vocês usam estabilizador de voltagem?

    Autor Mensagem
    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05


    só de curiosidade

    é que neste mês fui tocar em um barzinho e o cara do som me perguntou o que é isso? (olhando pro chão com cara de assustado ) eu respondi "um estabilizador" com cara de quem não entendeu a pergunta

    e o tecnico do som falou que nunca viu nenhum tecladista usando estabilizador nos eventos que ele sonorizou, me disse que os caras chegam lá e plugam na tomada direto

    falou que só viu isso em estudio, mas dos caras que tocam em palcos por ai eu fui o primeiro que apareceu com isso na frete dele

    ------

    uma vez trocando ideia com o tecnico de uma autorizada ele tb me perguntou se eu usava, ele disse que quase ninguem usa, e que a maioria dos problemas em teclados seriam evitados se todos tivessem um
    tanto é verdade que quase sempre quando dá pau no meu teclado, o problema é mecanico (teclas ou botões que falham)

    oldmonkey
    Veterano
    # out/05
    · votar


    as novas fontes de teclado aceitam entre 90 a 240 volts, as vezes chamadas de fonte sem transformador, na realidade tem um transformador pequenino. A energia da tomada (seja ela 120v ou qualquer que seja ) alimenta um circuito eletronico (com um chip) que eleva a frequencia da rede (de 60 hertz) para uma muito mais alta (acho que acima de 6000 hertz), com a frequencia muito mais alta o transformador pode ser minusculo e ha uma saida de voltagem constante apos a estabilizacao (interna no proprio circuito). Assim a voltagem da tomada pode variar a vontade que sempre essas fontes saem uma voltagem so (geralmente 12v) inclusive com amortecimento de pics na rede. Assim a era do estabilizador ja passou a muito tempo e eh apenas papo pra vender mais um aparato made in Brasil. essas fonte ja eram usadas em TV a mais de 20 anos.

    ROTTA
    Veterano
    # out/05
    · votar


    fernando tecladista

    Não uso. Dentro desta lógica deveríamos usar estabilizadores em todos os eletroeletrônicos "caros" que temos. Não digo que não possa evitar problemas em caso de acidentes, mas acho desnecessário.

    Abraços.

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    depende. eu uso as vezes ate 2 estabilizadores pricinpalmente quando a tomada esta no final da rede e pessa por prosdocinos, quando eu ligo a minha PA as lampadas piscam , tem alguns teclados que qualquer voltagem abaixo de 100V o teclado desliga ou fica dando bug ...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    tem alguns teclados que qualquer voltagem abaixo de 100V o teclado desliga ou fica dando bug ...


    uma amigo meu tinha um d-70 e acontecia isso, o cara ficava puto, na banda dele tinha, muita luz, caixa de fumaça, painel luminoso..... o teclado sumia
    um tempo atras tinha um ampli peavey da banda que eu usava no ensaio e o bixo abaixo de 100 parava, no show tinha que levar meu meteoro rx 100
    tem um reverb da banda, é um da alesis, acho que é o microverb2, quando o evento é em alguma chacara o troço tb começa a rachar a voz e piscar a tela se for ligado direto

    LuisKoppe
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa

    Eu uso estabilizador.

    Fernando: estabilizador não é no-break. Se a tensão da rede cair muito, não tem click-clack que segure a onda. Eu sempre usei, mas uma vez a luz puxou tanto -ligaram mais refletores do que deviam ao mesmo tempo- que o display do meu teclado apagou. Ele continuou funcionando, normalmente -era um TS12-, foi só ligar e desligar que voltou ao normal.

    Marco: é isso mesmo. Deveríamos utilizar estabilizadores em todos os eletroeletrônicos "caros" que temos. Com essa qualidade de fornecimento de energia...

    Mas, mudando de assunto, vocês já ouviram falar numa espécie de "filtrão" de linha pra vender? Tipo, pra tirar um pouco de interferência de amplificadores, essas coisas. Só que é instalado na entrada da casa e serve pra todas as tomadas. Tem lá no MercadoLivre.

