O que Acham de Usar Piano Acústico na Igreja ?

    Autor Mensagem
    gBrL.Keyboard
    Veterano
    # mai/09


    O piano acústico de coluna foi doado por uma irmã la da igreja..
    precisa de afinação uma reforma na madeira/pintura
    mas a mecânica esta boa

    o q vcs acham ?
    poderia ser microfonado ?
    daria certo tocar na igreja com ele ?

    Hansen
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gBrL.Keyboard

    Se for só o piano e a igreja tiver um pé direito alto, o som vai ecoar bonito. Mas só colocando o piano lá e tocando com a casa cheia que vc saberá efetivamente.

    fábio_soul
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu acho que se for para microfonar o piano, não vale a pena o esforço. Acho que seria muito difícil conseguir tirar um som bom, a menos que o investimento fosse muito alto em microfones, mesa de som de qualidade, PA's que pudessem reproduzir tudo isso de uma forma bacana... etc.

    gBrL.Keyboard
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Hansen
    é isso é verdade !
    mas como estou em duvida ainda
    queria a orientação dos pianistas/tecladistas do forum..

    ajudem ae galera !

    tiago scott
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gBrL.Keyboard

    Cara em igreja eu acho que não vale muito a pena usar um Piano Acústico, principalmente se ele tiver de passar por uma reforma. Eu toco a anos na igreja, tem um piano na minha igreja também, só dá para usar ele em alguns ensaios tipo só vocal e piano para afinação, quando vc usa o piano para tocar com a banda da igreja toda bateria, bass e guitar a tendência é sumir o som, e no piano não tem knob para ajutar o volume, só o microfone que capta o som das cordas. E não te desanimando, mas geralmente a acústica de igrejas não são muito boas, e para ter um microfone específico para piano você precisa de 2 coisas: 1 de uma certa grana p/ um microfone caro e 2 um cara fera na mesa de som para regular certinho, o que geralmente em igrejas não acontece. Acho mais viável investir na compra de 1 piano digital tipo Kurz SPX, Roland RD, Korg SP, ou Yamaha CP.

    Olha que de tocar em igreja eu entendo um pouco, kkkkkkkkkkkkk.

    Adriano.Kai
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Realmente essa parada da microfonação eh difícil, mas um piano dá um toque a mais se for usado sozinho.

    Tipo em certos momentos, as vezes em certas músicas, usar apenas o piano, fik mto bom.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    é o tipo da coisa onde tudo depende
    acustica da igreja
    estado do piano
    saber microfonar
    se tem alguém na igreja responsavel pra cuidar da mesa de som durante o culto

    você disse que a mecanica está boa, falta afinação e uma embelezada no piano, se for um piano que segura a afinação está otimo, vai da igreja ou você bancar a afinação de 6 em 6 mêses ou de ano em ano de acordo com o uso dele

    já vi varias igrejas com piano acustico e ele era usado muito bem usado e com o timbre definido

    só digitar no google: microfonar piano aparece varios artigos sobre o assunto

    eu arriscaria a ideia

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu já escutei uma vez, e gostei. Acho que vc pode tomar a bateria como exemplo: se ela é microfonada, se o som embola, se dá vazão...

    eu arriscaria a ideia (2)

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu concordo plenamente com o tiago scott
    e digo mais: se eu tivesse toda aquela estrutura que ele disse eu iria fundo pq é um puta tesão o som do piano acústico, bem afinado, não tem piano digital q se compare. Agora se não é o seu caso pula fora pq só vai te dar dor de cabeça. Tb toco em igreja há anos... sei como é...

    mas um piano dá um toque a mais se for usado sozinho

    Esse é o único caso em q dependendo do recinto e da quantidade de pessoas fique bom. Mas só ao vivo pra conferir.

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gBrL.Keyboard

    Concordo com o Adriano.Kai.

    Cerimônias como casamento, em que normalmente a silêncio absoluto o piano se encaixa como luva, além de dar aquele charme adicional.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Carlos_Souza_Jr

    Mas será q essa é a realidade e cotidiano do amigo aí ?

    Carlos_Souza_Jr
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    MafraTH
    Mas será q essa é a realidade e cotidiano do amigo aí ?

    Provavelmente não devem haver casamentos todos os dias na Igreja dele, mas tenho certeza que seria proveitoso manter um piano afinado na igreja para essas situações, mesmo que esporádicas.

