Perda de qualidade ao samplear no Juno G

Autor Mensagem
dtplayer
Veterano
# fev/09


Estou tentando samplear um Hammond no meu Juno G seguindo os passos e usando os arquivos criados pelos amigos Hammond B3 e vmanzoni (se esqueci de algué, digam). Percebi que, ao salvar os samples na memória do Juno (pra que seja possivel tocá-los nas teclas), ocorre uma peda grande de qualidade do som. Alguém pode me dizer se isso acontece mesmo ou se eu fiz algo errado? Além do mais, tem uma gravação feita pelo usuário Hammond B3 com um esquema parecido de sampleamento que ficou muito boa, mas não consegui aquela qualidade timbristica no meu Juno.

Outra dúvida é a seguinte. Muita gente recomendou um esquema de configuração do efeito Master do Juno G que supostamente daria mais peso e brilho aos timbres, mas o que eu percebi é que aquela configuração sugerida é a que vem com o teclado. Eu que to ficando doido ou é isso mesmo?

Pra quem souber ou puder ajudar, já deixo um muito obrigado!

dtplayer
Veterano
# fev/09
· votar


Uma observação. Na lista de samples (Audio [edit]) é possível escutar um preview do sample. Quando eu ouço o preview o som é lindo, bem como eu queria, mas quando toco a mesma nota nas teclas fica com uma qualidade bem ruim.

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


Kara..
tive a mesma dificuldade, e o mesmo problema...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/199291/

mas infelizmente nao consegui respostas...
Caso voce consiga, acho que resolve meu problema também..

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


e sobre a equalização eu encontrei isso neste site tb...

http://www.junogbrasil.org/

As configurações mostradas no site estava bem diferente do padrão que vem no juno... Dá uma conferida...

dtplayer
Veterano
# fev/09
· votar


_KOG

Essa equalização que é sugerida no site era a que tava no meu Juno, nem precisei mudar nada. Que estranho. No tópico ali não fala nada sobre essa perda de qualidade, vamos ver se alguem sabe

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


dtplayer
Antes de encontrar o site, eu nunca tinha alterado estas configurações e elas estavam totalmente diferentes uma da outra.

Será que voce já nao tinha alterado antes?
Caso voce nao tenha feito nada no seu JG que tal reiniciar ele e verficar se depois disso vai estar igual ou nao?

Bom vou tentar novamante colocar os samplers no meu JG. Caso eu consiga alguma evolução, eu posto aqui.

flw;

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


dtplayer
Antes de encontrar o site, eu nunca tinha alterado estas configurações e elas estavam totalmente diferentes uma da outra.

Será que voce já nao tinha alterado antes?
Caso voce nao tenha feito nada no seu JG que tal reiniciar ele e verficar se depois disso vai estar igual ou nao?

Bom vou tentar novamante colocar os samplers no meu JG. Caso eu consiga alguma evolução, eu posto aqui.

flw;

expedifer
Veterano
# fev/09
· votar


Ocorre que as edições (qualidades) de sons (timbres) gravadas no teclado, não se aplicam para amostras waves (samples). Sua edição é totalmente independente de efeitos gravados para timbres do JunoG. Terminado o sampleamento (que se poderá transformar em patchs (dependendo do teclado), ai sim poderá se aplicar tais edições e gravações como são feitos normalmente sobre os timbres. Mas ate lá NÃO são timbres e sim amostras waves.

Ate há como configurar arquivos waves na qualidade mas nada a ver com edição de timbres. O problema de se trabalhar com arquivos waves (que é extremamente complicado) é justamente SABER EDITAR na tela sampler tais edições (efeitos, equalização, volumes, etc). E é extremamente dificil (não é para qualquer um). E mais: no JG, seu sampler é MUITO limitado, ficando melhor num Fantom X ou G, ou num belo Motif Xs, o melhor que há pra isso, ou num Korg de peso. Conselho: caia fora dessas edições, já ví gente "parar no hospital" na perda de tempo (e bota tempo e nervos nisso). Tem gente que acha que é só jogar as amostras no teclado e pronto. Nada disso, infelizmente.

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


expedifer
Acho que fomos mal interpretados...

Foram duas duvidas publicadas no mesmo post.. independentes uma da outra. Pelo menos foi o que eu entendi.

