fev/10
· votar


profissa

Você vai carregar os timbres e eles vão ficar salvos nos bancos user 1 e user 2 do MO8. Você não perde os timbres ao desligar o teclado...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto

A hora que você fez o procedimento eu estava no telefone e nem acompanhei. Se caso eu precise carregar novamente. É complicado o processo?

abraços...

Eraques Neto
Veterano
# fev/10 · Editado por: Eraques Neto
· votar


Jeferson Fernandes

Cara, é muito fácil!!!

Grava o arquivos do CD que eu te dei em um pen drive, espeta o dito cujo no MO, clica no botão "file" para entrar nos arquivos. Roda o dial até chegar em "Editor". Vai aparecer os arquivos. Escolhe o arquivo "Complete ES" e executa...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10
· votar


Eraques Neto

Opa... parece ser descomplicado... valeu mano!!!

Eraques Neto
Veterano
# fev/10 · Editado por: Eraques Neto
· votar


Jeferson Fernandes

Cara, estou muito feliz!!! Estou curtindo muito o S80. Pianos acústicos do jeito que eu gosto, com muitos harmônicos, sustain perfeito e muita massa sonora. O timbre "Hybrid" é perfeito pra mim. Toco por horas e não me canso. Ainda estou me familiarizando com o novo equipamento, mas não estou encontrando maiores dificuldades...

Jeferson Fernandes
Veterano
# fev/10 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


Eraques Neto

QUe bom mano.. fico feliz... O Hybrid é perfeito... Meu favorito... Não sei como vejo gente falando que o S80 não tem pianos descentes... hehehehhehe...

No meu caso eu consegui melhorar bem a curva dinamica do teclado... A resposta mesmo... agora não estou conseguindo um peso muito bom nos acusticos... Nos outros timbres está perfeito... tudo programado, tudo muito bom....!!! Os pianos eu melhorei muito bem em relaçaõ ao de fábrica... Só falta agora eu trabalhar algum insert ou algum parâmetro que melhore os pesos deles... resolvi a parte de sensibilidade, frequencia e sustain... mas não estou sentindo peso no Porta Pro...

Dia 20 e 21 vou tocar na Canção Nova... O som lá é impecável... vamos ver como ele vai se comportar... Se se comportar com no som da sua igreja, já vou ficar muito feliz...

Abraços..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha MO8 - Decepção com as teclas e dinâmica