    :-)

    Helder Gomes
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gBrL.Keyboard

    Tipo...fale da acustica da igreja!!!

    O tamanho dela e qntas pessoas frequentam+/-

    pra nos termos onde lhe ajudar melhor!!!

    Helder Gomes
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ...achei esse post no forum...muito fera, por ter a v com o assunto leiam muito bom!!!
    "O PIANO NA IGREJA"

    Logo que se descobriu que o piano era prático para a execução de música evangelística nas cruzadas do começo do século XX, ele também foi bem sucedido na igreja evangélica. Ele costumeiramente era tocado com o órgão, embora algumas vezes aparecesse por si mesmo como acompanhamento para solos ou conjuntos. Durante as duas últimas décadas, em que a música de ritmo bem acentuado começou a ser introduzida no santuário, um número crescente de igrejas das mais tradicionais começou a adicionar o piano aos seus recursos instrumentais.
    Precisa ser lembrado que os pianistas enfrentam um problema único quando lhes pedem para tocar em seu instrumento o repertório típico do hinário. A página que contêm harmonia para quatro vozes não coaduna com o estilo do piano; só se estas notas forem tocadas, a contribuição desse instrumento será de fato mínima. Os primeiro pianistas que tocavam nas cruzadas de reavivamento depressa responderam a essa desafia, desenvolvendo estilo de improvisação que são semelhantes aos de música de "jazz" e outros pianistas que tocam música popular comercial. Isso foi chamado "tocar de ouvido", e provavelmente originou-se com pessoas como Robert Harkness e Henry Barraclough, que tocavam nas reuniões evangelísticas no começo deste século, em que Charles M. Alexander era o dirigente dos cânticos. O sr. Harkness foi autor de uma série de lições de "Execução de Piano para Evangelização" que ele distribuiu como curso por correspondência, durante muitos anos, posteriormente essa série foi publicada em um só volume. Na comunidade fundamentalista em que eu cresci, esperava-se que todo pianista tocasse os hinos "de ouvido". Em nossa maior parte, éramos autodidatas; a nossa única ajuda exterior vinha do fato de imitarmos os estilos uns dos outros.
    Algumas igrejas evangélicas de hoje usam tanto o piano como o órgão em todos os culto regulares de adoração. Outras tendem a restringir o piano ao culto da noite, onde a música informal de testemunho é a norma. Obviamente, o piano contribui com efeitos musicais que não podem ser produzidos por nenhum órgão, e não há razão pela qual ele deva ser excluído do uso em todas as manifestações de adoração. Ao mesmo tempo, podemos limitar a variedade e a flexibilidade se ambos forem usados constantemente, especialmente se eles tendem a tocar exatamente as mesmas notas.
    Na adoração matutina, o uso de dois instrumentos para os hinos significa que um dirigente de cânticos é um item obrigatório; se ele não funcionar, ambos os musicistas estarão tentando dirigir a congregação e provavelmente não tocarão juntos. Se um bom órgão for tocado bem e só forem usados "hinos-padrão", o piano acrescentará muito pouco ao cântico congregacional. No culto da noite, onde um dirigente de cânticos e hinos informais são a regra, ambos os instrumentos podem ser usados com proveito. Mesmo então, é bom usar cada instrumento de per si ocasionalmente, e algumas vezes nenhum acompanhamento, bem como ambos os instrumentos em conjunto. Quando o organista e o pianista tocam juntos, se ambos os musicistas são capazes de improvisar, eles podem entrar em um acordo que em certas estrofes um tocará a melodia original e o outro acrescentará variedades melódicas, rítmicas e até harmônicas.
    Os mesmo princípios se aplicam ao acompanhamento de um solo de um conjunto pequeno. Especialmente quando qualquer improvisação está envolvida, até os melhores instrumentistas precisarão de ensaios exaustivos para conseguir tocar juntos e com o solo/grupo; pode ser melhor usar o órgão em algumas vezes e o piano em outras ocasiões. Quando ambos os instrumentos forem usados como o coro, a dificuldade não é grande, visto este sempre tem um regente. Contudo, na maioria dos casos é uma autoderrota tentarem ambos os instrumentistas tocar "tudo o que há na partitura". Pelo contrário, o ideal é que o acompanhamento seja dividido, tocando o piano as notas e ornatos de teclado (como arpejos, acorde repetidos) e o órgão suprindo os elementos mais fundamentais da música.
    Em épocas mais recentes, a arte da execução ou improvisação do "piano evangélico" recebeu muita atenção dos meios de comunicação e da indústria de gravação religiosa. Nos anos em que o rádio era o principal meio de comunicação eletrônico, grande parte dos evangélicos podia identificar instantaneamente o estilo contínuo de oitavas da mão direita de Rudy Atwood, que tocava piano para o programa de rádio "Hora do Reavivamento dos Velhos Tempos" ("Old Fashioned Revival Hour"). Hoje em dia a criatividade peculiar de Tedd Smith, Dino Kartsonakis, Kurt Kaiser, Don Wyrtzen, John Innes e Ron Boud é recondecida por todos americanos. Os seus arranjos de melodiaa de hinos podem ser comprados na livraria evangélica local, e usados como prelúdios, ofertório ou poslúdios na igreja, substituindo ocasionalmente o órgão.
    Os pianistas evangélicos devem também lembrar que eles não estão mais restritos do que os organistas à música baseada nos hinos. Há muita literatura padrão que é apropriada: movimentos e peças selecionadas de Beethoven, Schuvert, Mendelssohn, Schumann e Chopin, bem como de compositores mais recentes e grande quantidade de música para teclado dos períodos da Renascença e barroco, inclusive as harmonizações corais de J.S. Bach. O uso deste material em situações apropriadas contribuirá tanto para a variedade quanto para a maturidade da adoração evangélica.

