Qual cabo vocês usam ?

Autor Mensagem
Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


Rhodes
Excelente post! Valew pelas dicas sobre o nome dos cabos.

marphy
hummmm... agora pensando nisso que o rhodes falou me surgiu uma duvida... e se eu quisesse ligar um pedal de wah-wah no teclado ? A maioria dos pedais tem apenas uma entrada e uma saida, mais o meu teclado tem duas saidas mono separadas (uma L e uma R), como eu faria ligaçao sem perder o stereo e tendo o efeito de wah-wah nos dois canais ? Resumindo: existe algum pedal de wah-wah stereo ?

Bom, pode até existir... Nunca ouvi falar, principalmente porque pedais Wahwah são feitos pra guitarra, que sai em mono (desbalanceado, como disse o Rhodes), logo a maioria dos Wah só precisa ser mono mesmo. Mas sei lá... Vai que alguma marca caridosa resolveu criar um wah especialmente para tecladistas.

Rhodes
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rhodes
· votar


marphy
hummmm... agora pensando nisso que o rhodes falou me surgiu uma duvida... e se eu quisesse ligar um pedal de wah-wah no teclado ? A maioria dos pedais tem apenas uma entrada e uma saida, mais o meu teclado tem duas saidas mono separadas (uma L e uma R), como eu faria ligaçao sem perder o stereo e tendo o efeito de wah-wah nos dois canais ? Resumindo: existe algum pedal de wah-wah stereo ?

Assim como o Jonathas Lacerda, eu nunca vi pedal Wah-wah estéreo.

Já vi pedal de volume/expressão: Boss FV-500L
E pedal de simulação de leslie/rotay: Boss Rt-20 Rotary

Mas de Wah realmente nunca vi...


Porém acho que não seja necessário.

Alguns teclados tem mais de uma entrada para pedal controlador.
Geralmente uma das entradas é destinada ao pedal de sustain, em algumas marcas de teclado vem até o nome "DAMPER" ou "HOLD" escrito.

A outra entrada de pedal, que geralmente tem escrito "CONTROL serve pra várias coisas.
Nessa entrada você pode plugar um pedal e configurá-lo para controlar vários aspéctos do seu timbre:
Desde trocar o timbre com os pés, mudar o volume, mecher no reverb, acionar o rotary e até controlar o wah-wah.

Como todo teclado entry level pra cima dá pra fazer isso, penso que comprar um pedal mais "versátil" seja melhor aproveitamento do investimento.
Ao menos que o efeito interno do teclado seja muito ruim, penso que comprar pedal de wah-wah pra teclado não seja tão boa idéia.


Lóóóógico que tudo isso que eu tô falando pode virar besteira, se amanhã eu encontrar um pedal de wah-wah com uma qualidade muito boa, duas entradas, duas saídas e bem baratinho.

hehehe
Mas acho que não tem.
Se achar avisa pra galera.

Falou.

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


é... parece que existe Wah estéreo!

Os Wahs dessa marca por exemplo:
http://www.gig-fx.com/products/MegaWah/megawah.htm

ThiagoMafra
Veterano
# dez/09 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Quase esqueci q tinha cmentado aqui!!!

Rhodes

Cara, muuuuuuito obrigado tu explicou de uma maneira simples e clara!

Mas ainda me restam duas dúvidas:

No meu caso as saídas do teclado (roland XP-80)são desbalanceadas e as entradas na mesa (Yamaha 01V)são balanceadas com plugues TRS/XLR (canon), embora os canais 13 e 14 sejam unidos para formar um som estéreo (15 e 16 tb). Aminha pergunta é tenho mesmo q usar a DI (achei interessante a DI-20 da Behringer http://www.behringer.de/EN/Products/DI20.aspx ) e quatro cabos para balancear esse sinal ? Ou há outra solução ?

A segunda é q quando pesquisava acabei montando um cabo balanceado com uma ponta P10 e a outra XLR. Existe alguma maneira de aproveitar esse cabo, por ex com a saída de fone ? ou posso encostar no canto ele ?

marphy
Veterano
# dez/09 · Editado por: marphy
· votar


Rhodes
É realmente eu ja tinha pensado em usar o wah do proprio teclado com um pedal controlador, mais sei la, eu ainda prefiro o som original dos pedais de wah. ^^

Jonathas Lacerda
Uia, dahora esse Mega-Wah tem um som bem gostoso de se ouvir ( e alem do mais ele é mor estiloso xD ), agora so precisamo acha um lugar que venda ele aqui no brasil, e preparar o bolso pra ir soltando as verdinhas ( deve ser uma facada do inferno esse pedal )... shauhsauhsuhaus...


edit:
shsuashaushaus... tenho uma boa noticia pra vcs... no e-bay esse mega-wah ta custando apenas 235 dolares, realizando as conversoes, mais as taxas de alfandega, mais uns impostos aqui e outros ali, mais a parte que vai pro bolso do nosso amiguinho Lula esse pedal vai chega aqui por uma pechincha de uns 900 reais. o.O

Rhodes
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rhodes
· votar


ThiagoMafra
Cara, muuuuuuito obrigado tu explicou de uma maneira simples e clara!

