metodos para crianças especiais!

    Autor Mensagem
    doido pelo mo
    Veterano
    # abr/07


    Amigos do forum criei esse topido c/ o intuito de reunir ideas sobre o ensino musical para criaças especias!!! Recebi essa tarefa de uma escola especializada em criança especias!!! + to como 1 burro doido!!! La tem criaças c/ Cindrome de down, Paralizia Celebral... Me ajudem por favor!!!! Qualquer ajuda cerve!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu sou psicólogo, além de músico.
    O que exatamente você vai fazer lá? Dar aula de música, por exemplo diariamente ou semanalmente, ou vai ser uma coisa esporádica, por exemplo uma vez ao mês?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Digo isso porque há diferença entre um trabalho mais frequênte e um trabalho mais esporádico. Eu realizei uma Oficina de Criatividade no ano passado em uma escola, mas não era de crianças especiais. Elas tinham entre 4 e 6 anos. Como eram bem pequenas, tive que ter muito jogo de cintura para bolar atividades que despertassem a atenção delas.
    Um fator importante também é o grau de dificuldade dessas crianças.

    Bem, me fale um pouco mais sobre o que exatamente você vai fazer, para eu não ficar escrevendo algo que vc não vá usar...

    Inclusive, eu tenho um trabalho escrito, no qual fiz relatórios a respeito dessas oficinas que realizei. Se tiver alguma serventia para o que você vai fazer, me mande seu e-mail, que te envio.


    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    do que eu já vi uma vez um trabalho assim, era algo mais em formação de coral e badinha ritmica
    o coral só em uma voz, ou no maximo 2 grupos onde um canta uma coisa depois o outro (alternando), não tinha nada de afinação era mais cantoria só
    e na parte de bandinha ritmica era mais a criança com pandeirinhos, chocalhos... mas não tinha muito de ritmo nisso era mais uma marcação as vezes enquanto cantavam seguindo a mão do "regente"
    e tinha alguem tocando teclado pra melhorar o resultado sonoro

    samuka novato aprendiz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    mauro lacerda

    eu me entereço pelos seus relatorios ,tambem ensino crianças de todas as idades seria muito util pra mim .obrigado

    email. samuka555@hotmail.com

    aaa e se voce tiver alguma coisa tambem para o ensino de pessoas com deficiencia auditiva , seria muito bom tambem ,pois só nao comecei o estudo de um aluno por nao saber quais os primeiros passos a serem dados . detale : ele quer tocar violino
    abraço

    alexandrespa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Off topic

    Sem querer polemizar, mas ja polemizando(essa palavra existe, mesmo?)...

    Pq chamar de especial se tem deficiência?
    (não me entendam como preconceituoso ou ríspido). Mas soa algo meio hipócrita chamar assim.

    ==============================================

    Sobre o tópico:

    http://www.ictus.ufba.br/index.php/ictus/article/viewFile/59/65

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    alexandrespa

    Deve ser hábito. Você não fala para uma criança: vc é deficiente, vc diz que ela é especial, é menos doloroso e mais humano.

    Samuca

    Vou mandar, mas será uma coisa mais descritiva dos encontros, mais objetiva, porque senão eu iria contra a ética profissional, ok?
    Aliás, estou mandando agora.

    E o doido? Sumiu hahahahhaahha


    abraços.

    doido pelo mo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Kra eu trabalho com toda escola!!! Pego kda turma 2x por semana! Kda aulaeh de 1 hora e 30 min.! iai oq vc me diz ensino flauta doce e teclado + tou muito atrapalhado nao tem metodologia para trabalhar com crianças especiais! E com as mães motei 1 coral! Dpois me adicione: paulo.segundo@hotmail.com!

    Rick Pac
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    alexandrespa
    Trabalho com crianças também.
    Alexandre , o "especial" é com relação ao cuidado e método didático a ser empregado na criança com algum tipo de deficiência psíquica, neurológica ou motora .
    abração

    samuka novato aprendiz
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    mauro lacerda

    recebi seu email. obrigado. estou tentando desenvolver algumas aulas ,que envolve crianças e o meio em que elas se relacionam ,porem quero que nessas aulas ,em pouco tempo elas comecem a ler em brincadeiras (pastituras ) ou seja elas vao estar lendo (pastituras ) sem saber o que é realmente uma pastitura (muito interessante)
    eu ainda estou desenvolvendo .
    é porque ultimamente eu ando meio ocupado ,mais quando estiver em face de encerramento eu começo a te mandar . ok
    abraço

    Rick Pac
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Rick Pac
    · votar


    samuka novato aprendiz
    Como excelentes trabalhos musicais na área de educação infantil recomendo o grupo Palavra Cantada de SP e Bia Bedran do RJ. Se quiser tenho algumas partituras.
    abração

    alexandrespa
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rick Pac
    o "especial" é com relação ao cuidado e método didático a ser empregado na criança com algum tipo de deficiência psíquica, neurológica ou motora .
    Creio q o termo "Crianças portadoras de necessidades especias" seja mais real.

    Mas entendi.

    Abração.

    doido pelo mo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rick Pac

    Rick por favor me envie por favor!!!!


    Mauro Lacerda

    Mauro Lacerda eh impressao minha ou vc tambem sumiu!!!!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    doido pelo mo

    Putz, tá dificil aqui, tou um pouco sem tempo, o dia tá corrido etc...
    Se eu puder te ajudar de alguma forma, faço isso na maior boa vontade, mas eu não trabalhei com crianças especiais. Uma dica que eu posso te dar: é tudo jogo de cintura, só com o tempo você vai conseguir perceber o que elas irão conseguir fazer. Quando eu dei aula na escolinha, eu pensava em uma coisa em casa, mas na hora tinha que me virar pra adaptar ao que elas podiam e queriam fazer.
    Vai preparando o rebolado hehehehe



    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a metodos para crianças especiais!