    ("A Música na Igreja", Pg.252, Donald P. Hustad, Jubilate 2ª Edição 1981)

    tmurback
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara, vende o piano e compra um CP-33... Já passei muita raiva com piano acústico. Piano digital é mais barato, não desafina e de quebra vc leva pra onde precisar.

    pomtwo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    na verdade um piano acustico nao precisaria de microfonaçao nenhuma .. o negocio eh que os musicos da igreja sao totalmente mal educados .. e cada um tenta tocar mais alto do que o outro ... o som que um piano produz , seria ouvido se todos os instrumentos tivessem em harmonia e com seus volumes igualados durante a execuçao da harmonia .. mais como isso nao acontece , acho bem improvavel o uso do piano sem microfone .. a nao ser que vc invista num sistema de som somente pro piano .. coisa de 1000 reais seria suficiente .. daria pra fazer algo meio captado .. vou usar um exemplo que tem e nao a ver com o assunto .. os rhodes possui seu proprio amplificador .. daria pra investir como os rhodes em algo bem planejado e que fosse barato , apenas pra nao sumir no meio da banda .. mais o mais aconselhavel mesmo eh investir num bom piano digital .. ainda eh mais negocio ..

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    o problema é que ele não vai investir num piano acústico. O piano foi dado :)

    como foi presente/doação, não sei se há a possibilidade de venderem o mesmo. Caso sim, fico com a dica do tmurback:

    Cara, vende o piano e compra um CP-33 [2]

    gBrL.Keyboard
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Adriano.Kai
    um piano dá um toque a mais se for usado sozinho.

    Realmente.. eu usaria o piano mais para introduções pianisticas .(hehehe),
    com o ministério de louvor acho meio inviavel, com execção das musicas piano/voz !
    não tenho tanta grana pra envestir em microfonação !

    Helder Rudess
    Tipo...fale da acustica da igreja!!!

    a igreja é uma igreja pequena com capacidade pra uns 150 pessoas
    a respeito da acustica ..
    estão reformando ela toda !
    os musicos reclamam muito do forro q é de pvc !
    então esta sendo colocado laje pra que isso melhore !

    tmurback

    a respeito de venda do piano acho pouco provavel ..
    pois foi eu msm quem pediu a doação
    pois estava la parado na casa da irmã
    então ... não seria legal eu vender ele !
    pelo menos por enquanto ! ^^

    tiago scott
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    pomtwo

    Concordo contigo que realemente grande parte de músicos de igreja são mal educados musicalmente. Mas acho que é necessário a amplificação do piano por que quando o ambiente por exemplo a igreja está cheia de pessoas, a tendência do som é sumir mesmo. Igreja vazia o timbre soa fácil, agora com a igreja cheia, por mais que haja silencio o som do piano não aparece tão bem, a não ser que você esteja em teatro ou algo assim.