Que nada. Estamos aqui pra isso mesmo.

Mas ainda me restam duas dúvidas:

No meu caso as saídas do teclado (roland XP-80)são desbalanceadas e as entradas na mesa (Yamaha 01V)são balanceadas com plugues TRS/XLR (canon), embora os canais 13 e 14 sejam unidos para formar um som estéreo (15 e 16 tb). Aminha pergunta é tenho mesmo q usar a DI (achei interessante a DI-20 da Behringer http://www.behringer.de/EN/Products/DI20.aspx ) e quatro cabos para balancear esse sinal ? Ou há outra solução ?


Olha só, na verdade quase todas as mesas profissionais hoje em dia tem todos os canais balanceados, justamente pra receber plugs XLR (mais comuns em sons grandes) ou TRS.

A sacada de um canal balanceado é que ele pode receber tanto um plug TRS quando um plug P10 desbalanceado.
Isso porque o P10 "comum" é basicamente um TRS sem o anel (Ring), por isso tem gente que também chama ele de TS (Tip + Sleeve).

No momento que você ligar um plug P10 num canal balanceado, o canal vai se "transformar" um canal desbalanceado.
Isso porque você simplesmente não esta mandando a quantidade total de sinais que ele pode receber.

Só um exemplo:
Se você tem uma mesa de som com 20 canais e só usa 10; é como se ela fosse momentaneamente uma mesa de 10 canais.
Simples não?

Por isso pode fazer a ligação normalmente como eu expliquei:
2 cabos desbalanceados em 2 canais diferentes da mesa com a mesma equalização e PAN completamente virado para o lado equivalente.
Ou 2 cabos desbalanceados em um canal estéreo (no seu caso, 13+14 ou 15+16).

Se quiser comprovar o que eu estou dizendo faça assim:
- Ligue um cabo desbalanceado comum no L do seu teclado
- Ligue na mesa.
- Escute o som. Veja que é exatamente o que você escuta no lado esquerdo do fone de ouvido
- Abaixe o volume, retire o cabo e ligue na saída R do teclado
- Escute e veja que o que você escuta no lado direito do fone
- Quando você ligar os dois cabos terá os dois sons ao mesmo tempo.

Precisar de DI você não precisa.
Como eu disse, o DI é um "bomba" que "impulsiona" o som pra que ele possa percorrer distâncias maiores.
Quando o DI balanceia o sinal ele está "dobrando" o sinal. É o mesmo som.


A segunda é q quando pesquisava acabei montando um cabo balanceado com uma ponta P10 e a outra XLR. Existe alguma maneira de aproveitar esse cabo, por ex com a saída de fone ? ou posso encostar no canto ele ?

No momento que você pegou um cabo balanceado e ligou um plug P10 em uma ponta e um XLR na outra você praticamente desbalanceou o cabo, porque o plug P10 não vai receber o sinal balanceado, então ele simplesmente vai transmitir o mesmo sinal por dois caminhos diferentes.

Na prática é como se você tivesse:
1-Engrossado o seu cabo: pois pegou duas seções do cabo, juntou e ligou na ponta (TIP) do cabo P10. Virou um só.
2-Ligado um adaptador na outra ponta: é isso que os adaptadores fazem pegam o mesmo sinal e simplesmente ajustam à geometria de um novo plug.


Explicar só escrevendo é meio complicado.
Seria bom se alguém te mostrasse pessoalmente.
Por isso se eu não tiver explicado direito pode perguntar, se eu souber eu tento ajudar.

Até mais.

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


No caso uma D.I. resolveria esse problema com cabos balanceados ou não? pois os teclados só tem saida P10 ,ligando na D.I. pelo que captei ela manda o sinal balanceado atravez de seu pino xlr ,ela pega um sinal desbalanceado de p10 e manda esse sinal balanceado para a mesa.

ThiagoMafra
Veterano
# dez/09
· votar


Rhodes

Pô cara, mas quando eu liguei dois cabos desbalanceados na mesa, um em cada canal, um dos dois canais era anulado. Eu vou até tentar de novo mexendo no pan da mesa como vc disse.
Depois eu posto como foi.

