Problema com o pedal de sustein no Korg TR

    Autor Mensagem
    yurikat
    Veterano
    # jul/07


    Galera o problema é o seguinte, vou dividir em partes assim fica mais fácil:
    1º Como faço para resetar o Korg Tr para a configuração de fábrica?

    2º Comprei o Korg ontem e junto com ele veio de brinde um pedal da Yamaha modelo FC4, o vendedor me explicou que eu tenho q mudar a polaridade indo lá no global do TR, até aí tudo bem, quando cheguei em casa mudei a polaridade e deu tudo certo, mas depois começou a acontecer uma coisa muito estranha. Depois de fuçar e fuçar no meu brinquedinho novo percebi que estava tendo atraso no momento em que solto o pedal para o som cortar, vou explicar melhor: Aperto a tecla e aperto o pedal, até aí tudo normal, mas quando solto o pedal o som não não corta imediatamente, mas sim continua por alguns segundos, no começo o som continuava por mais uns 2 segundos, aí eu tive a idéia de “calibrar o pedal” (vi esta função e pensei que poderia resolver), mas só piorou, agora quando solto o pedal o som fica por mais uns 5 segundos antes de cortar.
    Mas o pior não é isso, se eu aperto o pedal sem apertar as teclas juntos, e logo depois que apertei e soltei o pedal eu apertar alguma tecla, o som da mesma fica como se eu tivesse apertando o pedal e isso dura de novo uns 5 segundos.

    Obs: Mexi nos Knobs e o problema não provém dos mesmos. (é que percebi que tem uma função no último Knob que faz com q o timbre continue a soar mesmo depois de ter soltado as teclas e o pedal)

    Galera nunca tive um korg e portanto to aprendendo até a achar os timbres nele, mas nunca vi uma coisa desta antes, me disseram que tem pedal que faz isso mas eu desconheço.

    Por favor me ajudem, amanha de manhã tenho um esquema forte pra tocar e preciso estar com esse problema resolvido.
    Mas a grande questão é: será que aquele filho da mãe do vendedor me vendeu um teclado de cinco mil reais quebrado, ou será que sou um total ignorante e vou ter que pedir desculpas para a pobre da mãe do vendedor

    Valeu

    korgman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Caro Yurikat,

    O Korg TR e bem como o antigo Triton Le, trabalha muito bem com pedais de outras marcas, sem problema algum.

    Analisando seu depoimento, com certeza ou o problema está no pedal Yamaha, ou no ajuste que efetuou no modo global de seu Korg TR, geralmente existe ajuste como de sustenuto e que modifica a caracteristica de atuação do pedal de damper (sustain).

    CHECAGEM BÁSICA

    Entretanto vamos fazer uma reinicalização.. reprogramação de rotina... reajuste da invesão NO MODO GLOBAL.. e bem como a "conexão do pedal de sustain" na conexão DAMPER do Korg TR.

    Verifique também se o pedal de sUstaim da Yamaha possui conexão (plug de guitarra estéreo), se assim o for ele não é idicado para ser utilizado no Korg TR.

    Siga os passos abaixo a saber:


    OPERAÇÃO 1 - REINICIANDO KORG TR
    1- Desligue o TR
    2- Aperte os botões [ENTER] e [0] e os mantenha pressionados.
    3-Com a outra mão ligue a unidade aguarde 4 segundos e a seguir solte ambos os botões.
    4- O teclado será reinicializado , na sequencia use o p´roximo passo para recarregar os sons originais de fábrica

    OPERAÇÃO 2 - RECARREGANDO OS AJUSTES ORIGINAIS DE FABRICA

    A- Aperte o botão GLOBAL
    B- Aperte o Botão F1
    C- Aperte o Botão F8
    D- ao se abrir um pequeno MENU seleciona a opção "LOAD PRELOAD DEMO DATA"
    E- Aperte F8 duas vezes e aguarde aproximadamente 20 segundos para o recarregamento dos ajustes originais de fábrica.

    OPERAÇÃO 3 - INVERTENDO A POLARIDADE DO PEDAL DAMPER.

    A-Aperte a seguir o botão [GLOBAL]

    B-o visor exibirá a tela do modo Global, aperte o botão MENU para acessar a tela de menus do modo global, a seguir aperte o botão de função F1, para selecionar a tela MIDI, aperte a seguir o botão F8 para abrir esta tela

    C-Irá se abrir a tela GLOBAL 1.1 System, Aperte o botão F2 para entrar na tela FOOT.

    D-Ao visualizar esta tela mova o cursor para o parâmetro DAMPER POLARITY E MUDE O PARAMETRO DE (-)KORG STANDARD para (+) usando o controle giratório.

    E-A seguir Aperte F8 [UTILITY], mova o cursor para a posição SAVE GLOBAL PARAMETERS

    F-Aperte F8 duas vezes e o ajuste da inversão do pedal DAMPER (sustaim) estará configurada para ser sempre ativada para este parametro, para que quando o teclado for religado.

    G-A seguir conecte o pedal de sustain (não Korg), na conexão DAMPER do seu Korg TR, e verifique se ele está funcionando adequadamente.


    Se mesmo após realizar toda a operação acima, continue a apresentar o mesmo problema, pode ser que o referido pedal possa estar com o cabo rompido, criando este efeito intermitente de defasagem no tempo de corte do som quanto solta o pedal.

    Neste caso seria interessante realizar um teste com um outro pedal de sustain de um amigo ou mesmo na loja onde adquiriu seu TR para verificar se este problema não é gerado pelo pedal Yamaha.

    O que é mais provável!!

    DICA

    Existem duas opções de pedal de sustain original Korg, e que por sinal é mais barato que o prórpio pedal FC4, que é o pedal Korg DS1H.

    KORG DS1H - http://www.pridemusic.com.br/produtos/korg/korg2460.jpg

    Ou uma versão mais barata que é o modelo Korg PS-1

    KORG PS-1 - http://www.pridemusic.com.br/produtos/korg/korg2390.jpg

    Caso queira dirimir dúvidas em relação ao seu novo Tr, entre em contato comigo através do e-mail do Suporte SAc Korg Brasil..

    Aproveite o serviço de suporte tecnico Korg, ele existe para isso mesmo!!

    No aguardo de seu contato e reporte

    Suporte SAC Korg Brasil - korg@pridemusic.com.br

    yurikat
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Muito Obrigado cara
    Realmente o problema estava no pedal e não no teclado
    Arrumei o pedal e problema resolvido

    Valeu

    Victorkeyboard
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ja testei esses pedais da korg, são bons msm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com o pedal de sustein no Korg TR