facilitando acordes com tensoes

    Autor Mensagem
    ramon_cp2
    Veterano
    # fev/09


    ae pessoal. td bom?
    bom, eu procurei na busca, mas num encontrei nenhum topico.

    a gente tocando os acordes na mao esquerda sempre nos deparamos com acordes totalmente loucos e acabamos q no meio da musica tocamos so a tetrade( sem as tensoes) e isso sempre deixa um som diferente, sai meio q fora do solo q vc está fazendo. acompanhando na mao direita.
    queria saber se alguem tem alguma dica sobre como executar esses acordes, nao somente as tetrades ou triades, sem perder as notas das tensoes q em alguns casos(acontece muito nas musicas do tom jobim), quando nao usadas, pode acabar com a musik!
    p.s. eu qria escificamente alguma regra, slá tipo tirar alguma nota da triade ou tetrade e colocar a tensão(qual nota tirar?)

    Artref
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se tiver um baixista tocando junto, manda a tônica pro beleléu. =)

    Terça não sei não, ela determina se o acorde é maior ou menor, acho que não pode tirar não...

    Quinta, talvez.

    Cara: usa seu ouvido e vai testando o que fica melhor pra você. =)

    fábio_soul
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A tônica, se estiver com baixista, ou se você já estiver fazendo na mão esquerda, pode tirar. A terça JAMAIS!!! É ela quem determina se o acorde é maior ou menor, importantíssimo! E a quinta, quando ela for justa (em acordes maiores, menores e sus4) também pode ser tirada. Mas se o acorde for meio diminuto, diminuto, ou qualquer outro acorde com a quinta alterada, daí não pode tirar também.

    Mas é tudo muito relativo, se você quer um acorde bomba, coloque tudo e seja feliz, mas se quer um som mais limpo, tire tudo o que puder. Eu, por exemplo, em geral, não tiro a quinta dos meus acordes, acho que para o que eu toco fica meio sem peso, mas dependendo, se vc for tocar músicas com harmonias cheias de dissonâncias, nem sobra dedo para você colocar na quinta, ou fica muito poluído se a quinta estiver junto. É tudo muito relativo.

    victorio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pelo que eu entendi, você está solando com a mão direita e fazendo acordes com a esquerda...

    Bem utilize as regrinhas do fábio_soul e você vai se sair bem na maioria dos casos (ou seja, anule a tônica se tiver baixista, e a quinta justa).

    Agora, se o acorde for realmente grande, como 6 ou 7 notas e você não puder tirar a quinta, tire as menos dissonantes.

    Exemplo*: D+7(9)(#11) = ré - fá# - lá# - dó - mi - sol#

    Só a tônica pode ser tirada neste exemplo, então (para manter 4 notas na mão esquerda) eu eliminaria a nona. Assim você tocaria o seguinte na mão esquerda:

    lá# - dó - fá# - sol#


    *P.S.: D+7 é D(#5)7, diferente de D7+, que é D7M.

    ramon_cp2
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ah agr eu to ligado pessoal. vlw pelas dicas
    espero que o topico possa ajudar outras pessoas tb.

    Tecladista Congregacional
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    ramon_cp2

    A algum tempo venho estudando um assunto chamado: voicings.

    Resumido: se trata de como vc monta o seu acorde. As notas utilizadas na mão esquerda e as utilizadas na mão direita e a disposição das mesmas.

    Vc tem que levar em consideração o estilo (rock, pop, MPB, jazz), pois, dependendo deste, vc utiliza o mesmo acorde com voicings diferentes.

    São impressionantes os resultados.

    Dá uma pesquisada nesse assunto.

    Grande abraço.

    ramon_cp2
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tecladista congregacional

    eu vou dar uma estudada no assunto... vlw!
    quando eu entender eu coloco as dicas aqui no topico..

    Danborn
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Aproveitando que esse tópico tá light, pergunto aos amigos tecladistas qual seria a dica para uma levada mais smooth jazz, além dessa técnica de voicing, onde se omite a quinta e a tonica?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a facilitando acordes com tensoes