Abraços e vlw!!!

Lord fafe
Veterano
# dez/09
· votar


Qual cabo vocês usam ?
Um que eu mandei fazer ali na quitanda'...

Rhodes
Veterano
# dez/09
· votar


ThiagoMafra
Pô cara, mas quando eu liguei dois cabos desbalanceados na mesa, um em cada canal, um dos dois canais era anulado.

Nossa, isso é muito estranho.
No seu caso não seira problema na mesa?
Pergunto isso porque as saídas do teclado são independentes; uma não interfere na outra.
Eu tenho um XP também e uso assim, sempre dá certo.


teclado_mania
No caso uma D.I. resolveria esse problema com cabos balanceados ou não? pois os teclados só tem saida P10 ,ligando na D.I. pelo que captei ela manda o sinal balanceado atravez de seu pino xlr ,ela pega um sinal desbalanceado de p10 e manda esse sinal balanceado para a mesa.

Cara, em vez de responder aqui vou criar um tópico sobre DIs, fica mais fácil pra se alguém quiser fazer uma busca depois.

Quando eu criar o tópico coloco o link aqui.

Firstnumber
Veterano
# dez/09 · Editado por: Firstnumber
· votar


mto bom o topico.

Techmuch g7
Veterano
# dez/09
· votar


Bom, nao sei mto se tem à ver, mas aconteceu algo muito estranho hoje. Montei um "quarto estudio'' no meu apartamento recentemente, e me mudei este fim de semana com meus equipamentos. Simplesmente apareceu um chiado horrivel, como se fossem ondas de radio! Tenho um FG 7, o liguei a placa M-audio USB ligada ao note. Mesmo com o teclado desligado, o barulho persiste. Poderia ter alg relação com o cabo que estou utilizando, estar pegando alguma frequencia? já aconteceu com alguem

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


Pode ser interferencia, meu psr já deu isso em uma igreja, horrivel o cabo da igreja.

Rhodes
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rhodes
· votar


teclado_mania
Pode ser interferencia, meu psr já deu isso em uma igreja, horrivel o cabo da igreja.

Geralmente nos PSRs acontece interferência de rádio por causa dos fones que eles possuem.
A bobina do fone acaba criando uma espécie de "antena amplificada".


Techmuch g7
Bom, nao sei mto se tem à ver, mas aconteceu algo muito estranho hoje. Montei um "quarto estudio'' no meu apartamento recentemente, e me mudei este fim de semana com meus equipamentos. Simplesmente apareceu um chiado horrivel, como se fossem ondas de radio! Tenho um FG 7, o liguei a placa M-audio USB ligada ao note. Mesmo com o teclado desligado, o barulho persiste. Poderia ter alg relação com o cabo que estou utilizando, estar pegando alguma frequencia? já aconteceu com alguem

Cara, falar sobre chiado em som é algo que não dá pra fazer sem olhar pessoalmente como o equipamento está ligado, porque pode ser um monte de coisas.

Som é um mistério, qualquer coisinha pode resultar em chiado.
Pode ser interferência da rede elétrica, caso você tenha ligado o equipamento em um circuito onde esteja ligado também um aparelho com resistência variável.
Pode ser alguma conexão, plugs velhos.
Pode ser até um fantasma :D

Mas uma coisa que você falou é importante:
Você mora em apartamento.
Como você está em um local alto, ondas de rádio, tv, celular, etc passam por dentro de onde você mora sem bater em tantar barreiras como acontece quando estamos no 'térreo', por assim dizer.
Nesse caso é bom utilizar cabos blindados. É fácil encontrar.
Algumas marcas até indicam se o cabo é blindado com cobre ou alumínio.

Mas como eu disse no começo, é difícil dizer alguma coisa sem ver pessoalmente.
Pode ser até que não tenha nada a ver com o cabos.

Você poderia levar seu equipamento pra outro lugar pra testar.

Espero ter ajudado.
Até mais.

Techmuch g7
Veterano
# dez/09
· votar


Rhodes

Valeu cara...realmente, no mesmo quarto há um Boiler aquecedor de água...(onde eu acredito haver esssa variação de resistência...)
Irei mudar de lugar, e postarei aqui para voces a experiecia!

Obrigado pela ajuda!

ThiagoMafra
Veterano
# dez/09 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Rhodes

Cara, na mesa eu duvido pq ela acabou de voltar da autorizada. Mas pode ser problema na configuração da mesa. Estou me aventurando no manual da mesa, mas ele está em inglês...
De qualquer forma vou tentar de novo e com mais calma amanhã, até lá vou lendo o manual da mesa. Quando tiver um resultado mais preciso eu posto aqui. E posta o link do tópico das DIs aqui sim.

