Como reharmonizar uma musica

    Autor Mensagem
    DAN-DAN
    Veterano
    # jan/07


    Como reharmonizar uma musica

    DAN-DAN
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    OI galera, é oseguinte sempre estudei harmonia, mas nunca estudei reharmonizaçao, faço muito mas sem nenhum conceito, por exemplo,
    C / F/ G por C7M/ F7M/9 / G/7 , gostaria de uma instruçao mais tecnica, algum site que mostra esse assunto, preciso de algo que possa saber quais acordes posso trocar sem interferir a melodia, desde ja agradeço, tenho varias materias de harmonia se alguem quiser estamos aí.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DAN-DAN

    Reharmonizar um música, é muito simples e não ao mesmo tempo.

    Reharmonizar é modificar uma harmonia de uma melodia.

    O 1º passo é identificar os acordes e suas funções harmônicas básicas, são 3 funções básicas para REHARMONIZAR uma música.

    Anote aí: Acordes dominantes/ Acordes sub-dominantes/ Acordes de tônica e mais as extensões harmônica.

    É mais ou menos isso, se eu for colocar tudo aqui vou ficar 3 dias te explicando, e você vai ficar com algumas dúvidas.

    Eu vou colocar no RapidShare, aí fica mais fácil pra você e outros interessados. Eu vou postar isso ainda hoje ok?

    LukeBR
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DAN-DAN
    Campo harmonico, tudo que estiver no campo harmonico vc pode usar...
    Vou dar um exemplo em C....
    C7M (9/6/4)
    Dm7 (9/6/4)
    Em7 (b9/b6/4)
    F7M (9/6/#4)
    G7 (9/6/4)
    Am7 (9/b6/4)
    Bm7/b5 (b9/b6/4)

    DAN-DAN
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Quando que eu uso um baixo ivertido qual sua funçao. tipo acordes como
    C7M/D

    LukeBR
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    DAN-DAN
    É só pensar que é uma dissonancia na base, uma inversao do acorde...
    Costumase usar as tercs no baixo, ou ainda as quintas, ou ainda nonas...
    Raramente vejo setimas ou outras dissonancias na base....
    E nao conheco nenhuma regra para usa-las......

    keys_all
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Acho q ele quer outro tipo de rehamonizar galera.. por ex,,,

    Se ele tocar assim

    G - D/F# - Em
    Ele pode reharmonizar com um "jeito" diferente assim

    G - Am7/F# Am75- Gm7/D# para cair em Em

    Seria isso +/- ???

    LukeBR
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    keys_all
    Acho que é isso entao....
    DAN-DAN
    Escute mpb, jazz, bossa nova.....

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    keys_all
    Seria isso +/- ???

    Não!! Seu sumido, e o teclado? Qual é seu teclado mesmo? PC2000?

    Abraços e juizo

    keys_all
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leandro rodrigues

    eheh...eae... Tardelli???

    Meu ANtigo teclado era um PC2 eheheh
    agora eh o Fantom

    JUIZO ehhe

    kevinmoore
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    duas lendas vivas...

    DAN-DAN
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    E, galera harmonia é um assunto complexo, para nos musicos, muitas das vezes so usamos o ouvido, e esquecemos de estudar, be reharmonizar e enriquecer uma musica sem tirar suas caracteristicas melodicas, isso nos tecladistas temos que sempre esta fazendo, principalmente quando se toca sozinho, meu caso, queriauma apostila ou algem postase, um material que explica essas inversões, mas o principal é aonde e como aplicalas, sei que C/F tem o mesmo som de F com 7M e9,
    logo posso montar um acorde dissonante apenas trocando os baixos,
    e tbem como o keys_all falou sobre acordes para cair em outros como
    G - D/F# - Em, que posso reharmonizar essa passagem colocando mais acodes so que sem quebrar o compasso, sou louco por esse tipo de harmonia , estou sim escutando jazz e mpb , por isso quero uma dicas em reharmonização.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Dan-dan...

    Estude Campo Harmônico pra você entender direito escalas, gradução dos acordes, dissonâncias, construção, ciclos e etc...
    Utilize acordes mais completos/complexos nas música, treine tirando músicas com harmonias mais trabalhadas, acostume seu ouvido à acordes mais complexos...