    Abraço

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LuisKoppe
    estabilizador não é no-break. Se a tensão da rede cair muito, não tem click-clack que segure a onda.
    já tive esse problema tb com palco com muita luz, mas em eventos de pobres mortais, ajuda muito

    e tb uma vez que fui tocar ai liguei o teclado com o estabilizador na tomada 110V, mas o cara da filmagem tava precisando de uma outra tomada e como a minha era na beira do palco pra ele era melhor, o cara ligou meu teclado em outra no fundo do palco, mas aquelas eram 220V :)
    como os teclados estavam ainda desligados, o estabilizador ficou lá um 10 min até que o coitado se suicidou, deu um estouro, e eu dei um berro junto, mandei todo mundo pra PQP, mas no teclado não aconteceu nada

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Certa vez eu fui tocar em um trio elétrico com meu TS12 e a energia estava fraca, nem msm com o estabilizador ela ficava estável, e dava esses bugs direto...Até q deu uma queda brusca na energia e queimou na hora o teclado, a mesa de som do técnico e mais uma ou duas potências.Tive q trocar todo o circuito do power do TS12, mas o estranho é q com o estabilizador ñ aconteceu nada!

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    tem um teste legal para saber se a tomada é 110/220. pegue uma chave de teste e coloque na tomada , se acender só num dos polos é 110v, se acender no dois polos é 220v... e claro testando um polo de cada vez.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eu fiquei puto foi com o cara que mudou minha tomada sem me falar nada

    eu levo sempre um multimetro junto com a tralha
    alem disso vai um monte de coisa junto, que parece mais mala de eletricista do que de musico

    tem adaptadores pra tomada sem aterramento (já que o estabilizador tem)
    adaptador de plug redondo para plug reto - é otimo quando vc pega tomada meio bamba

    tem tb um adaptador pra tomada onde alem de pinos retos são inclinados: / \ - uma vez fui tocar e o lugar só tinha desta tomada no palco, ou usava esta ou tinha que usar uma junto de um freezer.. :( tive que ir atras na ultima hora

    sem contar, chave de fenda, chave philips, plugs soltos, pedaços de fio

    wernegher
    Veterano
    # out/05
    · votar


    fernando tecladista

    Eu por exemplo me ferrei.
    Estive no Japão em Agosto, levei meu módulo Kurzweil pra lá
    Fui usar e o bicho não ficou dando um ruído estranhão ?!?! Pensei que tivesse ferrado ele, pois a voltagem lá é 100 W na bucha !
    Pensei que tivesse perdido o meu brinquedinho...rss

    Eu só uso alguma coisa entre o teclado e a tomada em casa mesmo.
    Tenho um Triton Le 61 e penduro ele no NOBREAK. Dessa forma os riscos são bem pequenos.

    Abraço ae...!!!

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    wernegher
    este ruido estranho não foi pela voltagem e sim pela ciclagem da rede eletrica que e de 50 cc( hertz) . a muitos equipamentos que só trabalhão com (50 hertz)principalmentes os importados do orientes outros com (50/60 hertz)
    muitos aperelhos importados tem que se tomar cuidados na hora da compra para não perder o produto, pois no brazil a (110/220 V, hertz e de 60 CC)...

    nisso
    Veterano
    # out/05
    · votar


    emanuel macedo tem 2 erros nas suas respostas primeiro tanto 110 como 220v com a chave teste um polo vai acender e o outro não por que um polo é o fase onde esta a energia e o outro é o neutro ou terra não tem energia e você pode por a mão que não da choque no neutro. e o segundo é 60 hertz CA . CC é corrente continua encontrado em baterias,pilhas na maioria das fontes de teclados etc.. e CA OU AC E CORRENTE ALTERNADA encontrada somente na rede eletrica .110v 50 HZ E 220 60 HZ. GENILSON SCHULZ ELETRICISTA E TECLADISTA. se por acaso acender a chave teste nos dois polos é por que a tomada e bifásica não coloque o teclado la por que da mais de 220v.

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    nisso

    vc esta equivocado 220 não existe neutro,os 2 polos são vivo...

    (CC e ciclos ) (AC e alternarda)(DC e continua) (voltagem de pilhas e DC) e não CC não diga bobagem...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/05
    · votar


    d ond vc tirou isso?

    ei emanuel Macedo... na sua casa é 220 ou 110?

    na minha é 220 e só acende em um lado... é um FASE e o outro NEUTRO... não acende dos dois lados... se acender na sua casa, chame um técnico pra ver sua rede...

