Amplificador - duvidas - peças - dicas para melhor som

    Autor Mensagem
    Theo22
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Theo22


    Tenho uma caixa amplificada Staner, com potência de 100W (eu acho) entrada pra microfone, teclado, guitarra...

    Com uma tweeter da leson minúscula, só ouço xiado, e com um falante de 100W com bombina pequena achei muito ruim.

    Melhoras...
    Instalei um falante de 200W com uma bombina grande e notei uma melhora no som
    Agora preciso de médios/agudos mais nítidos. Pensei em instalar um drive corneta, sera que fica bom?

    A potencia influencia na qualidade do som? Ou só o equalizador? Essa caixa tem controle de agudo e grave. E se eu comprar uma mesa de 4 canais pra ligar o teclado, e da mesa pra caixa, melhora muito?

    Não posso gastar mais que R$300 em tud... alguem pd me ajudar a melhorar o som de minha caixa?

    Acho que n tem outra saída, é melhorar o som!

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Theo22
    tá dificil isso aí.

    somente com a troca do altofalante vc não resolve quase nada.
    para mexer na estrutura de uma caixa amplificada envolve muitas mudanças, E conhecimento técnicos.

    no caso quando se tem um amplificador do qual se quer melhorar
    sua potencia é preciso trocar o altofalante mas também aumentar a
    potencia para ele.
    isso envolve também trocar a parte da fonte do mesmo .
    colocando uma mesa por fora muda quase nada já que a potencia da caixa é fraca.Aconselho vc a vender e compra uma melhor, dá menos dor de cabeça.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Theo22

    humm ... vamos falar pelo msn ... com essa grana eh dificil !! (demais)

    Theo22
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    blz.. encontro vc a noite por lá!

    kevinmoore
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Theo22

    pega esse dinheiro, jogue tudo na megasena, ganhe, compre uma leslie 122, e dá o resto do dinheiro pra mim... por ter dado a idéia...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Theo22
    caixa amplificada Staner, com potência de 100W
    Instalei um falante de 200W com uma bombina grande

    Isso não dá certo...
    Você não tem um amplificador para 200W, comprou um falante que gerará maior impedância dificultando o trabalho do amplificador e diminuindo performance... Poderá ter uma queima??? Com certeza!!! Perdeu qualidade, com certeza... Logicamente numa configuração dessas vai sobrar graves, vai faltar médio e agudos... Embolar com certeza vai... Vc trem um pré-amp limitado para teclados, logo uma configuração legal seria um configuração com pré externo (uma mesa por exemplo) ligada em LOOP (no seu caso se for um KUTE 100 ou GS-100 não tenho certeza se tem loop), porém vc estaria usando só os amplificadore, já que uma portência de 100W é bacana, e teria os recursos de timbragens do pré externo... Quando ao falante 200W com certeza vai te dar perca de qualidade e performance, além de prejudicar o amplificador... Tente trocá por um de 100W~130W + um driver de titânio (medio agudo) ~60WRMS... Compre (monte) um filtro passa alta (High Pass) para fazer o crossover dos falantes... Vai melhorar muito o som... O timbragem ideal para o teclado é a Flat em um sistema que priveligie as principais frequências entre agudo e grave... Em alguns sistemas paramétricos de 4 bandas é necessário trabalhar com as frequências de Médio em Flat (0dB), e ajustar Hi e Lo... Espero ter ajudado!!!

    Abraços...

    Theo22
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    kevinmoore
    e se eu n ganhar que faço contigo? haha

    Theo22
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Jeferson Fernandes
    Cara, ajudou bastante... pena que muita coisa n entendo, teria que perguntar pra vc do que se trata como:

    não tenho certeza se tem loop loop?

    (monte) um filtro passa alta (High Pass) para fazer o crossover dos falantes... tenho um aparelho chamado crossover... ma vc fala de um filtro que já em em falantes...

    O timbragem ideal para o teclado é a Flat Flat?

    Bom, novas informações:
    Não ficou pior o som, ficou melhor, sério! melhorou e agora posso aumentar o volume sem distorcer o som, ou seja, ganhei mais volume e nitidez colocando esse falante de 200.. pq será?
    Se bem que n tenho certeza da potencia da caixa...

    Tenho um crossover aqui, com uma entrada e 5 saídas em 5 frequenciasdiferentes, esse aparelho pode me ajudar, tipo ligar o teclado nele e dele na caixa? substitui uma mesa de som? Posso usar ele para melhorar o som?

    obrigado

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Cara... O Crossover serve para vc filtrar as frequências de cada via de seu amplificador, ou seja, é uma interface entre seu amplificador e falantes... No caso desses combos, se usam crossovers passivos, no caso de grandes sistemas se utilizam ativos com mais vias...