    Use novos modelos de resolução e preparação, tipo:

    Para um acorde X mude a prepação, ou seja, invés de usar 5ª(7), utilize 4ª#(dim), resolva passagens com acordes Suspensos 5ªsus complemente com uma 5ªsusº... Utilize Sétimas Maiores nas Tônicas e Quartas, sétimas menores em acordes menores, utilize Acordes com Nonas na Tônica e na Quarta e Nona em acordes menores com Sétima (T7M, 4ª7M, 3ªm7, 6ºm7, T9, 4ª9, 3ªm7/9) . Incremente passagens de Dominante e Subdominante com 3ª/4ª#...
    No fim das contas você vai perceber que existem vários modelos pra reharmonização... A reharmonização em cima dos acordes existentes, incrementando passagens e alterando a gradução dos acordes simples, e até mesmo substituindo acordes em uma harmonia, utilizado acidentes como por exemplo: antes de resolver com a 5ª utilizar um acorde de grau 7ªm. Fazer uma preparção com 5ª# seguida de 6ª#.

    Abraços...

    DAN-DAN
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pode crer jeferson , e disso mesmo que eu estava falando, sabe isso faz diferença, olha eu tenho um bom ouvido ( modestia a parte...) por exemplo ao inves de usar o preparar com o V com 7 eu utilizar o 4#(dim) estarei fazendo a mesma função so q com um acorde mais tensionado, e isso q eu gosto, e a 4# (dim) e mesmo q 5 com setima maior e Quinta+, so muda o setimo grau, tipo para C eu preparo em G7, reharmonizando eu preparia em F#° e resolveria com C7M, quando abaixamos a 3 e 5 de F# temos 3 e 5 de G o F# é a 7M de G, logo isso poderia se escrito assim
    G5+/F# , Certo?

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Jeferson Fernandes
    DAN-DAN

    Só tenho uma coisa a acrescentar: é a questão do 4º grau sustenido diminuto. Os acordes diminutos possuem 3 funções básicas:

    A que mais é usada para tensionar e resolver na tônica é o 7º grau diminuto (e seus "semelhantes"). Vamos utilizar o tom de C maior. O acorde dominante deste tom é G7, e ele tende a voltar para a tônica. Esta tensão é provocada devido à presensa das notas "si" e "fá" no acorde de G7. Essas notas formam o "trítono", e é o trítono o responsável pela tensão existente neste acorde. Logo, todos os outros acordes que possuírem o trítono poderão substituir o acorde dominante (G7). Então, o acorde diminuto que vai oferecer esta tensão será o do 7º grau (e seus semelhantes) como eu já disse. Esta é uma função dos acordes diminutos.

    A outra função diz respeito ao 4º grau sustenido diminuto (que é idêntico à tônica diminuta), do qual vocês falaram logo acima. Esta função é utilizada para atrasar a resolução na tônica. Por exemplo, a harmonia seguinte: Dm7 - G7 - Cº - C7M. O acorde diminuto atrasou a resolução em C maior. Esta função de diminutos não é utilizada, especificamente, como substituta de dominantes, devido ao fato de elas não conterem o "trítono", mas como ela está ali, antes da tônica, algumas vezes, pode ser confundida com a tal substituta de dominantes, mas, harmonicamente falando, isto não é correto.

    E a terceira função dos diminutos é cromática. Vou explicar esta com um exemplo: Ao passar do acorde Dm7 para o Em7, pode-se usar, entre eles, para cromatizar, o D#º. O mesmo pode ocorrer entre os acordes G7 e F7M, utilizando o F#º, e entre quaisquer outros.

    Só para concluir o raciocínio e não deixar nada mal explicado, existem acordes que não possuem o trítono, mas podem tensionar para a resolução na tônica. Um exemplo muito comum disto, é o 4º grau menor. Por exemplo: em C maior, ao invés de resolver em: G7 - C7M, pode-se utilizar: Fm7 - C7M, ou mesmo, um dos substitutos do Fm7, que podem ser Dm7(b5); Db7M; Ab7M, Bb7 ou Bbsus4. O 4º grau menor e seus substitutos são fogo. Experimentem. Só lembrando, todos os exemplos estão em C maior.

    Agora é só transpor para os outros tons e mandar brasa.

    Obs.: Ao mudar os acordes, cuidado para nenhuma das notas deles semitonarem com as da melodia, pois isto causa uma tensão desagradável.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço.

    LukeBR
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Salvei esse nos favoritos, otimas coisas para se tirar desse topico...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como reharmonizar uma musica