duvida - tensoes e modulacao

    Autor Mensagem
    Tekila
    Veterano
    # fev/06


    ae galera

    gostaria de saber oq sao as "tensoes" na musica. ngm nunca me explicou direito. aquele lance de intervalo de nona ser o intervalo proibido

    e tbm gostaria que alguem me esclarece-ce oq é a modulacao

    estava tocando o preludio numero 2 do cravo bem temperado e percebi q muitas vezes é colocado um bequadro para anular os bemois da musica. minha duvida eh, existe alguma regra para sair das notas de uma escala? por exemplo. se eu estiver solando em Cm, qual a regra q eu devo seguir para mudar para A de modo que soe bem. ficou claro? como sair de uma escala e ir para outra de modo que soe bem

    vlw

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    aquele lance de intervalo de nona ser o intervalo proibido
    Ahn? 9 nunca foi proibido!!! Era proibida a 7ª e o trítono.

    gostaria de saber oq sao as "tensoes" na musica
    Tensão é qualquer dissonância que você cria...toca, por exemplo, um dó maior na mão esquerda e um ré oitavado na mão direita. Tem já uma tensão aí.

    e tbm gostaria que alguem me esclarece-ce oq é a modulacao
    Modulação é você alterar a harmonia, você vai fazendo uma série de preparativos e muda o tom da música.

    Tekila
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    "você vai fazendo uma série de preparativos"

    me explica isso melhor?

    marcelo_crcrj
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tekila
    Eu nãi sei muito sobre o assunto tambem e não vi ainda esta parte mais procurando eu achei isso. no segundo paragrafo entra no assunto

    http://www.hottopos.com/vdletras6/tine.htm

    Um Abraço

    se tiver alguem que tenha uma melhor explicação vai ser otimo!

    Starllan
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Amigo, notas de tensão são notas ao qual vc pode dar pausa junto com o acorde da mão esquerda. Vou tentar explicar melhor.
    Você faz um acorde com a mão esquerda de C ( sempre segurando o acorde da mão esquerda ou tocando pausadamente ...a partir daqui as informações que vou dar são todas da mao direita ) ... com a mão direita vc pode improvisar com a escala normal de C ou pode improvisar com o modo Jonico ( modo Jônico , modos gregos de improvisção harmônica. Explicar melhor..no modo jônico vc vai poder percorrer ( tocar as teclas mas não segurar a nota com a mão "direita como improviso". ) As seguintes notas C, D, E , F , G , A , B ..Como notas normais vc pode segurar individualmente estas notas C, E, G que compõe o acorde de C e forma uma triade tocando-as juntas , e como notas de tensões vc pode segurar as notas B, D, F , A como pausa de improviso ,ou seja, se vc segurar o acorde de C na mão de esquerda e segurar estas notas de tensões que eu falei como pausa na mão direita não vai haver conflito harmônico , pois as notas se encontram em uma harmonia no campo jônico do modo... isso tb serve p/ outros modos tipo dórico, Frígio etc.... o ideal é vc procurar os modos gregos e estudar.
    Esses modos são inispensáveis e usáveis p/ tocar blues, jazz.. mas tb serve p/ outros ritmos dependendo do conhecimento harmonico q/ o tecladista tenha. Desculpe se errei algo , pois não copiei o q/ estou dizendo de nenhum livro.. apenas o que eu conheço

    Espero ter ajudado. valews.

    mazza
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    aquele lance de intervalo de nona ser o intervalo proibido
    só é proibido o intervalo de nona menor

    será isso? escrevi sem pensar muito a respeito... aonde que eu vi isso???

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    NADA, ABSOLUTAMENTE NADA É probido... que eu me lembro o trítono ERA quando a igreja controlava a música, como o amigo Ken Himura disse.

    A famosa Rapsódia Hungara nº2 do Liszt usa intervalo de 2ª menor e dá um efeito até cômico

    Starllan
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Para usar estes métodos vai depender muito da música, tudo é a necessidade que o tipo da música pede... por isso q/ as vezes escutamos a expressão "música é vida" .. pois o tipo da musica pede necessidades de harmonia... as vezes a 9 combina.. as vezes a 7 não combina....as vezes a 9 não combina mas dependendo da sequencia, vc pode fazer como nota de efeito.. .. por isso q/ dizem que tudo é possivel.. mas uma harmonização quase perfeita vai depender muito da experiência harmônica q/ o tecladista tenha.

    Marcos Amaral
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Bom não ouvi ninguém falando bem sobre modulação aqui...
    "Modulação" se trata de "mudar o campo harmônico da música". Digamos que uma música está em F. Então o campo harmônico é F, Gm, Am, Bb, C, Dm e Edim...
    Se vc quiser mudar para , isto é aumentar um tom na música, vc vai precisar fazer uma modulação, que como já foi dito, é uma série de preparativos para que se mude o campo harmônico da música sem que fique esquisito... Então vc vai ter que criar um mecanismo meio complexo. Isso pq existem "N" formas de fazer uma modulação. De mudar, por exemplo, de um campo harmônico menor para um maior, de um maior para um maior... e por aí vai...

    O mais comum é usar a dominante... Isto é, a 5ª dominante em geral é uma preparação para a tônica do próprio campo harmônico que está sendo tocado ou para um novo campo harmônico... Usando essa idéia, para se mudar do tom F para G, poderíamos tocar:

    F C (essa é a 5ª dominante, que prepara para a tônica) G (essa é a tônica do novo campo harmônico)

    A partir daí vc vai poder usar o campo harmônico de G...
    Essa é a fórmula mais comum...
    Uma música interessante para se observar modulações é "Margarida" do Roupa Nova... Dá uma olhada na cifra dela, e vc vai perceber do que estou falando...

    Só não confunda "modulação" com "empréstimo modal", que é o uso de um acorde que está fora do campo harmônico usado... Um exemplo, que às vezes cai muito bem, é o uso do C no lugar do Em, no campo harmônico de D... Mas isso é bem relativo... Varia muito...

    Abraços, espero ter ajudado

    Marcos Amaral
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Essa parada de nota proibida pra mim, simplesmente não existe... Cada música tem suas particularidades e se uma nota cair bem na música, por que não usá-la?

    minha duvida eh, existe alguma regra para sair das notas de uma escala?

    Não existe necessarimente uma regra... Geralmente, quando vai se usar uma nota fora da escala na melodia, essa nota costuma fazer parte do acorde, podendo ser por exemplo uma 7M... Mas isso é algo que é "senso comum", pois, até onde eu saiba, não existe absolutamente nenhuma regra que diga quais notas tocar, e como sair das notas de uma escala...
    Estilos como jazz, se usam muito disso, não se prendendo a escalas naturais maiores e menores, ou escalas harmônicas... O blues, em especial, tem uma pentatônica bem interessante, com notas que não estamos acostumados a ver, como a 5ª menor... Já o jazz, pelo que tenho percebido, se usa de muitas notas, que vão além da 5ª menor... A regra é: "se cair bem, use-a"...

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida - tensoes e modulacao