Ajuda pro principiante aqui!

    Autor Mensagem
    Akira TGC
    Veterano
    # mai/07


    Bem galera, to com um problema aki que creio que todo tecladista experiente jah passou por isso, eu to começando, tenho 2 meses de aula jah euheuheuie mas tem um tempinho q comprei o teclado e faço um barulinho rs, eh um PSR E 303, legalzinho ateh...
    Bem chega de converssa, o caso eh que estou muito insatisfeito com minha mão esquerda, eu só consigo bater acordes parados nela =/ e não to sabendo harmonizar a música, eu pedi ajuda pra um amigo meu, ele disse pra eu treinar exercícios de Hannon, só que eu comecei a aprender a ler clave de sol agora, de fá eu nem sonho ainda.. então o que eu faço ?
    Pra exemplificar melhor vou mostrar meu caso..

    Aqui segue 2 musiquinhas que gravei tocando no E 303
    Lover Why -> http://br.geocities.com/akiratgc2/Lover-Why.mp3
    breaking the habit -> http://br.geocities.com/akiratgc2/breaking-the-habit.mp3

    Aqui esta um arquivo que um amigo meu gravou num DGX 305
    Eu quero que fique mais ou menos assim!
    Always -> http://br.geocities.com/akiratgc2/Always.mp3

    O q fazer ? =(

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Estuda clave de fá, primeiramente.

    Depois estuda harmonia, e aplica o estudo às necessidades. Isso pra harmonizar.

    Pra ter independência com a mão esquerda, é treino com os estudos Hanon, Czerny e Bach (livro de peças fáceis), principalmente.

    Akira TGC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mas eu naot o lendo nem de sol.. até chegar na de fá demora... sei que pra música tem que ter paciência, mas nao teria outra dica nao ?

    ZXC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Akira

    Acho que ficou muito marcado, seus dedos parecem pesados....tente a princípio dedilhar a mão esquerda ao invés de chapar os dedos nas teclas..vai ficar mais bonito e leve como é a melodia...

    MarcosPPA
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Akira

    Só treinando mesmo... Tipo vc precisa criar mais desenvoltura na mudança de acordes, cada vez que vc vai mudar de acorde parece que vc ta pensando no que vc vai fazer... tem que ser mais dinâmico. Mas ta bom pra 2 meses, eu acho...(num tenho menor parâmetro pra comparar... heheheh)

    Pra vc soltar um pouco a mão esquerda, além do que já foi recomendado, eu indicaria a <<Dança nº 2 "oriental">> de Granados pra vc treinar, além de ser muito bonita, a mão esquerda parece que foi escrita pra um dedilhado no violão (tanto que eu só encontrei gravações dela à 2 violões, mas ela foi escrita para piano mesmo) e ela é tranquilhinha pra tocar e, talvés um pouco chata pra ler pq vc ta começando agora. Mas se vc quiser ficar fera mesmo, procura ai ensaiar um Liszt, Chopin, ou Schumman... heheheheheheheheh.....

    http://www.sheetmusicarchive.net lá vc consegue essa e outras partituras de graça.

    Agora, pra fazer aqueles arranjos igual ao que seu amigo gravou, quem sabe seria melhor vc fazer uns exercícios de progressão de acordes... Tava rolando uma apostila de blues aqui no fórum, eu a baixe e tinhas uns exercícios MUITO interresantes lá que dá pra vc fazer com certeza...

    Isso ai cara...

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Akira TGC
    Mas eu naot o lendo nem de sol.. até chegar na de fá demora...

    não demora não... As pessoas costumam fazer parecer que a clave de fa é uma coisa do demo, mas não é, eu disse em outro tópico ontem mesmo que eu aprendi a ler as duas claves na minha primeira aula de piano... Aproveita que você ainda não tem prática na clave de sol e aprenda as duas simultaneamente, quanto mais você ficar adiando a clave de fa, pior vai ser depois, acho...

    Quanto à mão esquerda, não esquenta, demora um pouco pra ela ficar tão desenvolta quanto a direita mesmo... Meu professor disse que isso é mais do que normal... Tenha paciência e pratique bastante, dê um atençãozinha especial a ela...
    Estou no trampo e não posso baixar o que você colocou, mas o MarcosPPA disse:
    Tipo vc precisa criar mais desenvoltura na mudança de acordes, cada vez que vc vai mudar de acorde parece que vc ta pensando no que vc vai fazer...
    Isso também é natural, a segunda música que eu toquei foi "When the saints go marching in", a esquerda dela é formada apenas por acordes, três diferentes se não me engano... Eu pensava "ai caramba, como eu faço pra mudar????", perguntei pro meu professor como ganhar mais prática e ele disse pra treinar só a mudança, por exemplo: toca um do-mi-sol, depois muda pra si-fa-sol e volta pra do-mi-sol... E fica treinando isso até você ganhar mais habilidade...