    Loop é uma entra pós pré-amp do seu combo... No caso é um interface com Send / Return... Ela vai direto para a amplificação...

    Flat é um condição de equalização onde os filtros estão desligados ou em 0dB e prevalece a amostra original de frequências de audio do seu equipo...

    =)

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tenho um crossover aqui, com uma entrada e 5 saídas em 5 frequencias diferentes, esse aparelho pode me ajudar, tipo ligar o teclado nele e dele na caixa? substitui uma mesa de som? Posso usar ele para melhorar o som?

    tem varios tipos de corssover, um que é só uma plaquinha que vai antes do falante e tem outros geralmente em formato rack que pelo que vi parece que é esse que você comentou, ai ele fica entre o caminho da mesa e da pontecia como neste esquema aqui:
    http://www.wpi.edu/Academics/Depts/HUA/TT/TTHandbook/sound/images/cros sover.jpg
    então vai ter que ter uma potencia pra cada saida e uma caixa passiva projetada pra cada tipo de frequencia

    E se eu comprar uma mesa de 4 canais pra ligar o teclado, e da mesa pra caixa, melhora muito?
    só a mesa não vai mudar nada a caixa já tem equalização

    emanuel macedo
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Theo22
    Não ficou pior o som, ficou melhor, sério! melhorou e agora posso aumentar o volume sem distorcer o som, ou seja, ganhei mais volume e nitidez colocando esse falante de 200.. pq será?

    hà duas razões para isso ter acontecido:

    1=se vc tem um amplificador do qual sua potência de saida é de 10w
    em uma impedância de 8 ohms, se vc trocar esta altofalante para um de 4 ohms ha um aumento na potência .

    2= o seu amplificador pode está com um defeito na parte da saida (potência) que com a troca do altofante que pode ter a bobina mas alta
    para reproduzir freqüências medias provocando ilusão de um som melhor

    aqui uma explicação bem básica como a troca de um falante por impedância errada pode provocar ilusão .

    fonte 12v para lámpada de 12 w 12v ílunimação normal.

    fonte 12v para lámpada de 12w 6v iluminação excessiva alto brilho até queimar a lámpada.

    quando se troca um falante por outro de baixa impedância tende-se à ganhar uns watts , mas o amplificador é obrigado a trabalhar forçado.

    Carioca_2005
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Pessoal,

    Aproveitando esta oportunidade do tópico; eu estou para comprar um Roland Juno G e vou precisar de um amplificador, principalmente para tocar em casa.
    Uso muito os timbres de pianos acústicos e elétricos.
    Gostaria de saber algumas opiniões de Marca e Modelos com preços acessíveis para que eu pesquise nas lojas.

    Valeu!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Linha KB/A da Pevey... Os antigos eram os 15, 60, 100, 300...
    Agora tem os KB/A 1, 2, 3...

    Ou então uma MA-215 + uma mesinha Behringer 4 canais... Show...

    Theo22
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    É muita coisa.. tocar é mais fácil que mexer com amplificador (entender)

    VOu ler com calma quando tiver um tempinho e pois comento!

    Sö uma dúvida:

    Eu posso usar um crossover rack (fernando comentou) antes de ligar na caixa?

    Exemplo:
    Teclado - crossover rack - caixa amplificada

    Pode ser?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Não... Vc está semparando as frequências e ligando tudo no meu canal... O que é o Crossover???

    Ele pega o sinal de saída que está em uma banda de frequência... Sei lá.... 20Hz a 20KHz... Nessa banda está todo o spectro do som... As frequências gravez são as mais baixas, e as mais altas as mais agudas... Em uma caixa 3way vc tem médio, grave e agudo, já em um PA vc tem o Sub, os médios e os agudos... O Crossover pega essa banda e divide em frequências médias, graves e agudos, e alimentam os falantes cada qual na sua característica, logo os subs receberam o a parte grave do som sem frequencias agudas e terá uma maior performance... O mesmo ocorre com o mid-range e os agudos... Nos caso do Crossover passivo (placa) a idéia é a mesma porém a distribuição de frequências está situada nas 3 vias dentro da mesma caixa... Perceba que o nível de saída de um teclado é muito baixo (não amplificado, sensiblidade ~100mW).. Logo não é um sinal resultado (processado) para separação, bem como não há varios power amplifers para cada característica sonora, logo essa configuração (key-cross-amp) não é possível...

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Eu posso usar um crossover rack (fernando comentou) antes de ligar na caixa?

