Digital vence analogico

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


Excelion
Haha em Vancouver mesmo! Mais precisamente em West Vancouver.

Intressante...

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


Para os ouvidos super-dotados, nada melhor que um teste cego para mostrar a superioridade auditiva. Esse teste é da Focusrite que faz um excelente compressor digital, o famoso Liquid Mix (sucesso nos estúdios e a preço acessível), enfrentando compressores consagrados. Eu confesso que mesmo ouvindo com atenção nos monitores Alesis, não tive sucesso em identificar o Focusrite dos consagrados. O teste mostra o som sem processamento, depois com o compressor A e depois o B. Ele pede para apontar se o Focusrite é o A ou B e depois pergunta se você gostou mais do A ou B. Já no início do teste se diz que a média é próxima de 50% nas duas questões, mostra que não se identificou o digital...

Façam o teste

Casper
Veterano
# mar/10
· votar


Caro MMI:

Meu resultado foi:

You managed to identify the Liquid Mix sample 70% of the time.

You preferred the sound of the liquid Mix over the original 70% of the time.


Mas foi no chute mesmo. Não tenho intimidade com
nenhum equipamento original testado, para dizer se
o original é melhor ou não. No teste, sempre escolhi
o que mais me agradou, desde o início, e se seleceionei
A, na seguda pergunta também coloquei A. Ouvi uma vez em
monitores e a segunda em fones de ouvido.

O liquid mix focusrite parece ser um equipamento muito bom.

Qualquer equipamento que ele emula custa pelo menos
3x o preço dele, então, o custo-benefício parece excelente.

Vou pedir para a focusrite me emprestar todos os originais
e um liquid mix por um ano, para eu poder comparar melhor.

walking
Veterano
# mar/10
· votar


MMI
Para mim que sou novato nesse campo, que nunca fiquei ligado em termos de profissionalismo nessa área consegui 40%. Tentei me basear no que já ouvi listando suas dicas, mas não foi possível atingir mais... Mas fiquei satisfeito com liquid mix... É como o "Gasper" disse em relação ao custo beneficio, excelente... Mas para mim deixar isto para um futuro longe, ainda meio que cru...

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na minha opinião, digitais, analógicos e valvulados podem conviver perfeitamente. Isso depende de muito fatores, como portabilidade, facilidades de reprodução de timbres, grana, ambiente (estúdio ou ao vivo) e outros fatores peculiares de cada um e mesmo do tipo de som que o o cara vai tocar. Se for blues, jazz e outros, muitas vezes nem precisa de pedais!

Eu prefiro modulações digitais num só pedal (multifx) por causa do espaço e distorções analógicas, numa amp que tenha válvulas e reverb de mola (loop?). Mas eu não me importo de tocar num LV-100 ou num Bandit. Também não ficaria triste usando uma M13 ou GT-10 da vida no lugar da minha pedaleira. Não sou profissional e por isso nem esquento mais em buscar a "perfeição", pra mim. O que quero é relaxar (e tocar) e parar de ter medo desses fantasmas que me atormentavam e tiravam meu tempo com testes pra lá e pra cá: perda de timbre, equipos digitais e amps SS. Na boa, isso pra mim não é mais importante, contanto que o som junto com a banda fique bom. Como disse, toco por diversão e não pra me preocupar. Tô fora! ;-)

walking
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
To contigo até certo ponto mano, pois, mesmo na diversão chegamos a um ponto que queremos o que nos satisfaz, e creio que começa entrar o que chamamos de profissionalismo, mas concordo plenamente contigo na questão tanto faz o que seja, válvulas, digitais, etc., mas o importante é se sentir bem no que esta fazendo. Não estou buscando sucesso em nada de meu som, mas se chegar será bem vindo., e também você esta certo toca para se preocupar não rola... Rsrsrs... Quem que se tocar para se diverti com o som gerado da guitarra... VLW...

