É possível usar um Roland e16 como controlador de um PSR 195?

    Autor Mensagem
    Thi_tecladista
    Veterano
    # out/08


    É possível usar um Roland e16 como controlador de um PSR 195?

    Sei que estes teclados são da idade da pedra, mas ambos têm entrada e saída MIDI. Tive esta idéia pelo seguinte motivo:

    Os órgãos do e16 são "horroríveis", mas ele tem sensibilidade nas teclas.
    Os órgãos do PSR 195 não são grande coisa, mas são usáveis. Porém ele não tem sensibilidade nas teclas.

    Então, pensei em unir o útil ao agradável através de um cabo MIDI, ou seja, executando os timbres do PSR 195 com as teclas do e16. Será que dá?

    Bclamberti
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Cara, dá sim. Já usei um E-16 pra controlar um Roland U-20.
    Só não me lembro qual deles eu usava pra mudar os sons, mas isso é o de menos. Só lembrando que pra haver a comunicação entre eles, ambos devem estar programados com o mesmo Midi Channel Number.

    brunoamaral
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Thi_tecladista

    Só lembrando que, via de regra, órgãos não usam o recurso da sensibilidade (teclando forte ou fraco, o som é sempre o mesmo, linear). Se você fizer essa ligação, teoricamente vc só vai ter trabalho, pois a sensibilidade das teclas do Roland não vão interferir em nada na dinâmica do som de órgãos do Yamaha. Mesmo assim, se você achar as teclas do Roland mais confortáveis, você pode ter essa vantagem (mas vai ser pelo conforto e dinâmica das próprias teclas, a sensibilidade não te ajudará em nada).

    Thi_tecladista
    Veterano
    # out/08
    · votar


    brunoamaral

    Sério? Então nem vale a pena, porque só o que me interessava no PSR 195 eram os órgãos. No resto, o E16 tá quebrando um galho (até que eu con$iga o Yamaha MO6).

    Bclamberti
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Bclamberti
    · votar


    Thi_tecladista

    O brunoamaral tem razão. Sensibilidade em timbres de orgão em teclados comum é quase imperceptivel.
    Mas tem um detalhe. O E-16 tem aquele botaozinho MODULATION. Se ele funcionar ao usar os timbres do Yamaha, vale a pena pra dar um vibratos.

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Dá sim. Um tem MIDI IN, outro tem MIDI OUT. Correto?

    Thi_tecladista
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mano_a_mano

    Correto

    Thi_tecladista
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bclamberti
    O E-16 tem aquele botaozinho MODULATION

    É verdade. Ele dá uns efeitos divertidos mesmo. Além do modulation, ele tem o pitch bend.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Se ele funcionar ao usar os timbres do Yamaha, vale a pena pra dar um vibratos.
    mas ele tem sensibilidade nas teclas.

    tem que ver se o 195 responde a estes comandos
    são poucos teclados onde ele tem alguma coisa a mais via midi, o 195 não é padrão GM então não tem obrigação de responder a dinamica e comandos como modulação
    como não tem a função internamente as vezes é provavel que também não responda a isso via midi
    lembro que eu liga o meu d-20 no psr 48 que eu tinha, então o 48 respondia a dinamica, não fazia modulação, o bend só respondia até uma parte o pedal de sustain do roalnd, acendia o botão de sustain do psr que só esticava o timbre (não prendia)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível usar um Roland e16 como controlador de um PSR 195?