    Exemplo:
    Teclado - crossover rack - caixa amplificada


    nãããããõoooo

    se o seu crossover for deste tipo que comentei esqueça ele, serve pra quem tem aqueles P.Azão pra socar a banda toda nele com baixo bateria teclado voz.... então faz aquelas duas torres de caixas enormes pra sonorizar um baile inteiro ai usa ele pra separar as frequencias para varias potencias pra cada tipo de caixa


    olha o esqueminha do link que te passei
    naquele exemplo o sinal sai da mesa e vai pro crossover, ai divide:
    saida de grave para potencia de graves e caixa de graves
    saida de medio para potencia de medios para caixa de medios
    saida de agudos para potencia de agudos.....
    se você for usar esse crossover de 5 vias vai precisar de 5 potencias mais cincos caixas, mais um carregador/montador pra poder ouvir todas as frequencias

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    (ouro post pra não embolar o assunto)

    eu ainda sou mais a favor de usar aquela sua mesa amplificada com uma caixa passiva boa e tá resolvido, dificilmente você vai conseguir juntar em algo pequeno potencia e qualidade, pode ver aos poucos mesmo sem querer está aumentado:

    era só uma caixinha, agora já é uma caixa com falante maior, que vai vir um drive pra ter medio/agudo que vai ganhar um crossover passivo que vai ligar mais algo.... que ia entrar uma mesa de 4 canais na jogada


    "eu" usaria a staner como está pra ensaio, já que é só pra ralar e não se tem um compromisso de qualidade X publico... é só ensaio
    e "eu" usaria a mesa amplificada com uma caixa passiva legal pra tocar em publico

    mas este exemplo seria o tipo de trampo que "eu pego" mas usando o teu equipamento, no seu caso não sei se seria um transtorno isso ou seria mais pratico

    e se fosse procurar uma caixa passiva em uma loja de usados tentava passar esse seu crossover pra frente como parte do pagamento já que você não é P.Azeiro

    Theo22
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ok, li com calma, to entendendo legal..

    crossover - potencia, que no meu caso é teclado - crossover - potencia (caixa amplificada)

    Na verdade de qualquer modo o som ta uma porcaria quando preciso de volume, tocando baixo até que sai... tive a idéia de ligar o teclado no ampli do baixista, resultado: um baita som alto e bem definido, limpo, da pra sentir a nuancias das ondas de um piano, os hammonds ficaram gritantes bem definidos...

    Falante dele é de 15, e 200 W a potencia do ampli.

    To pensando em vender minha caixa staner por uns 250 e juntar com uma grana de um violão no final fico com uns R$600 pra tentar comprar essa caixa dele.. compensa se ele me vender? Eu pelo menos achei um baita som.

    Jeferson Fernandes
    Valeu pelas explicações cara!

    fernando tecladista
    Pode crer, minha mesa amplificada com uma caixa que tenho aqui de 300W com falante de 15 + drive fica excelente, o duro é que enche um porta malas.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    o duro é que enche um porta malas.

    carro de músico (tecladista e baterista) tem que ser:
    parati, ipanema, quantum, belina, caravan, kombi


    ligar o teclado no ampli do baixista
    um baita som alto e bem definido, limpo
    se é tudo isso porque não? e não precisa de gambiarras ou modificações

    compensa se ele me vender?
    você não disse a marca e modelo, mas parece um preço dentro do que se vê por ai

    eu tenho um rx-100 de baixo da meteoro mas é velhão e tá meio detonado, o grave desse é legal mas falta agudo, comprei porque estava por 150,00 e eu só tinha outro rx-100 de teclado que tinha muito agudo e não tinha grave, então um completa o outro os dois amplis se casaram e vivem juntos felizes até hoje
    mas pelo que você comentou esse ai dá conta sozinho

    Theo22
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    fernando tecladista
    Perfeitamente...

    É esse aqui o dele...
    http://www.tray2.com.br/loja/produto.php?loja=54103&IdProd=1702&parcei ro=2758&affiliate=1

    Só que ele falou que pagou R$890

    Theo22
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    fernando tecladista
    Testei meu PA, tocando baixo é uma blz, quando aumento o som começa a ficar metalizado.. ruim..

    É a potencia que chegou no limite ou o a caixa? se bem que o falante da blz.. só dispara no gráfico o vermelho e fica metal, irritante....

    CUBO BAIXO WARM MUSIC BA-115
    CUBO TECLADO METEORO RX-100

    Qual seria melhor pra um som de teclado alto e com qualidade?

    lukharp
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Theo22
    Procure testar o STANER BASS POWER,sua configuração está em www.staner.com,um amigo meu usa este amp em um XP-80 e num FENDER RHODES,o som,potência e qualidade são muito bons.
    Tchau!!!!

    Theo22
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    lukharp
    Blz cara.. dei uma olhada, o ideal seria testar cada um:

    CUBO BAIXO WARM MUSIC BA-115 ( já testei e gotei)
    CUBO BAIXO METEORO RX-100 ( não conheço)
    CUBO STANER BASS POWER ( não conheço)

    Droga de caixa alta.. sorry! hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador - duvidas - peças - dicas para melhor som