    Dissonante
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu sou um admirador do piano e apesar de conhecer várias marcas e timbres de teclados e não comparo nada com o som do piano. Minha sugestão é: estude o estilo de som da igreja.

    Se é estilo banda, somente com música pop etc, realmente é melhor desconsiderar o piano.

    Porém se existem corais e músicos(pianistas) experientes, então vale a pena sim dar uma geral na criança e bota-la pra funcionar.

    Na minha igreja por exemplo, o piano é tocado junto com um coral e quando achamos o arranjo da música conveniente, mas nosso estilo no geral é pop, mesmo, além do que, quem toca tem formação de clássico, daí vale a pena.

    Abraço God Bless You!

    tmurback
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gBrL.Keyboard
    Cara, então, sinto muito mas, pelo menos por enquanto, vc vai passar muita raiva... Pois uma coisa é tocar num teatro num piano de cauda, ou nesses megashows que a gente vê na TV... Outra coisa é igreja, com recursos humanos limitados, ninguém entende de som, todo mundo acha que microfone bom é dinheiro jogado fora, vc reforma o piano no tiozinho ali e fica ruim, ou já já fica ruim de novo... É complicado... Sem contar que, com banda junto, quando o piano fica sozinho, fica alto, se a banda entra, ele some... Mas, o que não tem remédio, remediado está.

    MajorKong
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: MajorKong
    · votar


    Só acrescentando:

    Piano velho é uma negócio que dá muita dor de cabeça. Tá sempre precisando de manutenção e te trai na pior hora. Piano bom é piano novo.

    pomtwo
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    entao tiago scott olha nao sei se o som sumiria , ainda mais como o forro de pvc que eh totalmente acustico .. nao sei na igreja de vcs , mais a minha possui um piano e o som nao some nao .. e olha que eh tocado com um coral de 50 vozes .. e ele aparece bem .. vai um pouco da execuçao do bicinho e tambem abrir o tampo eh totalmente excencial , se nao o som nao vai ....

    por experiencia tambem toco minha gaita na igreja .. e as vezes nem uso microfone , e todo mundo ouve .. minha igreja comporta bem 450 pessoas .. e tem dias que esta cheio .. e minha gaita abrange bem no meio da banda .. o negocio eh abrir o tampo do piano e colocar um microfone de qualidade nele , so mesmo pra que o som possa ser dessipado melhor .. traduzindo (pra que o pessoal do fundo ouça ) um shure de 250 conto ja ta de bom tamanho , isso num sistema pa legalzinho que geralmente toda igreja tem .. pronto vc tera socegado o seu piano no meio da banda .. e a qualidade sera boa , nao excelente como o pianista escutara , mais com certeza sera boa a qualidade .. e tambem nao precisa colocar o microfone la dentro do piano , basta colocar um pedestal segurando o microfone bem proximo ... e o volume nao precisa estar alto , apenas algo que de pra escutar la atras .. se colocar alto o som vai distorcer por causa da nuance das cordas do piano ... se possivel colocalo em um pequeno palco de madeira ou madeira perto dele pra que a acustica seja expansiva .. um placo de madeira coberto com carpete seria uma boa pedida .. vc teria uma boa acustica e daria pra microfonar gastando 500 conto .. por ai

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gBrL.Keyboard

    Baseado nas suas respostas eu deixaria o piano na igreja então. Dava um trato na criança e deixaria lá pra usar de vez enquanto. Nesse caso acho q vale a pena. E nem microfonava não. Pelo q vc disse não vai usar com a bandatoda junto... Acho q rola sim.

    gBrL.Keyboard
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Valew a ajuda ae pessoal
    acho q vou dar um trato na criança e botal-o pra trabalhar !
    nem fui buscalo ainda devido a locomoção (deve ser pesado pakas!)
    mas ja estou providenciando isso !

    ;D

    Grato pelas opiniões !

    ThiagoMafra
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Depois posta aqui o q vc achou do piano na hora H.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Eu acho que para microfonar um piano acústico na igreja seria bom usar os microfones Behringer C2. É vendido aos pares, assim poderá ser feita uma captação stereo. Eles são cardióides e captam bem pouco o ruído do ambiente (eu tenho eles). Sem falar que eles são microfones a condensador, espectro de 20 a 20.000Hz, e são baratos.
    * Necessitam Phanton Power na mesa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que Acham de Usar Piano Acústico na Igreja ?