Debate sobre os autodidatas se dão bem com música clássica

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# nov/09
· votar


Ken Himura
nem gaste mais seus cartuchos
é só o povo fazer um ano ou dois de piano erudito em conservatório com um professor quase que te comendo o figado que vão entender o que é estudar música erudita

o que se esbarra por ai é que se vê muita gente tocando música erudita de orelhada no estilo "richard clayderman" (eu respeito esse cara) arpejo aberto do acorde na esquerda e tema da melodia na direita em tons basicos: C, G, Am, Dm... e quem não conhece o original acha que é aquilo
-------------------------------------

o que me deixa triste é que sempre músico acha que tem como dar "jeitinho"
pelo que li no tópico eu posso até ser auto-didata em medicina tenho todos os requesitos:

-tenho força de vontade (o mais importante)
-tem site que explica passo a passo as operações:
-no 4shared tem algumas apostilas em pdf
-posso ir na biblioteca ver se tem algum livro, ou comprar algum de algum que me falaram que era bom em algum site de livros
-na cozinha tem umas facas e na maquina de costura aqui de casa tem tesoura, agulha, linha...
- no meu estojo também tem alicate, chave de fenda, fita isolante, acho que também serve pra alguma coisa
- na farmacia vende, xilocaina pra dar de anestesia, além de vender esparadrapo gase, alcool zulu e outras coisas
- tem um amigo meu que estuda odonto e pode também me dar algumas dicas
- nas horas de folga eu posso treinar com alguns sapos que tem aqui perto de casa, quando eu passar pro segundo livro talvez alguns gatos perdidos daqui da vizinhança
- quando eu ficar bom eu já posso atender quando eu saio do trabalho, posso cobrar mais barato já que não é meu ganha pão, porque só resolvi estudar por hobby e assim posso ter uma rendinha extra
- depois posso também sair falando pra todo mundo que se eu consegui todo mundo consegue é só ter perceverança, acreditar em mim, não ouvir os outros que falaram que era impossivel... e achar que eu fui um iluminado que nasceu com o c* pra lua e que não precisei ir a uma faculdade de medicina já que sou menos afortunado

======================
de boa vontade acho que só dá pra desencravar a própria unha unha do dedão e mesmo assim fazendo burrada

riceira
Veterano
# nov/09 · Editado por: riceira
· votar


fernando tecladista

"De poeta e de louco todos temos um pouco..."

Gostei dos requisitos para se tornar autodidata em medicina... rsrs

Mas há determinadas comparações que são bem perigosas como a comparação que uma infeliz diretora de escola fez entre médico e professor.
Ela perguntava toda senhora de si: "Quem é o melhor médico? O que mata ou o que cura?" Soante que perguntasse: "Quem é o melhor professor? O que reprova ou o que aprova?" E com esse discurso a política pública educacional da aprovação automática se sustentava...

Bom... e agora vem a pergunta que não quer calar: Quem é o melhor músico? O autodidata ou o de conservatório? O de ouvido ou o de partitura?...

"De músico e de louco todos temos um pouco..."

Lord fafe
Veterano
# nov/09
· votar


uem é o melhor músico? O autodidata ou o de conservatório? O de ouvido ou o de partitura?...

O que consegue fazer pelo menos um pouquinho de cada'...^^'...

piu-piu-BA
Veterano
# nov/09
· votar


Bom vai minha opnião (n vou mentir pra vcs! n li o topico todo pois estou sem saco, li apenas os ultimos posts!)

Lá vai

É simples: Axo que uma pessoa auto-didata tem sim capacidade para tocar musica classica porem é simples veio...vc tendo um professor ao seu lado te ensinando posturas, forma de tocar , posição dos dedos, os famosos "macetes" (que nada disso tem em apostilas , talvez tenha os dedos agora o resto....)