    Infelizmente nos métodos eu não posso te ajudar, eu aprendo piano com o método Suzuki e umas partituras avulsas que meu professor acha legais(na verdade sou pianista, posto aqui no Teclado mais como penetra ehehe), não sei se tem o Suzuki na net =\

    bom, espero ter ajudado em alguma coisa =)

    Akira TGC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ZXC

    Acho que ficou muito marcado, seus dedos parecem pesados

    Exatamente kra! mas nao eh proposital! Eu to com dificuldades pra corrigir isso! mas vou seguir tua dica! xD

    Marcos PPA

    Só treinando mesmo... Tipo vc precisa criar mais desenvoltura na mudança de acordes, cada vez que vc vai mudar de acorde parece que vc ta pensando no que vc vai fazer

    Sim com ctza mtu treino todos os dias! Mas nao eh nem kestao de "pensar" antes de mudar, eu axo q estou muito "mecanico" na passagem dos acordes, como vc disse falta desenvoltura, mas partir de onde pra adquirir tal desenvoltura ? aí q ta o X da questão hehe
    Ei ainda to aprendendo partitura mas vou pocurar a música que vc falow, a princípio devo apanhar mas vamos ver o que vai sair... =)))

    CheshireCat

    As pessoas costumam fazer parecer que a clave de fa é uma coisa do demo, mas não

    Aí eu tenho um sério problema, a minha professora ensina muito bem, porém ela toca mesmo é violão, teclado ela toca um pouco mas eh com ritmos automaticos, e eu não sou chegado a isso, infelizmente moro no interior do RJ e não tem muitos professores aqui, daí ela me ensina clave de sol na mão direita, e esses acordes parada na esquerda... Daí eu to recorrendo a voces aqui pra não deixar essa mão esquerda atrofiar
    Mas gostei muito da sua dugestão sobre treinar dedilhando na esquerda...
    Pode crer que ajudou muito sim =]

    E a luta continua rs

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Mas eu naot o lendo nem de sol.. até chegar na de fá demora... sei que pra música tem que ter paciência, mas nao teria outra dica nao ?
    Você tem que se condicionar a estudar as duas ao mesmo tempo, e depois ler as duas ao mesmo tempo. No início, vai ser foda, mas pegando um pouco todo dia, logo logo você tá tranqüilo.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Akira TGC

    Tenho um teclado igualzinho ao seu. Comprei no final de janeiro.
    Ele tem teclas sensitivas, entao cuidado com isso. Modere a força com a qual está tocando a mao esquerda.
    Em suas funçoes existe a função sustain. Deixe ligada no médio. Ajuda a manter um pouco as notas do acorde e voce nao sentirá necessidade de usar tanta força nas teclas.

    Agora, para ajudar mais na troca de acordes, eu te aconselharia a dar uma olhada nas inversoes dos acordes. Como voce está começando agora, se voce aprender agora, podera tirar um maior proveito e mais rapidamente disso. Dê uma procurada na net sobre os acordes invertidos.
    Eles facilitam bastante a troca de acordes. No entando isso nao deve ser utilizado se voce esta lendo partituras.

    Uma coisa bem pessoal que tenho pra te dizer é: eu procuro sentir a musica como um todo. Voce já percebeu a "forte marcação" de sua mao esquerda... entao, nao tenha pressa em tocar a musica... tente tocar trechos dela suavisando o toque.

    Estou aprendendo a desenvolver a minha mao esquerda tb. Tb toco acordes batidos com ela e ainda nao consigo arpejar. Tenho feito exercicios de czerny. Ajuda um pouco... mas ainda nao consegui arpejar com a esquerda, a nao ser que eu esteja usando acorde aberto e solando com a direita. Mas aí todas as musicas ficam muito parecidas..rsrs

    O lance e treinar... nao tem saida... antes de fevereiro, nem o acorde simples eu nao conseguia fazer com a mao esquerda. Eu só fazia acordes com a direita e o baixo com um dedo só na esquerda.

    Assim que tiver novidades, posta aqui... seu progresso pode ajudar no meu..rsrs
    obrigada

    ZXC
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Akira

    Os toques aqui do forum são muito legais, tiramos muito proveito em tudo... não tenha pressa, os progressos são gradativos mesmo...
    Tem um método de Georges Bull, que chama Primeira hora de estudos , exercícios para adquirir agilidade , igualdade e independência dos dedos 5 º volume que ajuda muito. São exercicios de clave de fá e sol com os cinco dedos sem deslocação, mesmo que não leia a de fá, a mão é no mesmo lugar que a de sol, aí fica fácil, depois tudo fica automático. Se me der um e-mail passo o primeiro exercicio para você ver se gosta...
    Pode também baixar na internet é da Editora Irmãos Vitale .
    Quanto ao toque da liliane, você deve mesmo usar 122 grand piano, e deixar o dual ligado, tu vai sentir a diferença , fica bem bonito.

    Akira TGC
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Akira TGC
    · votar


    liliane.coimbra
    ZXC
    Obrigado! realmente usando esses recurssos ficou beeem melhor! sem comparação! rs
    Vou peskisar sobre esses exercicios sim, to começando a dedilhar os acordes na esquerda ateh que esta melhorando bastante, mas falta independência!

    vlw =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda pro principiante aqui!