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Jonathas Lacerda


    e verdade aqui os 2 polos são vivos em 220 v como sou tecnico em eletrônica trabalho com as duas redes 110/220 v na minha residencia...

    a rede eletrica funciona como um trafo em a 4 fios contando de cima pra baixo

    1= neutro
    2= 110v
    3= 110v
    4= 110v

    portento se queremos 220v basta escolher entre 2 polos de 110v

    o equivoco pode está na rede de 220v que ficaria assim

    1= neutro
    2=220v
    3=220v
    4=220v

    neste caso o 220 v tem neutro

    nisso
    Veterano
    # out/05
    · votar


    emanuel eu moro aqui em santa catarina e a energia aqui é 220 v ac 60 hz e um polo e´o neutro e o outro é o fase. e DC E O TERMO USADO EM INGLES DIRECT CURRENT. CC É CORRENTE CONTINUA EM PORTUGUES vc acha isso em alguns aparelhos nacionais e AC É ALTERNATION CURRENT EM INGLES QUE É O MAIS USADO. HERTZ QUE QUER DIZER 60 OU 50 CICLOS POR SEGUNDO. AQUI EM SANTA CATARINA É ASSIM MONOFÁSSICO: 1 NEUTRO E 1 FASE .BIFÁSSICO: 2 FASES E TRIFÁSICO UTILIZADO EM GRANDES MOTORES ELETRICOS: 3 FASES . PODE SER QUE AI É ASSIM E CC TAMBEM PODE SIGNIFICAR CICLOS.aqui quando eu uso um trafo para reduzir a energia eletrica para 110 v na saida do transformador eu encontro 2 fases e na entrada 1 neutro e 1 fase pode ser isso que te confunde.

    korgman
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Caro amigo Wernegher,

    Para obter a resposta de suas dúvida quanto ao triton Le me envie um e-mail para korg@pridemusic.com.br.

    Valeu e peço desculpas a todos os amigos, por entrar neste tópico só para deixar este comunicado.

    Áureo Galli - Suporte SAc Korg

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Eu uso estabilizador de voltagem também.

    Aparelhos digitais ou simples eletrônicos são muito sensíveis a toda essa oscilação da rede elétrica.

    Um detalhe que me chama atenção é o que o emanuel macedo disse.

    No Brasil os ciclos variam de 55 a 60 hertz, enquanto rola diferença em outros países. Um simples adptador do tamanho de um beijamim resolve isso.

    emanuel macedo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    nisso
    pois é , eu tambem fiquei na duvida quendo vc falou que o 220v da sua cidade tem neutro. peço desculpa a vc (nisso) pelas palavras...

    nisso
    Veterano
    # out/05
    · votar


    falou emanuel

    marcelo_crcrj
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: marcelo_crcrj
    · votar


    Uma Pergunta???

    Eu Levei meu Juno-D na Assistencia tecnica, pensando que o teclado estava com problema, pois ele ficava reiniciando isso aconteceu duas vezes e realmente o local estava repleto de equipamentos mesa, power, caixas etc..., na metade da programação o teclado não parava de reiniciar, bom foi feito todos os testes necessários na assistencia tec. e nada de acontecer o problema, foi então que eles me aconselharam a usar um estabilizador... ,

    Um estabilizador de 300VA é bom ou seria melhor um de 600VA?

    Um Abraço

    kseven
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Imaginem usar estabilizador numa fonte yamaha de R$20,0!!!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Rpz... ninguem diminue as coisas pra gente parar de carregar neh? aff agente soh perde pra baterista... eh tralha d+ pra montar e desmontar... kkkkk

    rafalevita
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    ThyagoAmaral
    é mesmo..... tem toda razão... afff... muita coisa mesmo...

    marcelo_crcrj
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Uma Pergunta???

    Eu Levei meu Juno-D na Assistencia tecnica, pensando que o teclado estava com problema, pois ele ficava reiniciando isso aconteceu duas vezes e realmente o local estava repleto de equipamentos mesa, power, caixas etc..., na metade da programação o teclado não parava de reiniciar, bom foi feito todos os testes necessários na assistencia tec. e nada de acontecer o problema, foi então que eles me aconselharam a usar um estabilizador... ,

    Um estabilizador de 300VA é bom ou seria melhor um de 600VA?

    Um Abraço


    Se alguem puder me responder!!


    Rpz... ninguem diminue as coisas pra gente parar de carregar neh? aff agente soh perde pra baterista... eh tralha d+ pra montar e desmontar... kkkkk

    o estabilizador e um pedal DP8 numa pasta ficow masi pesado que o teclado (juno-d).

    Um Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vocês usam estabilizador de voltagem?