Pois é ! Eu começei a tocar teclado a 4 anos atras onde meu primeiro professor me ensinva num psr-240( eu axo). Ele me ensinava o metodo normal em teclados arranjadores: me ensinava a partitura da mão direita e na esquerda os acordes. Dai passei um ano com ele e depois sair....depois de um ano ja de teclado surgiu a oportunidade la na escola de mim aprender com um professor q na verdade ele n era formado e n tinha tanta base teorica como tinha o meu porimeiro profesor....porem o teclado dele era um x5d ou seja, ele me ensinou a tocar sem ritmos e talz e foi com ele q aprendi muitos macetes! passei um ano com ele dai ja se foram dois de teclados e dps dele n veio mais ngm! soh na base das apostilas, amigos musicos( Um amigo meu ele é guitarrista e formado em musica) ai ele me da muitas dicas na parte teorica e é isso! hj n posso me considerar auto-diata pois ja tive um professor! porem Axo q com certeza podem se dar bem com a musica classica pessoas auto-didatas agora soh n podemos comparar auto didatas com pessoa q tivera professor e fizeram aula d epiano classico.

è isso

Dogs2
Veterano
# nov/09
· votar


Existem casos e casos. Já vi casos, inclusive é o meu, de pessoas que começam auto-didatas na música erudita, mas depois precisam de um professor pra "podá-lo". Ou seja, consertar o que não tá legal.

Ken Himura
Veterano
# nov/09
· votar


mas depois precisam de um professor pra "podá-lo". Ou seja, consertar o que não tá legal.
Aí deixou de ser autodidata, não?

fernando tecladista
Pois é. Eu sempre falo esse lance da medicina, tem gente que acha que eu tô exagerando. Mas é o mesmo pessoal que nunca teve apenas 10 dias pra preparar um concerto inteiro, e peças solo pra aula da próxima semana, valendo nota pro período... e se tocar mal, melhor nem pensar hahaha.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Mas é o mesmo pessoal que nunca teve apenas 10 dias pra preparar um concerto inteiro, e peças solo pra aula da próxima semana, valendo nota pro período... e se tocar mal, melhor nem pensar hahaha.

Ah como eu queria ter este tipo de responsabilidade =[

(Não to desafazendo não, nem dizendo que é mais fácil ou coisa do tipo, muito pelo contrário)

Dogs2
Veterano
# nov/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Ken Himura
Aí deixou de ser autodidata, não?

sim

tmurback
Veterano
# nov/09
· votar


Galera, se observarmos os grandes mestres do "piano popular" (se é que isso existe), como Chick Corea, Herbie Hancock, Nelson Ayres, - só pra citar alguns - a maioria esmagadora estudou erudito. Eu mesmo, que sou um "Zé Ruela", sinto falta da técnica do erudito pra execuções e improvisos mais complexos... Na minha opinião, estudar a técnica do instrumento é fundamental, ela te liberta, te abre possibilidades, e, portanto, te faz um músico melhor.

Hoje em dia a galera acha que se o cara é autodidata ele é uma espécie de gênio, ou algo do gênero... Nada a ver, galera... Todos esses acima tiveram grandes mestres, e não hora do vamo vê, ninguém vai perguntar se vc é autodidata ou não, todo mundo quer ouvir a sua música, se tem conteúdo, se é bem executada, etc e tal... Além disso, um bom professor ENCURTA CAMINHOS e falo por experiência própria... Vc não precisa sofrer pra aprender algo... Se está no caminho errado, ele vem e te mostra o caminho certo? Isso é ruim? Claro que não, isso é perfeito! Uns aprendendo com os outros... E todos saem ganhando...

Ah... em tempo... não considero o Hermeto um Mestre do Piano, apesar de ser um excelente pianista, muito criativo, enfim, um MÚSICO FENOMENAL.

Ken Himura
Veterano
# nov/09
· votar


The Root Of All Evil
É muito tenso, pressão igual à de atletas em campeonatos importantes em início de carreira.

Lord fafe
Veterano
# nov/09
· votar


[OFF] Meu recital é dia 3 no teatro da Cidade do Saber, Camaçari-BA... Estão todos convidados'...^^'...

marco (boicatolico)
Veterano
# nov/09
· votar


quero ver um auto didata "tirar esta de ouvido" hehehehhe



um abraço!!!!