A primeira foi como utilizar os samplers, que no nosso caso (do dtplayer e o meu) acontece a perda de qualidade quando importamos os samplers dentro do JG enquanto são tocadas nas teclas, mas no preview a qualidade é excelente)


A segunda dúvida foi em relação a equalização do efeito Master, que não necessariamente seria para editar os samplers...

Concordo contigo.. Isso não é pra qualquer um..
Já estamos com dificuldade em apenas utilizar os samplers, imagina fazer qualquer outro tipo de configuração ou edição....

elektrodisco
Veterano
# fev/09
· votar


Alguem sabe aonde posso baixar estas amostras do B3 ?

expedifer
Veterano
# fev/09
· votar


O equalizador permte sim seu uso pra qualquer som saido do teclado. Sobre perda de qualidade, ocorre que arquivos wave vem "frios", magros, não encorpados (tal qual um CD de música que depende exclusivamente dos CONTROLES do rádio/player pra ouvir "legal" ou "sem gosto" ou sem "sal". Esse é o problema dos arquivos waves (ou mesmo mp3). Se vc não tiver um P....PA, caixas e player, pode ser ate a melhor música já editada (ate do Rick Wakemann) que ate um "forrozinho" se ouvirá melhor no rádio da vizinha (raramente se vê samples encorpados/editados como os da Akai, mas são caros). É por isso que nem mesmo samples prontos são pra qualquer um (imagine vc montar "na raça" no mic). Um bom conselho: procure daqui pra frente patches que são muuuuuito mais fácil trabahar e editar (aceitam de cara as edições prontas do teclado como qualquer timbre dele).

RRPRRP
Veterano
# fev/09
· votar


Amigos do forum,

Desculpem a intromissão mas, querer samplear ou reproduzir samples no Juno G é pura perda de tempo. O Juno G não permite carregar multisamples. Dá até para dar um jeito (criando um "setup" com diversos splits) mas, é muito trabalhoso e o resultado não vale a pena.

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


Com muito jogo de cintura pelo visto, é possivel fazer multisampler. E o resultado não é tão ruim:
http://www.youtube.com/watch?v=OP0og3XLDsE

Veja o JG com sampler, o resultado parece ser até interessante..
Pena que só da pra se ter uma ideia dos timbres pq qualidade do som nos vídeos nao é tão real quanto seria pessoalmente ou com fones..
http://www.youtube.com/watch?v=a_mERyi0z94


Veja o JG com a placa SRX11, pra fazer uma comparação a grosso modo:
http://www.youtube.com/watch?v=jM8XEedhk_8

Pra dizer se vale a pena ou só mesmo depois de colocar os samplers pra funcionar e comparar com os timbres internos...

dtplayer
Veterano
# fev/09
· votar


Acho que vocês não estão entendendo. Com relação ao multisample, não vem ao caso porque a perda de qualidade não se dá devido à falta de Sample (nota a nota), mas sim pelo ato de gravar o Sample no teclado. Eu queria saber de quem já tentou fazer sampleamento no Juno, se é possível corrigir isso para que, quando tocar uma determinada tecla, o som tenha a mesma qualidade do Sample que pode ser ouvido no Preview no teclado.

Resumindo: Sample no HD do teclado, em formato WAVE, na tela de edição do sample, se clicar em preview sai com uma qualidade ótima. Ao copiar esse samploe para a memória interna do teclado, para transformá-lo num patch, ocorre que aquela mesma nota sampleada, agora sendo tocada nas teclas tem uma qualidade muito inferior a do preview. Se eu conseguir a qualidade do Sample edit nas teclas ficaria perfeito, ams isso naão ocorre.

Alvaro Victor
Veterano
# fev/09
· votar


Olá amigos! Preciso de uma informação> Acabei de comprar um JG e preciso comprar o cartão de memoria. Alguem sabe onde posso achar? Muito obrigado

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


Alvaro Victor
Voce diz a placa PCMCIA adaptador pro cartão SmartFlash nao é?

O único lugar que consegui encontrar foi no mercado livre.
não achei em nenhuma loja ou camelô de BH ou SP.

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


Alvaro Victor
Voce diz a placa PCMCIA adaptador pro cartão SmartFlash nao é?

O único lugar que consegui encontrar foi no mercado livre.
não achei em nenhuma loja ou camelô de BH ou SP.

_KOG
Veterano
# fev/09
· votar


alias.. é Compact Flash o cartão! e não smartflash...

RRPRRP
Veterano
# fev/09
· votar


Amigos do forum,

Desculpem a intromissão mas, tentar usar o JunoG como sampler é pura perda de tempo. O teclado não foi feito para isto.