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


walking

Keep Walking! \o/

Abs

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Na minha opinião, digitais, analógicos e valvulados podem conviver perfeitamente

Concordo plenamente, porém deve haver bom uso dos mesmos, por exemplo:

Pra distorção é necessário o uso de um valvulado, acho que a base de uma distorção dinâmica e quente é o som de válvulas.
Já pra modulações, um bom digital cai muito bem, vide Eventide, Tc electronics etc...um analógico é legal pra quem é simplista, mas acho mais fácil um digital com várias funções pra quem usa mais efeitos.
Pra ambiência depende, eu curto um reverb de mola, mas pra delay, um digital delay é perfeito, analog delays tendem a dar um tchan a mais no timbre que eu não curto.
Wahs também devem ser os bons e velhos Cry baby, Vox etc separados.

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


Leblues: Concordo plenamente, porém deve haver bom uso dos mesmos, por exemplo:

Isso aí! ;-)

Anb

ABATANGERINA
Veterano
# mar/10
· votar


não tenho preconceito algum contra os digitais, mas existem coisas muito chatas na maioria das pedaleiras:

1 - programar realmente é um saco, vc têm q ficar navegando por parâmetros, q hora é um ora outro (dependendo do efeito). não é algo q estimule a criatividade. eu particulamente acabo usando uns 04 ou 05 pacths, q tive um trabalhão para configurar.

2 - 99% das vezes destrói timbres. OK, se só faz cover e faz questão de ficar igualzinho, mas pra mim q toca por diversão e gosta de criar um pouquinho é um saco.

3 - todas as distorções q experimentei até hoje analógicas soaram BEM melhor q as digitais (não q as digitais fossem ruins). Fuzz então nem se fala, as analógicas dão de 10. Ex: Big Muff original e da line 6.

4 - efeitos - aí a coisa fica feia, pois muitos digitais são de fato superiores aos analógicos. entretanto, decidi por ainda sim nesse quesito usar pedais (analógicos ou digitais), em vez de pedaleiras. o motivo é simples: além da facilidade de "edição" no caso dos pedais, dificilmente a gente gosta de todos os efeitos de determinada pedaleira. por ex: me amarro nos delays e reverbs da line 6, mas odeio do fundo da minha alma a maioria das modulações deles, principalmente o chorus, q fica com aquele "ooeeummoeeum" o tempo todo no nosso ouvido. acaba q gente compra a pedaleira por causa de espaço, e têm q comprar pedaizinhos pra complementar os efeitos q não gostamos.

5 - quando dá pau na pedaleira tú tá fu...., na maioria das vezes não têm conserto e vc fica sem nada.

6 - como as pedaleiras trabalham com trocentas simulações e efeitos, é MUITO difiícil q a maior parte seja usável.

7 - quando sai o modelo novo turbinado vc fica querendo logo trocar.

por todos esses motivos e outros, pra mim q toca por diversão e amor a música, hoje em dia dou + valor a 1. não alteração de timbre, 2. true by-pass 3. facilidade e qualidade dos parâmetros do efeito, 4. qualidade de efeito em vez de qtde.

isso tudo eu consigo com + facilidade comprando PEDAIS (analógicos ou digitais).

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


walking

É onde queria chegar. Sinceramente, acho que para palco principalmente, um Avalon, Joemeek é coisa para gente de muito sucesso, John Mayer, por exemplo, que precisa de um som impecável mesmo que ninguém note todas as nuances e independente de preço. Para os mortais, como nós, acho que o Focusrite Liquid Mix já é um absurdo de qualidade. Se for em um estúdio, exija um estúdio que tenha já esses prés e compressores bons, você não paga nada a mais por eles numa gravação. Por isso que até citei, talvez o compressor do G-Major/G-Force poderia te satisfazer nesse sentido e você teria muitos outros efeitos excelentes sem perdas de sinal com cadeia de pedais. Se for um compressor dedicado, talvez esse modelo digital e simples da Focusrite pode ser suficiente também.

tomarock
Veterano
# mar/10
· votar


Estou querendo investir em pedais analógicos.. de preferência nacionais. Estou com uma guitarra de luthier, um amp horizon lifesound, e acabo de adquirir um triefx da landscape que ainda não chegou. Estou bem curioso com o som que vou ter com esse equipamento, e a idéia agora é partir pra um reverb de molas. Porém, não dispenso um pedal digital caso eu teste e ateste, mas devo confessar que possuo um certo preconceito por pedais digitais, ainda que consagrados.