Lord fafe
Veterano
# nov/09
· votar


marco (boicatolico)
Pode até conseguir, mais executar assim'...hehe'...

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/09
· votar


marco (boicatolico)
quero ver um auto didata "tirar esta de ouvido" hehehehhe

Autodidata não é a mesma coisa que músico de ouvido.

marco (boicatolico)
Veterano
# nov/09
· votar


Jonathas Lacerda

affff, "tirar esta de ouvido"...está entre aspas!!!!


abraços

tmurback
Veterano
# nov/09
· votar


Pessoal, em relação ao proposto no tópico, penso que autodidatas podem SIM tocar MUITO BEM o erudito. Mas, ressalto que, em média, vão ter que se esforçar muito mais do que quem faz aula de piano clássico. Por exemplo, a música que o colega marco (boicatolico) postou é dificílima, e, portanto, existem pessoas que fazem piano clássico que jamais conseguirão tocá-la, assim como pode existir algum autodidata que consiga.

A questão é: se você autodidata já é um gênio sozinho, quão melhor você seria se tivesse um professor? E, se você é autodidata e não é um gênio, pare de sofrer e arrume um professor.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/09
· votar


tmurback

Pessoal, em relação ao proposto no tópico, penso que autodidatas podem SIM tocar MUITO BEM o erudito. Mas, ressalto que, em média, vão ter que se esforçar muito mais do que quem faz aula de piano clássico. Por exemplo, a música que o colega marco (boicatolico) postou é dificílima, e, portanto, existem pessoas que fazem piano clássico que jamais conseguirão tocá-la, assim como pode existir algum autodidata que consiga.

A questão é: se você autodidata já é um gênio sozinho, quão melhor você seria se tivesse um professor? E, se você é autodidata e não é um gênio, pare de sofrer e arrume um professor.


Concordo em gênero, número e grau.

Não conheço um, mais que existe, existe.

tiago scott
Veterano
# nov/09 · Editado por: tiago scott
· votar


Nossa tópico massa,

Concordo que existem autodidatas gêniosos tanto para a música clássica como para o popular. Porém não me atrevo a comparar um autodidata com alguem que estuda anos e de forma comprometida, o estudo correto e aprimorado do piano. O que acredito dificultar e muito a vida de um autodidata é o conhecimento teórico e prático de diversos tipos de andamentos, exercícios e principalmente leitura.

E sinceramente seja o mais genioso que for, se o cara não sabe ler partitura ou ter conhecimento de harmônia dificilmente conseguirá exito na música profissional, vide stúdios ou gravações profissionais, pelo menos nos trabalhos que tenho frequentado cada músico recebe sua música através de partitura, cada um estuda sua parte, se reune e executa. Claro que há os acertos a serem feitos etc, mas no geral é assim se você não sabe ler não pega trabalhos bons, vai tocar com caras da noite de SP e não saiba ler para você ver, é por isso que Cesar Camargo Mariano, Marcelo Elias e outros fazem a diferença para trabalhos extramente profissas. Depois de 7 anos estudando não consigo dar total credibilidade a quem não saiba ler sequer a clave de sol, que seja muito simples, ou que não saiba a formação do acorde de C maior, música é coisa séria para quem quer ser sério com ela.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott
E sinceramente seja o mais genioso que for, se o cara não sabe ler partitura

Cara, a princípio entenda autodidata como o cara que aprendeu a ler partitura sozinho, o melhor posicionamento sozinho, dinâmica sozinho, interpretação, através de livros, vídeos, ouvindo, praticando e tals e tals, o cara que não lê partitura é um analfabeto musical.

