Dúvidas de iniciante...

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/06


    E aê galera!
    Estou começando no teclado. Resolvi aprender para poder fazer arranjos e gravações...
    Já tenho bom conhecimento teórico, pois toco guitarra há um tempo, e ja estou fazendo acordes no teclado. Porém, tenho algumas dúvidas por falta de experiência:

    - O que faz a mão esquerda e a direita? Seria o baixo (esq.) e os acordes (dir.)? Ou acordes (esq.) e arpejos (dir.)? Ou o q?

    - Ouvi dizer que, se vc toca teclado (piano) em uma banda que tem baixo, não é bom fazer o baixo no piano, pois o som "embola". Essa informação procede?

    - Ouvi tb q teclado é como uma percussão: ele não fica tocando na música inteira. Basicamente ele só faz as "gracinhas" da musica. Isso é fato?

    - Vendo e ouvindo algumas música, percebi que os tecladistas (pianistas) nem sempre fazem acordes completos, como tríades ou tétrades. Eles costumam "comer notas" de acordes de vez em quando. Isso é comum? Qual o objetivo disso?

    Sei q são muitas perguntas, mas qualquer uma que for respondida já vai ajudar muito!

    Valew!

    kevinmoore
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    tudo depende...

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    kevinmoore

    Valeu cara! Você resolveu todas as minhas dúvidas! Agora me sinto pronto para tocar teclado profissionalmente!
    huahuahua!!!

    brincadeiras a parte...
    Depende do q?

    Rygel
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Depende da música, do estilo, do que vc quer fazer, q emoção q vc quer passar, etc...

    dá pra fazer td que vc disse ali em cima e mto mais!

    Wrvieira
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Cara, talvez eu não seja o cara mais apropriado pra responder seu tópico, mas minha opinião é que, em música, não existem regras. Tudo é possível, se ficar legal pro seu ouvido. Exemplos práticos:

    - Ouvi dizer que, se vc toca teclado (piano) em uma banda que tem baixo, não é bom fazer o baixo no piano, pois o som "embola". Essa informação procede?

    Depende... Tente tocar assim. Achou legal? Manda ver!

    - Ouvi tb q teclado é como uma percussão: ele não fica tocando na música inteira. Basicamente ele só faz as "gracinhas" da musica. Isso é fato?

    Depende... Toque como vc acha que soa legal. Se achar legal apenas fazer "gracinhas", ótimo... Se achar legal fazer preenchimento da música, ótimo... Se achar legal acompanhar a harmonia, ótimo... Se gostar de fazer "firulas", ótimo... Tudo depende da músíca, do estilo e do seu gosto pessoal, como o pessoal mencionou...

    storrecilha
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    realmente depende da musica e do musico! Depende do estilo da musica e do musico...

    Por exemplo:

    Em jazz, a base é o piano em 99%, mas não é uma base pesada, presente, sempre, as vezes ela só faz a indicação harmonica. Em salsa, e alguns ritmos latinos tb o piano é a base, e ainda mais forte que no jazz. Já no blues, as vezes nem tem piano, e se tem pode ser piano ou orgão, e pode fazer a base ou mais comumente faz patterns (firulas, arpejos) No classic rock, tb não tem muitos teclados, mas em outras variantes, como prog, metal, e etc, já tem mais sintetizadores. No MPB aí varia mesmo! A bossa nova usava pouco piano, só preenchendo, a base era o violão (a batida do João Gilberto)

    Percebeu? vai do musico... Tem um DVD da Maria Rita que ela usa quase que só piano + baixo + bateria... A Norah Jones já tem um guitarrista na banda dela... Todos os shows do Stones tem um tecladista adicionando strings, organs, sints e etc... O Deep Purple tem orgão fazendo base e solo (e que solos)... O estilo "piano bar" faz as vezes do arranjo completo...

    Divirta-se...

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Acho que estou começando a entender isso...
    Alguém tem mais exemplos?

    Ah, e quando se toca só piano e voz, também é livre a forma que vc toca ou existe alguma forma mais comum?
    Já vi exemplos onde o pianista tocava os acordes com a mão direita e com a esquerda fazia o baixo com a tônica e a quinta...

    storrecilha
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    tenho uma aula onde o professor ensina uma forma para acompanhamento do tipo piano & voz bem interessante que usa 2 dedos da mao esquerda e 3 ou mais da direita sendo

    T + 7 ou 8 (ME) / 3 + 5 + 7 + 9 (MD) alternando para
    T + 3 / 5 + 7 + 9 + 11

    fazendo isso sempre na mesma oitava... bem legal... fica bem bossa!

    tente esses alternados em quartas...

    Attilio
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    storrecilha
    Legal mesmo esse assunto. Estou querendo saber mais sobre
    o tema . Onde posso encontrar? Vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de iniciante...