Iniciante: Sintetizador x Arranjador

    Autor Mensagem
    Zappalin
    Veterano
    # dez/09


    Ola a todos

    Sou iniciante e vou comprar meu primeiro instrumento. Tenho até uns 2000 pra gastar. Pesquisei bastante e testei teclados em lojas, e me veio a duvida: vale a pena começar com um synth de cara? Digo isso porque os arranjadores que eu vi tem um monte de recursos que eu nao usarei (nao pretendo tocar muito com acompanhamento...meu maior interesse no teclado eh compor, gravar...além de estudar, claro!) e achei que os sintetizadores dão mais liberdade criativa. So nao sei se eles são a melhor opção pra alguém sem a mínima experiência com teclados!

    Os instrumentos que estou cogitando comprar são o Yamaha MM6 (um synth baratinho, certo? e gostei muito dos timbres de piano, lead e pads, que é os que mais pretendo usar), ou no caso de arranjador, o Yamaha PSR e550b ou o Roland E 09 (o 550 tem mais funcionalidades, mas por alguma razão me afeiçoei ao E 09!)

    Alguem pode me dar uma luz?

    teclado_mania
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Olha pedir opnião pro povo ,é meio dificil porque cada um tem suas preferencias ,roland, yamaha , vai na loja teste o mm6 o psr 500 o 550b, teste o junod teste o yamaha s03, e no synth com o tempo você vai dando conta de suas funcionalidades.

    _Rattu_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Zappalin

    Eu acho que arranjadores só são úteis pra quem realmente quer os styles. Se você quer liberdade criativa + poder de edição, você não vai encontrar em arranjadores nem de nível médio, ao passo que qualquer sint meia boca vai. Se é pra começar, começando bem, aconselho comprar um sint clássico, que sai barato pra caramba e tem timbres que já foram usados extensivamente e arquitetura de síntese que te permitirá evoluir dos presets de fábrica.

    Quais classicos eu teria em mente?


    Korg M1
    Roland D-50
    Yamaha DX-7
    Casio CZ-3000/CZ-5000/CZ-1


    de sint novo, eu ficaria com um Roland Juno D, mas cuidado pra não pegar uma série que dê aquele problema com as teclas. Fora isso, aconselho.


    O MM6 é realmente bom pra tocar no quarto, ou no fone de ouvido, mas não é um sint pró e isso você vai perceber com banda em palco, vai faltar peso e presença, e vai parecer bem plástico. Não tem grande editabilidade, o que vai te travar muito no que você falou a respeito de "liberdade criativa".

    expedifer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Tenho até uns 2000 pra gastar

    Pesquise sobre Korgs:
    X2 ou X3, 01/W, X5D, N3 ou N2/N1, etc

    Roland: JV 100, 80, 90, 100, 1000, etc (sempre se acha algo barato)

    Yamaha: S03, S30, SY 22 ou 35, 55, 77, V50, YS100, 200, etc)

    Zappalin
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Obrigado pelas respostas rapidas!

    Ja me decidi a começar por um synth mesmo, ja que definitivamente styles não me interessam...minha prioridade são bons timbres (especialmente leads e pads, ja que gosto muito de musica eletronica...mas um bom piano eh fundamental tambem) e poder de edição mesmo, mesmo que ainda precise aprender a tocar, hehe.

    Ja testei alguns dos synths sugeridos em lojas, vou pesquisar sobre os outros. Mais opiniões são bem-vindas, grato.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Os teclados mais novos tem muito mais tamanho de waveforms que os antigos, e isso faz com que os timbres sejam mais fiéis ao original, mais cheios de detalhes.
    Por exemplo: O Korg X3 tinha 6MB, enquanto que hoje em dia os tops tem em torno de 400MB. É muita diferença!!!

    Com R$ 2000 eu pegaria, ou o Roland Juno D ou o Yamaha MM6.
    Este último tem 70MB e tem também dentre outras coisas o power grand piano, o agressive piano e o classic piano do Motif ES.
    Na minha opinião os arranjadores tem muita "perfumaria", que no meu caso eu não usaria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante: Sintetizador x Arranjador