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


Carlos_Souza_Jr

analfabeto musical. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Nossa essa pegou pesado)

o cara que aprendeu a ler partitura sozinho, o melhor posicionamento sozinho, dinâmica sozinho, interpretação, através de livros, vídeos, ouvindo, praticando e tals e tals


aprendeu a ler partitura sozinho - Será que aprende mesmo? Andamentos, contra-ponto, fortíssimo, piano, D.C, leitura a duas ou quatro vozes, etc, etc, te garanto que 99% não ...

o melhor posicionamento sozinho - Será que se um autodidata estudar sozinho ele sabe distinguir o posicionamento dos dedos para escalas maiores, menores, melódicas, diminutas, cromáticas, alteradas etc, etc. Se o cara saber distinguir pelo menos 3 tipos de escalas, creio ja ser muito.

dinâmica sozinho - Você sinceramente acredita que um autodidata execute um obra de Chopin, Schubert, Mozart com todas as dinâmicas perfeitas? Sinceramente eu não acredito.

Eu não sou dono da verdade, mas acho que um autodidata aprende tudo sempre pela metade. Quem estuda teoria e pratica estudando a fundo apenas não executa, ele conhece a fundo o assunto.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# nov/09
· votar


tiago scott

Será que aprende mesmo?

Eu sinceramente acho possível, porém extremamente custoso e com certeza muito mais demorado do que se tendo um professor. É coisa pra gênios, mas infelizmente eu não conheço um.

tiago scott
Veterano
# nov/09 · Editado por: tiago scott
· votar


Carlos_Souza_Jr

Eu sinceramente acho possível, porém extremamente custoso e com certeza muito mais demorado do que se tendo um professor. É coisa pra gênios, mas infelizmente eu não conheço um.

Cara dizer isso é impossível eu não digo, por que Deus proporciona dons ilimitados a diversos tipos de pessoas seja qual for a área. Mas penso assim, se um pianista demora cerca de 9 anos para executar uma sonata com perfeição, um autodidata demoraria uns 16 anos mesmo estudando com afinco. Sempre tem aquele será que está certo? É nós seres humanos somos muito racionais quanto ouvir um OK de um professor ou entendedor do assunto.

tmurback
Veterano
# nov/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
tiago scott

É a velha estória... É impossível? NÃO... Mas o cara vai sofrer à toa... Então, Tiago, você mesmo pode nos dizer... Se estivesse estudando há 7 anos sozinho, sem professor, como um "autodidata", estaria no nível em que está hoje ou abaixo?

Ah, Carlos, e é importante a sua conceituação... Autodidata é o cara que aprende sozinho, sem professor... Não tem nada a ver com saber ou não ler partitura, saber ou não técnica, etc... Num primeiro momento, a gente tem uma tendência a achar que autodidata é quem "toca de ouvido", mas isso não é verdade.

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


tmurback

Então, Tiago, você mesmo pode nos dizer... Se estivesse estudando há 7 anos sozinho, sem professor, como um "autodidata", estaria no nível em que está hoje ou abaixo?

Com toda certeza não estaria no nível que estou hoje. Não que seja de um Chopin, até por que sigo piano popular, mas considero que tudo que aprendi e aprendo até hoje atribuo a grandes músicos, professores e maestros que me ensinaram. Por isso que primo tanto por levar a música a sério e como algo de extrema importância. Por isso é casos e casos, tem cara que aprende campo harmônico, a tirar música de ouvido e harmonizar uma música e acha que ja é o bastante, vai de caso para caso, o que acredito é que bem orientado os resultados são mais eficazes. É a mesma coisa que uma enxaqueca, você toma um anador melhora a dor depois ela retorna, e quando você vai no médico ele te receita um medicamento injetável no sangue que corta a dor por completo e te deixa aliviado por uma longa data.

Ihhhhhhhhhhhhhhh, meu o que ja encontrei de neguinho tocando por aí, seja no gospel ou não que diz tocar e saber de Y ou Z, e quando você pergunta para o cara qual a 9- de C, o cara fica pensando uma hora e nada. Como diz um comercial de faculdade aqui em São Paulo, Conhecimento não é nada sem conteúdo (Pensamento Meu).

