Teclados: evolução e fragilidade

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/06


    Muitos modelos antigos de sintetizadores, como o Yamaha DX-7, o Roland Juno-106 e outros, possuíam uma construção muito robusta, altamente resistente a impactos, embora fossem antigos. Hoje, com toda a evolução tecnológica, os teclados estão "enfraquecendo". Agora, basta uma simples batida acidental durante o transporte para que a carcaça fique rachada, ou então é só apertar um tal botão no painel com mais força e ele se quebra por dentro. Sem contar os displays LCD que vão se arranhando com o tempo, uma tecla que se parte ao meio quando fazemos um fortissimo, fora muitas outras coisas que acontecem, às vezes por um certo descuidado.
    Os teclados estão cada vez melhores em recursos, porém cada vez mais frágeis. Isso é ou não é verdade?

    gustavorino
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    cara.. eu nao sei se estão ficando mais frageis nao..

    olha soh.. o DX7 custava o preco de um teclado TOP hoje.. o Juno também.. soh que hoje existem materias mais resistentes do que os plasticos da epoca.. por isso eles tinham que fazer tudo de ferro.. e por isso ficavam super pesados.. os teclados de hoje ( os bem construidos é claro ) usam mais plastico até pra ficar mais leve.. até por que o plastico quebra mas como é maleavel acaba amortecendo a queda.. eu acho mais seguro derrubar um PSR de plastico do que um tanque de aço.. por que a panca é bem menor!

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    no que eu vejo não só teclado como tudo parte pra materiais mais leves
    é só ver um automovel antigo que dá pra subir em cima dele e os carros novos que só de encostar a lata afunda

    mas ainda vejo os teclados top com um certo cuidado no material deles
    fantom, triton, oasys

    quantos aos custo X beneficio e teclados amadores a classificação deles já diz tudo

    kevinmoore
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    as máquinas de lavar hj em dia são mais fracas tb...
    o fornos... geladeiras e tudo...

    isso já faz um bom tempo...

    atleber
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    o tempo vai passando e alem de ficarem menos resistentes,duram menos tambem.

    som
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    uma tecla que se parte ao meio quando fazemos um fortissimo

    !?!?!

    :|

    lcd riscado e riscos e rachaduras no painel até vai, mas partir uma tecla?

    (o máximo que já ouvi falar foi de uma tecla 'arrancada 'do teclado num glissando)

    mano_a_mano

    isso acontece mesmo ou foi só uma ilustração para sua teoria?

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    som
    Sim, isso já aconteceu, não comigo, mas com uma pessoa próxima. Ele estava na boa, tocando, aí na partitura estava lá escrito um "fff", e sabe como é, teclado de 5 oitavas... O último "si" se partiu ao meio.

    FabioSalgado
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    SI partiu, partiu.

    Tudo hoje em dia é muito mais frágil, porém, apenas nos equipamentos mais "entry level", tanto em teclados, como em outros aparelhos e automóveis, inclusive. Pode subir no capô de um Dodge Dakota que não afunda, mas sobe num Celta.

    Abraços,

    Starllan
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    É o mundo comercial, ninguém dá nada se não ouver uma troca em volta... Fabricar algo durável de qualidade custa caro e o retorno financeiro é de imediato ou quase em imediato mas a volta do cliente as compras é a longo prazo em muitas situações, então para contornar isso hoje em dia eles trabalham com o retorno a médio prazo, produzem algo de " Boa qualidade" mais com pouca durabilidade, assim o retorno a médio prazo tipo: Peças , é sempre constante, e falando em durabilidade final constatamos que é pequena.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    som
    (continuando...)
    O teclado que esse meu amigo estava usando era um Yamaha PSR-500, o qual ele tem até hoje, consertado. Acho que não se animou ainda para comprar um novo, por quê?!... Hm...

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Com relação a isso, tenho algumas coisas a falar, que merecem um pouco de atenção:

    Eu tinha um PSR-740. Como a maioria (ou todos) dos teclados dessa linha, ele era de plástico, entretanto, pesava uns 10Kg. Hoje tenho um TR 61, que é feito quase inteiro com um "metal", somente, com a exceção das extremidades laterais, que são de plástico, e este teclado pesa 5Kg (mais ou menos). Como se explica isso?

    Outra questão: o 01/W FD é um monstro de pesado, bem mais do que o PSR-740, é o mais pesado que eu já carreguei. Ele é feito, praticamente inteiro de "metal. (Voltando ao Korg TR) O TR também é quase todo de "metal", aparentemente, tão resistente quanto o do 01/W (eu acho, porque ainda não fiz o teste de impacto com ele!!! ... e nem pretendo fazer), e é "infinitamente" mais leve. E aí???

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fábio_soul

    Hoje tenho um TR 61, que é feito quase inteiro com um "metal", somente, com a exceção das extremidades laterais, que são de plástico, e este teclado pesa 5Kg (mais ou menos). Como se explica isso?

    Alumínio.. :D

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ricardo_Adorador

    Valeu!!!


    ...Mas que é leve e resistente, isso é...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Teclados: evolução e fragilidade