O que vocês acham do Geddy Lee (Rush)?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08


    Eu não manjo muito de teclado, mas gostaria de saber a opinião de "especialistas" sobre o vocalistas/baixista/tecladista do Rush, o Geddy Lee, mesmo considerando que as teclas sejam a 3a. prioridade dele como músico.

    tmurback
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Então... o cara é um grande músico, sem dúvida; mais do que isso, ele é o líder da banda, tem carisma. Tanto que o Rush é uma banda que tem décadas de sucesso. Ele não é nenhum virtuoso, mas se destaca pelas idéias que conferem identidade própia à banda.

    tiago scott
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Para teclado um cara básico. existem outros bem melhores neste quesito.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Observo que existem poucos tecladistas fodas no Rock n' Roll. Os que eu tenho imagem de foda são o do Deep Purple e o do Dream Theater, por exemplo. Mas ainda assim me parece que tecladista bom é aquele cara que tem formação erudita e tal...

    makumbator
    Moderador
    # out/08
    · votar


    Como tecladista, acho-o bem básico. No vocal ele cai naquela categoria de vozes estranhas e feias, mas que acabam casando com a sonoridade da banda(Dave Mustaine do Megadeth é outro pato cantando). Em compensação, no baixo elétrico o Lee arrasa! Ele é um dos grandes ícones do instrumento!

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pra abrir o jogo:

    O Rush começou a usar teclados mais intensamente nos anos 80, acompanhando a era New Wave e coisas do gênero. Porém, nos álbuns mais geniais em termos de arranjos tecladísticos (Power Windows e Hold Your Fire) o Geddy contou com a ajuda de um indivíduo chamado Hugh Syme, que foi praticamente o 4º membro do Rush. Além de vários arranjos tecladísticos, ele contribuía com a arte dos álbuns.

    Concordo plenamente que o Geddy é um tecladista básico. Mas, como ele mesmo diz, ele é um baixista, depois vocalista, e por último tecladista. E justamente por isso ele lida muito com programações, samplers, controladores. Tanto que se vocês observarem o setup dele no começo e no fim dos anos 80, é uma coisa de louco - no começo eram aqueles synths gigantes, e no fim eram uns 4 teclados e mais duas pedaleiras Taurus, além da pedaleira Taurus que ele "mandava" o Alex Lifeson, guitarrista, controlar.

    tmurback
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu faria o seguinte paralelo:

    Jordan Rudess - como tecladista de Rock o cara é um animal... são zilhões de notas por segundo. Se ele sair da banda, vai ser difícil, mas vão achar um cara que também toca zilhões de notas por segundo.

    Geddy Lee - como tecladista ele é bem básico. Mas se ele sair da banda, a banda acaba.

    Assim, não vejo o Geddy como uma referência de tecladista, mas como um grande músico, fundamental para o Rush. Já o Jordan é uma boa referência para quem curte rock. Mas, a impresão que eu tenho é que ele é só velocidade. Se tiver um cara mais rápido que ele, ele perde a graça.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que vocês acham do Geddy Lee (Rush)?