Ken Himura
Veterano
# nov/09
· votar


Bicho, vocês são muito teimosos. AUTODIDATA NENHUM DO MUNDO VAI TOCAR LISZT. Talvez só com alguns milhares de anos treinando sozinho.

É ridículo pensar isso, é que nem pedir pro inventor da roda criar uma Ferrari, com as ferramentas dele. Exatamente porque quando você é autodidata total, você tá reinventando a roda.

Outra coisa, a pior parte da música erudita não está nas partituras!!!! A parte de interpretação e estética dificilmente vai estar escrita. E só fazendo da maneira certa, você vai tocar. Se for tocar só o que tá escrito, é capaz de ficar pior que o Encore, por exemplo.

TG Aoshi
Veterano
# nov/09 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Sem querer ser muito chato, mas esse tópico tá meio sem rumo...

Vira e mexe cai num assunto que pra mim não faz o mínimo sentido, que é o autodidatismo "puro", "total", pelo menos no meio erudito. Querer discutir sobre isso, ainda mais focando em "pianismo" de alto nível e no meio profissional, é totalmente sem pé nem cabeça...

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


Ken Himura

AUTODIDATA NENHUM DO MUNDO VAI TOCAR LISZT Concordo plenamente !!!

TG Aoshi
Vira e mexe cai num assunto que pra mim não faz o mínimo sentido, que é o autodidatismo "puro", "total", pelo menos no meio erudito. Querer discutir sobre isso, ainda mais focando em "pianismo" de alto nível e no meio profissional, é totalmente sem pé nem cabeça...

Cara você resumiu bem. Mas o que debato aqui inclusive me baseando com o que o Ken Himura tem dito, é que não tem como um autodidata executar peças de interpretação complexas como de LISZT, CHOPIN ETC, com a mesma perfeição de um músico assíduo a anos num conservatório ou aulas de piano erudito, é impossível, mas mesmo assim tem os caras que teimam.

ThiagoMafra
Veterano
# nov/09
· votar


Ken Himura

Cara, eu te entendo.

Vc faz faculdade de música assim como eu fazia de literatura. Eu sei como é esse negócio de
qualquer um q fica com dor de cotovelo e senta e escreve meia dúzia de palavras alinhadas e
acha q fez um puta poema. E ainda caga para 3000 mil anos de tradição literária ocidental e
se acha o gênio por isso. Agora ainda assim eu prefiro não cuspir pro alto. Eu sei que
determinadas peças são "transcendentais". Mas vai q amanhã ou depois aparece um pirralho
com pacto com capeta q faz isso. Pra mim, o q o autodidata precisa é ativar três coisas
estritamente sociais (e por isso estão no sistema): sensibilidade Estética(ad infinintum),
ouvido (pra caralho) e leitura (até a overdose).

Ah, e cuidado com esse negócio de comparar músico com médico...

tiago scott
Veterano
# nov/09
· votar


ThiagoMafra

Ah, e cuidado com esse negócio de comparar músico com médico...

A comparação é meramente abstrata. O Médico (Músico) é aquele que conhece a fundo o assunto e não se baseia em achismo ou no que os ouvidos ouvem e olhos veêm, enquanto aquele que se auto medica (Autodidata) Sempre procura fórmulas e saídas para solucionar dúvidas, questionamentos e dores de cabeça. Se você souber interpretar bem sentido figurado, vai tirar o exemplo de letra ...

Ken Himura
Veterano
# nov/09
· votar


Mas vai q amanhã ou depois aparece um pirralho
com pacto com capeta q faz isso.

Cara, vai por mim, é impossível. É mais fácil nascer um garoto falando 5 línguas. Ou o mundo inteiro ter só 1 governo. Ou descer um et dum disco voador pra dançar a dança da bundinha no meio do Maracanã.

Essas peças românticas mais descritivas têm um puta problema nelas: sentimento. Só consegue interpretar bem quem já pelo menos sentiu algo parecido. Aí, fica mais tenso ainda...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate sobre os autodidatas se dão bem com música clássica