Ah, eu tinha até esquecido. Dessa vez eu esqueci de fazer mas amanhã devo testar os canais usando o modo de teste do XP-80 onde ele manda um sinal para cada saída por vez, justamente para testar o sinal de cada uma separado.

Abraços!

Jeferson Fernandes
Veterano
# dez/09
· votar


Poxa.. Eu usava 2 Planet Wave com Circuit Braker... Mas sumiu depois de um evento... Não vou julgar nem falar que roubaram, mas é meio sinistro...

Agora eu uso uns nacionais Sparflex Pro 75mm com plugs AMPHENOL. Até agora estão resistindo e não têm vício de som... 70,00 cada um de 5m. Achei um bom custo benefício... Além de serem bem espeços 75mm, e bem acabados Amphenol, vem com os prendedores em velcro.

Abraços,

Felipe_MP
Veterano
# ago/10
· votar


Up no tópico, venho parabenizar aos participantes, me tiraram muitas duvidas, e me deram outras novas....

Vejam se conseguem entender meu caso:

Tenho e uso dois teclados um Kurzweil SP2 e um Yahamha PSR 620, estou vendo a possibilidade de utilizar um DirectBox, Gostaria de saber qual equipos comprar/utilizar? Quais cabos marcas e modelos indicados?

far
Veterano
# abr/12
· votar


Desculpe-me aos veteranos..Como disseram "não existe cabo mono ou estereo" muito bem. E as mesas de som que possui saídas balanceadas, contém os lados L e R nas duas, por exemplo. Ou seja 2 canais em modo estereofônico. Então como vai dizer que um sinal balanceado é estéreo? Estéreo são lados L e R nas terminologia do audio, vem do Left (esquerdo) Right (direito), traduzido. Balanceado tem a ver com o sinal da fase do som e não das direções deste. Eletrônicamente falando, modestia parte como técnico eletrônico, por isso que temos no cabo balanceado, um sinal +, um sinal - e a malha. Quando este sinal chega a um misturador, uma mesa de som por exemplo, como está em fase oposta, as fases se cancelam, eliminando todos ruídos, harmonicos e afins. O cabo balanceado foi inventado pra esse fim.... Enfim é isso, só pra esclarecer ! Um grande abraço a todos !
Danilo !

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


Então como vai dizer que um sinal balanceado é estéreo?
Realmente duas coisas diferentes, e obrigado pela explicação do cancelamento de fases, eu sabia diferenciar os cabos e sua importância, mas não o seu efeito elétrico.

MFSTOLL 08
Veterano
# dez/13 · Editado por: MFSTOLL 08
· votar


Gente Resumindo... Tenho um Juno G e Mox6... Usar 2 cabos simples p10 desbalanceados, um em cada canal da mesa e usar o Pan ou... Há outra maneira de usar apenas um canal na mesa para cada teclado?? Vale a pena o Di? Qual a Melhor maneira.. Não quero saber como funciona mas sim o que fazer para ficar o melhor possível... To afim de investir, pegar cabos novos ou e direct box... ajuda!!!
Obrigado

GAT621988
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: GAT621988
· votar


Olá!
Utilizo O Modelo "Bass SCBPP" Da Linha "Premium Estilos" Santo Angelo Marca Santo Angelo. Ele É O Similar De Um Modelo Da Marca Monster Cable Confeccionado Especialmente Para Baixos.
Obrigado!

rodolfo1982
Veterano
# jan/16 · Editado por: rodolfo1982
· votar


Olá pessoal, alguém sabe me dizer se existe diferença em cabos "para guitarra" e para instrumentos em geral ?
Eu sempre achei que cabo é cabo e ponto final. Mas como vejo em alguns lugares a especificação "guitar cable", me pergunto se há algo na construção do cabo que seja focado em guitarras, e seria ruim para ligar em teclado.

Um exemplo:
http://www.sweetwater.com/store/detail/099-0510-009

Queria comprar o cabo acima, porém a Fender chama ele, mas especificações, de "Guitar Series Cables". Além disso, em alguns sites dos EUA, na hora de escolher cabos, existe uma categoria específica de "Guitar Cables", e outras de "Instrument Cables".

Enfim, isto seria apenas marketing, ou realmente a construção do cabo pode realçar (ou remover) alguma coisa no som específico de guitarras, etc. ?

EDIT: acabei de achar numa resposta antiga do fórum alguém falando que não tem diferença mesmo.
Então vou aproveitar para perguntar: esse cabo Fender que citei acima será que compensa, ou um cabo nacional com preço equivalente (~R$ 90,00) vai ser tão bom quanto esse Fender ?

