A importância do metrônomo

    Autor Mensagem
    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Sashsiam_2


    POR QUE ESTUDAMOS COM METRÔNOMO?

    Utilizamos o metrônomo porque não somos perfeitos, e, freqüentemente, atrasamos ou adiantamos o andamento de uma música ou um trecho musical. Estude todos os arpejos e escalas com articulações e ritmos diferentes, mas use o metrônomo para manter a pulsação. A utilização de uma bateria eletrônica durante os estudos é ainda mais aconselhável, pois você poderá programar o ritmo (patern) que você quiser: Funk, Bossa Nova, Bolero, Salsa, Reggae, etc. Você poderá encaixar os arpejos na "levada da bateria" e, caso você não disponha de uma bateria eletrônica, poderá (...) [usar] um teclado com recurso de ritmo eletrônico(...)

    Organize seus estudos! Grave os ritmos de um determinado estilo (...) em uma mesma fita, mas faça-o com andamentos e estilos (...) variados (lentos, moderados e rápidos). Geralmente todo teclado ou bateria eletrônica tem no seu banco de ritmos variações dos mesmos. (...)

    (...) O metrônomo tem a função básica de manter a pulsação da música e ajuda o músico a ficar por dentro do andamento, não correndo onde sinta facilidade na execução, nem atrasando onde tenha dificuldade. (...)

    (...)

    (...)

    (...)Imagine-se estudando uma peça clássica. A lógica recomenda o uso do metrônomo, pois sua sonata ou peça de concerto exigirá acentuações e ritmos bem diferentes de uma levada de bateria, por exemplo, de Bossa Nova. Nesse caso, o metrônomo desempenhará melhor o papel. Por ser neutro, ele adequar-se-á a todos os estilos. Por sua vez, a bateira com um ritmo programado (levada) é indicada quando você estuda um tema de Funk, Samba Choro, improvisação obedecendo cifras, etc., porque o aproxima mais de uma situação real. Tocando e estudando com a bateria eletrônica você aprenderá a sentir a pulsação das levadas. em perceber, você começará a fazer variações rítmicas em cima da pulsação da música, sem perder o "time" ou o "beat". É muito importante que você comece a estudar sempre dentro de um ritmo. Além de ser mais "emocionante", é como se voltássemos ao tempo de nossos ancestrais, os quais dançavam a noite toda num envovente ritmo tribal.

    Às vezes sinto que quando estudo com metrônomo ou bateria não consigo parar; parece que entro num transe, como se estivesse num tipo de meditação; com os olhos fechados, sinto um grande prazer em escutar meu ritmo e meu som como parte de um todo. Muitos músicos aproveitam, de fato, esse momento para meditar, pois a mente fica completamente livre de pensamentos do cotidiano; esses momentos transforman-se em lapsos de tempo durante os quais somos capazes de encontrar equilíbrio e paz. (...) Faça do seu estudo um momento de prazer, o momento de encontrar-se consigo mesmo e sinta seu próprio ritmo.

    (extraído de texto do professor de saxofone Ivan Meyer)

    kosmo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    (y).

    eu tenho que comprar um. U-R-G-E-N-T-E!

    na escola eu uso, é lindo *_*.

    marcelo_facundes
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Nem precisa dizer mais nada...

    .matt.
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    nussa cara mto bom o topico......
    parabens.....
    vou comecar a usar o meu....
    se bem q akele tic tic tic tic irrita....
    mas faxe oq eh o preco q se paga...
    abracos

    Nasch
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eu uso quando estou estudando ....:)

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Não uso, só pra certas ocasiões.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    "parece que entro num transe, como se estivesse num tipo de meditação; com os olhos fechados, sinto um grande prazer em escutar meu ritmo e meu som como parte de um todo.
    a mente fica completamente livre de pensamentos do cotidiano; esses momentos transforman-se em lapsos de tempo durante os quais somos capazes de encontrar equilíbrio e paz." - Chico Xavier

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Dogs2
    · votar


    huahauhua zuera

    bom texto, mas eu não acho necessário. Tenho uma boa noção rítmica e nunca usei metrônomo, apenas aprendi umas noções de regência e teoria.

    mazza
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Dogs2

    ajuda o músico a ficar por dentro do andamento, não correndo onde sinta facilidade na execução, nem atrasando onde tenha dificuldade.

    essa frase sintetiza tudo, é por aí, mesmo porque se vc não marcar o andamento, como saber se está melhorando ou não? eu uso o metrônomo até hoje e não encontrei melhor método pra saber se estou progredindo ou não

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A importância do metrônomo