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


Eu acho que especialmente efeitos digitais e analógicos não só podem conviver como de fato disputam palmo a palmo em qualidade e benefício gerado.
Por exemplo, no meu caso, meu amplificador não tem reverb de mola, uso principalmente um Mesa Boogie triaxis e Rectifier + power amp. Para ter um reverb de mola teria que pegar um ´63 Fender Reverb que é caro e enorme, parece um cabeçote de amplificador. Então para reverb eu uso um Electro-Harmonix Cathedral, em estéreo, sendo que o Fender é mono. Será que a desvantagem é tão enorme de não usar 2 ´63 Fender Reverb, perdendo um espaço enorme, com peso enorme, dificuldade para transportar e preço? Aí fica fácil, eu que gosto do H&K Rotosphere, teria que trocar por uma Leslie, mais 2 Fender Reverb, mais um delay de fita da Fulltone, mais o rack, mais as guitarras... precisaria de um caminhão de dinheiro mais um caminhão de mudança para caber tudo! hahahahaha
Se você olhar, a maioria dos guitarristas botam efeitos digitais no som, Eric Jonhson por exemplo, que é um porre com o som dele.
A questão é que muita gente critica pensando que efeito digital é Zoom 505, V-Amp, coisas do tipo. Pega um TC Electronic, Eventide, Focusrite para ver. Mesmo quem falou de wah, experimenta um Cry Baby de rack ou mesmo o wah do G-Force. É outro patamar...

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI
Focusrite

Focusrite é marca top. Acho que em Compressores não existe essa de analógico ou digital, sendo de qualidade dá na mesma, acho que o único que dá pra dizer que tem diferença são os valvulados, que dão uma arredondada bem gostosa no som.

walking
Veterano
# mar/10
· votar


Como a maioria já deve saber tenho um Mesa Boogie Vtwuin, e há um bom Marshall Amplification Valvestate AVT 2000 por um preço de banana, já sei que não é totalmente valvulado, e como não quero jogar grana fora. Por motivo pessoal do dono ao qual eu teria feito o mesmo, não me foi permitido usar o Vtwuin para poder saber isto > Ele daria uma boa sonoridade valvulada ao meu som usando o Mesa Boogie Vtwuin o qual eu já possuo? Por favor quem já usou poderia comentar por favor? Minha intenção é de te-lo para eventos pequenos, tipo bares de pequeno porte, restaurantes e igreja, apesar de não participar de nenhuma congregação sou chamado por muitos amigos pastores... VLW!

MMI
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix

Pois é, eu acho Focusrite, Joemeek e Avalon os melhores compressores que tem. Mesmo esse simples e digital da Focusrite, é genial.


walking

No seu lugar eu só compraria esse Marshall a preço de banana se fosse realmente barato para depois revender e pegar outro amplificador. Os Valvestate tem o pré valvulado, coisa que você já tem. O que você precisaria seria de um power valvulado, aí teria um som enorme com seu V-Twin. Dois prés valvulados e um power SS, mesmo desse Marshall, não vai sair algo realmente incrível. Tem sua qualidade, mas não é nada demais esse amplificador.

nichendrix
Veterano
# mar/10
· votar


MMI

Eu não me ligo muito em compressor em rack, mas Avalon owna, pra gravar violão é o que há.

MMI
Veterano
# mar/10 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Sim, eu acho que para guitarra é dispensável realmente, pelo menos para mim. No máximo uma coisinha para guitarra limpa, mas na produção, não em pedal.
O meu eu uso para violão e para a saída piezo das guitarras que tem isso, fica um som estéreo muito legal. Fica uma saída para o amplificador, dos captadores magnéticos e o piezo vai para um pré valvulado, compressor e equalizador, daí para a mesa e monitores. Curto muito tocar assim, com o amplificador crunchando levemente.

walking
Veterano
# mar/10
· votar


MMI
Pediu $1.200.00 e abaixou para $1.000.00, talvez seje bom para negociar mais tarde num power valvulado como você disse, mas vou esperar mais... VLW...

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


walking

Tu tá falando do Rebote? o Edalko tinha um pra vender por 900

walking
Veterano
# mar/10
· votar


nichendrix
Rebote? Edalko? Me explique por favor... VLW...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Digital vence analogico