EDIT 2: podem esquecer esta pergunta... uma pesquisa em outros fóruns já me ajudou. Tentei apagar esta mensagem mas o fórum não permite.

calvino738
Membro Novato
# nov/16
· votar


pessoal, posso comprar um cabo monster para teclado e usar no violão? o próprio para violão ta 100 reias mais caro...pra mim fica pesado... alguem tem alguma experiência acerca disso? valeu!!!

fernando tecladista
Veterano
# nov/16
· votar


calvino738

Talvez pergunta ficaria melhor no topicos de violão caso alguem de lá tenha usado.

calvino738
Membro Novato
# nov/16
· votar


TECNIFORTE ANIMAL X MONSTER acoustic

Pessoal, alguem usa ou usou um desses cabos? A diferença de preço entre eles é de 170 reais. O monster custa 300 e o animal 130. O monster vale esses 170 reais a mais msm ou o animal ja é muito bom?

Ramsay
Veterano
# nov/16
· votar


calvino738
O que torna um cabo melhor ou pior é a capacitância que ele apresenta, ou seja, quanto menor, melhor o som da guitarra.

Por exemplo, eu uso cabos Planet Waves Circuit Breaker há anos e eles apresentam uma capacitância dez vezes menor que os cabos de guitarra (só os fios) que se encontra no comércio.

O fato é que esse cabo Monster virou mania e por isso é superestimado e sobretaxado.

O Tecniforte Animal, pelo que dizem deve ser um cabo muito bom, mas, o único jeito de saber seria testar os dois cabos ao vivo e te afirmo que qualquer diferença no som seria muito difícil de ser percebida, simples assim...

vla8music
Membro Novato
# dez/18
· votar


undefinedCara, existe uma particularidade nos teclados que, geralmente, os outros instrumentos não tem.
O teclado produz um som estéreo.

Como assim?
O som "real" do teclado é composto por 2 sons diferentes, na verdade o som é a junção de 2 sinais.
Perceba isso ligando um fone de ouvido no seu teclado, tocando um timbre qualquer e escutando um lado de cada vez, os sons são diferentes.


Para você conseguir o som "original" do seu teclado em um PA você precisa mandar os dois sinais para a mesa de som.

Cara, existe uma particularidade nos teclados que, geralmente, os outros instrumentos não tem.
O teclado produz um som estéreo.

Como assim?
O som "real" do teclado é composto por 2 sons diferentes, na verdade o som é a junção de 2 sinais.
Perceba isso ligando um fone de ouvido no seu teclado, tocando um timbre qualquer e escutando um lado de cada vez, os sons são diferentes.


Para você conseguir o som "original" do seu teclado em um PA você precisa mandar os dois sinais para a mesa de som.


Rodhes, essa sua explicação merecia um post exclusivo. Principalmente essa parte sobre o piano produzir um som estéreo. Você não tem ideia quanto procurei essa informação de forma clara aqui no fórum e quanta informação contraditória encontrei. Valeu!

fernando tecladista
Veterano
# dez/18
· votar


O som "real" do teclado é composto por 2 sons diferentes, na verdade o som é a junção de 2 sinais
Nem todos sao assim, boa parte tem o mesmo sinal nos dois canais, fora isso dando de exemplo os antigos, dx7, minimoog, fender rhodes... só tinham uma saida e até hoje eles tem fama por peso no PA e fizeram a a cabeça de muita gente por decadas

Para você conseguir o som "original" do seu teclado em um PA você precisa mandar os dois sinais para a mesa de som
Boa parte de PA de pequeno porte por ai está em mono, então não adianta ter o trabalho de mandar dois cabos, ocupar dois canais, passar os dois canais se a mesa junta tudo em uma via só, com dois canais você só vai ter volume maoir, o que se controla no fader do volume
O teclado junta tudo quando voce usa a saida L/mono

O que pode ter diferença por exemplo
Eu tenho um PSR600 esse só tem saida de fone, o timbre de piano toca as notas graves mais pra esquerda e as agudas mais para a direita, se eu ligar ele em mono, sim vou ter uma perda do timbre, mas é um teclado que não tem saida L/mono
Meu 01/w também, tem saidas 1L,2R,3,4, alguns timbres sao feitos usando o 1 e 2 com diferenças como não tem saida mono esse perde algo no timbre

Assis93
Membro Novato
# dez/18
· votar


Gostaria de saber se alguem faz cabo hand-made ainda, e se esta compensando, visto que estou pretendendo comprar cabos Tecniforte Rai. Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual cabo vocês usam ?