Até dá para fazer um setup (diversos splits) mas, o trabalho não vale a pena. Não é como os teclados preparados para receber multisamples.

Se voce não está satisfeito com os timbres e multisamples nativos do Juno G, paciencia.

dtplayer
Veterano
# fev/09
· votar


RRPRRP

Tu tem um Juno G? Já tentou samplear? Só tenho a dize que se não fosse essa perda de qualidade que eu falei anteriormente, eu samplearia mais coisas no juno, porque da sim pra fazer coisas legais sem usar multisample.

petu_ce
Veterano
# fev/09
· votar


Colegas, tenho um JG e não achei o sampler muito prático. Alguém poderia disponibilizar sons sampleados para eu testar? Gostaria de saber se o resultado final ficaria melhor do que os patches da XV Collection, por exemplo?

expedifer
Veterano
# fev/09
· votar


SOLUÇÃO ÚNICA (a melhor): USAR PLACAS SRX.

petu_ce
Veterano
# fev/09
· votar


Concordo. Melhor ainda se o JG tivesse dois slots para placas SRX. Gostaria de ter a SRX-07 e a SRX-10. Já tive a SRX-96, mas ao importar o XV Collection ela se tornou desnecessária e daí a vendi.

Em relação aos Slots, acho que a Roland fez assim porque além de baratear o JG, ela deve ter concluído que se uma pessoa tem grana para adquirir 2 placas SRX num teclado nessa faixa de preço, acabaria mesmo partindo para um teclado um nível acima.

_KOG
Veterano
# mar/09
· votar


petu_ce
Gostaria de saber se o resultado final ficaria melhor do que os patches da XV Collection, por exemplo?

Pelas demos dos samplers que vi no youtube parece bem melhores!
Inclusive os patches da placa SRX-96 são levemente melhores que os da XV_Collection. Principalmente o MIDIed Paino que é bem diferente..


expedifer
SOLUÇÃO ÚNICA (a melhor): USAR PLACAS SRX.

Podemos incluir na lista de "soluções" também os VSTis....

_KOG
Veterano
# mar/09
· votar


petu_ce
Gostaria de saber se o resultado final ficaria melhor do que os patches da XV Collection, por exemplo?

Pelas demos dos samplers que vi no youtube parece bem melhores!
Inclusive os patches da placa SRX-96 são levemente melhores que os da XV_Collection. Principalmente o MIDIed Paino que é bem diferente..


expedifer
SOLUÇÃO ÚNICA (a melhor): USAR PLACAS SRX.

Podemos incluir na lista de "soluções" também os VSTis....

_KOG
Veterano
# mar/09
· votar


desculpem as respostas duplicadas... nao sei pq isso acontece comigo!! :-p

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Eu achei o MIDIed Piano praticamente igual, comparando o XV Collection e a placa SRX-96, por isso a vendi. No entanto, eu só testei em fone de ouvido e em Monitores de Referência. Não testei no palco.

_KOG
Veterano
# mar/09
· votar


Nossa kara. Sinceramente achei diferente...
Inclusive queria muito ter conseguido baixar uma demo do MIDIed do XP-30 pra verificar as semelhanças... mas o link tava quebrado..

Vou postar umas demos pra vcs confirmarem.

No youtube tem uma demo do Midied usando piano sampleado também.. Ficou bem bacana!

_KOG
Veterano
# mar/09
· votar


Nossa kara. Sinceramente achei diferente...
Inclusive queria muito ter conseguido baixar uma demo do MIDIed do XP-30 pra verificar as semelhanças... mas o link tava quebrado..

Vou postar umas demos pra vcs confirmarem.

No youtube tem uma demo do Midied usando piano sampleado também.. Ficou bem bacana!

dtplayer
Veterano
# mar/09
· votar


Tem um jeito de samplear até 60 teclas no juno. É simples, mas trabahoso. Tem que criar 15 patches com 4 samples (quatro notas consecutivas), ou seja, cada patch vai tocar apenas as 4 notas (é possivel fazer isso, colocar quatro samples pra tocar em 4 teclas individualmente). Depois basta criar uma performace mapeando esses 15 patches e pronto, se consegue 60 teclas sampleadas (15x4=60). Não tentei fazer isso porque não tenho como samplear com qualidade, alem de que deve dar um trabalho do cão. Algém se interessa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perda de qualidade ao samplear no Juno G